A Câmara Municipal de Cataguases não instalou a Comissão Especial de Inquérito - CEI - como era esperado na sessão desta terça-feira, 29, nem tampouco, a Comissão de Assuntos Relevantes, possibilidade vista com bom olhos por diversos vereadores. Mas aprovou os projetos que autorizam o Poder Executivo a firmar termo de cooperação com o Incra e convênio com a UNDINE - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Minas Gerais. Também foram aprovados os projetos que instituem a Casa da Criança e dos Adolescente de Cataguases, que também alteram e criam nomenclatura de cargos de acordo com o SUAS - Sistema Único de Assistência Social.
Durante todo a terça-feira, 29, a expectativa era de que a CEI seria instalada, isto porque dois vereadores já haviam garantido que assinariam o pedido e o terceiro vereador, José Hermaty da Veiga, o Canecão, também havia revelado sua intenção de juntar-se aos colegas Vanderlei Pequeno e João Boiadeiro nesta iniciativa de criação da Comissão Especial de Inquérito para investigar o "Escândalo do Cemitério", como ficaram conhecidas as irregularidades descobertas no Cemitério São José, em Cataguases.
Canecão, porém, além de assinar o pedido de instalação da CEI também deu entrada com um requerimento propondo uma Comissão de Assuntos Relevantes para tratar do mesmo assunto. Também assinaram o referido documento outros quatro vereadores, mas o documento foi apresentado de forma errada e rejeitado pela Casa. Canecão garantiu que voltará a apresentá-lo na próxima sessão. De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal este tipo de proposição deve ser apresentada sob a forma de Projeto de Resolução.
Com isso, a proposta de criação da CEI, segundo o vereador Vanderlei Pequeno "festá inviabilizada porque não tem as três assinaturas necessárias", explicou. Pequeno, aproveitou para criticar a postura da Administração Municipal neste caso. "O governo Willian está com a clara intenção de tentar esvaziar as investigações, articulando com os vereadores a mudança de Comissão de Inquérito, para Comissão de Assuntos Relevantes - CAR. Enquanto a CEI tem poder de apurar as irregularidades a outra (CAR) destina-se à elaboração e apreciação de estudos de problemas municipais. Esta última por não ter nenhum valor deverá ser excluída do Regimento Interno nesta revisão que será feita", lembrou{{banner-interno}}
[caption id="attachment_8018" align="aligncenter" width="400" caption="As aulas já começaram mas o lançamento oficial do projeto será em junho"][/caption]
Com o objetivo de buscar cada vez mais novas ferramentas para contribuir com a formação esportiva das crianças e adolescentes de Cataguases e promover a sua integração social a Associação Comercial e Industrial de Cataguases lança o Projeto SUPER AÇÃO Ano II. Por meio ainda deste projeto, espera-se que os participantes desenvolvam habilidades motoras, bom condicionamento físico, preocupação com aspectos relativos à saúde e apresentem melhor desempenho escolar.
A iniciativa teve inicio no último dia 2 de maio de 2012 e acontece no clube CAT Rodrigo Lanna, com o patrocínio do Banco Cruzeiro do Sul através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. O projeto atende 288 crianças de Escolas Públicas cursando do 1º a 9º ano do ensino fundamental ou 1ª a 3ª série do ensino médio. No projeto são oferecidas três modalidades esportivas: futsal, handebol e natação.
Cada criança ou adolescente pode se inscrever em uma das modalidades esportivas. A partir daí ele recebe uniforme e materiais apropriados para a prática do esporte escolhido. O projeto tem duração de um ano com duas aulas por semana, com hora de duração. Estão inscritos no SUPER AÇÃO II 162 alunos no futsal, 54 no handebol e 72 na natação. Todas as aulas são ministradas por profissionais formados em Educação Física.
[caption id="attachment_8019" align="aligncenter" width="400" caption="O futsal é uma das modalidades de esporte coletivo que faz parte do projeto"][/caption]{{banner-interno}}
Um acidente envolvendo um veículo Classic, Chevrolet, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 30, agitou o pacato Bairro Ana Carrara, em Cataguases. O motorista, Marco Aurélio Faria Costa, 31 anos, saiu ileso e contou o que aconteceu à reportagem do Site do Marcelo Lopes.
- Estava dirigindo normalmente até que o pneu dianteiro direito furou e perdi o controle do carro. E como havia crianças brincando na rua, consegui desviar delas subindo na calçada, passei de raspão no muro e bati de frente com o poste, chocando a cabeça contra o parabrisa e, por sorte, não me manchuquei, contou Marco Aurélio.
A Polícia Militar foi chamada e, no local, registrou um Boletim de Ocorrência. Como não houve feridos, o fato foi comunicado à Energisa para que efetue a troca do poste e o carro foi liberado.
{{banner-interno}}
A partir desta sexta-feira, 1º de junho, a Polícia Militar de Minas Gerais vai começar a cobrar o porte do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2012. Quem ainda não regularizou a situação do veículo, deve ficar atento, pois, quem for flagrado dirigindo sem o CRLV-2012, estará sujeito à retenção do veículo, além de receber multa e 3 pontos na carteira.
O Detran-MG lembra que o CRLV não é emitido caso o veículo possua alguma pendência em relação ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Seguro Obrigatório (DPVAT) e Taxa Anual de Licenciamento (TRLAV), bem como multas de trânsito e ambientais.
Caso o documento de seu veículo não tenha sido entregue em seu endereço, procure o Setor de Trânsito da delegacia do Bairro Safira, para saber se o CRLV foi devolvido pelos Correios ou se há alguma irregularidade que impediu o envio. Em Muriaé e Cataguases, de acordo com dados das Secretarias de Fazenda muita gente está inadimplente quanto ao pagamento deste ano.{{banner-interno}}
O pedestal está na Praça mas o Busto foi roubado.A Praça Felix Martins em Leopoldina abriga vários bustos e estátuas de personagens que ajudaram a construir a história do município, entre os quais estão os ex-presidentes da República, Carlos Coimbra da Luz e Juscelino Kubistcheck de Oliveira, além de Custódio Junqueira e Clovis Salgado da Gama. Hoje, estes monumentos têm sido alvo de vandalismo com placas de identificação roubadas e de pixações. Há algum tempo, tentaram roubar - sem sucesso - o busto de Custódio Junqueira, situado nas imediações do trailler da Polícia Militar. As autoridades municipais ainda não tomaram qualquer providência no sentido de coibir estas ações.
Na mesma situação está a estátua de Carlos Luz, e no final de 2011 desapareceu o busto do ex-governador de Minas Gerais, Clóvis Salgado, que ficava localizado em frente ao Fórum da Comarca de Leopoldina, na Praça Felix Martins, e pouco tempo depois, em dezembro daquele ano, o de Ormeo Junqueira Botelho, que ficava na praça que leva seu nome junto à Catedral de São Sebastião. A 6ª Companhia Independente de Polícia Militar informou que nenhum Boletim de Ocorrência foi lavrado referente ao sumiço das imagens.
[caption id="attachment_7999" align="alignleft" width="190" caption="O marco da Rio-Bahia está jogado à beira de um córrego"][/caption]
Em 2009 o marco histórico de fundação da Rodovia Rio-Bahia, feito em granito maciço e enorme, que foi colocado no canteiro de um pequeno trevo na Rua José Peres, também desapareceu tendo sido encontrado dias depois jogado à margem de um córrego no Bairro Três Cruzes onde permanece até hoje. Outro furto ocorreu há pouco tempo quando foi roubado o monumento ao motociclista, único do Brasil, que ficava instalado junto ao Pórtico da Entrada de Leopoldina. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Leopoldina e o Setor de Patrimônio Histórico da Prefeitura local que, oficialmente, deveriam preservar os bens públicos do município não se manifestaram sobre o assunto. (Texto e fotos do jornal Leopoldinense Online){{banner-interno}}