A Casa de Cultura Simão realizou na noite desta sexta-feira, 8, mais uma edição do Projeto Sexta Básica de música e que é coordenado por Vera Lúcia Gonçalves de Sousa, da Escolade Música Lila Carneiro Gonçalves. A iniciativa conta ainda com produção executia de Júlia Guglinski, elaboração e curadoria de Maria Aída Barroso e sonorização de Rogério Mendonça, o Tumati. Desta vez o público assistiu à apresentação do Duo Alcantilado, que mostrou o melhor da música instrumental brasileira.
Formado pelo violonista Fábio Nin e pelo bandolinista Paulo Sá, o Alcantilado tem como ponto de partida a natural coesão sonora dessa formação. Ambos instrumentos da formação do “regional” do choro, o bandolim e o violão são acima de tudo versáteis: fazem parte do imaginário popular brasileiro e também do universo da música erudita. O Duo tocou clássicos do repertório brasileiro instrumental, centrado no choro, mas também trazendo instigantes arranjos de autores do calibre de Egberto Gismonti e César Camargo Mariano, relidos com suingue carioca, pegada jazzística e acabamento erudito.
Camerístico por definição, o Alcantilado apresenta ainda um cateretê paulista reprocessado pelo mestre Francisco Mignone, além da maravilhosa contribuição universal do gênio argentino Astor Piazzolla, ancorados na sólida formação e no entrosamento de seus integrantes, Fábio Nim e Paulo Sá. Amadurecidos por muitos anos de trabalho, juntos ou separados, nos palcos e nos estúdios, ambos integraram a Orquestra de Cordas Brasileiras (OCB), um trabalho reconhecido pelo meio musical por seu ineditismo e qualidade, agraciado com dois premios Sharp de melhor CD e melhor grupo instrumental.
Paulo Sá é solista de várias orquestras sinfônicas e um dos poucos bandolinistas com doutorado em seu instrumento. Fábio Nin é integrante do Tira Poeira, um dos principais grupos instrumentais brasileiros em atividade, e diretor musical de vários espetáculos teatrais, tendo sido o ganhador do Prêmio Shell 2009. A dupla, ou melhor, o Duo, tocou dez canções (com direito a Astor Piazzolla em "Café 1930" e "Night Club 1960") e arrancou vários aplausos da plateia em diversos momentos da apresentação. Música no sentido puro da palavra que permitiu ao público tomar contato com o talento de dois virtuoses em seus instrumentos. Veja as fotos do show feitas por Juliana Junqueira.
[gallery link="file" order="DESC"]{{banner-interno}}
Minas Gerais atingiu a meta de vacinação contra a gripe estipulada pelo Ministério da Saúde. Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), relativos a 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, o Estado alcançou uma cobertura geral de 80,43% de imunizados. Porém, o grupo de gestantes, com 70,11% de imunização, deve buscar uma unidade de saúde mais próxima para garantir a proteção contra a doença. Conforme orientações do ministério, a meta estipulada para Minas Gerais foi de vacinar 2.471.185 pessoas, o que corresponde a 80% do público alvo da campanha.
A campanha anual de vacinação tem contribuído, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe nos grupos imunizados, além de apresentar redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.
“Nosso objetivo é proteger a parcela da população que corre mais risco de ter a doença na forma mais grave”, afirma a coordenadora estadual de Imunização da Secretaria de estado da Saúde (SES), Tânia Brant.
A doença
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
As infecções respiratórias agudas constituem um conjunto de doenças frequentes e tem maior incidência em pessoas com idade superior a 60 anos e crianças, sendo o vírus da influenza um dos principais agentes etiológicos destas doenças.
Sintomas e tratamento
Os sintomas da gripe, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia (secreções pelo nariz), tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia (dor muscular) e cefaleia (dor de cabeça).
A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.
Prevenção
A prevenção ainda é a maior arma contra a propagação da Influenza e as medidas são simples:
- Lavar as mãos com água e sabão;
- Evitar tocar a boca, olhos e nariz sem lavar as mãos;
- Seguir a etiqueta respiratória – utilizar lenços de papel descartável para cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar (caso não haja lenço de papel, tossir ou espirrar contra o braço);
- Não reutilizar lenços de papel e evitar o uso de lenços de pano;
- Evitar compartilhar utensílios e alimentos, inclusive toalha de rosto;
- Manter portas e janelas sempre abertas para a boa circulação do ar;
- Manter disponível sabonete, álcool gel e papel toalha.
(Fonte: Rádio Muriaé - SEGOV){{banner-interno}}
Na última quarta-feira, 6, o Secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, recebeu o prefeito de Laranjal, Walmir Garcia Mendes, para assinar um convênio que contempla o município com o valor de R$ 100 mil, destinados a ampliação da arquibancada e iluminação do campo do Estádio Firmo Dias de Oliveira, localizado na rua Serafim Machado Naya, s/nº, Centro.
"Esse recurso trará muitos benefícios para o nosso município, que é voltado para o esporte e principalmente a prática de futebol. Além de atendermos aos adultos, temos em Laranjal um trabalho especificamente direcionado às crianças, com idades entre seis e 18 anos, cujo objetivo é retirá-las das ruas e incentivar o esporte, então esta verba será de grande importância, dará muito mais condições de melhorias para atendermos a toda população de Laranjal. Quero agradecer ao secretário Braulio Braz, por disponibilizar estes 100 mil reais para o município e assim melhorar a qualidade de vida da nossa gente", ressaltou o prefeito.
Também estiveram presentes acompanhando o ato de assinatura, o deputado Federal Renzo Braz; o treinador de futebol, Bráz Antonio Fernandes Filho; o secretário de Esportes de Laranjal, Eloiso Heleno de Paula; o Policial Rodoviário Federal, Fernando Duarte; o fisioterapeuta, Farley Silva Duarte; e o repórter mirim, Deyvison Mendes de Bem. (Texto: Assessoria de Comunicação do Deputado Braúlio Braz - Foto: Nathália Aquino Sigiliano)
{{banner-interno}}
[caption id="attachment_8251" align="aligncenter" width="400" caption="Até agora apenas dois candidatos vão disputar a preferência popular para ocupar a principal cadeira deste majestoso prédio"][/caption]
A Resolução 23.341/2011 do Tribunal Superior Eleitoral - TSE - informa que os partidos políticos devem realizar suas convenções partidárias a fim de definirem coligações e escolherem os candidatos a prefeito, vice e vereadores entre os dias 10 e 30 deste mês, visando as eleições de 7 de outubro. Encerradas as convenções, o prazo para o registro das candidaturas termina no dia 5 de julho.
Em Cataguases, segundo apurou o Site do Marcelo Lopes, o PDT, do suplente de deputado federal, Marcos Spinola, fará sua convenção na data limite, ou seja, 30 de junho. Já os partidos que pretendem se coligar em torno de José César Samor, o Cesinha, que pertence ao PCdoB, divulgaram inicialmente a data da convenção para o dia 20, mas ainda não há consenso entre as lideranças destes partidos.
Situação peculiar vive o PT que ainda não definiu se vai lançar candidatura própria ou apoiará Cesinha. Segundo apurou a reportagem do Site, há uma forte corrente no Partido que defende a coligação com o PCdoB, abrindo mão de lançar candidato próprio a prefeito e deixando de fora da disputa sua maior estrela municipal, o vereador Vanderlei Pequeno. Neste cenário, ele seria candidato ao legislativo, o que Pequeno recusa a aceitar, ainda segundo fontes internas do PT. Os candidatos a vereador daquele Partido pressionam por uma coligação com o PCdoB por considerarem ser este o melhor cenário para que o PT eleja um ou mais candidatos.
O PSDB, do atual prefeito Willian Lobo de Almeida e os demais partidos que estão sob controle de seus aliados, inclusive o DEM e o PTB, do vice-prefeito, José Mantovani Neto, também farão suas convenções a partir do dia 27. Estas assembleias deverão formalizar novamente a dupla Willian/Zé Neto como candidatos à prefeito e vice e as coligações entre os partidos para a eleição dos vereadores.
A mais nova força política do município, o PSD, que hoje detém a maior representação na Câmara Municipal de Cataguases, com quatro vereadores, e que é presidido por Ricardo Spínola, não lançará candidato a prefeito. Ricardo ainda não quis falar sobre a estratégia de ação da legenda, mas garantiu marchar ao lado do Prefeito Willian "com uma coligação forte para a Câmara Municipal".
O PMDB, partido de maior tradição em Cataguases, também vive uma indefinição sobre qual rumo tomar. Presidido por Ricardo Dias, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, a legenda ora dá sinais de alinhar-se com a oposição, ora com a situação. Ricardo, que diz não ter nada para falar sobre este assunto, já conversou com o prefeito Willian Lobo e há cerca de três dias reuniu-se com Cesinha Samor a fim de decidir o futuro da legenda. O teor da conversa, que teria contado com a presença do ex-prefeito Tarcísio Henriques, não foi divulgado, mas segundo este Site apurou, o PMDB só não ficará com a oposição se algum fato novo relevante acontecer nos próximos dias. (Foto: Thiago Guerra){{banner-interno}}
O casal de pesquisadores cataguasenses, Maria Inês e Ricardo Quinteiro de Mattos, abriu na última quarta-feira, 6, a exposição "Rio Meia Pataca à luz da Ciência". A iniciativa reúne fotos e textos sobre o Meia Pataca, um dos principais cursos d'água do município de Cataguases. A exposição pode ser visitada no Centro Cultural "Eva Nil", antiga estação ferroviária, durante todo o dia até 20 de junho próximo e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.
Ricardo revela que a exposição é o resultado de uma pesquisa realizada durante um ano, da nascente a foz do Meia Pataca "em que tivemos a preocupação de registrar o máximo de informações possíveis e organizá-las de modo que possam ser compartilhadas", explicou. Ele acrescenta que o trabalho - inédito - define geologicamente o vale por onde o Rio Meia Pataca passa e apresenta um relato da fauna e da flora da região por ele banhada. O trabalho ainda dá uma nova definição para a origem do nome Meia Pataca e define que ao contrário do que se imaginava, aquele curso d'água é, na verdade um rio e não um ribeirão.{{banner-interno}}