[caption id="attachment_6862" align="aligncenter" width="400" caption="Os prêmios e os brindes que foram sorteados nesta tarde no CAT"][/caption]
A Associação Comercial e Industrial de Cataguases – ACIC – realizou neste domingo, 29, no Centro de Atividades do Trabalhador – CAT – um dia festivo em homenagem ao Dia do Trabalho que será comemorado na próxima terça-feira, 1º de Maio. De acordo com a gerente da ACIC, Léllis Dutra, a iniciativa tem por objetivo reconhecer a importância do trabalhador na sociedade.
Durante todo o domingo as pessoas que estiveram no CAT participaram de diversas atividades como jogos de futsal e futebol na areia, partidas de peteca e até torneio de natação para a criançada. “A parte da manhã foi dedicada ao esporte e o período da tarde ao lazer“, explicou Léllis. A partir do meio dia o cantor e músico Rodrigo se apresentou tocando os maiores sucessos da atualidade e também com os hits do passado.
O público infantil teve uma programação especial com a apresentação do Grupo Pera através de vários esquetes que arrancaram gargalhadas da garotada. A participação dos artistas do Pera foi muito aplaudida pela plateia infantil que não queria ver o fim do espetáculo.
O momento mais esperado da festa, no entanto, foi o sorteio de prêmios entre os presentes no CAT. Foram sorteados diversos eletrodomésticos como sanduicheira, liquidificador, grill, forno de microondas e até uma TV de LCD de 32 polegadas, entre outros. Além disso, foram sorteados brindes como perfumes e roupas.
[caption id="attachment_6863" align="aligncenter" width="400" caption="O esporte foi a principal atração da manhã deste domingo no CAT Rodrigo Lanna"][/caption]{{banner-interno}}
A Polícia Civil de Leopoldina, recebeu denúncia anônima dando conta de que um foragido da justiça, conhecido pelo apelido de "Zé Trentin" estaria residindo em uma fazenda no município de Argirita.
Policiais Civis se deslocaram até a fazenda onde lograram êxito em localizar "Zé Trentin", que se identificou como sendo José Roberto Pereira. Depois de muito diálogo, José Roberto Pereira confessou aos policiais ser a pessoa de José Trentin Sobrinho, vulgo "Zé Trentin".
Após realizarem buscas em sua residência os policiais localizaram uma CNH com a foto de José Trentin, em nome de José Roberto Pereira, além de duas folhas de cheque em nome de José Roberto e onze tiras de papel falsas, que servem para lacrar maços de notas, com logotipo do Banco Central do Brasil.
José Trentin Sobrinho foi conduzido até a Delegacia Regional de Leopoldina, onde foi preso em flagrante delito pelo crime de uso de documento falso. Em consulta ao Sistema de Informações Policiais, foi verificado a existência de seis mandados de prisão contra José Trentin originários das cidades Cataguases, Senador Firmino e São João Nepomuceno.
A Operação foi supervisionada pelo Delegado Regional Paulo Henrique Marinho Goldstein e chefiada pelo Delegado de Polícia André Luis de Oliveira Cardoso e integrada pelos policiais Raul Rodrigues Zamboni e Hugo de Oliveira Garcia.
Segundo levantamentos preliminares a suspeita é de que "Zé Trentin" aplicava golpes trocando notas falsas por verdadeiras, além de cometer estelionatos utilizando o nome falso.
A Delegacia Regional de Polícia Civil em Leopoldina espera que pessoas que porventura fizeram algum tipo de negócio com José Roberto Pereira ou José Trentin Sobrinho, vulgo "Zé Trentin", confirmem terem sido lesados pelo estelionatário. (Fonte: Jornal Leopoldinense){{banner-interno}}
Internado no Hospital São Paulo, em Muriaé, em decorrência de um acidente automobilístico ocorrido sexta-feira, 27, na BR-116, quando viajava com a família para Manhuaçu, José Pio, está apresentando um quadro estável na manhã deste domingo, 29, segundo boletim médico divulgado pelo hospital. Ele teve duas vértebras fraturadas, passou por uma cirurgia que segundo os médicos foi "muito bem sucedida" e está na UTI onde deverá permanecer até a próxima quarta-feira.
Nossa reportagem conversou por telefone, nesta manhã, com sua esposa, Edna Oliveira, que deu mais detalhes sobre o seu estado de saúde. Segundo ela, "ontem à noite ele estava bastante animado e disse que após a primeira sessão de fisioterapia estava se sentindo bem melhor". José Pio também teve uma noite tranquila e no começo desta tarde passará por nova avaliação clínica sobre o seu estado de tetraplegia.
Edna aproveitou para agradecer o apoio que vem recebendo de todos os amigos e pediu para continuarem orando pela recuperação do marido. "Tenho certeza que esta corrente de fé está contribuindo para a recuperação de José Pio. Deus está nos ouvindo".{{banner-interno}}
[caption id="attachment_6848" align="aligncenter" width="400" caption="Os rappers Rashid, Emicida e Projota se apresentam logo mais na Praça Rui Barbosa"][/caption]
Patrocinado pela Energisa, o Projeto Usina Cultural traz a Cataguases um show que promete fazer tremer a cidade: “Os Três Temores” com os rappers paulistanos Rashid, Emicida e Projota, na Praça Rui Barbosa, centro da cidade, neste domingo, dia 29 de abril, daqui a pouco, às 21 horas. Os três MCs garantem uma apresentação inesquecível com os grandes sucessos do rap nacional.
Aliás, o rap nacional passa por um ótimo momento. O cenário do gênero é de renovação com vários nomes surgindo e mostrando a força das rimas. O encontro dos três MCs foi inspirado num projeto similar realizado no samba. Bezerra da Silva, Moreira da Silva e Dicró, idealizaram, em 1995, o show “Bezerra, Moreira e Dicró- 3 Malandros in Concert”, uma sátira das apresentações realizada pelos três tenores Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras. O show virou disco e foi referência para Emicida Projota e Rashid, que resolveram dar o nome de “Três Temores” para a formação que vai agitar os palcos nesta turnê.
Rashid, Emicida e Projota se conheceram durante as batalhas de Freestyle (rimas de improviso), por volta de 2006, em São Paulo. No ano seguinte criaram “Na Humilde Crew” e confeccionaram as disputadas camisetas com a frase “Na Humilde”. Desse jeito fortaleceram seus trabalhos individualmente e agora percorrem o país com o show "Os 3 Temores", sucesso de público.
Emicida levou as premiações do VMB 2011 com o melhor videoclipe e como o artista do ano, e ganhou o troféu de melhor CD de música popular pelo Prêmio Bravo de Cultura. Projota é autodidata e começou a carreira aos doze anos. Em 2006 entrou pela primeira vez numa batalha de MC's e não parou mais. O sucesso foi acontecendo naturalmente e em 2010 gravou seu primeiro DVD, em Curitiba, com produção e direção da Pexera Produções, e teve público de mais de 4 mil pessoas. Rashid, aos 16 anos, já participava de batalhas de Freestyle, improvisando versos e chamando a atenção de MCs mais experientes. Em 2010, lançou o primeiro EP, Hora de Acordar, com participação de Marechal, Rael da Rima e Projota. A consagração veio em 2011, com a mixtape Dádiva & Dívida. No dia 21 de março deste ano, Rashid lançou sua nova mixtape: Que Assim Seja.
O Projeto Usina Cultural tem a produção de Fausto Menta, apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e patrocínio da Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. (Texto de Fernanda Brasileiro, da Assessoria de Comunicação da FCOJB){{banner-interno}}
Inaugurado em Cataguases no dia 30 de abril de 2002, o Centro Cultural Humberto Mauro – mantido pela Fundação Ormeo Junqueira Botelho e pela Energisa, empresa distribuidora de energia elétrica da Zona da Mata de Minas Gerais – comemora na próxima segunda-feira 10 anos de atividades. Vários eventos estão programados para celebrar a data, que também coincide com o aniversário de Humberto Mauro, o grande pioneiro do nosso cinema. A programação inclui uma especial homenagem a um outro grande cineasta brasileiro, Paulo Cezar Saraceni, morto recentemente – um dos integrantes do movimento do Cinema Novo e autor da célebre frase que marcou a estética do movimento: “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”.
A sala multiuso do Centro Cultural Humberto Mauro, com capacidade para 280 lugares, passará a chamar-se “Sala Paulo Cezar Saraceni” – e na inauguração do dia 30 de abril será exibido o filme “Etnografia da Amizade”, documentário de Ricardo Miranda, que registra a vida e obra de Saraceni. Ainda para marcar as comemorações de uma década do CCHM, as paredes do espaço ganharão um painel comemorativo do artista grafiteiro Shock, jovem paulista que vem se destacando no país e no exterior pela criatividade de seu trabalho. Para encerrar a programação, será apresentado um vídeo institucional dirigido pelo documentarista juizforano Marcos Pimentel sobre o Polo do Audiovisual da Zona da Mata, iniciativa que congrega ONG’s, empresas privadas, entidades de classe e prefeituras da região. O projeto do Polo do Audiovisual da Zona da Mata vem ganhando força e já colhe bons resultados, como a atração de projetos de produção de longas metragens com locações na região, a exemplo dos filmes “Meu Pé de Laranja Lima”, “Sobre a Neblina”, “O Menino no Espelho” e “Quase Samba”, além de sólidos e consistentes projetos de formação técnica e artística, que já colocaram grande número de jovens no mercado de trabalho.
Localizado na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade de Cataguases, o Centro Cultural Humberto Mauro é um moderno equipamento cultural dotado de galeria para exposições e duas salas multiuso com 280 e 60 lugares, além do Memorial Humberto Mauro, espaço multimídia interativo, que enfoca a vida e obra do cineasta. A Fundação Cataguases foi parceira da reforma do Centro Cultural Humberto Mauro em 2002, com o patrocínio da então Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A criação do Centro Cultural Humberto Mauro marcou um novo tempo para o cinema e as artes na cidade e – dez anos depois continua mantendo essa função com uma agenda de eventos permanente e de grande qualidade. O CCHM é sem dúvida o grande símbolo da retomada da importância cultural de Cataguases neste milênio. (Texto: Fernanda Brasileiro - Assessoria de Comunicação da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho){{banner-interno}}