Minas Gerais bateu um recorde importante em 2011. No decorrer do ano passado, foram realizados, em todo o Estado, 1.347.469 exames Papanicolau, que visam à prevenção do câncer do colo de útero. O número é o maior dos últimos anos, desde 1995. O crescimento registrado no período foi de mais de 400%. Fazendo-se uma análise a partir dos últimos oito anos, também houve crescimento significativo. Em 2003, por exemplo, 1.004.877 de mulheres foram examinadas.
De acordo com o coordenador do Programa de Combate ao Câncer de Colo de Útero e Mama da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Sérgio Bicalho, a elevação no número de exames é resultado de um trabalho de conscientização que vem sendo desenvolvido junto aos municípios. “Temos procurado sensibilizar os gestores municipais, fazendo com que eles se conscientizem sobre a importância do Papanicolau para a saúde da população feminina. Trata-se, sem dúvida, de uma mudança de mentalidade, uma vez que o principal objetivo desse exame é a promoção da saúde por meio da prevenção, e não por meio de tratamento da doença”, afirma.
Segundo Sérgio Bicalho, a melhoria dos mecanismos de financiamento da realização de exames, por parte do Ministério da Saúde, e a estratégia traçada pelo Estado são fatores que explicam o avanço no número de exames realizados. “O Estado vem fazendo a capacitação de equipes. Temos treinado profissionais de enfermagem em todos os municípios, permitindo que eles próprios possam realizar o procedimento”, diz o coordenador.
Além disso, a SES realiza anualmente uma reunião com todos os municípios, em que é verificada a quantidade de exames efetuados. “É uma forma de acompanhar e saber se todos os gestores estão empenhados em realizar esse procedimento preventivo tão importante para a saúde da mulher”, explica.
Doença silenciosa
O câncer do colo uterino é doença que se desenvolve lentamente e não apresenta sintomas na fase inicial. Quanto mais rapidamente for diagnosticada maior é a chance de recuperação da mulher e menores serão as complicações no tratamento.
Algumas infecções cérvico-vaginais de transmissão sexual estão relacionadas com o desenvolvimento da doença, bem como o fumo, más condições de vida, promiscuidade e início de atividade sexual precoce. Todas as mulheres que têm vida sexual ativa podem desenvolver a doença. O uso do preservativo e a realização do exame Papanicolau são as formas mais eficientes de prevenção. (Fonte: Agência Minas)
{{banner-interno}}
Os resultados dos investimentos em Saúde em Itamarati de Minas vem alcançando nível de excelência o que tem proporcionado à população maior segurança e qualidade nos níveis de atendimento. Esses dados foram confirmados pelo Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), indicador síntese que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências. Este índice classificou Itamarati de Minas como o segundo colocado na avaliação regional, ficando atrás apenas do Município de Palma.
"Nós sempre trabalhamos para isso. Esse resultado não nos surpreende por que nós o esperamos, sempre foi nossa meta o nível de excelência na Saúde", afirmou o Prefeito Herivelto Furtado Zanela ao ser informado do resultado pela Secretária de Saúde do Município, Tarcília Rodrigues Fernandes. Ele parabenizou a atuação da Secretária que transformou a saúde pública do município como referência na região. E completou dizendo que o empenho de Tarcília e a dedicação de toda a sua equipe, fez com que o resultado do trabalho e dos investimentos em saúde na cidade nos últimos sete anos, servissem para elevar a saúde a figurar entre as melhores de Minas Gerais.
Itamarati de Minas aparece classificada no IDSUS com nota 6,74, segunda melhor avaliação entre os 15 municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde, com sede em Leopoldina/MG. Os índices alcançados nos colocam a frente de localidades importantes como Pirapetinga (6,65), Argirita (6,48), Santo Antônio do Aventureiro (6,44), Santana de Cataguases (6,39), Cataguases (6,13), Dona Euzébia (6,04), Laranjal (6,03), Astolfo Dutra (5,91), Recreio (5,87), Além Paraíba (5,67), Leopoldina (5,67), Volta Grande (5,55), e Estrela Dalva (5,01).
Para Tarcília algumas ações em curso em Itamarati de Minas reforçam o resultado alcançado no IDSUS. Ela citou como exemplo a reforma do Centro de Saúde, a expansão do Projeto DANT, que tem inserido inúmeras mulheres a optarem por hábitos saudáveis refletindo diretamente na qualidade de vida, e a conclusão das obras da Farmácia de Minas, que trará ao Município maior acessibilidade e responsabilidade na oferta de medicação básica, como alguns dos investimentos mais recentes. "A saúde sempre esteve entre as nossas prioridades. A nossa proposta sempre foi buscar melhores condições de vida para o nosso povo e facilitar o acesso à saúde pública", concluiu Tarcília. (José Américo de Oliveira, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarati de Minas){{banner-interno}}
O Feriadão que começa nesta quinta-feira, 5, vai mudar a rotina dos cataguasenses já que vários serviços públicos adotam o ponto facultativo. As repartições públicas, como prefeitura e órgãos dos governos estadual e federal, escolas públicas e privadas, além das faculdades só voltam a funcionar na segunda-feira, 9.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) os bancos funcionam nesta quinta-feira e só reabrem na segunda. O órgão recomenda que os clientes utilizem, neste período, canais alternativos como caixas eletrônicos, serviços pela internet, telefone, casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados para serem atendidos.
Na sexta-feira da Paixão, em Cataguases, só funcionam postos de gasolina, farmácias de plantão e o Pronto Socorro Municipal, além do transporte coletivo municipal.
No sábado, o funcionamento do comércio será normal, com as lojas abrindo durante a manhã e os supermercados ficarão abertos até às 21 horas. Haverá também o serviço de coleta de lixo pela prefeitura.
No Domingo de Páscoa, todo o comércio fica fechado bem como os demais serviços públicos. Em caso de alguma anormalidade o cidadão deve ligar para o 190, número de emergência da Polícia Militar, que mantém plantão vinte quatro horas.{{banner-interno}}
Policiais da 146º Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases realizaram na tarde da última terça-feira, 3, uma blitz na entrada da cidade, nas imediações do Bairro Granjaria e apreenderam três quilos de cocaína. Durante a operação, uma motocicleta Titan Fan, cor cinza, placa HIT 2275, ao perceber que os policiais estavam parando os veículos para conferir documentação, seus ocupantes desistiram de seguir adiante e voltaram. Porém, a PM havia colocado sua equipe de inteligência em uma viatura disfarçada em outro ponto, já na estrada para Barão de Camargo, que foi acionada e conseguiu parar a moto nas proximidades da AABB Campestre. No momento da abordagem, no entanto, eles empreenderam fuga deixando uma sacola plástica com a droga para trás.
A moto seguiu para Cataguases e para evitar ser parada na blitz, o condutor jogou o veículo em cima dos policiais rompendo o cerco, conforme relato da Polícia. Logo adiante, entraram no Bairro Miguel e abandonaram a moto numa mercearia que seria do pai e avô dos ocupantes, já que, de acordo com a PM, os ocupantes da moticicleta - que foram identificados durante a abordagem inicial eram pai e filho. A partir daí a Polícia fez um cerco no local para prender os suspeitos, mas eles conseguiram fugir. De acordo ainda com o setor de Comunicação da PM em Cataguases, os envolvidos são pessoas conhecidas na cidade por tráfico de drogas e a prisão deles "é uma questão de tempo".
Os três quilos de cocaína apreendidos, de acordo com a PM, renderiam aos traficantes mais de R$30 mil. Na segunda-feira, 2, em outra operação antidrogas comandada pelo Capitão Levindo Roberto Pereira Filho, atual comandante da Polícia Militar em Cataguases, no Bairro São Vicente, foram apreendidos doze papelotes de cocaína e preso um homem que tentava repassar a droga. A Polícia não divulgou os nomes dos envolvidos nestas operações. As informações foram prestadas pelo Cabo Wanderson, responsável pelo Setor de Comunicação da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases.{{banner-interno}}
A Prefeitura de Leopoldina, através da Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, inaugurou as obras de revitalização da Praça Washington Andries e instalação do Projeto Ginástica Para Todos. O evento aconteceu na noite do último sábado, 31 de março, no Bairro Bela Vista, e contou com as presenças do Prefeito Bené Guedes e de sua esposa, Nilma Junqueira Renó Guedes, e de diversos secretários municipais, além dos vereadores Daniel Werneck da Paixão e Flávio Lima Neto, do Padre Dívane, da Paróquia de São Benedito, além de moradores do bairro.
A praça recebeu novos bancos, teve sua iluminação refeita e urbanizada toda a área, inclusive a mina lá existente. O destaque ficou para a instalação de nove aparelhos de ginástica, inclusive para pessoas deficientes físicas, dentro do Programa Ginástica para Todos, do Governo de Minas. Através dele crianças, jovens, adultos e idosos são convidados a mudar os seus hábitos de vida em busca de uma melhoria da saúde, aumentando o nível de exercícios físicos e reduzindo o sedentarismo e os problemas causados por ele.
O Secretário de Esportes, Lazer e Tursimo, Gilberto de Oliveira Tony apresentou dados que comprovam o desenvolvimento e a valorização do esporte local em suas mais diversas modalidades. Ele disse também esperar que os jovens do bairro saibam aproveitar todos os benefícios oferecidos pelo Programa Ginástica Para Todos e anunciou que as reformas dos campos de futebol dos bairros Bela Vista e Vila Miranda estão garantidas.
Bené Guedes citou a importante participação do Deputado Braulio Braz, atual Secretário de Estado de Esportes e da Juventude, ao contemplar Leopoldina com o Projeto Ginástica Para Todos. Ele registrou que os deputados Bráulio Braz e Rodrigo de Castro, o Governador de Minas Antônio Anastasia e a Câmara de Vereadores são importantes parceiros do Governo Municipal. O Prefeito confirmou a realização da reforma do campo de futebol do Bairro Bela Vista, através de recursos alocados pelo Deputado Federal Reginaldo Lopes. Ele disse que, apesar das dificuldades, a Prefeitura de Leopoldina foi a única da região a conceder um reajuste de 13% aos seus servidores. “Nossa Administração está investindo no ser humano”, finalizou.{{banner-interno}}