Será realizado em Muriaé, entre os dias 13 e 15 de junho, o "Fórum de Educação Ambiental" (Forea), sob organização da Fundarte, em parceria com outras cidades da Zona da Mata Mineira.
Com o objetivo de elaborar o tema do evento, para tudo seja preparado da melhor maneira possível, estarão reunidos no Teatro Zaccaria Marques, nesta terça-feira (10), a partir das 14h, gestores de 18 cidades que fazem parte do entorno da Serra do Caparaó e da Serra Estadual do Brigadeiro.
De acordo com a superintendente da Fundarte, Gilca Napier, o Fórum será voltado para os professores, tanto da rede estadual, como da municipal e particular. A meta é capacitá-los parap que possam ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente, um bem comum e que precisa ser preservado.
O Forea é aberto à população. Serão aceitas opiniões e sugestões relacionadas ao tema, que venham agregar conteúdo e enriquecer o evento. (Fonte : Radio Muriaé){{banner-interno}}
O Clube do Remo movimentou a noite de sábado em Cataguases com o seu tradicional "Baile de Aleluia" que foi animado pela renomada Banda Salamandra. Cerca de 4 mil pessoas lotaram as dependências daquele clube que dançaram e assistiram a uma apresentação inédita do grupo que também é cataguasense. O evento transcorreu em clima de descontração e de alegria não tendo sido registrado nenhum incidente.
A Salamandra é uma banda que faz bailes shows temáticos levando o público a prestar atenção também no que acontece em cima do palco, sempre com coreografias personalizadas e um figurino exclusivo o que garante o sucesso de suas apresentações, além de um repertório que toca os sucessos nacionais e internacionais. O show, que começou pouco depois da uma hora da madrugada, só terminou as quatro deixando a plateia com energia para mais um pouco de música.
Veja as fotos deste evento.
[gallery link="file" order="DESC"]{{banner-interno}}
Neste domingo, por volta das 14:30 horas, um acidente na rodovia MG-447, Km 85, envolvendo uma motocicleta Honda Fan, placa HHC-5486, de Juiz de Fora, e um carro EcoSport, placa DPM-1601, feriu gravemente o condutor da moto que faleceu no Hospital de Cataguases.
Segundo o Boletim de Ocorrência feito no local pela Polícia Rodoviária Estadual, o motorista do Ecosport, Leandro Cássio Alves, 39, narrou que trafegava sentido Cataguases quando, próximo à entrada do Distrito de Sereno, viu uma motocicleta vindo em direção contrária, em ziguezague, na contramão.
Conforme revelou, ele reduziu a velocidade ao perceber a aproximação daquele veículo e foi para a outra pista a fim de evitar a colisão, o que não foi possível porque a moto veio em sua direção até colidir de frente com o carro em que estava. O condutor da moto era o lavrador José Manoel de Lima, 49, que trabalhava no Sitio Morotó, foi jogado contra o parabrisa do veículo e depois ao chão. A ambulãncia esteve no local e levou para o hospital de Cataguases, em estado grave, onde chegou com uma parada cardiorespiratória vindo a falecer pouco depois.
A Polícia entrou em contato com os familiares de José Manoel que revelaram seu costume de dirigir sob efeito de álcool, o que teria ocasionado o acidente, ainda conforme o Boletim de Ocorrência. Leandro, que dirigia o EcoSport, nada sofreu, e o carro, após passar pelas averiguações de praxe e perícia técnica foi liberado com avarias no capô, parabrisa e paralamas dianteiro direito.
{{banner-interno}}
O último sábado, 7, foi a data limite para que os servidores públicos que queiram disputar as eleições de outubro próximo deixassem suas funções, conforme determina a legislação eleitoral. Em Cataguases, nenhum secretário municipal pediu exoneração. Já em Leopoldina, dois deles entregaram seus cargos visando o próximo pleito. A norma diz que a desincompatibilização do cargo deve ocorrer seis meses antes da eleição, sob pena de que o futuro candidato seja declarado inelegível.
O jornal oficial do Município, "Cataguases" que circulou no último dia 6, não trouxe nenhuma exoneração confirmando informação extraoficial de que os secretários da atual administração permaneceriam em seus cargos. Em Leopoldina, até quarta-feira, 4, os secretários municipais Lucio Fonseca César (Meio Ambiente) e Gilberto Toni (Cultura, Esportes, Lazer e Turismo) haviam consolidado o desligamento dos cargos, com planos de concorrerem nas eleições deste ano.
A regra é diferente para os pré-candidatos que exerçam as seguintes funções: ministros de Estado, membros do Ministério Público, militares, os que ocupam a presidência, a diretoria ou a superintendência de autarquia ou empresa pública. Chefes de órgãos de assessoramento direto, civil e militar da Presidência da República, dirigentes sindicais, atores, radialistas, jogadores de futebol e jornalistas também precisam interromper as funções quatro meses antes das eleições, portanto, os que queiram ser candidatos, deverão se afastar no dia 7 de junho.
Há ainda situações nas quais não há necessidade de interromper as funções. É o caso dos prefeitos que estão exercendo o primeiro mandato e vão concorrer à reeleição e dos parlamentares federais, estaduais e municipais interessados em disputar prefeituras. (Com informações do Jornal Leopodinense){{banner-interno}}
Será realizada nesta manhã (09), a primeira reunião da Comissão de Sindicância para apurar irregularidades na eleição dos novos conselheiros tutelares ocorrida no dia 31 de março. Duas pessoas denunciaram que candidatos ao cargo transportaram eleitores, o que é proibido pela legislação eleitoral. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA - após tomar conhecimento das denúncias adiou a posse dos eleitos e encaminhou o caso ao Ministério Público que determinou a abertura de Sindicância para apurar os fatos. As duas candidatas eleitas em primeiro e segundo lugares, acusadas de terem cometido irregularidades no pleito se manifestaram a respeito das acusações que lhes estão sendo feitas.
O presidente do CMDCA, Geraldo Luiz Campos Ribeiro, o Geraldo Luchini, escolheu os participantes da comissão de sindicância que ficou assim constituída: Murilo Matias de Souza, Vilma Léa Gomes de Oliveira Corrêa Neto, Jacy Trancoso, Geraldo Luiz Campos Ribeiro e Cristina Xavier S. Costa. Ele também convidou a advogada da Casa de Maria, Roberta Cabral, a acompanhar os trabalhos que têm prazo de quinze dias para apresentar suas conclusões.
A candidata Fernanda do Carmo Campos, primeira colocada na eleição, denunciada por ter praticado ações incompatíveis com o regulamento da eleição enviou um e-mail ao Site do Marcelo Lopes explicando a situação. "São denúncias falsas baseadas em suposições. Estou tranquila e confiante no resultado da apuração dos fatos que serão feitas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e agradeço, muito mesmo, às manifestações de apoio que tenho recebido nestes dias", diz a nota. Fernanda aproveitou para dizer que reside próximo à escola municipal Antônio Amaro, onde foi realizada a votação, "o que facilita a participação das pessoas no pleito", avalia.
A segunda colocada no mesmo pleito é Érica Serafim Militão de Melo Nóbrega, denunciada por um concorrente pelo mesmo motivo: transporte irregular de eleitores. Ela também enviou e-mail ao Site explicando como recebeu esta acusação. "A candidata eleita para o Conselho Tutelar de Cataguases para o mandato de 2012/2015 Erica Serafim Militão de Melo Nobrega, informa que repudia qualquer informação que venha desqualificar e tentar colocar dúvida sobre a sua vitória no pleito do Conselho Tutelar e qualifica como mentirosas e falsas as denúncias a ela imputadas. Aguardarei a apuração dos fatos e já adianto que na próxima semana vou impetrar uma liminar para fazer valer a vontade da população que me elegeu neste pleito. Estou à disposição deste site para outras informações".
{{banner-interno}}