A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou o ranking das distribuidoras de energia do país em relação à qualidade do serviço prestado: a Energisa Minas Gerais é a quarta melhor entre as 11 distribuidoras da região Sudeste e a décima entre as 33 maiores distribuidoras do país. No período de janeiro a dezembro de 2011, foram avaliadas todas as 63 distribuidoras divididas em dois grupos, sendo 33 no mercado anual de energia com mais de 1 TWh (terawatt hora), onde se enquadra a Energisa Minas Gerais, e 30 no mercado anual abaixo de 1 TWh.
A excelente classificação da Energisa Minas Gerais é resultado dos investimentos constantes em obras de modernização do sistema elétrico que têm a finalidade básica de reduzir a duração e o tempo das interrupções no fornecimento, melhorando a qualidade da energia que chega aos 384 mil clientes da Zona da Mata. Prova disso é que, em 2011, a Energisa conseguiu reduzir em 21,9% o DEC (indicador que mede o tempo médio em horas que o cliente fica sem energia em determinado período) e em 33,7% o FEC (indicador que mede a frequência média com que ocorrem as interrupções de energia), em relação a 2010.
O ranking é elaborado com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade – DGC, formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC e FEC das distribuidoras em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL. Dessa forma, pode-se afirmar que as distribuidoras mais bem colocadas possuem, na média, melhor continuidade do serviço em relação às demais. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa Minas Gerais){{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases retoma logo mais, às 19 horas, a realização de sua Sessão Ordinária semanal, que acontecem sempre ás terças-feiras. A Secretaria daquela Casa divulgou a Pauta de trabalho de hoje que conta com um veto do Prefeito ao projeto de lei nº04/2012, de autoria do Vereador José Hermaty da Veiga, o Canecão, que pretendia obrigar a utilização de máscaras, luvas e protetores de cabelo na situação em que menciona. A Sessão também prevê a votação de outro projeto de lei (nº 13/2012) de autoria do mesmo Vereador que quer dar um dia de folga por ano para o funcionário público municipal do sexo masculino fazer o exame de próstata.
O Vereador Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, faz um requerimento (nº 46/2012) ao Executivo Municipal em que solicita "cópia do edital 2010 de licitação para transporte de estudantes do Cefet de Leopoldina usando verba do Fundeb; Cópia de aditivos até 2012 de contratos para transporte de estudantes do Cefet de Leopoldina firmados com a empresa Sereno Tur; Cópia das notas fiscais de pagamento à Empresa Sereno Tur para transporte de estudantes do Cefet de Leopoldina; Cópia de documentos dos três ônibus da empresa Sereno Tur que transportam estudantes para o Cefet de Leopoldina; Cópia do DUT dos ônibus citados no 2º e 3º Termo Aditivo do contrato 023/2010, firmado entre a prefeiturai e a Sereno Tur. Placas do ônibus: LBO 8130,KOL 8819, MCR 3616 e HDI 2930".
Já o Vereador Vicente de Paulo Dias faz dois requerimentos ao Executivo. O de número 47/2012 quer saber "se está prevista a construção de calçadas na rua Capitão Marcos, na Vila Minalda, extensão que dá fundos para o rio Pomba (onde há plantio de várias amendoeiras", e no de número 48/2012 pede informações sobre a data em que serão asfaltadas as ruas do Bairro Paraíso, "conforme publicação no Jornal Cataguases, nº 3.199, edição de 06 de abril p. passado".
Outros dois vereadores também fazem requerimentos ao Executivo Municipal. O de número 49/2012 é de autoria de Fernando Medeiros Pereira, o Fernandinho de Sereno, que pergunta "quais providências estão sendo tomadas para a colocação das placas com os nomes das Ruas José de Souza Lima, Wadih Miguel João e Francisco de Melo Cavalhieri no Distrito de Sereno e Atair José da Silva no Distrito de Cataguarino?" O Vereador Guilherme Valle de Souza apresenta o Requerimento nº 50/2012 solicitando informações da prefeitura sobre uma possível instalação "pelo setor competente, de câmeras de segurança nos pontos de táxi, visando coibir práticas delituosas"
No Grande Expediente estão inscritos os vereadores Guilherme Valle de Souza, Vicente de Paulo Dias e Vanderlei Teixeira Cardoso. Também vão usar aquela Tribuna Willian José Lourenço Jerônimo que vai falar sobre o alagamento causado pela chuva em residência localizada à Rua Sigismundo Ferreira, Vila Reis e, por fim, a médica pneumologista, Marisia de Almeida Ritti, que vai ab ordar o tema "Tuberculose e Tabagismo".{{banner-interno}}
[caption id="attachment_7286" align="aligncenter" width="209" caption="Tairises da Silva Roque, momentos antes do início da entrevista"][/caption]
A Coordenadora do Programa DST/HIV/Aids, do município de Cataguases, Tairises da Silva Roque, participou do programa "Conversa Franca", na Rádio Brilho FM, apresentado por Sousa Mendonça e foi entrevistada pelo jornalista Marcelo Lopes, editor deste site. Entre outros assuntos, ela disse que em Cataguases a epidemia da Aids "está em ascensão ao contrário do que acontece nas grandes cidades, onde está regredindo principalmente por causa da facilidade no acesso à informação, enquanto que no interior falar sobre sexo ainda é tabu. Além disso há muita gente acreditando que está imune à doença, o que é não é verdade", completou.
Tairises revelou que "em abril registramos 116 portadores do vírus, mas este número certamente é maior, porque estes dados que temos referem-se aos que são notificados e fazem o tratamento através da Secretaria de Saúde, e muitos ainda não sabem serem portadores ou fazem o tratamento particular e até mesmo em outra cidade", informou. E acrescentou: "Ano passado nós tivemos onze casos registrados e este ano, só no mês de abril, registramos nove casos. Precisamos agora, esperar os próximos dois meses para saber se isto não é uma tendência", concluiu.
Ela contou que a Secretaria Municipal de Saúde possui toda a infraestrutura e, inclusive, oferece o exame anti-HIV "gratuitamente e de forma sigilosa" através do CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento, recentemente implantado no município. Segundo explica Tairises, "o CTA é destinado a pessoas que suspeitam estar com a doença. Lá, o paciente será aconselhado e orientado a fazer o teste para saber se está ou não com o vírus", completou. Ela disse também que "hoje os testes conseguem detectar o vírus entre trinta e sessenta dias após a última relação sexual desprotegida".
Em caso de resultado positivo no teste, a Secretaria Municipal de Saúde encaminha o paciente para Juiz de Fora onde existe o Serviço de Atendimento Especializado, o SAE. Esta realidade, no entanto, revela, a Coordenadora do Programa DST/HIV/Aids em Cataguases, "vai mudar nos próximos dias, porque a Secretaria de Saúde em Cataguases vai inaugurar o seu próprio SAE, em uma sala na própria Secretaria", explicou. Ela disse também que o portador do vírus HIV pode ficar vários anos sem desenvolver a Aids que, neste caso, se manifestará por meio de "doenças oportunistas" como gripe, tuberculose, toxoplasmose, entre outras, finaliza.
[caption id="attachment_7289" align="aligncenter" width="400" caption="Sousa Mendonça durante a abertura do programa anuncia a presença de Tairises"][/caption]{{banner-interno}}
No dia 28 de abril uma motocicleta Honda, modelo Tornado XR 250, preta, placa GXN 8797, foi roubada em Cataguases. No último sábado, por volta das 23:50 h, este mesmo veículo foi o responsável por um acidente em Leopoldina.
Naquela noite uma motocicleta Honda CG Fan, vermelha, placa HEO 8732, de Leopoldina, dirigida por Antônio Carlos Izídio, trafegava pela Rua Elias Veiga, no Bairro Eldorado, quando ao virar para a Rua Coronel João Lau, sofreu uma colisão com a moto Honda Tornado onde estavam o condutor e outro ocupante que se dirigiam sentido ao Bairro Quinta Residência.
Com o choque os dois veículos caíram ao chão, e os homens que estavam na Tornado XR 250, após serem ajudados por populares, fugiram do local. No entanto as pessoas que lhes prestaram socorro os identificaram para a Polícia que fez uma busca na região sem obter êxito, e foi em seguida até à residência do condutor que foi identificado por seus familiares.
O condutor da moto CG Fan foi levado ao hospital em Leopoldina com fratura exposta na perna esquerda. A Polícia Militar também acionou a perícia técnica e a Honda Tornado foi apreendida e removida para o pátio do Auto Socorro São Pedro, naquela cidade. O episódio foi filmado por uma câmera de segurança existente no local e será usada para esclarecer detalhes do acidente. As informações são da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente em Leopoldina.
Foragido é recapturado
Na madrugada da última sexta-feira, 11, por volta das 3:30 horas, a Polícia Militar realizava um patrulhamento preventivo no Bairro Ibrahim, quando ao passar pela Rua Manoel Barbosa, os policiais perceberam um homem correr após ver a aproximação da viatura. Teve início então uma perseguição ao suspeito que pulou uma cerca de arame farpado e entrou em um matagal existente nas proximidades. Depois de alguns minutos os policiais o localizaram escondido em meio a vegetação com o corpo parcialmente submerso em um pântano.
Ele foi detido para averiguação e identificado como Anderson de Souza Alves, de 31 anos, mais conhecido como “Dica”, que estava foragido do presidio de Cataguases. Segundo informou a PM, havia um mandado de prisão contra “Dica” decorrente de sua fuga. Ainda de acordo com a polícia o próprio fugitivo confirmou não ter retornado ao presidio após desfrutar de um benefício de sete dias em casa. Ele cumpria pena por furto e agora foi preso em flagrante e voltou ao presídio.{{banner-interno}}
A Prefeitura de Leopoldina está com inscrições abertas para o preenchimento de diversos cargos através de Concurso Público. A organização do evento está a cargo do Instituto Brasileiro de Administração – IBAM – e as inscrições serão encerradas no dia 18 de maio, próxima sexta-feira. Os interessados podem se inscrever pela internet, através do endereço www.ibam-concursos.org.br, ou no Edifício Athenas, 2º andar, situado na Praça Professor Botelho Reis, 28, centro, Leopoldina, das 9 às 17 horas.
O valor da taxa de inscrição varia de acordo com o cargo pretendido. Para os de nível superior, R$72,00 (setenta e dois reais); R$52,00 (cinquenta e dois reais) para os cargos de nível médio e R$35,00 (trinta e cinco reais) para aqueles que vão concorrer a cargos de nível fundamental completo ou incompleto.
As provas serão realizadas no dia 17 de junho de 2012, a partir das 13 horas. Os portões serão abertos uma hora antes. Os candidatos terão 3 (três) horas para responderem às questões. O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, por ato do Prefeito de Leopoldina.
Estão sendo oferecidas vagas para os seguintes cargos:
Nível Superior: Cirurgião-Dentista (Endodontista), Enfermeiro, Fonoaudiólogo e Médicos nas seguintes especialidades: Cardiologista, Dermatologista, Endocrinologista, Hematologista, Mastologista, Oftalmologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Plantonista, Psiquiatra, Radiologista, Urologista, Veterinário e Médico PSF; Professor de Educação Básica II, Professor de Educação Básica III: Artes, História;
Nível Médio: Auxiliar de Enfermagem PSF, Fiscal Sanitário, Técnicoem Higiene Dental, Técnico em Segurança do Trabalho;
Nível Fundamental Completo: Atendente de Consultório Dentário;
Nível Fundamental Incompleto: Bombeiro Hidráulico, Calceteiro, Eletricista, Jardineiro, Marceneiro, Operador de Máquinas, Pedreiro, Agente de Serviços Auxiliares (Obras Públicas e Serviços Urbanos).
O edital do Concurso Público pode ser acessado através dos endereços eletrônicos www.ibam-concursos.org.br e www.leopoldina.mg.gov.br e também está afixado nos quadros de avisos da Prefeitura.{{banner-interno}}