O ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal de Cataguases e atual suplente de Deputado Estadual, Ricardo Geraldo Dias, foi posto em liberdade provisória na noite da última sexta-feira, 30. Ricardo foi preso em flagrante no dia 22, durante uma operação realizada pela Vigilância Sanitária Estadual e pelo Ministério Público em nove farmácias da cidade, uma delas, pertencente à Fundação Alberto Geraldo Dias, que ele mantém em Cataguases. Segundo a denúncia, a farmácia estaria vendendo psicotrópicos sem receita médica, entre outras irregularidades, ainda conforme explicou à época, o coordenador da operação Gilson Lopes Soares ao Site do Marcelo Lopes.
Ricardo, que é diabético e hipertenso, ao receber a ordem de prisão teve uma crise hipertensiva associada ao diabetes e foi internado no hospital Cataguases onde permaneceu até o último sábado, 31 de março, segundo fontes daquela Santa Casa. Durante os dez dias em que esteve preso, seus advogados recorreram a Belo Horizonte onde apresentaram três pedidos de habeas corpus ao Tribunal de Justiça, mas todos foram negados. A liberdade provisória foi determinada pelo juiz Mauricio José Machado Pirozi, em Cataguases, após sua advogada, Elizângela Aparecida Rodrigues Barros Cunha, apresentar novo pedido. Com isto, Ricardo Dias vai responder o processo em liberdade.
{{banner-interno}}
A inauguração do Trip Bar, o primeiro bar temático de Cataguases, movimentou a noite de sexta-feira, 30. O local recebeu um grande público e muitos elogios, voltados, principalmente, para o bom gosto da decoração. O novo "point" da cidade funciona anexo ao Posto Primavera, próximo ao clube Meca, e foi criado para uma homenagem aos amantes da motocicleta, mas que vai cair no gosto de todos, com certeza. Criado pelo empresário e vereador Guilherme Valle de Souza e seu irmão Mauro para ser o ponto de encontro de motociclistas pertencentes a motoclubes, o Trip Bar foi decorado pela esposa de Guilherme, Marita Bittencourt que, apesar de advogada, revelou enorme talento para montar ambientes internos acolhedores e criativos.
[caption id="attachment_5934" align="aligncenter" width="400" caption="Denise, Mauro, Marita e Guilherme, o time de frente do Rip Bar"][/caption]
Tudo no novo bar lembra uma motocicleta ou alguma peça de um veículo. Sejam as poltronas de algumas mesas, adaptadas de um banco de carro antigo, os bancos feitos sob aros de rodas de veiculos ou filtro de ar de carretas, enfim, até o banheiro e os revestimentos das luminárias, utilizam peças de automóveis. O bom gosto está presente em todos os detalhes, na escolha das fotografias que ornamentam a parte superior das paredes, a opção por se acomodar em um ambiente climatizado ou ao ar livre, o bom cardápio com preços bastante convidativos, e a música ambiente. Nenhum detalhe foi esquecido. O Trip Bar veio para ficar e tem tudo para se tornar o "point" do momento em Cataguases.
[caption id="attachment_5936" align="aligncenter" width="400" caption="Vista frontal do interior de um dos ambientes do Trip Bar"][/caption]
[caption id="attachment_5935" align="aligncenter" width="400" caption="O público chegou cedo e logo lotou as mesas do Trip Bar"][/caption]{{banner-interno}}
A Promotora Eleitoral de Cataguases, Soraya da Silva Guedes Nascimento, expediu a Recomendação - Promotoria Eleitoral nº002/2012 e a de nº003/2012 orientando os veículos de comunicação do município, especificamente as emissoras de rádio e os jornais editados na cidade que "abstenham-se, antes de 06 de junho de 2012, da divulgação de qualquer propaganda eleitoral de pré ou possíveis candidatos ou partidos políticos, ainda que disfarçada em referências elogiosas e agradecimentos que induzam os eleitores a considerar o beneficiário como apto ao cargo público".
Os jornais, ainda segundo o documento expedido pela Promotora Eleitoral, "no seu editorial no noticiário e nas matérias pagas, evitem a emissão de opinião favorável ou contrária a pré ou possíveis candidatos ou partidos que extrapole o limite da garantia constitucional de liberdade de imprensa e deságüe em abuso de poder, ferindo o princípio da isonomia no processo eleitoral. Encerrando sua Recomendação, Soraya Nascimento determina que todos os articulistas, redatores e colaboradores dos jornais sejam "cientificados também a adotarem tais cautelas". O não cumprimento, lembra Soraya, "sujeita o infrator, pessoa física e jurídica, à pena pecuniária de R$5.000,00 a R$25.000,00 (art. 36, § 3º, da Lei n. 9.504/97) e à inelegibilidade (art. 1º, l, 'd', da LC n.64/90) e o candidato beneficiado à cassação do registro ou do diploma (art. 22, XIV, da LC n.64/90).
As determinações que normatizam o comportamento das emissoras de rádio em Cataguases neste período que antecede ao início da propaganda eleitoral, contidas na Recomendação - Promotoria Eleitoral nº002/2012, atnge diretamente a programação normal ou noticiários das emissoras, que devem absterem-se da divulgação "de qualquer propaganda eleitoral de de pré ou possíveis candidatos ou partidos políticos, ainda que disfarçada em referências elogiosas e agradecimentos que induzam os eleitores a considerar o beneficiário como apto ao cargo público". O mesmo documento recomenda que as emissoras evitem emitirem opinião favorável ou contrária a pré ou possíveis candidatos ou partidos em suas programações ou noticiários "que extrapole o limite da garantia constitucional de liberdade de imprensa e deságüe em abuso de poder, ferindo o princípio da isonomia no processo eleitoral". Locutores, apresentadores e comentaristas também devem observar esta Recomendação para não infringirem a lei eleitoral.{{banner-interno}}
[caption id="attachment_5947" align="aligncenter" width="400" caption="A votação transcorreu em clima de tranquilidade ao longo do dia"][/caption]
Terminou há poucos minutos a apuração dos votos da eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares de Cataguases, realizada neste sábado, 31, das 8 às 16 horas. O resultado foi divulgado pelo Secretário Municipal de Assistência Social, José Fernando Milane, que coordenou todo o processo. Os novos conselheiros são:
Fernanda do Carmo Campos , com 206 votos; Érica Serafim M. de M. Nóbrega, 172 votos; Edson Fernandes Reis , 135 votos; Rosely Aparecida B. Rodrigues da Silva , 125 votos e Flávia da Conceição Duarte Pina, 108 votos. Os outros cinco mais votados serão empossados como suplentes. A posse será no dia 4 de abril, às 9 horas, no Paço Municipal. O mandato dos novos conselheiros terminará em 2015.
Ao longo de todo o dia, a Escola Municipal Professor Antônio Amaro, situada no Bairro Granjaria, recebeu a população para escolher os representantes do Conselho Tutelar. A votação transcorreu em tranquilidade, segundo José Fernando Milane. A organização do pleito esteve a cargo de Murilo Matias, Hélio Bonifácio e Janete Garcia, funcionários da Secretaria de Assistência Social.
[caption id="attachment_5948" align="aligncenter" width="400" caption="A equipe que coordenou o processo eleitoral. Da esquerda para a direita: Murilo, Hélio e Janete"][/caption]
O que é e para que serve o Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é um órgão permanente, (uma vez criado não pode ser extinto.) É autônomo, (autônomo em suas decisões, não recebe interferência de fora) Não jurisdicional (não julga, não faz parte do judiciário, não aplica medidas judiciais) É encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Ou seja, o Conselho Tutelar é um órgão de garantia de direitos da criança e do adolescente.
O Conselho Tutelar defende e promove os direitos das crianças e adolescentes, zelando pelos mesmos e fazendo com que a família, sociedade e governo, assumam a responsabilidade de respeitar esses direitos garantidos pela Lei 8069/90, mais conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente: vida, saúde, alimentação, educação, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, lazer, convivência familiar e comunitária.{{banner-interno}}
A Defesa Civil de Cataguases acaba de informar ter encontrado o corpo de uma mulher no leito do rio Pomba, pouco depois da ponte Sabiá, no sítio da Ednéa. Segundo o coordenador daquele órgão em Cataguases, Carlos Pires Júnior, tudo indica ser o de Joana D'arc Lacerda Ferreira, de 52 anos de idade, que saltou da ponte nova na manhã da última quinta-feira, 29.
O corpo está sendo levado para o necrotério onde passará por uma perícia e em seguida deverá ser reconhecido pelos prováveis familiares. Só depois de concluídos estes procedimentos será liberado para o sepultamento, o que poderá acontecer ainda neste domingo, primeiro de abril, segundo previsão da Defesa Civil.
{{banner-interno}}