Os animais que vivem nas ruas também serão vacinados. Essa é a novidade da Campanha de Vacinação Antirrábica que volta este ano. O trabalho das Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Controle de Endemias será dividido em quatro fins de semana. Os donos de cães e gatos devem levá-los aos pontos fixos nos dias 7, 14, 21 e 28 de julho, das 9 às 16h (Veja a relação abaixo). A intenção é proteger a saúde da população e dos próprios animais.
A vacinação dos bichos sem donos será feita durante a semana, como conta a coordenadora de Vigilância Sanitária Roseli Batista Ferreira (foto). "Tem uma equipe em treinamento na Universidade Federal de Viçosa. Eles vão pegá-los da forma mais sutil possível. Irão vaciná-los e em seguida colocar uma coleira para identificar os animais. Pode ser que fiquemos todo o mês por conta deles", esclareceu. A coordenadora ainda pede: "É preciso contar com o auxílio da população. Não tirem essas coleiras. Elas são importantes para marcar os que já foram imunizados", explica.
A partir do dia 9 de julho, começa a programação da Campanha na zona rural. O coordenador do setor de Controle de Endemias, Wallace George de Oliveira, tem o mapeamento das residências. De acordo com Roseli, todas as casas do território rural de Cataguases serão visitadas. "Não há uma programação exata, porque será feito através de buscas. Acho que vamos conseguir atingir um número bem alto", acredita.
Confira os pontos fixos da vacinação na área urbana:
Dia 07/07/2012 - Vila Minalda: Hotel Paixão, Praça Joaquim Gonçalves Ledo e antigo Bar do Rodolfo; Primavera: Ponto final do ônibus; Dico Leite: Escola Astolfo Dutra, local próximo à loja do Sr. Zezito Baiano; Vila Tereza: Praça José Inácio Peixoto; Beira Rio: Salão Paroquial; Bom Pastor: Bar Ponto de Encontro; Paraíso: Campo de Futebol, Escola Enedina Prata, quadra rua Geraldino Ferras; Ibraim: Escola Municipal José Soares Gonçalves; Santa Clara: Igreja Católica; São Pedro: Guarita do ônibus; Taquara Preta: Antigo IDAIC, ponto final de ônibus; São Cristovão: Igreja Católica.
Dia 14/07/2012 - Centro: Posto de Saúde Rua Manoel da Silva Ramos; Praça de Esportes; Guanabara: praça; Imê Farage: Posto de Saúde; Leonardo: Posto de Saúde, Bar do Silvinho; Ana Carrara: Escola Municipal Maria José Peloso; Granjaria: Escola Estadual Dr. Norberto, Casa Miosótis; Miguel: próximo à mercearia; Colinas: praça; Isabel Tavares: Ponto final Rua Francisco Tavares Noleto; Horto Florestal: Bar Sr. Pedro.
Dia 21/07/2012 - Thomé: Posto de Saúde; Sebastião Adolfo: Bar de Sebastião Adolfo; Pouso Alegre/Beco São José: Mercado Beija-Flor, Bar do Manoel; Sol Nascente: ponto final de ônibus; Popular: Posto de Saúde; Pampulha: Bar do Magno; Marote: Fábrica de tijolos; São Diniz: Escola Municipal Manoel Dutra Siqueira.
Dia 28/07/2012 - Mercado do Produtor; Policlínica: Praça do BNH; Vila Reis: Escola Municipal Carmelita Guimarães, praça próxima a entrada do Carijós; Carijós: Busca Ativa; Justino: Posto de Saúde; São Vicente: Padaria ponto final do ônibus; Haidêe: próximo ao antigo SESI, Posto de Saúde, sede da Associação de Moradores; Menezes: Campo praça Menezes; Bandeirantes: Igreja Católica, Posto de Saúde. (Texto e foto de Diogo Andrade){{banner-interno}}
A FIC - Faculdades Integradas de Cataguases acaba de divulgar alguns de seus eventos internos que repercutem na vida da sociedade. Por exemplo, a aprovação de Walisson Roberto de Oliveira Silva em concurso da Petrobras e a realização da Semana de Geografia com a apresentação de trabalhos acadêmicos importantes. Para o diretor geral da FIC, Valmir Gonçalves os resultados apresentados mostram o compromisso da instituição com o saber. "A FIC/UNIS está voltada para formar profissionais cada vez mais capacitados e a aprovação deste nosso aluno em concurso tão concorrido mostra que estamos no caminho certo. Já a realização de eventos acadêmicos como a Semana de Geografia é uma forma dinâmica de acrescentar conhecimento aos alunos que se revela muito proveitosa", avaliou.Walisson (foto), é aluno do 7º período do curso de Engenharia de Produção da FIC e foi aprovado em segundo lugar no concurso da Petrobrás para o cargo de Técnico em Suprimento de Bens e Serviços Junior/Mecânica. Mais de 360 pessoas concorreram apenas 8 vagas. Para Walisson, o concurso apesar de disputado trouxe-lhe uma experiência muito boa e, agora, vive a ansiedade de ser chamado. "Estou cheio de expectativas para começar esta nova etapa". Ele ainda ressalta que o apoio do coordenador do curso, José Márcio e o do diretor, Valmir Gonçalves, foi de extrema importância nessa conquista. “A FIC disponibilizou uma sala para estudos aos sábados, o que deu grande suporte e ajudou muito nessa conquista”, contou.
A Semana de Geografia da FIC acontece entre os dias 18 e 20 de junho último e reúniu alunos do curso
[caption id="attachment_8840" align="alignright" width="337"] O geógrafo Flávio Antunes Machado fala sobre "A questão fundiária e o novo Código Florestal"[/caption]
de Geografia e Meio Ambiente daquela instituição. Logo na abertura do evento, a participação de ex-alunos do curso conduziram uma mesa redonda sobre Geografia e Mercado de Trabalho. A aluna do 4° período, Tuane Pereira Narcíso, apresentou o projeto de iniciação científica “Agricultura em APPs: análise dos impactos ambientais produzidos pela produção de mudas no município de Dona Euzébia/MG”. Os estudantes também participaram de palestras. Temas como “A questão fundiária e o novo Código Florestal” e “O rastro da bauxita: mineração, justiça ambiental e saúde na Zona da Mata de Minas Gerais” foram abordados pelo especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Flávio Antunes Machado e pelo doutorando em Saúde Pública pela FioCruz/RJ, Alen Batista Henriques.
Outro curso que também realizou sua semana acadêmica anteriormente, foi o de Pedagogia, que este ano teve como tema “Escola e Sociedade: caminhos possíveis para o desenvolvimento humano”.. O evento, inclusive, contou com a participação dos escritores Mary e Eliardo França. A semana contou com a participação de diversos profissionais reconhecidos na área educacional, além de psicólogos e escritores que ministraram palestras. Criminalidade e violência, gestão escolar e promoção da leitura no processo de inclusão social de jovens em situação de risco foram temas debatidos.
[caption id="attachment_8841" align="aligncenter" width="400"] Mari e Eduardo França, ao lado de Andréa Toledo, Elizabeth Ramalho e Ana Brígida Costa Cruz[/caption]{{banner-interno}}
A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases -SMCC - realizou nos dias 22 e 23 de junho, no Hospital de Cataguases, o I Encontro SOGIMIG (Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Minas Gerais) de Cataguases e Região, que contou com a presença de 53 ginecologistas e outros 42 profissionais de saúde entre médicos e enfermeiros de PSF's de Cataguases, Juiz de Fora, Ubá, Muriaé, Rio Pomba, Miraí, São João Nepomuceno, Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Espera Feliz, entre outras, conforme revelou a presidente da SMCC, médica Maria Ângela Girardi, que também presidiu o Encontro.
Ao abrir o evento, Maria Ângela destacou que a iniciativa é uma "busca pela excelência no atendimento à saúde da mulher, com foco nos indicadores de saúde". No evento foram abordados temas como doenças sexualmente transmissíveis, lesões pré-cancerosas e cancerosas de colo uterino e vulva, doenças de mama, pré-natal de baixo e alto risco e miomas uterinos, por meio de uma abordagem objetiva, visando resultados satisfatórios entre os participantes.
O sucesso do Encontro está, segundo Maria Ângela, diretamente ligado à qualidade dos profissionais que ministraram as palestras. "Tivemos a felicidade de contar com professores de universidades, a maioria com títulos de mestre e doutor. Neste sentido, preciso destacar a presença do médico cataguasense Júlio Couto, autor de livros que abordam as infecções perinatais, além da doutora Angelina Maia, a maior autoridade em doenças da vulva no país, que veio direto de Recife para o nosso Encontro", acrescentou a presidente da SMCC.Outro destaque do evento, de acordo com Maria Ângela, foi a palestra de abertura com o tema "Sexualidade, uma questão de(a) Educação?", proferida pelo sexólogo Gérson Lopes (foto à esquerda), na tarde de sexta-feira,22, no Centro Cultural Humberto Mauro, e aberta a toda a comunidade. Tomando por base a realidade atual brasileira em que a sexualidade de crianças e adolescentes é aflorada no convívio diário e cada vez mais intensamente, o assunto promoveu uma reflexão entre os participantes e uma discussão sobre qual o momento em que se deve começar a tratar do assunto nos lares e nas escolas brasileiras.
O I Encontro SOGIMIG de Cataguases e Região contou com o apoio da Unimed Cataguases, Unicred, Hospital de Cataguases, Laboratórios de medicamentos, Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Educação de Cataguases. (Fotos: Bruna Nogueira)
{{banner-interno}}
[caption id="attachment_8814" align="aligncenter" width="400"] Um dos quartos já concluídos no sétimo andar.[/caption]
Em obras desde março último, o sétimo andar do Hospital de Cataguases será inaugurado no próximo dia 13 de julho, sexta-feira, conforme informou seu provedor, José Eduardo Machado. O local vai abrigar quarenta e dois novos leitos exclusivamente para internações do SUS – Sistema Único de Saúde - além de uma sala de isolamento e outra para atendimento da enfermagem. As obras de reforma estão em fase final o novo setor vai receber o nome do médico cataguasense Gilberto Delfim de Carvalho, em homenagem à este ortopedista que já exerceu, inclusive, a função de diretor clínico daquele hospital.
[caption id="attachment_8815" align="aligncenter" width="400"] O corredor de acesso aos quartos recebe pintura e o acabamento em alvenaria[/caption]
A direção do Hospital Cataguases decidiu reformar e adaptar o sétimo andar para internações pelo SUS a partir do fechamento do Pronto Cordis, ocorrido no final de janeiro último, para poder ter condições de receber todos os pacientes com a mesma eficiência e qualidade do serviço que até então vinha sendo prestado. Além de atender à população da região, o Hospital também havia fechado um contrato de prestação de serviço com a Prefeitura de Sumidouro - pouco antes do encerramento das atividades do Pronto Cordis - cujo hospital passa por reformas que consiste em receber os pacientes daquela cidade. O mesmo acontece com o município de Duas Barras.
[caption id="attachment_8816" align="aligncenter" width="400"] O Provedor do Hospital, José Eduardo Machado, disse que a inauguração do novo pavimento vai garantir qualidade ao trabalho prestado aos pacientes[/caption]
As obras começaram em ritmo lento, conforme reconhece José Eduardo "porque estão sendo feitas com os nossos próprios recursos e só recentemente recebemos parte de uma dívida que a Prefeitura de Cataguases tinha com o hospital, o que nos permitiu agilizar esta reforma", explicou. A Prefeitura pagou R$280 mil ao hospial referente a acertos que não foram feitos em procedimentos ao longo desta administração. Parte destes recursos, segundo José Eduardo, também está sendo investida na compra das 42 camas hospitalares que serão usadas no sétimo andar. Quanto à verba de R$400 mil que foi inserida no orçamento da União deste ano por intermédio do Deputado Federal Lael Varela, o provedor do hospital informou que ela ainda não foi liberada, mas quando isso acontecer "terá de ser utilizada na compra de equipamentos", finalizou.{{banner-interno}}
Alunos atletas, técnicos, professores, profissionais de arbitragem e organizadores se juntaram ao Prefeito Willian Lobo de Almeida, ao Secretário de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais, Bráulio Braz, aos secretários municipais, como o de Esportes, José Vitor Lima, além da Superintendente Regional de Ensino de Leopoldina, a cataguasense Solange Cabral Riguete, entre outros na noite desta terça-feira, 26, na Praça Rui Barbosa, em Cataguases quando abriram oficialmente mais uma edição regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, o JEMG.
Após a apresentação das delegações e da execução dos hinos Nacional Brasileiro e de Cataguases foi feito o acendimento da Pira Olímpica pelo ex-jogador de futebol, João Batista Casemiro Marques, o Joãosinho, que jogou no Galatasarai, da Turquia, entre outros times de renome internacional. Em seguida o aluno do oitavo ano do ensino fundamental da Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto, Eduardo José Jerônimo Fiel, fez o juramento olímpico.
Durante os discursos, Solange Cabral Riguete, superintendente regional de ensino lembrou o espirito esportivo como parte da formação humana. "O esporte é um importante aliado na formação humana porque nos coloca frente aos nossos limites e conhecê-los é essencial para que nos tornemos cidadãos mais completos", afirmou e desejou boa sorte a todos os atletas. Em seguida o Secretário de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais, Deputado Bráulio Braz, revelou que esta edição do JEMG teve "número recorde de inscrições" e que a sua Secretaria vem aperfeiçoando o incentivo ao esporte a cada ano. "Além disso, estamos disponibilizando material esportivo a todos os municípios e fomentando a prática esportiva em todo o estado", completou.
Encerrando a solenidade o prefeito de Cataguases Willian Lobo de Almeida fez agradecimentos a todos que contribuiram para a realização do JEMG, dedicando palavras de carinho a Bráulio Braz, a quem chamou de amigo. "Este nosso secretário tem nos ajudado muito aqui em Cataguases porque sempre nos traz recursos para investirmos no esporte. Agora, por exemplo, estamos reformando a Praça de Esportes", lembrou. Willian também fez um apelo aos atletas para que participem dos jogos com dedicação e disse esperar não acontecer nenhum placar W.O. "porque o que importa no esporte é a participação", destacou. Em seguida, convidou Bráulio Braz para, juntos, declararem aberto o JEMG. A noite ainda contou com a apresentação dos DJs Juninho Ricardo e Pedro Condé.{{banner-interno}}