Os policiais militares que recentemente praticaram um ato de bravura ao salvarem uma senhora que se afogava nas águas do rio Pomba, próximo à Faculdade Doctum, em Cataguases, receberam na sexta-feira, 27, a Comenda Tiradentes 2012, outorgada pelo Jornal Minas & Gerais e Rádio Educativa FM.
Os policiais agraciados são o soldado Moreira e o sargento Jerônimo e a entrega da Comenda aconteceu no Gabinete do Prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida e contou com a presença do comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar, Capitão Levindo Roberto Pereira Filho, que estava acompanhado dos policiais Wanderson e Juarez, o proprietário da Viação Bonança e presidente do Rotary Clube de Cataguases, Oder Ferreira Filho, e do proprietário do jornal Minas & Gerais, Nelson Filho.
A Comenda Tiradentes é uma distinção puramente honorífica e concedida àqueles que prestam relevantes serviços à Cataguases, explicou Nelson Filho. Os dois policiais são os primeiros a serem agraciados com a honraria "porque o ato de bravura e heroísmo praticado por eles é incomum e fortalece também a imagem da Polícia Militar, esta instituição que se destaca no cenário nacional", explicou Nelson.
O Capitão Robeto revelou na ocasião que está reivindicando para os policiais troca de patente, sendo que para o soldado Moreira está sendo pleiteada a promoção a Cabo e para o Sargento Jerônimo que seja elevado a Segundo Sargento. O Prefeito Willian disse que também vai interceder junto ao Alto Comando da Polícia de Minas este reconhecimento para os militares "porque o gesto por eles praticado é merecedor de todos os nossos reconhecimentos", destacou.{{banner-interno}}
Nesta manhã de segunda-feira, 30, a direção da Casa de Caridade Leopoldinense, atendeu a reportagem do Site do Marcelo Lopes e informou sobre o estado de saúde do taxista Cataguasense, conhecido por Zing, que deu entrada naquele hospital na noite de domingo, 29, baleado no peito, vítima de um assalto à mão armada.
Segundo o boletim médico, José Pinto Ribeiro, o Zing, de 74 anos, está internado na Enfermaria do Posto C. Ele levou um tiro no lado direito do peito e passou por diversos exames e como a bala não atingiu nenhum órgão vital, o médico resolveu não extrair o projétil. Ele permanecerá internado naquela Casa de Caridade para que os médicos possam avaliar sua recuperação. Zing está lúcido e, a princípio, não corre risco de morte, ainda segundo a direção daquele Hospital.
O comando da Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases confirmou que Zing foi vítima de um assalto à mão armada. Os ladrões levaram R$200 da vítima, segundo a P A Polícia investiga também, agora em parceria com a unidade de Leopoldina, o furto de um veículo naquela cidade, ocorrido pouco tempo depois do episódio com o taxista cataguasense. A descrição dos autores do furto é semelhante à dos homens que assaltaram Zing. Mais informações a qualquer momento.{{banner-interno}}
A multidão que tomou conta da Praça Rui Barbosa na noite deste domingo, 29, assistiu à uma apresentação memorável do melhor do rap nacional. Emicida, Projota e Rashid, os "3Temores", subiram ao palco para comandar as cerca de 3 mil pessoas que os assistiam em clima de paz, dança e alegria. As mensagens politicamente corretas contidas nas letras, o clamor por liberdade, paz e justiça, temas recorrentes em suas canções, transformaram a praça no centro da Rap, por mais de duas horas.
A noite dedicada ao rap começou com a apresentação do rapper cataguasense, G Beat, de 20 anos, que abriu a noite mostrando suas composições bem elaboradas e uma excelente presença de palco para quem estava se apresentando em sua própria "casa", e logo para uma multidão. O rapaz está sendo produzido pelo DJ Maraknã, também de Cataguases. G Beat, como se diz na gíria, "mandou super bem" e arrancou aplausos da plateia. Em seguida outra dupla cataguasense também se apresentou e ainda o grupo "3030", que reúne os MC's Rod e LK, que juntaram suas ideias e criaram a dupla. Hoje os dois preparam-se para lançar o "EP ritivo de Volta ao Início".
A entrada no palco dos "3 Temores" foi quase apoteótica, com o público acenando com as mãos para cima. O trio não deixou por menos e tratou de manter a energia nas alturas. E todo mundo dançou e cantou. O maior show de rap da história de Cataguases estava apenas começando e reservava cenas jamais imaginadas por aqui como pessoas praticando dança de rua, a chamada "Street Dance" em plena praça, além da tradicional tietagem sobre os músicos, afinal, Emicida, é hoje se não o maior, umas das maiores estrelas deste estilo musical no país.
O show "Os 3 Temores" integra o Projeto Usina Cultural, tem a produção de Fausto Menta, apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e patrocínio da Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. As fotos são de Juliana Junqueira, com exclusividade para o Site do Marcelo Lopes.
[gallery link="file" order="DESC"]
{{banner-interno}}
[caption id="attachment_6880" align="aligncenter" width="400" caption="O carro de Zing foi encontrado abandonado próximo a Lepoldina"][/caption]
O motorista de táxi conhecido pelo apelido de "Zing", que tem ponto em frente ao terminal rodoviário em Cataguases, sofreu um assalto na noite deste domingo, 29, por volta das 21 horas, quando levava em seu carro dois homens, sendo um negro, aparentando pouco mais de vinte anos de idade. O outro passageiro era branco, segundo a testemunha que viu toda a ação quando chegava em sua residência.
O assalto teria acontecido - segundo a testemunha que chamou a polícia - na entrada do Bairro Bonsucesso, próximo ao Clube Meca. Lá, de acordo com ela, Zing foi baleado com um tiro no peito que teria acertado a região da mama direita, retirado do veículo e colocado no porta malas do seu Fiat Senna, prata, placa HXB-0050, de Cataguases-MG, com um dos assaltantes assumindo a direção direção e seguindo sentido Leopoldina.
A viatura "Prevenção Ativa" da PM atendeu ao chamado com os policiais Soldado Fortunato e o Sargento Eduardo, que após seguir as pistas da testemunha encontrou o carro na localidade conhecida como "ponte preta" a cerca de 100 metros do trevo com a BR-116, na chegada de Leopoldina. Neste momento, Zing já havia conseguido escapar do porta malas que se abriu após receber vários chutes e aguardava socorro do lado de fora do veículo. Os policiais então o encaminharam para a Casa de Caridade Leopoldinense onde foi medicado e está em observação, mas não corre risco de morte, segundo informaram. A Polícia não tem certeza ainda se o caso foi mesmo assalto o que somente será esclarecido após o depoimento da vítima.
A reportagem do Site do Marcelo Lopes entrou em contato com a Casa de Caridade Leopoldinense para obter informações sobre o estado de saúde de Zing, pessoa conhecida na cidade e que trabalha como taxista há mais de vinte anos, mas a funcionária que atendeu ao telefone - que não quis se identificar - negou-se a falar sobre o caso alegando cumprir ordem da direção daquele hospital.
Novas informações sobre este episódio a qualquer momento. (Fotos: Juliana Junqueira)
[caption id="attachment_6881" align="aligncenter" width="400" caption="Os policiais que atenderam à ocorrência, localizaram o veículo e fizeram o priimeiro atendimento à vítima"][/caption]{{banner-interno}}
A esposa de José Pio, funcionário público municipal que está internado na UTI do Hospital São Paulo, em Muriaé, Edna Oliveira, conversou por telefone no começo desta noite com o jornalista Marcelo Lopes, editor deste site, quando lhe informou que seu marido passou este domingo "animado, conversando e fez mais uma sessão de fisioterapia pulmonar". Ela revelou que os médicos lhe disseram que o estado de saúde de José Pio vem desenvolvendo dentro do quadro previsto para estes casos (fratura de vértebra).
Nesta segunda-feira, 30, o paciente passará por nova avaliação sobre o quadro de tetraplegia, mas Edna disse estar mais otimista quanto a regressão deste quadro porque José Pio teria feito um leve movimento com um dos braços nesta tarde. Mesmo assim, Edna continua contando com as orações dos muitos amigos de seu marido, que além de trabalhar com o público participa de diversas atividades esportivas e religiosas no município.{{banner-interno}}