A Energisa atendeu as reivindicações das delegacias de Polícia de Cataguases e de Leopoldina e doou, na última quinta-feira, 3, equipamentos que ajudarão a melhorar a estrutura de atendimento daquelas instituições, e visa também, contribuir com o bom funcionamento da Polícia Civil em sua área de atuação.
O funcionário da Energisa, Plínio Gomes Campos, entregou dois aparelhos de ar condicionado de 12 mil BTU's para a Delegacia Regional de Leopoldina. As doações foram recebidas pelos delegados Paulo Marinho Goldstein e André Luis de Oliveira (foto acima). Em Cataguases, a delegada Flávia Alvarenga recebeu da empresa um computador com uma impressora multifuncional, na caixa (foto abaixo).{{banner-interno}}
O governo de Minas fechou, recentemente, o Posto Fiscal situado no Km 274 da BR-356, em Muriaé. Lá, auditores fiscais do Estado trabalhavam fiscalizando o recolhimento do ICMS, o principal tributo que o Estado recebe. Do montante arrecadado com este imposto, 82% são destinados à receita estadual e 25% são repassados aos municípios. O fechamento surpreendeu a população daquela cidade e na última quinta-feira, 3, a Rádo Muriaé, entrevistou o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais, Lindolfo Fernandes de Castro, que falou sobre o episódio e suas consequências para os municípios mineiros.
Lindolfo confirmou ter sido iniciativa do Governo de Minas o fechamento do Posto Fiscal de Muriaé, acrescentando que em nenhum momento "durante as reuniões que fazemos, este assunto foi tratado, nem tampouco os técnicos do Governo apresentaram um estudo que justificasse o fechamento deste Posto", revelou. O governo vem divulgando que o encerramento destas unidades deve-se ao uso crescente da Nota Fiscal Eletrônica e a um melhor aproveitamento da mão-de-obra. Lindolfo, porém, discorda desta postura. "Nada substitui o trabalho de corpo a corpo e o de orientação que muitas vezes os auditores fazem durante sua fiscalização", salientou. Além disso, o Presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais afirmou que "a nota fiscal eletrônica não inibe a sonegação de impostos".
Lindolfo encerrou garantindo que haverá perda na arrecadação "assim como ocorreu quando foram fechados os Postos de Turama, no Triângulo Mineiro, e o de Unaí, no Oeste do Estado". Ele disse que a entidade que preside tem levado este assunto ao conhecimento dos prefeitos uma vez que são também afetados com a queda na arrecadação. No próximo dia 10, será realizada uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais sobre este asunto.
Os auditores que trabalham nos postos de fiscalização conferem se as cargas dos veículos estão de acordo com que está declarado nas notas fiscais. Todo veículo que estiver carregado com alguma mercadoria ou qualquer tipo de material, é obrigado a emitir uma nota fiscal e, ao passar por um posto fiscal, parar para ser fiscalizado. Caso o documento fiscal não tenha sido emitido, ou a carga não esteja de acordo com o que está declarado no papel, a pessoa é autuada. (Fonte e foto: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou o afastamento do prefeito de Caratinga, na Região do Vale do Rio Doce. João Bosco Pessine é suspeito de envolvimento em um esquema de corrupção. De acordo com as investigações do Ministério Público Estadual, vereadores teriam recebido dinheiro para votar a favor de projetos de interesse do executivo municipal.
Em março, a Justiça há havia determinado o afastamento de Pessine, mas ele voltou a ocupar o cargo por ordem de uma liminar. O Ministério Público entrou com recurso justificando que, com o prefeito no cargo, as investigações poderiam ser prejudicadas.
No dia 25 de abril, a Corte Superior do TJMG considerou o pedido procedente e suspendeu a liminar que matinha o prefeito no cargo, de acordo com a assessoria de imprensa do tribunal. A Câmara de Vereadores de Caratinga informou que recebeu o pedido de afastamento, mas ainda não determinou a data da posse do vice-prefeito.
Em janeiro, mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas dos suspeitos, na Câmara de Vereadores e na prefeitura da cidade. Durante a operação, foram recolhidos computadores, documentos públicos e particulares, além de cheques e comprovantes de transações bancárias. (Fonte: G1){{banner-interno}}
O vereador do município de Recreio, Noé Miniguiti Corrêa, foi preso na quinta-feira, 3, em Leopoldina, após denúncia de compra de votos. Ele é pré-candidato à reeleição. De acordo com informações prestadas pela Polícia Militar, em Leopoldina, sua prisão aconteceu nas dependência do Cartório Eleitoral daquela cidade.
Noé chegou ao estabelecimento acompanhado de três mulheres moradoras em Recreio. Leila Liberato de Souza, Edenise Aparecida Liberato de Souza e Rosilane Aparecida da Silva, contaram à polícia que o vereador as trouxe até Leopoldina para solicitar a emissão do título de eleitor e que ele teria lhe oferecido cobrir "todas as despesas de deslocamento em troca de votos", segundo registra o Boletim de Ocorrência.
Ainda de acordo com a PM, Noé estaria "arrependido" e disse que cometeu o ato levado pelo exemplo de outros candidatos de sua cidade que também agiram da mesma forma. Noé Corrêa, no auto de prisão em flagrante, reservou-se ao direito de somente prestar declarações em juízo.
Noé foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil, onde o Delegado, André Luis de Oliveira Cardoso, o enquadrou no art. 299 do Código Eleitoral, que trata da prática de compra de votos, cuja pena é de reclusão de até 4 anos. Noé, pagou fiança de R$5 mil e foi liberado para responder ao processo em liberdade. (Com fotos de Jornal Leopoldinense){{banner-interno}}
A iniciativa de levar para o mesmo palco o conhecido grupo Aero e a renomada intérprete cataguasense, Maria Alcina, reuniu em uma mesma noite o melhor da música popular brasileira produzida em Cataguases. O Aero, que começou sua carreira no começo dos anos oitenta e desde então tornou-se referência na cidade e região, tocou seus sucessos e apresentou as músicas do mais novo CD "Sensual" que será lançado entre o final deste mês e junho.
Maria Alcina, por sua vez, volta a se apresentar em sua terra natal, após um longo período distante e trouxe ao palco músicas de seus dois últimos trabalhos. O CD "Maria Alcina confete e serpentina" , de 2009, premiadíssimo pela crítica e o mais recente "Bojo e Maria Alcina Agora", em que ela faz um encontro com a música eletrônica. A cantora, em entrevista ao Site, contou ter adorado esta incursão "por este universo até então desconhecido".
Antes dos shows foi exibido um vídeo que chamou a atenção do público por conter a apresentação de Maria Alcina, no Maracanãzinho, em 1972, interpretando a música "Fio Maravilha" e uma homenagem à atriz cataguasense, morta ano passado, Fernanda Lobo. Em seguida o Grupo Aero fez sua apresentação com a competência e talento que são as marcas de sua carreira. No repertório os sucessos da banda, bem como os de outros autores com os quais o Grupo se identifica, homenagens aos novos talentos da cidade e as canções do CD que está prestes a ser lançado. Duas horas de muita música de excelente qualidade.
A cantora cataguasense de maior sucesso, porém, mostrou mais uma vez porque é considerada uma das principais intérpretes da música brasileira. Emocionada, como confessou estar logo após a primeira música, ela se soltou e mostrou toda a sua energia e vigor. Afinal, quem estava no palco era a Maria Alcina, aquela pessoa inquieta e que é movida a música em sua mais pura forma. Um show memorável com a força das canções de "Confete e Serpentina", realmente se não o melhor, um dos melhores de sua longa carreira.
Show à parte, Maria Alcina contou como surgiu o relacionamento com o Grupo Aero. "Eles foram até minha casa com meu irmão Flávio, quando me deram o CD com o trabalho deles, que eu gostei muito. Mas foi um encontro rápido. Depois disso surgiu a possibilidade de realizar este show, que me convidaram e eu aceitei o convite na hora. Pouco tempo depois me encontrei novamente com o Emanuel Messias, conheci outros trabalhos deles, vi o quanto são profissionais. A gente tem conversado muito sobre dar continuidade a esta parceria. Pode ter certeza que vem mais coisa por aí", avisou.
Veja as fotos dos dois shows que foram feitas com exclusividade por Juliana Junqueira.
[gallery link="file" order="DESC" columns="4"]
{{banner-interno}}