Após dois meses e duas semanas de funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura denúncias de irregularidades na Prefeitura Municipal de Além Paraíba, o Diretório Municipal do PMDB daquela cidade, através de seu presidente, Amaury Citrângulo, entrou na justiça, na última quarta-feira, 6, com um mandado de segurança pedindo que a CPI fosse cancelada.
A alegação é a de que o Partido ao qual pertence o prefeito Wolney Freitas não tem representante na Comissão, sendo composta, segundo o dirigente peemedebista, em sua maioria, por vereadores da oposição. Os membros da comissão foram nomeados pelo presidente da Câmara, João de Deus Ribeiro, vereador mais votado do próprio PMDB. Além da presidente Simone Cabral, que é do PSB, integram a comissão os vereadores Gelson Luís de Moura (Bí) e Guará das Voluntárias. O vereador Bi é do PDT e, formalmente, integra um bloco parlamentar de apoio ao governo municipal ao lado do PV. Já a vereadora Guará é do PSDB, que faz parte da base aliada ao governo municipal.
Além disso, a composição da CPI não é relevante, desde que as investigações sejam feitas com seriedade. O pedido do PMDB foi indeferido pelo juiz da Comarca de Além Paraíba, Marco Aurélio Souza Soares. A atitude do PMDB insinua que as apurações da CPI estão chegando cada vez mais próximas de um desfecho totalmente desfavorável ao poder executivo municipal, avalia o jornalista Carlos Roberto Banjo, da Rádio Mix Além Paraíba, que acompanha de perto as atividades daquela CPI.
O Vereador Dauro Machado, que é secretário geral do PMDB local, afirmou em nota ter tomado conhecimento do mandado de segurança pedindo o encerramento dos trabalhos da CPI somente após o prnunciamento da justiça. No entanto, lembrou que o presidente do Partido tem poder para isto. Segundo ele, uma reunião com a cúpula do PMDB foi explicado o motivo do pedido. "O mandado de segurança não se limitou a questionar a questão da proporcionalidade mas vários outros argumentos como fato da Vereadora Simone Cabral ter sido a autora do requerimento da CPI e presidir a CPI e também ao caráter político da CPI já que a Vereadora Simone é pré candidata a vice Prefeita", explicou. (Fonte: Agora Jornais Associados){{banner-interno}}
Por: Isa' Belly Sena
Carisma, simpatia, animação, arranjo, ritmo e muita alegria. Essas palavras definem a apresentação da banda Fino Coletivo na noite deste sábado, 9, em Cataguases. O grupo apresentou-se pelo Projeto Usina Cultural, produzido por Fausto Menta e patrocinado pela Energisa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Pela segunda vez na cidade, Adriano Siri, Alvinho Cabral, Alvinho Lancellotti, Daniel Medeiros, Donatinho e Marcus Cesar repetiram o sucesso de sua primeira apresentação e lotaram o Anfiteatro Ivan Müller Botelho, fazendo um show marcado pela empolgação geral da plateia, que começou tímida, mas logo se rendeu ao ritmo contagiante dos integrantes.
As músicas “Dragão”, “A Coisa mais Linda do Mundo” e “Beijou você” fizeram parte do repertório do show que durou cerca de duas horas, junto a outros sucessos dos dois CDs da banda carioca: “Fino Coletivo”, que rendeu dois prêmios de Grupo Revelação, um pela Associação Paulista de Críticos de Arte e outro pelo 6º Prêmio Rival Petrobras de Música, e “Copacabana”, eleito entre os dez melhores do ano de 2010 pelo jornal O Globo.
Durante a apresentação o grupo deu diversas declarações de que estava gostando de voltar a Cataguases. Em uma delas sugeriu, inclusive, que a terceira vez o show seja em praça pública. A plateia, claro, foi ao delírio. E depois de mais uma sequência de canções pra lá de dançantes, esta talvez seja a marca principal do Fino Coletivo, o público não aceitou facilmente o fim do espetáculo e pediu bis duas vezes. O público foi atendido e premiado com uma emocionante interpretação do violonista, sozinho no palco, que cantou uma canção intimista para, em seguida, novamente, o grupo retomar o vigor e o suinge em mais duas canções. Um show memorável em uma noite que, literalmente, tinha tudo para ser lembrada apenas pela garoa fria que insistia em cair sobre a cidade.
As fotos são de Juliana Junqueira.
[gallery link="file" order="DESC"]{{banner-interno}}
A Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Leopoldina, em parceria com o Estúdio A2, e a AMOTE – Associação dos Moradores dos Tebas –, realiza nesta semana, nos dias 15 (sexta), 16 (sábado) e 17 de junho (domingo) o Conversa de Botequim: Comida de Buteco, Festival de Doces e Artesanato de Tebas, distrito de Leopoldina, que vem com uma nova roupagem, no formato de Festival, com o objetivo de difundir e fomentar a economia criativa daquela localidade.
O projeto, que existe desde 2010, vem crescendo ao longo dos anos e, em 2012, homenageará o sambista Noel Rosa, que completaria 100 anos, ano passado, se fosse vivo, e tem suas raízes familiares em Tebas. Dessa maneira e com o objetivo de alavancar a economia do lugar, foi pensada uma maneira de manter a tradição de produzir doces, de forma que esta atividade possa atingir um número maior de pessoas, tanto de novos distribuidores, quanto de consumidores finais, sendo que o objetivo maior é agregar valor a essa iguaria produzida por gente simples e que conquistou o paladar dos mais nobres do mundo, como o da Rainha da Inglaterra, Elisabeth II e do Papa João Paulo II.
Aliado ao pensamento de expandir a fama do doce tebano, o Conversa de Botequim faz o caminho contrário ao trazer grandes nomes do Samba para suas simpáticas e calmas ruas para, acompanhados de uma boa comida de buteco, cantarem seus maiores sucessos. Este ano, os convidados são: Ataulfo Alves Júnior, Maria Alcina e Noca da Portela, todos acompanhados pela banda Nó na Madeira.
Para a Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Leopoldina, Rosângela Lima, idealizadora do projeto, a realização do Conversa de Botequim em Tebas é um feito duplo. "Para mim é muito prazeroso ver isso tudo acontecer. Fui criada aqui, conheço todos e tudo em Tebas. Quando pequena, ouvia conversas desencontradas a respeito de Noel Rosa e sua relação com Tebas, mas depois que cresci e entendi que muitos de seus parentes eram daqui, da Samambaia, decidi que o "Conversa" tinha que vir para cá. Nos últimos anos, Leopoldina vem numa crescente preocupação com a preservação de seu patrimônio material e imaterial. E, se Tebas tem um ritmo predominante, com certeza, é o samba", disse.
O Projeto, além de fomentar a economia local, através do comércio de doces, do artesanato e das comidas de buteco, tem uma consciência ambiental e sustentável muito forte, afinal, todo o lixo será recolhido e comercializado pela a AMOTE com o objetivo de gerar mais renda para Associação com o objetivo de angariar recursos para comprar móveis e equipamentos para sua sede.
Confira a programação:
Dia 15/6 – sexta-feira
21:00 horas: Show com o Grupo Nó na Madeira
23:00 horas: Show com Noca da Portela
Dia 16/6 – sábado
16:00 horas: Banda Musical Princesa Leopoldina
20:00 horas: Show com Grupo Nó na Madeira
22:00 horas: Show com Ataulfo Alves Junior
23:30 horas: Show com Maria Alcina
Dia 17/6 – domingo
12:00 horas: Show com Amigos do Choro
15:00 horas: Show Kata Kata
(Fonte: Jornal Leopoldinense Online){{banner-interno}}
Nova sede para a Polícia Militar em Cataguases, a construção de uma creche municipal no Bairro Popular, continuação da avenida Meia Pataca na região do mercado do Produtor e a instalação naquele local de uma pista de skate, são as novidades confirmadas ao Site do Marcelo Lopes pelas autoridades municipais na última sexta-feira, 8.
A 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases, através de seu comandante, Capitão Levindo Roberto Pereira, confirmou que a Prefeitura, através do Governo de Minas, já está construindo uma nova sede para abrigar a corporação. A obra acontece em terreno anexo à Praça de Esportes, onde durante muitos anos, residiu o professor Moacir Barbosa. O novo quartel vai obedecer aos novos critérios de eficiência e segurança adotados pela PM no estado, "inclusive com estacionamento para as viaturas e sala de atendimento à comunidade", destacou Capitão Roberto.
Também nesta sexta-feira, 8, a Secretária Municipal de Educação de Cataguases, Rosimere Silva Souza, confirmou a construção de uma creche no Bairro Popular onde atualmente funciona o Matadouro Municipal. No início deste ano ela, em entrevista ao Programa Conversa Franca, apresentado pelo radialista Sousa Mendonça e que contou com a participação do jornalista Marcelo Lopes, editor deste site, a Secretária de Educação revelou, em primeira mão, estar viabilizando junto ao MEC a construção de mais uma creche igual à que hoje funciona próximo ao Almoxarifado da Prefeitura.
Segundo Rosimere, o projeto da nova creche foi aprovado pelo MEC e o governo federal vai disponibilizar cerca de R$ 1milhão e 300 mil reais para a sua construção. Os recursos, ainda conforme revelou, são oriundos do PAC 2 - Programa de Aceleração do Crescimento. A nova creche vai abrigar cerca de 120 crianças em vai funcionar em tempo integral.
Por fim, o Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Turismo de Cataguases, José Vitor Lima, confirmou a construção de uma pista de skate no terreno ao lado do Mercado do Produtor onde, até recentemente, era utilizado por parques de diversão e circos. Além disso, o local vai receber o prolongamento da Avenida Meia Pataca. A pista de skate, segundo Vítor, "é um desejo antigo e também uma necessidade já que hoje esta prática ganha a cada dia mais adeptos", explicou. As obras começam nos próximos dias, concluiu.
{{banner-interno}}
A concessionária Yamaha em Cataguases deu um presente para a população da cidade na noite desta sexta-feira, 8, ao promover a apresentação da equipe Radical Moto Show de acrobacias sobre motocicletas, em frente à Praça Chácara Dona Catarina. Segundo os organizadores, cerca de três mil pessoas assistiram ao espetáculo que contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, José Vitor Lima e apoio da Prefeitura de Cataguases, através da Catrans, que isolou a área e organizou o trânsito para que o evento pudesse ser realizado.
Esta foi a primeira vez que a Yamaha promoveu este tipo de atividade em Cataguases, conforme revelou Marlísio Oliveira Toledo Chagas, gerente da Big Motos, concessionária Yamaha na cidade com lojas também em Muriaé, Carangola e Manhuaçu. Marlísio disse que este tipo de apresentação deverá acontecer "todo ano aqui na cidade" e agradeceu o empenho da Catrans que "num curto espaço de tempo preparou o local para receber o show de acrobacias.
A equipe Radical Moto Show surgiu em janeiro de 2008, com pilotos com mais de dez anos de experiência, sendo os 4 pilotos da mesma família, com objetivo de levar um grande espetáculo sobre duas rodas para todo o Brasil. Com patrocínio exclusivo da Yamaha do Brasil, o público cataguasense assistiu a um espetáculo de mais de uma hora de duração, em que pode conhecer também toda a qualidade das motocicletas Yamaha. A apresentação conta com um passeio em apenas uma roda - traseira ou dianteira, cambalhota com a motocicleta e manobras que envolvem até três motocicletas ao mesmo tempo, que entusiasmaram o publico presente.
As fotos são de Juliana Junqueira.
[gallery link="file" order="DESC"]{{banner-interno}}