[caption id="attachment_6674" align="aligncenter" width="400" caption="Os agraciados com as Moções de Congratulação durante solenidade na Câmara Municipal"][/caption]
A Sessão da Câmara Municipal de Cataguases desta segunda-feira, 23, entregou vinte e seis moções de congratulações a cataguasenses que se destacaram no mês de abril em suas atividades. A reunião começou às 19:30 horas e logo em seguida aconteceu a solenidade de entrega das homenagens.
O destaque entre os agraciados ficou para os policiais Soldado Moreira e Sargento Jerônimo, que recentemente praticaram um ato de heróismo ao salvarem uma senhora que se afogava na águas do rio Pomba. Também foram agraciados o presidente da Sexta Subseção da OAB em Cataguases, advogado Márcio Fachini Garcia, a médica Marísia de Almeida Ritti, as formandas no curso Técnico em Serviço Público.
Também foram agraciados os integrantes do Grupo de Jovens da Matriz Imaculada Conceição do Bairro Vila Reis "Jovens em Cristo"; Luiza Marinho de Lima, Ricardo Oliveira Zenella, Rosimeire Pereira Magalhães, Flávio Ferreira Andrade, Gilmar Moura Breta, Marco Antônio da Veiga, Edson Fernandes Reis, Érica Serafim Militão de M. Nóbrega, Fernanda do Carmo Campos, Irineu de Paula Gouvea Neto, Rosely Aparecida Borcad Rodrigues da Silva, Bruna Vargas Martins, Felipe Dutra Ladeira, Capitão Levindo Roberto, Alcides de Oliveira, Fábio da Silva de Oliveira, Francisco de Paula Marquesine, Francisco Marques da Silva Filho, Laerte Pereira Mendonça, Carla Teixeira Simões Morais, Elisângela Lianira de Carvalho Vieira, Mirian Aparecida Vieira Silva, Ocileni de Almeida Vargas e Thais Gonzaga de Oliveira.
Após a entrega das Moções os vereadores destacaram o trabalho dos homenageados e, em nome dos agraciados, a formanda no Curso Técnico de Serviço Publico Carla Simões Morais fez um agradecimento aos vereadores enaltecendo o trabalho do Legislativo em Cataguases.
{{banner-interno}}
[caption id="attachment_6666" align="aligncenter" width="400" caption="A Banda russa Arkona inicia por Cataguases sua turnê na América do Sul "][/caption]
Cataguases vai ser a única cidade do interior do Brasil e a primeira da América do Sul a receber um show da renomada Banda russa Arkona, no próximo dia 26, no anfiteatro Ivan Müller Botelho. Em seguida vai se apresentar em Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba. A inclusão da cidade no roteiro deste grupo de folk metal é fruto do trabalho do produtor e promotor cultural cataguasense, Rodrigo Rocha, da Nomade Music, que se especializou em eventos internacionais e, desta forma, privilegia o público da cidade e região.
Formada no início de 2002, em Moscou, a Arkona, em curto prazo, se tornou uma das maiores referências da musicalidade folk metal em todo mundo. A banda representa uma sonoridade peculiar com grande influência do folclore russo, da mitologia eslava em suas letras e sua música incorpora instrumentação tradicional. Todas as composições da banda são cantadas e batizadas em russo, sendo seus álbuns também nomeados nesta língua e com todas as escritas em alfabeto cirílico.
Formada por Masha "Scream" (vocal), Sergei "Lazar" (guitarra), Ruslan "Kniaz" (baixo), Vlad "Artist" (baterista) e Vladimir "Volk" (wind ethnic instruments) a banda realiza sua primeira turnê pelas Américas, e acabou de percorrer os Estados Unidos promovendo o álbum "Slovo", lançado no ano passado e já está a caminho da América do Sul onde abre sua agenda de shows em Cataguases. Sabendo da expectativa dos fãs para conferir os shows pelo país, Masha "Scream" mandou uma mensagem ao público:
"E ai, queridos fãs sul-americanos. Temos apenas alguns shows antes de encontrarmos vocês pela primeira vez. Preparamos um maravilhoso setlist que abrangerá composições de todos os nossos álbuns, portanto, vocês com certeza, vão ver e ouvir as suas músicas favoritas! Confessamos que estamos muito ansiosos para tocar para vocês e conhecer o famoso calor sul-americano! Queremos que vocês se divirtam conosco! Até logo, Arkona!".
Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos antecipadamente na Mafiso (Shopping Calçadão, 64, loja 8 e na Erpland, também no Calçadão, 92, loja 9). O show começa às 21 horas e tem apoio da Energisa, através da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, e Rock Brigade CP Management.
{{banner-interno}}
[caption id="attachment_6658" align="aligncenter" width="400" caption="Uma sala está sendo utilizada para guardar uma grande quantidade de sucata"][/caption]
A nova diretoria da Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho, popularmente conhecida como Polivalente, em Leopoldina, assumiu uma escola com diversos problemas. A convite da diretora Benedita do Rosário, a Zazaia , a reportagem do jornal Leopoldinense percorreu toda a escola e registrou áreas e equipamentos deteriorados pelo abandono e falta de manutenção provocados nos últimos anos.
Fundada e instalada no bairro Pirineus, em 1976, a Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho, que hoje também abriga a UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais -, sofreu uma reforma em 2010, quando foi construído um outro muro, reformado o forro, a cozinha e os banheiros. Foram gastos à época R$449.237,11, verba oriunda do Governo do Estado.
Apesar da reforma, a realidade atual daquela escola mostra que não houve preocupação em manter alguns aspectos fundamentais para o seu bom funcionamento. O Polivalente chegou a ter cerca de dois mil alunos, hoje conta pouco mais de quatrocentos matriculados. As antigas aulas como práticas agricolas, artes industriais e culinária já não são ministradas há tempos. Ofícios foram encaminhados à Superintendência Regional de Ensino, acompanhados de fotografias, mostrando a situação, no entanto, ainda não foi dada nenhuma resposta. (Fonte e fotos: Jornal Leopoldinense)
[caption id="attachment_6659" align="aligncenter" width="400" caption="Computadores estragados se amontoam em outra sala ocupando espaço que poderia ser utilizado pelos alunos."][/caption]
Parceria pela informação - O Jornal Leopoldinense e o Site do Marcelo Lopes firmaram parceria em que ambos veículos podem divulgar - sem autorização prévia - as notícias por eles publicadas. Aquele informativo é dirigido pelo renomado jornalista Luiz Otávio Meneghite que, entre outras atividades no setor, foi assessor de comunicação do prefeito Márcio Freire. Em 2003 ele fundou o jornal que veicula notícias da cidade e região. Em 2009, lançou o portal de notícias de mesmo nome e hoje é o mais acessado daquela cidade tendo ultrapassado um milhão de acessos.{{banner-interno}}
A segurança em lotéricas e agências dos Correios será tema de audiência pública que a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza nesta terça-feira (24/4/12), às 9h30, no Plenarinho I. A reunião com convidados foi solicitada pelos deputados João Leite (PSDB) e Sargento Rodrigues (PDT) e pela deputada Maria Tereza Lara (PT).
De acordo com o gabinete do deputado João Leite, o parlamentar foi procurado por pessoas que trabalham em casas lotéricas para relatar sua preocupação com o número de assaltos nesses estabelecimentos devido à alta circulação de dinheiro. Por isso, representantes de bancos e de sindicatos vão discutir medidas de segurança para funcionários e clientes para diminuir a violência nas agências. A situação das agências dos Correios também será abordada porque há uma discussão para que elas se tornem correspondentes bancários do Banco do Brasil.
Convidados – Foram convidados para a audiência o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Cylton Brandão da Matta; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Márcio Martins Sant'Ana; o superintendente regional Centro de Minas da Caixa Econômica Federal, Rômulo Martins de Freitas; o superintendente estadual do Banco do Brasil, José Roberto Sardelari; o diretor regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, José Pedro Amengol Filho; o presidente da Associação das Franquias Postais no Estado, Paulo Márcio Marino de Lima; o presidente do Sindicato dos Empregados Lotéricos, Jogos, Bingos e Similares de Minas, Antônio Paulo Guedes do Nascimento; e o presidente do Sindicato dos Lotéricos do Estado, Marcelo Gomes de Araújo.{{banner-interno}}
A primeira Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada na sede do Pró-Idoso, que fica na Avenida Guido Marliére, 245, em Cataguases, nesta sexta-feira, 27 de abril, de 13 às 18 horas. Organizada pelo Conselho das Pessoas Portadoras de Deficiência de Cataguases – CONDEF - vai discutir as Políticas Públicas que visem melhorias no atendimento às necessidades e benefícios dos deficientes em nosso município através do tema “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência” da ONU: novas perspectivas e desafios.
Serão avaliadas propostas referentes à educação, esporte, trabalho, reabilitação profissional, acessibilidade, comunicação, transporte, moradia, saúde, prevenção, reabilitação, órteses, próteses, segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.
Entre os palestrantes estão Maria Valéria de Andrade, do Conselho Municipal dos Portadores de Deficiência de Juiz de Fora, e o assessor do Núcleo de Atendimento Especial à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social de Juiz de Fora, Wesley Barbosa Severino.
Para o presidente do CONDEF, Geraldo Luiz Campos Ribeiro, o Geraldo Luchini, a expectativa para este evento inédito no município é “muito boa”. Ele disse esperar uma participação maciça de pessoas deficientes e também de representantes da sociedade em geral “para que possamos fazer um verdadeiro raio X desta realidade em Cataguases”, acrescentou. A Conferência vai aprovar propostas de ação que serão implementadas no município e outras que serão levadas para o evento estadual, que vai acontecer em junho, em Belo Horizonte. Cataguases estará presente através de quatro delegados, sendo dois representando o poder público municipal e dois da sociedade civil, explicou Geraldo
Para participar é preciso fazer as inscrições na Secretaria Executiva dos Conselhos, que fica na Avenida Astolfo Dutra, número 800, Centro, ou pela internet, enviando um e-mail para [email protected]. (Texto de Diogo Andrade){{banner-interno}}