A Polícia Militar de Cataguases acaba de divulgar a identidade da mulher que pulou da ponte na manhã desta quinta-feira, 29, por volta das 9 horas. Ao contrário do que este site divulgou, ela se chama Joana D'arc Lacerda Ferreira, de 52 anos (e não Michele) e residia no Bairro Popular.
No final desta manhã, uma equipe do Corpo de Bombeiros e outra da Defesa Civil de Cataguases começaram as buscas no rio Pomba, inicialmente, nas imediações da ponte nova e, de pois, este perímetro de busca será ampliado. Até o momento não se sabe o motivo que a levou a pular da ponte.{{banner-interno}}
Acontece amanhã, 30, às 20 horas, o show "Unicamente", que faz parte do projeto Sexta Básica (que há anos movimentava as noites de sexta-feira em Cataguases) que volta à cena, unindo música e assistência social no Anfiteatro Ivone Barbosa Silva, que fica na Avenida Astolfo Dutra, 487, em Cataguases. Com patrocínio da Lei Municipal Ascânio Lopes, a ideia propõe a realização de shows musicais que arrecadarão doações a serem distribuídas nas entidades filantrópicas da cidade.
O show "Unicamente", será apresentado por Júlia Guglinski (voz e violão), Rodrigo Vecchi (Guitarra), Leandro Abrita (Contrabaixo), Bruno Vieira (Teclado) e Tiago Viana, o "Pé" (Bateria). "Sexta Básica" é um espaço aberto para músicos locais, que também oferece um intercâmbio cultural, trazendo experientes nomes do cenário brasileiro, e a realização de oficinas gratuitas. Já os artistas cataguasenses, como contrapartida, se apresentarão em escolas da rede pública.
O projeto conta com o apoio da Escola de Música Lila Carneiro Gonçalves, Casa de Cultura Simão, Hotel Villas, Bevile Hotel e Churrascaria Azulão. O ingresso é um pacote de açúcar ou leite em benefício da Associação Fraterna de Assistência aos Necessitados (AFAN). Informações: 3421-2506.{{banner-interno}}
Há cerca de trinta minutos, uma mulher, de aproximadamente quarenta anos de idade, pulou da ponte nova sobre o riop Pomba,em Cataguases, desaparecendo logo em seguida. As pessoas que presenciaram o fato disseram que seu nome era Michele e que ela parou sobre a ponte, tirou os sapatos, subiu na mureta de proteção e saltou sem dizer palavra. A Polícia Militar esteve no local pouco minutos depois, mas nada pode fazer. A PM, no entanto, informou que o Corpo de Bombeiros foi chamado e fará uma busca no leito do rio Pomba à procura do corpo que, após ser localizado, será identificado.{{banner-interno}}
O teste rápido da Aids, que permite diagnóstico em 15 minutos, está disponível em 49 Centros de Testagem e Aconselhamento do Estado (CTAs), nas Unidades Básicas de Saúde e nas maternidades para as gestantes que não foram testadas no pré-natal. O exame é indicado principalmente para pessoas com histórico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), tuberculose, gestantes, usuários de drogas injetáveis, quem tenha sofrido acidentes de trabalho com objetos perfuro- cortantes, entre outras.
Segundo a coordenadora estadual de DST/AIDS da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Fernanda Junqueira, é importante que as pessoas que tiveram relações sexuais sem camisinha ou compartilharam drogas via seringas realizem o teste rápido ou o sorológico em um dos CTAs ou postos de saúde. “No entanto, como o vírus demora de 6 a 12 semanas para ser detectado no organismo é necessário aguardar esse período, chamado de janela imunológica, para que o exame não dê um resultado falso positivo ou falso negativo”, explica.
De acordo com Fernanda, seus benefícios em comparação com o teste sorológico é que ele não requer insumos especiais e o resultado é obtido de forma imediata. “No sorológico (Elisa e o Westen Blot) o exame demora de duas a três semanas e possui custo laboratorial. Entretanto, ele é indicado para toda a população que queira conhecer seu estado sorológico”, fala. Ela esclarece que é importante conhecer a sorologia, pois se uma pessoa for diagnosticada com a AIDS o começo imediato do tratamento garante qualidade de vida.
Desde 2007, quando o teste rápido foi implantado pelo Ministério da Saúde, foram distribuídos mais de 450 mil exames em todo o estado.
Aids em Minas
Entre os anos de 1982 a 2011, foram feitas 31.559 notificações de AIDS em Minas Gerais. Desse total, a predominância dos casos da doença, tanto para homens como para mulheres, se encontram na faixa etária dos 20 a 49 anos, o que corresponde a cerca de 84% do total de casos do estado.
{{banner-interno}}
Luiz Augusto Garonce Ferreira é técnico em mecatrônica, formado pelo Senai de Cataguases. Em novembro de 2011, garantiu a terceira colocação em Eletricidade Industrial na etapa mineira da Olimpíada do Conhecimento - torneio que elege os melhores profissionais do Brasil. De lá para cá, aprimorou seus pontos fortes e solucionou grande parte das falhas que o impediram de chegar em primeiro lugar na prova. Agora, está brigando por uma vaga na fase nacional da competição, durante a etapa classificatória, que acontece até dia 30 de março, em nove unidades do Senai em Belo Horizonte e Região Metropolitana. “Sou persistente, quando tenho uma dificuldade, estudo até resolvê-la”, afirma Ferreira, que chegou a treinar 12 horas por dia nas últimas semanas que antecederam a avaliação.
Se conseguir desbancar os competidores que ficaram em primeiro e segundo lugar na estadual, e com quem ele concorre na classificatória, Ferreira será um dos integrantes da delegação mineira do Senai-MG na etapa nacional, que acontece de 12 a 18 de novembro, em São Paulo. E pode até chegar ao torneio internacional Wordskills, em 2013, na Alemanha. “Quem participa de uma Olimpíada do Conhecimento é muito mais reconhecido pelo mercado de trabalho”, justifica.
Além de Ferreira, os três primeiros colocados de outras 46 modalidades, em um total de 137 alunos, estão concorrendo à vaga na delegação mineira. Francieli Oliveira, de 19 anos, levou medalha de ouro na modalidade segurança do trabalho da estadual. Ela concluiu o curso técnico em 2011, mas continuou estudando para concorrer na Olimpíada. “Vim para ganhar, não aceito outro resultado”, afirma ela em relação à classificatória. Tanto empenho tem ao menos uma grande e boa razão. “Quem treina para participar de uma Olimpíada já é um profissional diferenciado, porque está sempre mais preparado do que os outros”, reforça. Para estes, as portas do mercado estarão sempre abertas.
Paralela à etapa classificatória do Senai-MG acontece também a fase estadual da Olimpíada do Conhecimento do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Pela primeira vez, as entidades atuam em parceria na competição. A divulgação dos campeões será no dia 30, às 19h, em solenidade no Hotel Othon Palace, em Belo Horizonte. (Fonte: Assessoria de Comunicação SENAI){{banner-interno}}