A Agência da Receita Federal em Cataguases vai fechar. A notícia foi confirmada ao Site do Marcelo Lopes na tarde desta quarta-feira, 20 de junho, pelo chefe daquele órgão na cidade Pablo Biazollo. Ele acrescentou que as atividades serão suspensas no dia 05 de julho. A decisão de fechar as portas da agência em Cataguases seria da direção da Receita Federal em Brasília, com apoio do governo federal, revelou Pablo.
O motivo para o fechamento não foi revelado por Pablo que disse estar aguardando mais informações vindas do órgão em Juiz de Fora. Sabe-se, porém, que desde 2016 a Receita vem adotando esta prática que vem sendo justificada com os argumentos de economia e questão orçamentária. Outro motivo seria o fato de que atualmente 90% dos serviços da Receita Federal são feitos online, mas, apesar disso, há situações em que a presença é necessária. No Sindreceita, sindicato da categoria que reúne os analistas tributários, discutiu o assunto em abril de 2017 como "reestruturação tecnológica". Segundo ainda Pablo Biazollo não há como reverter a decisão que já teria sido assinada, disse. O que se pode tentar conseguir a partir de agora, é abrir em Cataguases um Posto de Atendimento ao público.
A agência em Cataguases, atualmente, funciona na Rua Major Vieira, 300, no andar térreo de um prédio. Cataguases recebeu a Coletoria Federal, que também foi chamada de Exatoria Federal em 1902. Com esse nome ela funcionou até 19 de fevereiro de 1969, quando passou a ser chamada Agência da Receita Federal e era dirigida por Aristides Alves Braga que assumiu o cargo em 1934 e lá permaneceu até 1976. As informações são do livro "Cataguases Centenária", de Levy Simões da Costa.{{banner-interno}}
A Polícia Militar recuperou no final da tarde desta terça-feira, 19 de junho, onze de doze baterias estacionárias que haviam sido roubadas na subestação da Operadora Claro, no bairro Bom Pastor, em Cataguases. Elas foram furtadas do local no dia 16 último e localizadas pela equipe de funcionários da empresa graças a um GPS instalado nas baterias que - juntas - custam R$ 18 mil.Nesta terça-feira, funcionários da empresa avisaram a Polícia que haviam localizado as baterias em uma rua do Bairro São Sebastião, graças ao sistema de rastreamento por GPS. Os militares foram até o local onde o sinal indicava e depois de conversarem com alguns moradores identificaram a residência onde estaria o rastreador. Em seguida conversaram com o morador que confirmou estar guardando sete baterias a pedido de um conhecido que lhe disse iria entregar em outra casa, mas não havia ninguém no imóvel, garantindo que voltaria mais tarde para fazer a entrega.
Os militares apreenderam as baterias e continuaram em busca das outras cinco furtadas. Quatro delas foram encontradas em um imóvel no centro de Cataguases, mas a quinta não foi localizada. Nenhuma pessoa foi presa, conforme revelou a PM, mas o Boletim de Ocorrência foi lavrado com todos os dados das pessoas envolvidas e as investigações, agora, estão à cargo da Polícia Civil.{{banner-interno}}
A Energisa Minas Gerais convocou a imprensa da região para uma coletiva na tarde desta quarta-feira, 20 de junho, em sua sede na Reta da Saudade, para explicar e sanar dúvidas sobre o reajuste tarifário autorizado pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica - de 11,21% para consumidores residenciais (chamada baixa tensão) e de 15,44% para o setor industrial (média e alta tensão). O aumento entra em vigor na próxima sexta-feira, 22. O reajuste tarifário anual da distribuidora vale para todas as cidades por ela atendidas.
Além de conversar com a imprensa sobre o reajuste, a empresa divulgou uma nota em que revela "o efeito médio (do reajuste) a ser percebido pelo consumidor será positivo de 12,05%, ou seja, uma elevação tarifária a partir de 22 de junho de 2018. Além disso a empresa ressalta que o impacto maior do reajuste vem de setores que não estão sob gestão da Energisa. Veja a nota na íntegra, abaixo.
"A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje o índice de reajuste tarifário da Energisa Minas Gerais. O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa. Estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica."
"O efeito médio a ser percebido pelo consumidor será positivo de 12,05%, ou seja, uma elevação tarifária a partir de 22 de junho de 2018."
"O quadro abaixo apresenta o efeito médio que será percebido pelos clientes."
Na tabela a seguir, pode-se observar o Efeito Médio Total de 12,05% aberto por componente tarifário:
Nos Encargos Setoriais tem-se um impacto de +1,62%, sendo que +2,36% deve-se a quota CDE e -0,86% ao ESS. No Transporte de Energia tem-se 2,27%, sendo +2,25% de Uso do Sistema de Distribuição, devido aos reajustes tarifários da Light e Cemig. A Compra de Energia é responsável por +7,54% do efeito médio, cujo o principal ofensor é a situação hidrológica vivenciada no país nos últimos meses, provocando o acionamento de geradores termoelétricos com elevados custos.
Com destaque, na Distribuição tem-se um impacto de +0,53%, devido ao IPCA observado no período, e ao compartilhamento dos ganhos de eficiência da EMG com os consumidores.
Em resumo, o efeito médio total a ser observado pelos consumidores da Energisa Minas Gerais é majoritariamente formado por componentes da Parcela A, ou seja, componentes que não estão sob gestão da distribuidora.
Composição da tarifa de energiaA tarifa de energia elétrica é composta por custos da distribuição, que formam a Parcela B da tarifa, e os custos de transmissão e geração de energia, além de encargos e impostos, chamados de Parcela A. O preço final da tarifa é dividido, portanto, em duas parcelas:
• Parcela A – trata-se de custos cujos montantes e preços escapam à vontade ou gestão da distribuidora, que atua apenas como arrecadadora;
• Parcela B – custos diretamente gerenciáveis, administrados pela própria distribuidora, como operação e manutenção e remuneração dos investimentos.
Veja na conta de luz abaixo a composição da tarifa e a distribuição de valores entre parcelas A e B:
{{banner-interno}}
Dois homens assaltaram no meio da tarde desta terça-feira, 19 de junho, o posto de combustíveis de Santana de Cataguases (18 km de Cataguases). Não houve feridos e a quantia levada pelos assaltantes não havia sido contabilizada até o fechamento desta matéria.
Segundo informou o sargento Henrique Santana, que assumiu o caso, os rapazes usaram uma motocicleta preta, e apenas um deles, o que estava na garupa, desceu do veículo e anunciou o assalto. Assim que pegou o dinheiro que estava no caixa, voltou para a moto e a dupla seguiu em alta velocidade sentido a Cataguases ou Sereno, conforme revelou aquele militar.
A Polícia Militar acionou suas equipes em Cataguases e fez uma operação de cerco bloqueio nas entradas da cidade, além de rastreamento nas estradas vicinais à procura dos suspeitos. Outros municípios da região também foram avisados, mas até o fechamento desta matéria ainda não havia pistas sobre os autores do assalto. As buscas continuam, completou o sargento.{{banner-interno}}
A chegada de junho leva as pessoas a se animarem para participar das tradicionais festas juninas que se sucedem no calendário da cidade e região. Afinal, tradição é tradição. Por aqui, mantendo este costume gostoso e muito popular, estes eventos são pura diversão e descontração com as apresentações das quadrilhas e, principalmente, com deliciosas guloseimas típicas para saborear em cada festa. São variadas opções de comidas e bebidas como a paçoca e o quentão, entre outros. O friozinho desta época, só ajuda a entrar ainda mais no clima.
Este ano, os alunos das Faculdades Integradas de Cataguases - FIC - estão organizando o I Arraiá dos Veteranos, que será realizado no dia 23 de junho, a partir de 18 horas com renda totalmente revertida aos fundos de formatura dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Logística e Ciências Contábeis. A festa acontecerá nas dependências da faculdade e contará com ampla área de estacionamento.
Como atração principal, a dupla Felipe e Edu ficará por conta de manter todo mundo animado, cantando e dançando o melhor do sertanejo universitário. Uma grande fogueira dará o toque especial na decoração, além de diversas opções de brincadeiras envolvendo todo o público. A entrada é de apenas R$5,00 e pode ser comprada antecipadamente com os alunos que estão organizando o evento. (Fotos: Arquivo FIC){{banner-interno}}