Um vereador de São Francisco do Glória, cujo nome não foi divulgado, município situado próximo a Muriaé, foi surpreendido por dois homens na noite do último domingo, 24, ao chegar em sua casa, quando foi violentamente agredido. Ele, no entanto, conseguiu escapar e chamou a Polícia Militar.
[caption id="attachment_8766" align="aligncenter" width="400"] O carro do vereador foi totalmente incendiado[/caption]
Segundo informações da própria PM o fato teria acontecido por volta das 16:50 horas deste domingo, quando dois homens armados com revólveres invadiram a casa do vereador e fizeram sua esposa refém e mais dois funcionários de sua casa. Durante a ação todos foram mantidos presos em um quarto. Os agressors teriam dito aos reféns que ficassem tranquilos porque estavam ali para "acertar um negócio com o vereador".
Eles ficaram na casa do parlamentar esperando sua chegada o que aconteceu somente às 21:30 horas trazendo consigo um vizinho como carona. Assim que estacionou os invasores o abordaram e o amarraram sendo o vizinho levado para a casa e trancado junto com os demais reféns. Segundo relatou o vereador aos policiais depois de ter sido imobilizado começou a apanhar com um pedaço de pau mas conseguiu correr passando por um matagal, atravessou um rio até chegar à casa de um vizinho onde, por volta das 23:15 horas, conseguiu ligar para a Polícia que compareceu ao local.
Cinco policiais foram destacados para realizar um patrulhamento nas imediações em busca dos dois agressores sem, no entanto, obterem êxito. De acordo com o vereador eles estariam usando uma motocicleta vermelha. Além de ter sido agredido, os bandidos levaram R$3 mil em dinheiro e três celulares, além do carro da vítima que foi encontrado incendiado a cerca de um quilômetro da sua residência.
O vereador foi levado ao Hospital em Fervedouro para ser medicado. Ele já teria recebido ameaças e acredita serem motivação política, mas o fato será apurado oficialmente pela Polícia Civil de Carangola. A Perícia Técnica da 4ª Delegacia de Polícia Civil de Muriaé também esteve no local através do perito criminal, Heldino Barbosa.{{banner-interno}}
Foi lançada no último dia 18, a campanha pela mudança na legislação brasileira que define a redistribuição dos royalties do minério. Com a presença do Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia, o Senador Aécio Neves e o Presidente da Associação Mineira de Municípios - AMM, Prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, o movimento foi divulgado em uma entrevista coletiva no Palácio da Liberdade.
A iniciativa busca a conscientização da sociedade para a importância de uma nova legislação dos royalties para as cidades mineiras. Com o tema “Minério com mais justiça – Como está não dá pra ficar. Mudança nos royalties do minério já”, o desejo dos representantes políticos mineiros é garantir mais recursos para as cidades do estado.
O Presidente da AMM, Ângelo Roncalli, durante a reunião itinerante daquela entidade realizada em Cataguases, no último dia 21, falou a respeito do pleito. Ele acredita que essa campanha vai beneficiar todas as cidades mineiras. "Essa matéria será importante para os municípios e vai significar mais recursos para investimento nas cidades", acrescentou.
O Prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida também se manifestou favoravelmente ao movimento. "Não dá pra ser uma lei para o petróleo e outra diferente para o minério, por isso estamos nesta luta para nivelar e igualar esta distribuição destes recursos", disse. O Prefeito de Leopoldina, Bené Guedes é outro que também compartilha o mesmo ponto de vista. "Temos que defender nossas riquezaz e fazer com que elas se revertam em benefícios para a nossa população", justificou.
Essa iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado de Minas Gerais, Associação Mineira Municípios – AMM, Ordem dos Advogados de Minas Gerais – OAB/MG e Associação Brasileira de Imprensa – ABI. (Com informações da Assessoria de Comunicação da AMM){{banner-interno}}
O programa Arca das Letras foi criado em 2003 pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário. Um dos objetivos é promover o incentivo a leitura no meio rural. Em Ubá, o projeto funciona desde 2011. As comunidades atendidas recebem um móvel (Arca), com livros, revistas e obras literárias de vários autores, que são adquiridos de acordo com a necessidade de cada região. Essas bibliotecas rurais contam com a participação dos agentes de leitura, que são moradores voluntários à disposição da comunidade.
Por meio deste programa, a Prefeitura de Ubá, através da Secretaria de Educação, tem proporcionado ainda diversas atividades culturais em cada localidade, como aconteceu na última terça-feira (18), para os moradores do Córrego do Emboque. Andréa Dias, coordenadora do programa, destacou o apoio que os moradores do Emboque têm oferecido neste trabalho. “Desde fevereiro temos feito um diagnóstico nas comunidades, e vamos realizar outras ações como sessões de cinema e show de talentos, além de dar continuidade ao projeto no empréstimo de livros”.
A Emater é uma das parceiras da Prefeitura neste trabalho. O extensionista Lucivan Gomes de Oliveira acredita que “a promoção de ações que visem o acesso a livros no campo e a parceria em projetos como a ‘Arca' tem sido uma ferramenta em prol da educação”. Para Maria Aparecida Faria Silva, moradora do Emboque e agente de leitura, o projeto tem ajudado muito: “A comunidade tem despertado o gosto pela literatura e beneficia também aos alunos do Brasil Alfabetizado, é gratificante poder trabalhar para ajudar minha comunidade, incentivando e buscando leitores”, finalizou. (Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU){{banner-interno}}
Neste domingo, 24, aconteceram diversas convenções partidárias em Cataguases que tiveram por objetivo definir o rumo que cada legenda vai seguir nestas eleições, além de lançar os candidatos a vereador (na maioria dos casos) e definir coligações para apoiar candidatos a prefeito e vice. A maior notícia destas reuniões, foi também a que menos surpreendeu já que todos esperavam a confirmação da candidatura do atual prefeito Willian Lobo de Almeida, que repetirá a chapa vencedora quatro anos atrás com o médico José Mantovani Neto, na condição de vice-prefeito.
Dezoito partidos realizaram suas convenções neste domingo, sendo que PDT, PRP, PR, e PRTB, se coligaram e estão lançando 30 candidatos a vereador, sendo nove mulheres. Segundo Marcos Spínola (foto), presidente do PDT, estes partidos ainda não decidiram se vão apoiar um dos candidatos a prefeito. "A definição poderá sair até o dia 6 de julho", disse Marcos. Exceto a destes partidos, as demais convenções aconteceram simultaneamente na ETFG, nesta manhã de domingo, 24.
Os partidos que já estavam alinhados com a atual administração municipal também fizeram suas convenções neste domingo. As composições para vereador ficaram assim: PSDB, PSD e PTB formaram uma coligação, considerada a mais dificil entre todas as demais porque reúne nomes considerados "campeões de votos" como Antônio Beleza, Vicente de Paulo Dias e Fernandinho de Sereno, entre outros. A segunda coligação ficou assim definida: PSDC, PTN, PV, PSC e DEM. Segundo análise dos nomes previamente conhecidos esta composição é também repleta de nomes tidos como "bons de voto" como é o caso do ex-vereador José Augusto Titonelli e dos atuais vereadores Guilherme Valle de Souza, João Boiadeiro e Antônio Boneco.
Em outro bloco estão unidos os partidos PTC, PHS, PSL, PP e PSB, que trazem as legendas que formaram há dois anos o grupo Aliança Cataguases, liderado pelo empresário Marco Antônio Cadête de Souza, que esta semana, conforme este site noticiou, definiu seu apoio ao prefeito Willian após ter flertado com o candidato de oposição Cesinha Samor.Na tarde de sábado, 23, o PC do B, partido de José César Samor, realizou sua convenção quando confirmou a chapa Cesinha Samor e Sérgio Recepute Gouvêa (o Filó) candidatos a prefeito e vice, respectivamente. A coligação com o PMDB também rendeu uma boa chapa de candidatos a vereador onde figuram nomes como o do ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Ricardo Dias, e dos ex-vereadores Fernando Amaral e Ratinho, entre outros. Segundo o site apurou, mudanças poderão ocorrer nesta coligação até terça ou quarta-feira, próximas. A fonte, que preferiu manter-se anônima, garantiu porém que a chapa majoritária não sofrerá alterações e que os entraves vivenciados neste momento referem-se ao pequeno número de mulheres.
Por fim, o PT que já havia definido seus candidatos no último domingo, não fez coligação alguma, mas orientou seus filiados a apoiarem o candidato José César Samor. Mas durante a manhã sugriu a informação - ainda não confirmada - de que o PT fará uma coligação com o PPS. Vale ressaltar que até o dia 5 de julho próximo, último dia para registro e homologação pela Justiça Eleitoral das candidaturas, mudanças poderão ocorrer nestas coligações e arranjos eleitorais.
{{banner-interno}}
A ACRAP— Associação dos Catadores de Recicláveis de Além Paraíba, já é uma realidade. Com o apoio da empresa Compromisso Ambiental e da Prefeitura de Além Paraíba, através de sua Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a entidade inaugurou neste sábado, 23, sua sede localizada na antiga oficina da Rede Ferroviária, na Vila Laroca, com acesso pelo antigo portão, na Avenida Dr. Ricardo Grimaldo Estides, próximo à sede da Terceira Idade.
Antes da inauguração, na sede da ACRAP, às 14 horas, foi proferida uma palestra sobre o trabalho desenvolvido pelos catadores de recicláveis em Juiz de Fora e, logo em seguida, foi apresentado para a comunidade local o Programa de Coleta Seletiva Municipal. O prefeito Wolney Freitas presidiu a solenidade de inauguração da ACRAP e reiterou o compromisso do município com a preservação ambiental, prevendo A ACRAP— Associação dos Catadores de Recicláveis de Além Paraíba conta hoje com 20 catadores cadastrados e já está há três meses.
O presidente da Associação, Dário Gomes, informou que a maioria dos equipamentos utilizados pelos catadores foi cedida pela empresa Compromisso Ambiental, entre eles: seis carrinhos, sete garrafões para garrafas PET e uma prensa para que seja facilitado o trabalho dos catadores. A Prefeitura Municipal doou um caminhão para a coleta seletiva e também conseguiu para a entidade o galpão de sua sede, na antiga oficina da Rede Ferroviária.
Os associados da ACRAP já estão nas ruas, recolhendo todo tipo de material reciclável, como garrafas PET, papel, plástico, óleo de cozinha usado, ferro, alumínio, pilhas, baterias e eletroeletrônicos (computadores, rádios, aparelhos de TV, impressoras e outros) em desuso. Tudo isso é vendido a indústrias, para a reciclagem e geração de renda para os associados.
Todo o material hoje recolhido nas ruas pelos catadores da Associação é levado para a cidade de Leopoldina, sendo que o projeto futuro da entidade é implantar o maquinário em Além Paraíba, para que esse trabalho seja feito aqui e os associados consigam um melhor lucro com o material recolhido.
Segundo o presidente da associação, Dário Gomes, para que novos catadores interessados se cadastrem junto à ACRAP é necessário que os mesmos procurem a entidade, munidos de documentos pessoais. Logo em seguida, o interessado será encaminhado para a Secretaria de Assistência Social, para ser inserido no CAD único (O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
A população de Além Paraíba pode cooperar, tanto para o sucesso da ACRAP, quanto para o benefício contínuo do meio ambiente, principalmente dos nossos rios. Basta levar todo material reciclável a ser descartado à sede da Associação, ou mesmo ligar para 3462-1470, para saber sobre dia e hora em que acontece a coleta seletiva. (Fonte: Jornal Agora){{banner-interno}}