Os moradores da cidade de Maripá de Minas, receberam na última sexta-feira, 15, uma unidade Farmácia de Minas (foto acima). O estabelecimento disponibilizará cerca de 235 tipos de medicamentos, que irão abastecer as necessidades dos 3 mil habitantes da cidade. Agora, Minas conta com cerca de 350 unidades do programa. O Governo de Minas estima que até o final de junho sejam inauguradas mais 157, totalizando 507 em todo o Estado.
O evento contou com a participação da população, dos alunos das escolas da cidade, que fizeram várias apresentações, e de autoridades da região, como o prefeito de Maripá de Minas, Vagner Fonseca Costa, a coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, Renata Oliveira Cunha.
Para Paulo Fernando Garcia, farmacêutico responsável pela Farmácia de Minas no município, a unidade será de grande ajuda para o atendimento aos moradores. “O paciente sempre terá o remédio certo, na hora certa e com o acompanhamento certo. Essa parceria com o Governo de Minas foi estimulante”, afirmou.
O prefeito Vagner Costa destacou a ousadia da prefeitura e demonstrou o agradecimento ao Governo do Estado pela conquista. “Nosso município é pequeno, mas é ousado. Somos muito agradecidos ao Estado, pelas parcerias nessas obras que fazem nossa cidade crescer”, disse o prefeito.
Na oportunidade, a coordenadora Renata Oliveira Cunha, representando o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge, falou sobre o avanço de Minas em relação às farmácias públicas. “O Estado está reconhecendo o serviço de assistência farmacêutica como primordial, e, com isso, Minas está à frente de todos os estados brasileiros nessa questão. Ouso dizer que nosso Estado possui a maior rede de farmácias públicas do mundo” disse Renata.
Farmácia de Minas
O programa Farmácia de Minas garante o acesso da população aos medicamentos, por meio da organização da Assistência Farmacêutica para atenção à saúde, maximizando os recursos financeiros e aprimorando as atividades técnico-gerenciais de forma integrada às demais ações de saúde no SUS/MG.
Criada em 2007, a Rede Farmácia de Minas é parte integrante do Programa Farmácia de Minas e tem por objetivo oferecer um espaço humanizado de atendimento aos usuários do SUS, com dispensação gratuita de medicamentos dedicados à atenção primária à saúde. Este trabalho é realizado por profissionais qualificados com a promoção do uso racional dos medicamentos.
Considerando as dificuldades relacionadas ao alto gasto per capita com medicamentos, a existência de serviços menos estruturados e ao mesmo tempo, a alta taxa de cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), foram selecionados inicialmente – observando o princípio da equidade – municípios entre 10.000 e 30.000 habitantes, para a implantação das farmácias. (Fonte: Agência Minas - Foto: Luísa Pinha/SES){{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases realiza na próxima segunda-feira, 18, às 17 horas, Audiência Pública em que vai ser debatido o projeto de lei número 26/2012 - Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013, de autoria do Poder Executivo. O evento é aberto ao público e terá a participação de um técnico da Prefeitura para explicar sua elaboração. O Plano Diretor de Cataguases obriga, em seu artigo 52, a realização da Audiência Pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
O referido projeto de lei tem por objetivo orientar a elaboração do Orçamento do próximo ano atendendo a todos os requisitos legais previstos na Constituição Federal. A LDO determina as metas e prioridades da Administração Municipal, define a política de pessoal e serviços, além de tratar das receitas e alterações na legislação tributária do Município. Cabe à LDO ainda promover o equilibrio entre receita e despesa, entre outras ações, inclusive, a definição de critérios para o início de novos projetos.
Após a Audiência Pública o projeto já poderá ser votado, no dia seguinte, durante sessão ordinária do legislativo municipal.
{{banner-interno}}
O senador Clésio Andrade confirmou, na última quarta-feira, 13, que o Ministério da Agricultura liberou R$ 146 mil reais para o município de Leopoldina. A verba foi destinada através de emenda daquele senador e será utilizada na compra de uma "patrulha mecanizada", mais conhecida por Patrol.
O equipamento será utilizado comunitariamente por pequenos agricultores familiares ou cooperativas de pequenos produtores sem condições de comprar equipamentos agrícolas. A nova máquina será uma importante aliada no incremento da produção e vai melhorar a renda familiar destes agricultores.
Uma patrulha mecanizada padrão, na realidade, é um trator agrícola de rodas dotado de equipamentos para uso agrícola, e tem fundamental importância para os produtores. A máquina possui perfurador de solo com brocas; sulcador duas linhas leve; carreta de madeira; plantadeira/adubadeira de linha; distribuidor de calcário; um arado fixo e três discos. O equipamento ainda não tem data para chegar aos agricultores de Leopoldina.{{banner-interno}}
O curso obrigatório para exercer a profissão de motofrete, popularmente conhecida como "motoboy" é uma exigência do Contran – Conselho Nacional de Trânsito. O Detran estipulou prazo até o dia 2 de agosto para que os motociclistas regularizem a situação, pois, nesta data, a profissionalização passará a ser cobrada mediante fiscalização entre os motoboys.
Em Muriaé, o SEST junto com o SENAT e a Associação Comercial e Industrial de Muriaé (ACIM) vai oferecer a estes profissionais o curso profissionalizante que será obrigatório para todos que queiram exercer esta profissão. As matrículas já estão abertas e a capacitação tem carga horária de 30 horas. O valor do curso é de R$200,00. Os motociclistas vão adquirir conhecimento e atualização sobre legislação de trânsito, além de trabalhar os conflitos existentes entre carros e motos no dia-a-dia, além de conhecerem também situações de acidentes e primeiros socorros.
Para fazer o curso o interessado não pode estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, nem tampouco ter tido a Carteira Nacional de Habilitação cassada por motivo de crime de trânsito, ou estar impedido judicialmente de exercer seus direitos. É necessário ainda estar habilitado há, no mínimo, dois anos na categoria “A” e ter completado 21 anos de idade.
Os interessados devem levar uma foto 3X4 recente, original e cópia aberta da Carteira Nacional de Habilitação, original e cópia da Carteira de Identidade, original e cópia de comprovante de residência atual, certidão de prontuário, comprovação de mais de dois anos de habilitação na categoria “A”. Para maiores informações sobre o curso as pessoas podem ir diretamente na Rua Getúlio Vargas, 447 – Barra, ou ligar para 32-3721-2036. (Fonte: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
A Escola Técnica de Formação Gerencial - ETFG - em Cataguases, realizou na noite da última quinta-feira, 14, às 19:30 horas, um encontro com os pais dos alunos que assistiram à palestra "Valores e Limites - Escola e família juntas na formação dos filhos", que foi ministrada pela Coordenadora Geral do SEBRAE-MG em Belo Horizonte, Edelweiss Petruceli Carayon de Barros. Ela veio a convite da diretora daquela escola, Olívia Pereira da Silva (foto ao lado), que fez a abertura do evento lembrando as realizações da escola neste primeiro semestre.
Segundo informa a Coordenadora Pedagógica da ETFG, Ana Paula Dutra, o encontro dos pais acontece duas vezes por ano, "além de um encontro dos pais e filhos com a escola, que são meios para aproximá-los da escola", explicou. A respeito do evento realizado naquele dia, Ana Paula, disse que a escolha da Coordenadora do SEBRAE-MG, Edelweiss de Barros, deveu-se à sua "ampla experiência na escola e por ter um vasto currículo nesta área". Ana Paula revelou também que o objetivo do evento é "promover a reflexão dos pais sobre a educação de seus filhos e as responsabilidades de cada um neste processo", completou.
Edelweiss de Barros (foto), em entrevista ao Site do Marcelo Lopes, revelou que a palestra teve como objetivo levar os pais a uma reflexão sobre a importância dos valores, da presença do pai na vida do jovem para que ele possa se tornar um cidadão íntegro. "E este não é um papel só da escola, nem só da família. É um papel que os dois desenvolvem de mãos dadas", enfatizou. Ela revelou que esta não é uma tarefa fácil no mundo de hoje globalizado. "Nós sabemos que há avanços importantes e incontestáveis no mundo atual, mas paralelamente há quebras de barreira da ética e nós vemos muita coisa ruim acontecendo. Então é esta reflexão, que pretendo promover com os pais, no sentido de que ela seja profunda e transformadora", destacou.
A Coordenadora do Sebrae-MG em Belo Horizonte destacou um ponto em seu pronunciamento que é a imposição de limites para os filhos. Segundo ela esta "talvez seja a palavra chave neste momento, porque dizer não é uma clara demonstração de amor. Hoje é quase o filho quem define o que ele deve ou não fazer. A criança, o adolescente, precisa do não para poder se desenvolver e por mais dificil que seja para os pais agirem desta forma, é essencial para a formação destes novos cidadãos", acrescentou. Ela também disse como a ETFG trabalha com esta realidade e a imposição de limites para seus alunos.
Nesta manhã de sexta-feira, 15, às 10 horas, Edelweiss de Barros estará no Programa Conversa Franca, da Rádio Brilho FM, que é apresentado por Sousa Mendonça. Ela será entrevistada pelo editor deste site, jornalista Marcelo Lopes e vai detalhar este tema, hoje tão debatido por pais e professores.
{{banner-interno}}