Devido às chuvas que atingiram Além Paraíba no início deste ano, a Prefeitura decidiu não realizar a Fexpo 2012, tradicional e maior festa popular daquela cidade, e investir os recursos que seriam destinados a ela – da ordem de RR$350 mil – em obras. Mas a festa poderá ainda acontecer caso empresas vejam a possibilidade de faturar com o evento, mesmo tendo que arcar com os custos, inclusive, entrada gratuita.
A Fazolato Eventos, empresa daquela cidade que tradicionalmente trabalha na Fexpo, está preocupada com a possibilidade de a burocracia emperrar a realização pela iniciativa privada daquela festa. Em nota divulgada neste domingo, 10, a empresa faz um apelo à Prefeitura para divulgar o edital com as regras da licitação, lembrando que os prazos estão ficando curtos para a contratação dos artistas. A Fexpo acontece sempre na primeira semana de setembro.
A Prefeitura de Além Paraíba informou não ter uma data para a divulgação do edital, garantindo apenas que ele será publicado ainda este mês.{{banner-interno}}
A Associação de Moradores dos Bairros Bela Vista, São Cristóvão e São Sebastião, de Leopoldina, divulgou na última segunda-feira, 11, um manifesto protestando contra o descaso e a desconsideração da administração municipal com os moradores. O documento afirma que os bairros que a entidade representa "vêm sofrendo inúmeros problemas no decurso dos últimos anos, fruto da omissão do poder público antes duas necessidades e demandas cotidianas".
Diz o texto: "Não temos merecido a atenção e o respeito que se espera dos gestores públicos e a consequência disso é que a enorme população que reside nestes bairros sente-se desassistida e desamparada por nossos agentes políticos". Antes de divulgar o manifesto, representantes da entidade reuniram-se com o prefeito Bené Guedes, "num esforço permanente de diálogo e tentativa de resolução de problemas que nos afligem, mas até o momento, não obtivemos nada além de promessas não cumpridas", diz a Nota.
A partir daí o texto elenca o que considera serem os principais problemas enfrentados pelos bairros que aquela Associação representa:
"BURACOS NAS RUAS – Muitas ruas de nossos bairros estão intransitáveis, com enormes buracos, verdadeiras crateras que comprometem a mobilidade e o que é pior, acarretam riscos à integridade física dos moradores, sobretudo os idosos. Os danos aos veículos automotores são constantes. Na tentativa de se livrarem dos buracos, motoristas fazem manobras perigosas, gerando sérios riscos de acidentes, principalmente às crianças que costumam brincar às margens das ruas. Com as ruas completamente esburacadas a pavimentação degradada, os moradores tem convivido com a poeira em tempos de seca e lama no tempo das chuvas, vale lembrar que a verba para esta obra está depositada deste do ano 2010, e a população sofrendo".
"PSF BELA VISTA 1 - Os usuários dos serviços de saúde do PSF 1, da Avenida dos Expedicionários têm sofrido com a ausência constante da médica que deveria, em tese, atender 40 horas semanais, mas que, lamentavelmente, não tem cumprido a carga horária e assiduidade que se espera. Além disso, o atendimento odontológico na sede do PSF não tem sido realizado pela não adequação das instalações e cujas obras necessárias estão aguardando encaminhamento há um bom tempo, dos setores competentes".
"CAMPO BELA VISTA – A Secretaria de Esportes, em entendimento com a Associação estava implementando um projeto para a realização de obras de revitalização e melhoramentos do Campo Bela Vista. Contudo, até o presente momento, este espaço de lazer e diversão não só dos moradores locais, mas de toda a cidade, continua esquecido".
"ACADEMIA NA PRAÇA - Em acerto com a Secretaria de Esportes de Leopoldina ficou definido que o professor de educação. Mais uma vez deixando a comunidade desassistida".
" BRIGA ENTRE PODERES - Estamos no meio de uma briga política cruel, sanguinária e vergonhosa; de um lado a prefeitura e do outro a câmara de vereadores, medindo forças e a população mais uma vez abandonada".{{banner-interno}}
Será realizada no Hospital de Cataguases, entre os dias 22 e 23 de junho, a 1ª Jornada SOGIMIG de Ginecologia e Obstetrícia de Cataguases e Região, que está sendo promovida pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases – SMCC – que é presidida pela médica e sexóloga, Maria Ângela Girardi. Também será realizado o curso de Abordagem à Atenção Básica à Saúde da Mulher para médicos e enfermeiros dos PSF’s da cidade e região.
“Esperamos a participação de cerca de setenta profissionais de saúde de Cataguases e cidades vizinhas”, revela Maria Ângela. Para isso, a entidade que preside fez parcerias com as prefeituras de Dona Euzébia, Piraúba, Astolfo Dutra, São João Nepomuceno e Itamarati de Minas, que vão enviar seus profissionais para o curso
Um dos principais objetivos da 1ª Jornada SOGIMIG (Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais), ainda segundo a presidente da SMCC, é “contribuir para a melhoria dos indicadores de saúde de Cataguases e região”. O evento começa no dia 22, às 17 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro, com a palestra voltada para pais, educadores e profissionais de saúde, com o tema “Sexualidade, uma Questão de(a) Educação?, que será ministrada pelo médico Gérson Lopes, ginecologista e sexólogo, autor de vários livros e mais de 100 trabalhos científicos, já tendo proferido mais de 250 conferências científicas, no país e exterior. Seu interesse se concentra nas áreas de Sexologia Médica, Terapia Sexual e Educação Sexual.
No mesmo dia, às 20 horas, na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, no 13º andar do Hospital de Cataguases, Gerson Lopes, vai abordar o tema “Sexualidade e Qualidade de Vida” e, em seguida, haverá um curso de Degustação de vinhos, voltado exclusivamente para os médicos. De acordo com Maria Ângela, “aguardamos entre cinquenta a sessenta ginecologistas da região para discutirmos os tópicos mais importantes sobre a saúde da mulher, como colo uterino, vulva, mama e pré natal de baixo e alto risco”, informou.
No sábado, a partir das 8:30 horas, o tema “Aprendendo Colo Uterino” abre os trabalhos da Jornada, através da apresentação das médicas Maria Inês Miranda Lima e Denise Drumond. Em seguida o tema é “Aprendendo sobre Vulva” que será ministrado pela médica Angelina Maia. Na parte da tarde será abordado o “Pré-Natal de Baixo e Alto Risco” pelos médicos Regina Amélia Aguiar e Júlio Couto. “Mastologia no Consultório” será tratado em seguida pelos médicos Bruno Laporte e João Carlos Arantes Júnior e, encerrando o evento, será ministrada a palestra “Abordagem Terapêutica dos Miomas Uterinos” que será apresentada pela médica Maria Inês de Miranda Lima.{{banner-interno}}
A 76ª Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina volta a ser o maior evento agropecuário da Zona da Mata Mineira com uma rica e diversificada programação. A Feira será aberta no dia 30 de junho, sábado, com o maior grupo de seresta do Brasil "Minas ao Luar”, com entrada franca.
A Expoleo 2012, ao completar os seus 76 anos, coloca o Produtor Rural como seu norte central, promovendo o 76º Concurso Leiteiro, a 33ª Exposição Oficializada do Cavalo Mangalarga Marchador, 11ª Exposição Oficializada do Gado Holandês, a 4ª Mostra do Gado Girolando, a 8ª Exposição de Cabras Leiteiras, o 3º Festival de Doces, a 1ª Exposição Regional de Ovelhas e a 1ª Mostra de Flores, Mudas e Plantas Ornamentais. “Tudo isso com muita organização, alegria e qualidade”, revelou Pedro Augusto Junqueira Ferraz, presidente da Coopleste – Cooperativa Leste.
Com área de 20.000 metros quadrados privativa para shows, amplo camarote, palco arena com todos os recursos técnicos, bons restaurantes, bares bem montados e com uma bela programacão cultural, que vai contar também com apresentação de Nívea Soares, Thiaguinho, Paula Fernandes, Leo Magalhães e cantores regionais de qualidade, os organizadores esperam um público superior a 110 mil visitantes.
Pedro Junqueira conta que este ano a Exposição vai ter uma novidade. “Vamos montar uma fazendinha onde estarão expostos miniaturas de vacas, cabras, ovelhas, cavalos, entre outras atrações.”Nós já estamos agendando com as escolas visitas programadas à Fazendinha, onde as crianças vão entrar em contato com o mundo rural e conhecer detalhes da vida do produtor rural”, explicou o presidente da Coopleste.
Outro evento de destaque este ano será a realização do concurso Miss Exposição, que vai contar com a participação de várias cidades da região, assim como o Show dos Calouros. No domingo, dia 8 de julho, fechando a exposição, vai acontecer a Grande Copa de Marcha de Leopoldina, com ótimos prêmios e participação de todas as categorias e raças de cavalos e muares, informou Pedro Junqueira.
A Diretoria da Cooperativa Leste, através do seu Presidente Pedro Augusto Junqueira Ferraz, convida a população das cidades da região a visitarem a Exposição. “Esta é uma festa da família onde todos podem participar. Por isso não deixem de dar uma volta por lá com seus amigos e parentes. Assim, estaremos ajudando a consolidar Leopoldina e a nossa microrregião como a maior e a mais importante vitrine do agronegócio da Zona da Mata mineira”, finalizou. (Texto e foto: Assessoria da Coopleste){{banner-interno}}
O DJ cataguasense Pedro Condé, um dos mais requisitados da região, apresentou-se pela primeira vez no último sábado, 9, no Trip Bar, o mais novo point da cidade onde tocou para cerca de mil pessoas. Entre os mais variados ritmos da música eletrônica que Pedro Condé conhece e domina como poucos, ele também atendeu aos pedidos da plateia e tocou sucessos da música sertaneja.
O Trip Bar fica próximo ao Clube Meca, na saída de Cataguases, foi inaugurado no dia 30 de março último anexo ao Posto Primavera e pertence ao advogado e vereador Guilherme Valle de Souza. Primeiro bar temático de Cataguases foi pensado e criado para receber motociclistas de passagem pela cidade. Porém, o novo ambiente caiu no gosto da população e rapidamente tornou-se o “point” preferido para as noites nos fins de semana.
“Neste feriadão de Corpus Christi recebemos o nosso maior público desde a inauguração”, informou Guilherme, enquanto atendia a uma cliente no balcão. Sem saber ao certo o número de pessoas que passaram por lá desde a última quarta-feira, véspera do feriado, ele avalia o público pela quantidade de itens vendidos por noite. “Na quarta, sexta e no sábado vendemos todo o nosso estoque de bebida gelada”.
Pedro Condé, que tem agenda lotada até final de julho e algumas datas em aberto em agosto, gostou da experiência de se apresentar no bar mais comentado e concorrido de Cataguases. “Estive aqui pouco depois da inauguração e vi a energia boa deste lugar com gente bonita e um espaço diferenciado. Imediatamente senti vontade de tocar aqui, mas o convite só veio um mês depois e, hoje, estou fazendo o meu melhor para animar a noite desta galera”, contou ao Site do Marcelo Lopes, durante sua apresentação.
{{banner-interno}}