[caption id="attachment_5845" align="aligncenter" width="400" caption="Um dos cartazes afixados nas paredes da Câmara contrário à criação do 13º salário"][/caption]
Em sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira, 27, os vereadores de Cataguases voltaram atrás e nao vão mais receber décimo terceiro salário, conforme determinava projeto de lei aprovado com apenas o voto contrário do Vereador Vanderlei Pequeno, na sessão do dia 20 de março último, concedendo aumento de salário aos vereadores, secretários municipais, vice e prefeito de Cataguases, além de criar o décimo terceiro salário a estes agentes políticos e o direito a férias de trinta dias por ano aos secretários municipais. Uma mensagem de veto parcial ao artigo que instituía o benefício foi enviado pelo prefeito Willian Lobo de Almeida com a justificativa que sua criação "contraria o interesse público".
Como a aprovação da lei teve enorme e crescente repercussão negativa entre a população, esperava-se uma grande manifestação de populares na Câmara, o que não aconteceu, apesar dos cerca de trinta manifestantes terem comparecido à reunião com cartazes questionando a moralidade da lei.
[caption id="attachment_5846" align="aligncenter" width="400" caption="MIlitantes conversam durante a sessão e vê-se ao fundo cartazes contra a criação do décimo terceiro salário"][/caption]
Durante a semana os comentários negativos sobre o projeto de lei levou o vereador Guilherme Valle de Souza a rever sua posição e, por consequência, até uma emissora de rádio para assumir seu erro e se desculpar junto à comunidade. Outro vereador, José Hermaty da Veiga, durante a sessão desta terça-feira, 27, também lembrou ter afirmado na reunião anterior que, caso fosse aprovado o projeto, ele iria recusar receber o décimo terceiro salário.
A mesma atitude de voltar atrás e reconhecer o erro foi tomada pelo vereador Eduardo Schelb, que aproveitou a discussão do veto enviado pelo prefeito para se desculpar junto à opinião pública por ter votado - segundo explicou - "de forma impensada e precipitadamente" favoravelmente à criação do décimo terceiro salário. Em seguida ele afirmou que votaria a favor do veto.
O vereador Vanderlei Pequeno, que na sessão do dia 20 conclamou seus pares a votarem contra a criação do décimo terceiro salário para os agentes políticos e apresentou uma emenda supressiva ao projeto de lei que seria votado, retirando de seu texto o artigo que instituía o pagamento de décimo terceiro salário aos vereadores, secretários municípais, vice e prefeito - o mesmo agora vetado pelo prefeito e desta vez aprovado pelos mesmos vereadores - elogiou a postura de seus colegas.
[caption id="attachment_5847" align="aligncenter" width="400" caption="O Vereador Vandelei Pequeno conversa com o público durante um intervalo na Sessão"][/caption]
Segundo ele "é muito bom ouvir o povo". Segundo explicou, voltar atrás nas decisões é importante porque "significa, muitas vezes, um avanço, como ocorreu nesta Casa esta noite", salientou. O vereador completou dizendo que Cataguases "está de parabéns por ter se mobilizado durante esta semana e graças a isto, todos nós somos vitoriosos", afirmou.
Após as discussões de rotina o veto do prefeito passou por uma votação secreta tendo sido mantido por sete votos a três. Com este resultado foi derrotada a iniciativa de implantar o décimo terceiro salário para os agentes políticos de Cataguases. Apenas o aumento dos subsidios foi aprovado e passará a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2013..{{banner-interno}}
O Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata - CISUM - sediado em Cataguases e que congrega nove municípios fez a entrega no início da tarde desta terça-feira, 27, de um microônibus zero quilômetro para cada cidade associada. A solenidade aconteceu no anfiteatro da Policlínica Municipal às 15 horas e contou com as presenças de prefeitos e seus representantes. Presidido pelo prefeito Willian Lobo de Almeida, o CISUM foi criado em 1995, desativado em 2003 e reativado em 2009, como forma de superar as dificuldades enfrentadas na área de saúde pelos municípios.
Estiveram presentes os prefeitos de Astolfo Dutra, Arcílio Venâncio Ribeiro, o de Itamarati de Minas, Herivelton Furtado Zanela, o prefeito de Argirita Carlos Alberto Carminate Almeida, de Dona Euzébia, Itamara Ribeiro Toledo, o chefe do Executivo Municipal de Santana de Cataguases, Edgard Xavier de Souza, e os secretários municipais de Saúde de Leopoldina, Rosa Maria Resende; Rafaela Brasil Moreira, de Pirapetinga e Welber Salvador Zoffoli (interino), de Além Paraíba, além de vereadores e demais secretários municipais.
O prefeito de Itamarati de Minas, Herivelton Zanela discursou em nome dos convidados e salientou que a chegada dos microônibus "reduz o número de veículos nas estradas e a nossa preocupação, já que é comum termos que colocar dois a três carros viajando para atender a área de saúde", explicou. Já o Secretário Municipal de Saúde de Cataguases, Fernando Abritta, ressaltou o dinamismo e o conforto que os novos veículos vão proporcionar à comunidade e ao setor de Saúde, além de informar que estes veículos vão entrar em funcionamento já na próxima semana.
[caption id="attachment_5839" align="aligncenter" width="400" caption="Os particjpantes do Cisum durante a solenidade de entrega dos microônibus"][/caption]
O Prefeito Willian Lobo de Almeida lembrou que ao propor a reativação do CISUM contou com a colaboração "decisiva" de Arcílio e de Bené Guedes. Ele também disse que a conquista dos microônibus vão dar mais visibilidade ao consórcio que, em sua opinião, "se fortalece como alternativa a um serviço de saúde eficiente". Willian revelou que agora vai se dedicar a solucionar o problema da neurocirurgia, afirmando que vai exigir das cidades que possuem o credenciamento deste serviço (Muriaé e Juiz de Fora) as vagas "a que temos direito".
Em seguida foram entregues as chaves dos veículos aos representantes dos municípios integrantes do CISUM. Cada um deles recebeu um veículo, mas Cataguases além do seu, vai utilizar o de Santana de Cataguases, conforme explicou o prefeito Willian "devido à pequena demanda do município vizinho", explicou.
[caption id="attachment_5838" align="aligncenter" width="400" caption="O prefeito de Astolfo Dutra e sua equipe recebem a chave do microônibus"][/caption]{{banner-interno}}
Agora é definitivo. A Ponte de Barão de Camargos, que está fechada ao trânsito de veículos desde o dia 5 de janeiro de 2012, será reaberta nesta quarta-feira, 28, ao meio dia. A informação foi prestada nesta tarde, ao prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, durante sua visita àquele local, pelo engenheiro civil e de segurança da Votorantim Metais, Marco Antônio Afonso, que acompanha, pela empresa, a reforma da ponte.
Estiveram no local esta tarde além do prefeito Willian, o diretor da Votorantim Metais em Itamarati de Minas, Antônio Claret Vidal Abreu e o engenheiro Marco Antônio Afonso, o Secretário Municipal de Obras, José Maria Magalhães Sasso e o Secretário Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, José Vitor Lima. A reforma da ponte, conforme explicou Claret foi feita graças a uma "parceria entre DER-MG, Prefeitura de Cataguases e Votorantim Metais.
Após a vistoria na Ponte de Camargos, Claret assegurou ao prefeito Willian que até o final da manhã desta quarta-feira, 28, o local será reaberto ao tráfego. "Agora vamos fazer o trabalho final de limpeza e retoques finais e, até o meio dia, liberaremos o tráfego na ponte", revelou. Willian disse que a reabertura da ponte vai permitir a volta da normalidade no trânsito de Cataguases. "Finalmente, o nosso pesadelo está prestes a acabar e vamos poder voltar à rotina com o tráfego de veículos normalizado na cidade", comemorou.{{banner-interno}}
Termina nesta sexta-feira (30) a escala de pagamento da terceira e última parcela do IPVA 2012, em Minas Gerais, para quem optou pelo parcelamento do imposto. A Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos Automotores (TRLAV), no valor de R$ 66,38, vence em 2 de abril.
Para quitar o imposto, o contribuinte deve procurar qualquer agência ou terminais de auto-atendimento da rede bancária credenciada (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, HSBC e Caixa Econômica Federal), bastando digitar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), impresso no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O contribuinte pode também utilizar o sistema on-line dos bancos para quitar o imposto, bem como a Taxa de Licenciamento e o Seguro Obrigatório.
As consultas dos valores do imposto podem ser feitas pelo Renavam no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) ou pelo telefone 155 do LIGMINAS para todo o Estado de Minas Gerais. O atraso no recolhimento do IPVA 2012 incide em multa de 0,3% por dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o trigésimo dia, ou 20% a partir do trigésimo primeiro dia, mais juros de mora (taxa Selic).
Veja a escala de vencimento da terceira parcela para os seguintes finais de placas :
7: data de pagamento, 27, terça-feira;
8: data de pagamento, 28, quarta-feira;
9: data de pagamento, 29, quinta-feira;
0: data de pagamento, 30, sexta-feira.
{{banner-interno}}
Quatorze candidatos concorrem ao cargo de Conselheiros Tutelares do Município de Cataguases, nas eleições que acontecem no próximo sábado, 31 de março, de 8h às 16h, na Escola Municipal Professor Antônio Amaro (Praça Dr. Cunha Neto, 76, bairro Granjaria). São cinco vagas para os titulares e cinco vagas para os suplentes. O mandato será de 2012 a 2015. A lista dos candidatos segue abaixo. Todos eles passaram por avaliações, tanto de conhecimentos quanto psicológica e por uma capacitação para qualificação profissional.
Toda a comunidade está convidada a participar do processo de escolha dos Conselheiros, comparecendo ao local de votação levando consigo um documento de identidade com foto e o título de eleitor.
Os candidatos são:
Maristela Capobiango Fernandes
Fernanda do Carmo Campos
Edson Fernandes Reis
Fabrício Santos Oliveira
Rosely AP. B. Rodrigues da Silva
Renata dos Santos Montini
Sandra Cristina da Silva Ferreira
Daiana da Silva
Manoel Marques
Flávia da Conceição Duarte Pina
Érica Serafim M. de M.Nóbrega
Regina Lúcia da Silva B. Cardoso
Wellington César da Silva
Luciana Tavares Barbosa
Como determinam os artigos 15, 16 e 17 da Lei Municipal nº 3.439, de 30 de novembro de 2005, o processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar é realizado sob responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e sob a fiscalização do Ministério Público.
Os vencedores do pleito serão empossados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo Prefeito Municipal de Cataguases, na quarta-feira seguinte, dia 4 de abril, às 16 horas, no Paço Municipal. (Fonte Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases)
{{banner-interno}}