[caption id="attachment_8628" align="alignleft" width="277"] Danilo Vieira Júnior fez a primeira palestra do dia[/caption]
"Educação Ambiental é o alicerce. Um trabalho de base. É preciso mudar a cabeça daqueles que utilizam os recursos naturais". Foi o que explicou o Secretário Adjunto do Meio Ambiente de Minas Gerais, Danilo Vieira Júnior, em conjunto com o Assessor do Meio Ambiente da Associação Mineira de Municípios, Licínio Eustáquio Mói Xavier, durante a palestra que ministraram na abertura da Reunião Itinerante da AMM, cujo tema foi a "Nova sistemática do SISEMA".
Uma das propostas por ele apresentada foi a de que até 2017 todos ou, pelo menos, a maioria dos municípios mineiros estarão preparados para tratar o esgoto. Para isso estão disponíveis cerca de 50 milhões de reais. Segundo Danilo, 56% da população de Minas Gerais é atendida com sistemas adequados de disposição dos resíduos sólidos e completou dizendo que "Minas Gerais tem um grande potencial turístico. Ecoturismo é um atrativo e enorme fonte de receita, que fomenta a economia do estado", acrescentou. Assuntos como a atual estrutura da Secretaria de Meio Ambiente, disposição correta do lixo, investimento público, integração das equipes de gestão e agilização dos processos, entre outros, foram por eles tratados.
A segunda palestra ficou por conta do Assessor de Desenvolvimento Econômico da AMM, Antônio Avelar. Ele falou sobre “Potencialidades e Perspectivas de Investimentos na Zona da Mata”, apontando as dificuldades que os prefeitos enfrentam. "O principal desafio que os gestores têm é o de desenvolver as cidades economicamente, gerar renda e empregos. Além de satisfazer as demandas de saúde, qualidade de vida, infra-estrutura e segurança", avaliou Avelar. O assessor também ressaltou a preocupação em promover o desenvolvimento local, reduzir a burocracia e identificar áreas de instalação de empresas.
Em seguida prefeitos fizeram questionamentos e tiveram suas dúvidas, principalmente com relação ao Meio Ambiente, sanadas além de receberem orientações sobre como proceder em casos como Aterro Sanitário e instalação de abatedouro de animais. Hoje, o setor de Meio Ambiente da AMM, segundo revelou seu presidente Ângelo Roncali, é o mais requisitado daquela instituição. (Por Diogo Andrade){{banner-interno}}
Começou há poucos instantes a Reunião Itinerante da Associação Mineira de Municípios – AMM - em Cataguases. Cerca de trinta prefeitos e demais autoridades municipais estão na cidade participando deste evento que tem por objetivo ouvir os anseios e descobrir carências dos municípios a fim de, através da união, buscar soluções em comum, segundo revelou o presidente da entidade, Ângelo Roncalli, presidente da AMM.
Além do prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, anfitrião do dia, e do presidente da AMM, estão presentes os prefeitos de Leopoldina, Bené Guedes; de Além Paraíba, Wolney de Freitas, de Itamarati de Minas, Herivelto Furtado Zanela; de Miraí, Sérgio Resende, além de vereadores, secretários municipais e assessores.
O evento começou com a execução dos hinos Nacional e de Cataguases, interpretado pelos alunos da Escola Municipal Darcília Guimarães e, em seguida, foram exibidos dois vídeos institucionais, sendo o primeiro sobre o trabalho da AMM e o segundo sobre Cataguases. Em seguida fez um discurso de boas vindas aos presentes o prefeito Willian Lobo de Almeida, de Cataguases.
Willian aproveitou para falar sobre os problemas enfrentados pelos municípios no setor da Saúde, fez um elogio ao seu vice-prefeito José Mantovani Neto a quem classificou como um “grande parceiro nesta administração”. Ele também fez um breve relato sobre as ações de sua administração e agradeceu a presença de todos no evento.
Ângelo Roncali (foto abaixo), presidente da AMM, em seguida fez a abertura oficial do evento, lembrando os temas que serão discutidos ao longo do dia, como Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Roncali também falou sobre a questão da luta dos municípios para ter direito a receber os royalties do petróleo. Ele salientou também que a luta "maior da AMM é buscar uma melhor distribuição dos recursos entre os municípios.{{banner-interno}}
Começa daqui a pouco em Cataguases a Reunião Itinerante da Associação Mineira de Municípios - AMM - que deverá reunir cerca de 150 prefeitos, além de diversas autoridades estaduais, inclusive o Governador Antônio Anastasia, cuja chegada está prevista para as 14 horas. Ao longo do dia, os prefeitos vão tratar de diversos assuntos de interesses dos municípios. Esta é a primeira vez que a AMM realiza um encontro em Cataguases.
Ao longo do dia, o Site do Marcelo Lopes vai acompanhar todo o evento trazendo para seus leitores tudo o que estiver acontecendo no Manto Verde, local do encontro. Entrevistas com os prefeitos e demais autoridades e as palestras do encontro, entre outros detalhes deste evento serão a tônica desta cobertura, além de muitas fotografias.
PRÉ-CAMPANHA ELEITORAL - Na tarde desta quarta-feira, 20, surgiu a informação do rompimento do grupo político liderado pelo empresário Marco Antônio Cadete Souza com o virtual candidato da oposição José César Samor. Marco Antônio detém o comando no munícipio de alguns partidos como o PP, PTB e PSB, entre outros e era tido como o mais provável candidato a vice na chapa de Cesinha Samor. A ruptura teria sido motivada pela escolha de Sérgio Recepute Gouvêa, o Filó, para ocupar a vaga de vice, o que teria desagradado Marco Antônio.
Segundo apurou este Site, a escolha de Filó para vice, teria sido uma imposição do Senador Clésio Andrade, que exigira um nome do PMDB na composição da chapa oposicionista como condição para emprestar seu apoio. Outra versão apurada pelo Site assegura que a decisão de Marco Antônio de abandonar a oposição foi tomada após uma conversa com o Diretor Presidente da Companhia Industrial Cataguases, José Inácio Peixoto Neto que, por já ter definido seu apoio à candidatura do atual prefeito Willian Lobo de Almeida, convenceu o amigo a fazer o mesmo.GOMES EM NOVA EMISSORA - Um dos radialistas mais tradicionais de Cataguases e líder de audiência, Gomes (foto ao lado), que mantém um programa popular diário voltado para a dona de casa, acaba de estrear na Rádio Cataguases AM, emissora onde trabalhou por mais de vinte anos e da qual estava afastado desde sua aquisição por novos sócios. "O amigo da dona de casa está de volta ao seu lugar". Assim ele definiu seu retorno ao rádio AM, onde começou sua trajetória vencedora como profissional de comunicação.
Gomes ficará no ar até, possivelmente, início de julho, quando deverá se afastar por causa de compromissos eleitorais. Seu retorno, porém, está previsto para o dia 9 de outubro, na Rádio Cataguases AM. Agora, em novo horário: das 8 às 10 horas da manhã. O formato do programa continua o mesmo e com participação popular, que é a marca de seu trabalho. "As pessoas podem continuar ligando e fazendo seus comentários normalmente porque o meu programa, na verdade, quem o faz é o ouvinte. Eu sou apenas o intermediário", explicou.{{banner-interno}}
[caption id="attachment_8604" align="aligncenter" width="400"] O Deputado Federal Lael Varela veio a Cataguases a convite da presidente do Democratas em Cataguases, Regina Fonseca,[/caption]
O Deputado Federal Lael Varela, do Democratas, que teve expressiva votação na eleição de 2010 em Cataguases quando recebeu 19.183 votos, esteve visitando a cidade na tarde desta quarta-feira, 20. Veio a convite da presidente daquele partido na cidade, Regina Fonseca, que foi sua coordenadora de campanha naquele ano em que obteve a maior votação dada a um candidato pela população de Cataguases.
Lael foi recebido pela cúpula do Democratas na cidade, pouco depois das 15 horas, na Câmara Municipal. Além da presidente daquela legenda, Regina Fonseca, estava o vereador João do Carmo Lima, o Boiadeiro, campeão de votos pelo Democratas em Cataguases, entre outros filiados. As ausências mais sentidas foram da ex-prefeita Maria Lúcia Mendonça e a de Aluísio Anselmo da Silva, que exerceu função de destaque na administração de Maria Lúcia. Outra ausência, porém justificada, foi a do vereador Antônio Boneco, que estava viajando a trabalho. O Prefeito Willian Lobo de Almeida também participou do encontro junto de seu secretário municipal de Saúde, Fernando Abritta.
Em entrevista à Rádio Brilho FM e a este Site, o deputado federal revelou ter mandado uma verba de R$400 mil para o Hospital de Cataguases e que este ano “vou colocar novamente no orçamento da União outra quantia significativa para aquela entidade” e explicou também os comentários de que sua Fundação iria assumir o Pronto Cordis, à época de seu fechamento. Lael desmentiu esta possibilidade com a seguinte explicação:
- Essa conversa saiu, imagino, através de alguém que exteriorizou um pensamento próprio acreditando que o Lael pudesse assumir o Pronto Cordis e a coisa tomou outro rumo. Mas veja bem, uma estrutura como a da Fundação Cristiano Varela que é enorme – estamos construindo o bloco 3 -, não tem como ser montada numa cidade tão perto de Muriaé como é Cataguases. E se fôssemos mexer com a parte de coração seria desviar a especialidade da Fundação que é o câncer, uma doença que mata devagar. E nós queremos tratar esta doença para curar e queremos ser bons nisso. Hoje já somos o melhor hospital de câncer da América Latina e queremos ser o melhor do mundo. E vamos ser!
O Deputado também confirmou que a Faminas, instituição de ensino superior que mantém em Muriaé e Belo Horizonte, vai oferecer o curso de Medicina. Segundo revelou, a situação atual é a seguinte: “A faculdade já foi autorizada para a Faminas BH. Já foi publicado no órgão oficial. Para a faculdade e Muriaé o curso já foi aprovado pela comissão do Mec que visita o local para saber se ela tem condição de abrigar o curso. O que está faltando neste momento é o processo percorrer os demais caminhos dentro do Ministério para, em seguida, sair a publicação, o que eu espero acontecer até outubro”, completou Lael.
Sobre uma possível participação na sucessão municipal em Cataguases Lael Varela disse que vai apoiar a chapa de vereadores do Democratas e deixará livre que o partido escolha o candidato a prefeito.” Eu queria que a Regina (presidente do DEM) tivesse candidato a prefeito, mas ela preferiu assim e eu aceitei. Estou aqui para me solidarizar com estes companheiros e não vou impedir que apoiem o candidato que quiserem”, finalizou.
[caption id="attachment_8605" align="aligncenter" width="400"] O prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, conversa com Lael Varela durante sua visita ao município[/caption]{{banner-interno}}
[caption id="attachment_8596" align="aligncenter" width="400"] Os alunos participantes do projeto que entra este ano em sua segunda edição.[/caption]
A Associação Comercial e Industrial de Cataguases - ACIC - abriu oficialmente no último dia 16, o segundo ano do projeto esportivo Super Ação, voltado para crianças de 6 a 17 anos de idade estudantes da rede pública de ensino. A iniciativa conta com o patrocínio do Banco Cruzeiro do Sul, através da Lei de Incentivo ao Esporte, é realizado pela ACIC e coordenado pelo professor de Educação Física, Felipe Lanziére Soares. As aulas acontecem durante a semana nas dependências do CAT - Centro de Atividades do Trabalhador "Rodrigo Lanna".
Este ano o projeto está trabalhando com as modalidades Futsal, Handebol e Natação com aulas duas vezes por semana com uma hora de aula. Felipe informa que estão inscritos 162 alunos no Futsal, 54 no Handebol e 72 na Natação, de ambos os sexos. Apesar da abertura oficial ter acontecido no último fim de semana, as aulas começaram no dia 2 de maio e o projeto deverá estar concluído no final de abril de 2013. Os alunos recebem o uniforme e todos os materiais necessários à prática da modalidade escolhida.
Os objetivos do programa "Super Ação" são estimular a prática esportiva diária; desenvolver a cultura da preservação da saúde através do esporte e promover a difusão e divulgação do esporte como elemento primordial para a busca do bem-estar, auto-estima e um poderoso aliado na superação de desafios. Felipe avalia que a primeira edição do projeto "superou as expectativas e este ano reduzimos o número de alunos exatamente para podermos focar ainda mais na qualidade do trabalho que está sendo realizado", revelou.{{banner-interno}}