O Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, na Zona da Mata, realiza, até esta sexta-feira, 27, a primeira semana do Curso Técnico de Saúde Bucal. O curso, que terá duração de um ano e meio e será ministrado pelos professores odontólogos Alexandre Rocha Azevedo e Otávio de Assis Campos, conta com a participação de 18 municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá.
O curso tem como objetivos formar técnicos em saúde bucal para ampliar a modalidade das equipes já existentes nos municípios e aumentar o repasse do incentivo financeiro oferecido pelo Ministério da Saúde. Os alunos, por meio da abordagem teórica, aplicam esses conhecimentos nos serviços prestados à comunidade.
“O curso vem preencher uma lacuna existente em nossa unidade regional de profissionais técnicos capacitados e motivados para o serviço da saúde bucal dos municípios. Ele vai acrescentar mais conhecimento na atenção à saúde bucal de nossa região”, declarou a assistente local Gianni Marcelino Gori Abranches.
O Curso Técnico de Saúde Bucal é organizado pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com o Ministério da Saúde. (Fonte: Agência Minas - Foto: Graziele Martins)
{{banner-interno}}
A Polícia Civil de Muriaé está encerrando as investigações do “Crime da Rua Itagiba” e enviará o inquérito para a Justiça em breve. Segundo revelou o investigador de polícia, Wellligton Barros, o então suspeito preso temporariamente na segunda-feira, 23, Sean Vinícius Rabelo, 18 anos, confessou na noite de quarta-feira, 25, ter praticado um dos crimes mais bárbaros já ocorridos em Muriaé.
Jonathan Nascimento, também de 18 anos, foi morto e estripado na última sexta-feira, 20, tendo suas vísceras espalhadas pela casa, inclusive na sala. A confissão teria sido feita na presença de testemunha e da mãe com detalhes, mas o acusado teria dito que não furtou nada da casa, conforme estava sendo apontado.“Realmente tivemos êxito em tempo recorde, apontamos a autoria do delito e o autor já estava com a Prisão Temporária decretada. Dois dias depois, na segunda-feira, o caso foi praticamente elucidado. O crime, que nunca tinha visto igual em todos esses meus anos de polícia, chamou a atenção da imprensa mineira. Ainda esta semana o inquérito será fechado e encaminhado para a Justiça, quando o Ministério Público vai oferecer a denuncia e seguirá os trâmites legais”, contou o delegado Marcelo Olival Lopes de Aguiar (foto) que trabalhou no caso com os investigadores, Wellington Barros e Luis Antônio.
O crime brutal levou a Organização LGBT de Muriaé a divulgar uma Nota de Repúdio manifestando sua "indignação quanto ao presente fato que acaba de ser elucidado pela Polícia Civil". Segundo a Nota "É impensavel nos dias de hoje, que ainda enfrentemos preconceitos de todas as espécies vindas de cidadãos preconceituosos, nos depararmos com um crime fruto da homofobia internalizada".
"A morte do jovem Jonathan Fonseca do Nascimento, um cidadão homoafetivo assumido, fere os preceitos de liberdade pelo qual lutamos. O que agrava esta situação, o fato de seu algoz ser também um homoafetivo". O texto termina afirmando que Jonathan será lembrado não como vítima "mas como um motivo para nos unirmos cada vez mais, e conquistarmos a sociedade que sempre sonhamos". (Com informações de silvanalves.com.br)
{{banner-interno}}
O Programa Leite Bom, desenvolvido pela Prefeitura de Além Paraíba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, recebeu o Prêmio Mineiro de Boas Práticas de Gestão, na Categoria Desenvolvimento Social, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e com a chancela da UBQ - União Brasileira de Qualidade.
O objetivo do Prêmio é contemplar projetos vitoriosos criados no próprio município e transformar a prática premiada em um mecanismo que promova uma nova cultura que servirá como base de uma gestão pública voltada para resultados, ampliando a consciência de que é possível empreender no âmbito da gestão pública municipal.
O Programa Leite Bom teve início no final do ano de 2010, após a formalização de uma parceria entre a Prefeitura de Além Paraíba, o Sindicato Rural, a EMATER e a empresa CRI Genética. A partir desta união o objetivo a ser alcançado passava pela execução de ações de implantação do Projeto de Melhoramento Genético do rebanho bovino de Além Paraíba através da disponibilização da tecnologia de inseminação artificial de bovinos aos pequenos e médios produtores rurais do Município. Pelo projeto são fornecidos o sêmen e outros materiais de consumo e acompanhamento técnico do rebanho leiteiro, objetivando sempre melhorar o seu padrão de qualidade e de produtividade, sem qualquer custo para os produtores.
O Programa vem obtendo ótimos resultados junto aos produtores rurais alemparaibanos, abrangendo as comunidades de Torrentes, Angustura, Gauchão e Conceição, com 56 produtores cadastrados e, atualmente, está sendo ampliado, com a implantação de mais dois pólos, um no Aterrado, para atender as comunidades da Conceição, Gironda e proximidades e o outro na Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, visando atender os produtores de Fernando Lobo, Gauchão, Sítio Branco e demais propriedades vizinhas.
Com essa expansão do Programa Leite Bom, a Prefeitura de Além Paraíba espera alcançar 80% da população rural do município que tiver interesse no programa, atendendo e acompanhando um maior número de produtores.
A cerimônia para receber o Prêmio Mineiro de Boas Práticas de Gestão será realizada no dia 9 de maio de 2012, às 18h30, em Belo Horizonte, no Centro de Feiras e Exposições do EXPOMINAS, durante a programação do 29º Congresso Mineiro de Municípios. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Além Paraíba){{banner-interno}}
A comédia "Acredite, um espírito baixou em mim", sucesso de público há mais de treze anos, foi encenada nesta quarta-feira, às 20 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases e, mais uma vez, agradou em cheio à plateia que lotou as dependencias daquele teatro. A promoção foi das Cooperativas Sicoob-Coopemata, Coopecic e Unimed, através do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais – Sistema Ocemg.
Para assistir à peça era preciso trocar antecipadamente dois quilos de alimentos não perecíveis pelo ingresso e, no final da tarde desta quarta-feira, quando a lotação do teatro estava completa foram doados à Creche Ana Nery e ao Asilo São Vicente de Paulo seiscentos quilos de alimentos. A repercussão fez o presidente do Sicoob-Coopemata, César Matos, prever que se fosse possível ter uma segunda apresentação "também seria com casa cheia".
César Matos não só apoiou o evento como também incentivou seus funcionários a divulgarem a peça. "A gente sabia que o espetáculo é muito bom e, por isso, aqueles que fossem ao teatro sairiam de lá felizes com o que assistiram. E foi exatamente o que aconteceu", comentou satisfeito. Já o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Newton Antônio Dutra, confessou que por pouco não assistia à peça. "Por causa de compromissos profissionais pensei que não conseguiria chegar à tempo, mas felizmente tudo deu certo e saio deste teatro orgulhoso por Cataguases oferecer um espetáculo desta magnitude à população".
O elenco da peça é formado por Ilvio Amaral, Maurício Canguçu, Flávia Fernandes, Felipe Cunha e Enzo Silveira. O texto é de Ronaldo Ciambroni e a direção de Sandra Pera.{{banner-interno}}
O Sindicato do Comércio Varejista de Cataguasdes realiza nesta quinta-feira, 26, às 19 horas, no auditório da Policlínica Municipal, a palestra "Mercado de Trabalho", que será proferida pelo Diretor do Centro de Formação Profissional do SENAC em Juiz de Fora, André Luiz Carvalho. O evento é uma parceria do Sindicato com aquela instituição e, segundo revelou André, "é o início de um projeto que vai fazer com que o SENAC esteja mais presente em Cataguases".
Na manhã desta quarta-feira, 25,André esteve acompanhado de Luiz Henrique de Deus, Consultor de Negócios do SENAC em Juiz de Fora, participando do Programa "Conversa FRanca", da Rádio Brilho, apresentado por Sousa Mendonça e que contou com a participação do jornalista Marcelo Lopes, editor deste site. Os dois convidados estavam acompanhados do Secretário do Sindicato em Cataguases, Antônio Carlos de Souza Lima, o "Japonês".
Durante a entrevista André procurou incentivar as pessoas que estão desempregadas ou querendo melhorar sua condição profissional a dedicar um tempo para se qualificarem profissionalmente. "A pessoa, geralmente, desanima de ter que estudar três meses para ter uma profissão, mas esquece que depois disto a vida dela vai mudar por completo e definitivamente para melhor", lembrou.
André também explicou sobre a importância de se preparar um bom e personalizado curriculum vitae "que é o cartão de apresentação do candidato", acrescentou. O Diretor do SENAC em Juiz de Fora também tranquilizou o público revelando que a realidade do mercado hoje é de falta de mão-de-obra qualificada e não de emprego. "A pessoa que tem qualificação não fica desempregada", garantiu.
O SENAC em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Cataguases vão realizar em Cataguases quatro cursos de qualificação: Vitrinista, Cuidador de Idoso, Auxiliar Administrativo e Vendedor. As datas ainda não estão definidas, mas segundo revelou o Secretário daquela entidade, Antônio Carlos de Souza Lima, "pelo menos dois deles deverão começar agora em maio", previu. Os interessados podem obter mais informações a este respeito pelo telefone 3421-1264.{{banner-interno}}