A Câmara Municipal de Cataguases realiza logo mais, a partir das 18 horas, sessão ordinária que promete ser longa e bastante concorrida. Haverá a entrega das moções de congratulações a diversas pessoas que se destacam em suas atividades e, em seguida, a apresentação do Grupo de Canto e Dança Afro Justino e São Vicente. Logo depois os vereadores deverão definir a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito - CEI - ou a Comissão de Assuntos Relevantes para investigar o "Escândalo do Cemitério" como ficaram conhecidas as supostas vendas irregulares de túmulos naquele local. O próprio acusado de ser o responsável pelas possíveis irregularidades, o ex-administrador do Cemitério, Valdecir Machado Taveira, surpreendeu os vereadores, na última sessão, ao se pronunciar favorável à criação da Comissão de Inquérito.
O pedido de instalação da CEI é de autoria do Vereador Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, e precisa da assinatura de três vereadores para começar a funcionar. Até o final da última semana os vereadores João do Carmo Lima, o Boiadeiro, e José Hermaty da Veiga, o Canecão, haviam confirmado que assinariam o documento. Na quinta-feira, porém, o prefeito Willian Lobo de Almeida, em reposta ao jornalista Marcelo Lopes, editor deste site, durante uma entrevista à Rádio Brilho, revelou que preferia a instalação, pela Câmara, de uma Comissão de Assuntos Relevantes. A dúvida que paira sobre a reunião desta noite é se a preferência do prefeito pode levar os vereadores favoráveis à CEI a repensarem sua postura neste caso.
Também serão votados os projetos de lei de autoria do Executivo autorizando a assinar termo de cooperação com o INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, outro que autoriza assinatura de termo de convênio com a UNDIME/MG - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Minas Gerais, o projeto de lei que institui o Abrigo Casa da Criança de Cataguases, altera e cria nomenclatura de cargos de acordo com o SUAS - Sistema Único de Assistência Social - e o projeto de lei que institui o Abrigo Casa do Adolescente de Cataguases.
Já o vereador José Hermaty da Veiga pretende ver aprovado seu projeto de lei que concede o direito a uma folga anual para servidoras públicas municipais de Cataguases realizarem exames de controle do câncer de mama e de colo de útero. Dois requerimentos também serão votados nesta sessão. O primeiro de autoria do Vereador Vanderlei Teixeira Cardoso, que quer saber "que providências estão sendo tomadas para a criação do Conselho Municipal da Juventude de Cataguases?", e pede esclarecimentos sobre "ação cautelar em andamento na 2ª Vara Cível (processo 0005423-13.2012.8.13.0153), referente imóvel sito à Avenida Astolfo Dutra, 117 - Centro". O imóvel em questão é onde funcionou a Redação do Jornal Cataguases durante vários anos e foi demolido recentemente e vendido em leilão.
{{banner-interno}}
O Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais (GMG), por meio da de Defesa Civil (Cedec-MG) promoverá, nesta quinta-feira (31), o Seminário de Fechamento do Período Chuvoso de 2011/2012. O evento será realizado a partir de 8h30, no Auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, no bairro Prado, em Belo Horizonte. Um dos palestrantes do evento será o Prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, que vai contar a experiência bem sucedida vivida em Cataguases no início deste ano com a enchente
O seminário tem como objetivo apresentar aos cidadãos e aos gestores envolvidos nas operações de enfrentamento a desastres, o estudo das ações realizadas durante o período de chuva que atingiu o Estado, entre o fim do ano passado e início deste ano. Essa discussão está inserida na constante busca pelo aprimoramento do planejamento futuro.
O período chuvoso de 2011/2012 foi um dos mais intensos dos últimos anos e exigiu, por parte de todos os órgãos envolvidos, sejam eles estaduais ou municipais, muito esforço e trabalho.
Gestão estratégica
Regida pelos princípios da gestão estratégica, a Defesa Civil não atuou apenas emergencialmente, apoiando em campo os municípios afetados, mas também prevenindo e preparando os gestores municipais para o enfrentamento de desastres, por meio de diversos cursos e capacitações aos seus técnicos e voluntários.
Essa iniciativa expressa o interesse da Defesa Civil em promover um conhecimento ampliado e organizado que visa à melhoria constante do seu trabalho, permitindo que seus parceiros e demais envolvidos com as ações de enfrentamento a desastres avaliem as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução do período chuvoso 2011/2012.
{{banner-interno}}
Uma multidão calculada pelos organizadores em torno de 8 mil pessoas assistiu ao show gratuito do cantor gospel Davi Sacer, na noite desta segunda-feira, 28, na Praça Rui Barbosa, em Cataguases. O evento foi organizado e realizado pela rádio evangélica Melodia FM, dirigida pelo empresário Alexandre Ferreira. Davi é um dos ídolos da música gospel no país e tem uma legião de fãs espalhadas pelo Brasil. Aqui, o público cantou, dançou e fez louvores à Deus sob o seu comando. Um show de fé e de alegria e de confraternização.
Prestigiaram o evento, o prefeito Willian Lobo de Almeida juntamente com o Secretário Municipal de Cultura, José Vítor Lima e o Chefe de Gabinete, Ivan Rosa; a ex-prefeita Maria Lúcia Mendonça; o comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases, Capitão Levindo Roberto Pereira Filho, o advogado da rádio Melodia, Serafim Spíndola, pastores de diversas igrejas da cidade e região e o sócio proprietário da Pró1 Produções Artísticas, Anderson Prado, entre outros.
Davi Sacer já foi indicado a vários prêmios, entre eles o Troféu Talento (considerado um dos maiores prêmios da música cristã brasileira), e premiado em diversas categorias, como Intérprete Masculino e Compositor. Sucesso em mais de 66 países, Davi Sacer já vendeu, ao longo de sua carreira, mais de 4 milhões de discos. Durante duas horas, ele comoveu o público com suas canções e ministrações, como "O chão vai tremer", "Olha pra mim", "Marca da promessa", "No caminho do milagre" e "Deus de promessas". Ao final, o público - que veio de várias cidades da região - aplaudiu com entusiasmo o show que foi movido pela fé. (Fotos de Lilian Donofre)
[gallery link="file" order="DESC"]{{banner-interno}}
Uma carreta Volvo FH12, com placa DBC-3271 – Fortaleza- CE, tombou na manhã desta segunda-feira, 28/5, por volta das 7:45 horas, na altura do KM 783 da BR 116, próximo ao Posto Socorro, em Leopoldina.
O veículo estava carregado com bombonas contendo dióxido de amônia e algumas delas se romperam, derramando o conteúdo na pista e na margem da rodovia. A carreta também transportava outros produtos químicos como graxa e lubrificantes entre outros ainda não identificados.
A Policia Rodoviária Federal está fazendo um levantamento das notas fiscais para identificação de toda a carga. Técnicos da Copasa estiveram no local e imediatamente identificaram, pelo cheiro, a presença de amônia. A empresa ainda está avaliando a proporção da contaminação no córrego cuja água é usada para o abastecimento da cidade Leopoldina.
O motorista teve ferimentos leves, mas inalou boa quantidade de amônia o que o fez ser levado para a Casa de Caridade Leopoldinense.
A Copasa ainda não divulgou nota oficial com explicações sobre a qualidade da água em Leopoldina após este acidente. (Texto e fotos: Jornal Leopoldinense online){{banner-interno}}
Após interpretar o personagem Setembrino, na novela “Cordel Encantado”, da Rede Globo, o ator Glicério Rosário (foto acima) estará em Cataguases no próximo dia 31 (quinta-feira), apresentando o premiado espetáculo solo “São Francisco de Assis à Foz”. O evento é mais uma promoção da Programação de Eventos da Casa de Cultura Simão e acontece às 20h, no Centro Cultural Humberto Mauro.
Indicada a vários prêmios e premiada pelo Sesc-Sated/2009, como Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Ator, a montagem da recém-criada Companhia Patuá tem a direção de Glicério Rosário e Geraldo Octaviano. O texto, inspirado nas obras dos autores Nikos Kazantzakis e Inácio Larrañaga, traz à cena o “homem-rio em busca de Deus-Mar”. Uma interpretação poética e visceral da vida do homem de Assis, ambientado e transfigurado no rio que integra o sudeste e o nordeste brasileiro.
Os Ingressos – a R$5,00 – serão vendidos a partir do dia 28 (segunda-feira) na Casa de Cultura Simão, que fica na Avenida Astolfo Dutra 487, centro. Informações no www.casasimao.org.br e pelo telefone (32)3421-2622.
A Programação de eventos da Casa de Cultura Simão tem o Incentivo da Lei Estadual do Governo de Minas, além do Patrocínio da Bauminas e Hidroazul. Apoio: Fundação Simão José Silva e Prefeitura Municipal de Cataguases. (Texto de Tarcísio Vória, da Assessoria de Comunicação da Fundação Simão José Silva - Foto: Guto Muniz){{banner-interno}}