Nesta quarta-feira, 4 de julho, às 20 horas, será inaugurada a mais nova Casa de Eventos e Danceteria de Cataguases. É a House.club que vai funcionar ao lado da "ponte nova", na antiga "Extreme". A equipe da Pró1 Produções Artísticas é que está montando a nova Casa que vai contar com uma bela infraestrutura, com camarotes, iluminação de última geração, som com o que há de mais moderno e ambiente climatizado. Alías, os espaços na House.club receberam tratamento acústico especial, com área para bate papo e um bar especial que vai oferecer drinks e bebidas variadas. Tudo, garante Anderson Prado, da Pró1, "preservando a qualidade e o bom gosto", assegurou.
A festa de abertura começa às 20 horas com um super show da banda Zen, de Muriaé, que vem fazendo sucesso em Minas, Rio de Janeiro e Espirito Santo com o melhor do Pop Rock nacional e internacional. Além disso, um grande número de convidados vips já confirmaram presença na noite de inauguração. São eles: Os ex-BBBs Mau-Mau e Jaqueline; Daniel Rocha, ator da novela Avenida Brasil, os cantores sertanejos Allan e Alisson, Fabricio e Gabriel, João e Jean, Marcelinho Rodrigues, Junior Kebraê, Júnior e Gustavo, Tiago e Manuel, além dos DJs Marcão Lima e Morango, entre outras presenças ainda não confirmadas.
A House.club vai funcionar como danceteria duas a três vezes por mês, mas empresas ou pessoas físicas poderão alugar o espaço para realizar suas festas ou reuniões de negócios. "A House.club é mais uma opção de lazer de alto nível para Cataguases. Estamos trazendo para cá a experiência de casas como esta em diversas cidades do país. Portanto, vamos inovar para que nossa população e a da região possa desfrutar de um ambiente alto nível e se sentir como nas grandes cidades, contaram Adolfo e Anderson, da Pró1.{{banner-interno}}
Ele é contrabaixista, compositor e arranjador, tendo participado de bandas seminais e do rock brasileiro, como O Terço, além de ter em sua bagagem dois ótimos CDs solo, “Groove” de 2002, e “Todo Bossa” de 2005. Ela, cantora e intérprete, que descobriu cedo sua vocação, iniciando seus estudos no conservatório “Lorenzo Fernandes”, aqui mesmo em Cataguases. E com um currículo que incluí várias participações no cenário nacional, se apresentando ao lado de nomes consagrados da MPB, como Cristóvão Bastos e Guinga.
[caption id="attachment_8856" align="aligncenter" width="400"] O flautista Danilo Caymmi, filho do mestre Dorival, se apresenta no show com Marcê Porena e Max Roberti[/caption]
Os dois juntos trazem à nossa cidade o show “Entre a mata, o mar e o amor”, que tem a direção musical do próprio Max Robert, e a participação especial de um dos baluartes da nossa MPB: o flautista e cantor Danilo Caymmi, que além de ser filho do mestre Dorival, integrou a última formação da genial banda do maestro Tom Jobim.
No repertório, além de algumas músicas inéditas da dupla, ainda há grandes sucessos da nossa MPB. Um show que reúne talento, beleza e paixão, prometendo ser um dos melhores apresentados este ano em nossa cidade. O evento é uma iniciativa da Casa de Cultura Simão, através da Fundação Simão José Silva, onde estão sendo vendidos os ingressos, que são limitados. A apresentação, no entanto, acontecerá no próximo dia 7 de julho, às 20:30 h, no Centro Cultural Humberto Mauro. (Texto: Márcio Chagas)
{{banner-interno}}
[caption id="attachment_8912" align="aligncenter" width="400"] Luis Claudio, Newton Dutra e Alcides Oliveira[/caption]
O Conselho de Consumidores da Energisa Minas Gerais realizou na tarde desta sexta-feira, 29, no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases Audiência Pública para definir a representatividade das entidades e dos conselheiros indicados, assim como os aspectos ligados ao fornecimento de energia elétrica, além de obter sugestões e propostas dos participantes. O evento foi aberto à toda a comunidade e terminou às 17 horas. A Audiência é uma exigência da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica - e acontece a cada dois anos sempre na cidade onde a empresa distribuidora de energia está sediada.
[caption id="attachment_8914" align="alignleft" width="184"] Luis Cláudio explica o funcionamento do Conselho de Consumidores[/caption]
Criado em 1993, e formado por doze membros, sendo seis titulares e seis suplentes, que representam as cinco principais classes de consumo da Energisa - residencial, comercial, industrial, rural e poder público, além de um representante do Ministério Público ou da Defensoria Pública ou do Procon -, o Conselho de Consumidores tem a função de analisar e avaliar questões relativas ao fornecimento de energia elétrica e as tarifas cobradas pela distribuidora. Também cabe à ele analisar a adequação dos serviços prestados pela concessionária ao consumidor final, fiscalizando e propondo sugestões e melhorias, conforme explicou o secretário da entidade, Luís Cláudio de Paula Silva. Ele também informou que os conselheiros podem exercer o cargo por tempo indeterminado, "mas a entidade de classe que ele pertence precisa ratificar sua permanência", destaca Luis Cláudio.
Atualmente o Conselho é formado por Alcides Oliveira da Silva (presidente), Renan Kilesse (vice), Luís Cláudio de Paula Silva, (secretário), Valéria Cristina Morais (Procon/Ministério Público), Sérgio Fernandez de Sales (membro), Regina Coeli Dantas Areal (membro), Bruno de Souza Alves (membro), Albertino Rodrigues Dutra (suplente), Antônio Vagner de Vasconcelos (suplente), Sebastião de Lourdes Lopes (suplente), Jorge Luís da Silva (suplente), Lucas Correia Neto (suplente) e Antônio José Rodrigues Caldas Francisco (suplente), das cidades que integram a zona de concessão da Energisa.{{banner-interno}}
Começou na manhã desta sexta-feira, 29, em Cataguases, o "Encontro Marcado do Fernando Sabino", que acontece até opróximo dia 29 de julho, na Chácara Dona Catarina e no Centro Cultural Eva Nil, antiga estação ferroviária. O evento é uma iniciativa do produtor cultural Bernardo Sabino, filho daquele escritor mineiro e conta com o patrocínio da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), Guaraná Antárctica e a Lei de Incentivo a Cultura de Minas Gerais, além do apoio da Secretaria Municipal de Educação de Cataguases. A vinda do projeto para Cataguases surgiu por meio do contato do professor Ricardo Quinteiro de Matos, que trabalha na Casa de Leitura, com a direção da FCA como parte de um programa maior de interação entre ferrovia e população de Cataguases.
Na noite desta quinta-feira, 28, no Eva Nil, aconteceu o coquetel de lançamento do evento, que contou com a presença do prefeito Willian Lobo de Almeida, da Secretária Municipal de Educação, Rosimere Helena Silva Souza, do produtor cultural, Bernardo Sabino, da delegada de polícia, Flávia Granado, do responsável pelo setor de Comunicação e Relações Institucionais da Ferrocia Centro Atlântica, André Elesbão, e do presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Vereador Antônio Batista Pereira, além do artista gráfico e autor da maioria das capas dos livros de Sabino, o cataguasense, Dounê Spínola.
Na manhã desta sexta-feira, 29,o projeto começou com a participação dos alunos da escola do Idaic que ajudaram a pintar uma enorme galinha na Praça da Chácara Dona Catarina. Na verdade é a galinha ao molho pardo, personagem do primeiro capítulo do livro "Menino no Epelho" cujas filmagens em Cataguases começam na próxima semana. Como o projeto é também interativo, ao longo deste mês os alunos da rede escolar irão interagir com os personagens de Sabino, além de assistirem aos filmes que se originaram de sua obra, conta Bernardo. Além disso, os filmes que foram feitos com base na obra de Sabino também serão exibidos ao longo do evento.
Durante toda a sexta-feira, estao previstas as participações dos alunos das escolas municipais, Enedina Prata, Flávia Dutra, Folhinha Verde, Maria José Peloso e Prefeito José Esteves, que deverão fazer apresentações artísticas referentes à obra do escritor mineiro. Até o final do projeto, que acontece no dia 29 de julho, o público que visitar a exposição que acontece no Centro Cultural Eva Nil e na Casa de Leitura da Chácara, vai apreciar a Exposição Fernando Sabino, que é uma cenografia da vida e obra do autor; a Exposição Dounê Spínola mostra as ilustrações de seis obras literárias de Sabino; a Exposição Ricardo Paiva, com telas da vida e obra de Fernando e a Exposição Ricardo Quinteiro, com fotos do escritor em diversos momentos de sua vida.
Veja as fotos do evento que são de autoria de Juliana Junqueira.
[gallery link="file" order="DESC"]{{banner-interno}}
Nesta quinta-feira, 28, as polícias Civil e Militar em Cataguases prenderam foragidos e deram mais um golpe no tráfico de drogas na cidade. Logo de manhã, detetives da Polícia Cívil prenderam Leandro Augusto Severo, vulgo "Leo Severo", que tinha um mandado de prisão preventiva por gter praticado homicidio. Sua prisão fora decretada em novembro do ano passado, mas ele estava foragido. Nesta quinta-feira, a equipe coordenada pelo detetive Lezoni, ele foi encontrado, levado até à delegacia onde foi interrogado e depois encaminhado ao Presídio.
À tarde, no mesmo dia, o acaso também ajudou o trabalho do detetive Lezoni, que reconheceu passando na rua, dentro da cabine de um caminhão, Marco Aurélio magalhães Rodrigues, o "Marquinho Gang". Ele também estava foragido já que foi condenado por tráfico de drogas em Cataguases. Após ser reconhecido, o investigador seguiu rapidamente o caminhão e o interceptou no Bairro Beira Rio, quando Marquinho foi levado para o presídio juntamente com o motorista do veículo.
Ainda nesta quinta-feira, a Polícia Militar fez mais uma apreensão de drogas na Vila Reis, nas imediações da Loja Nova, reconhecido ponto de traficantes. O flagrante aconteceu por volta das 20 horas após policiais observarem o movimento de pessoas no local, quando foi abordado um usuário que acabara de comprar cocaína. Ele confessou ter adquirido a droga de Maúricio Machado Fritz, o Mauricinho. Pouco antes, os policiais abordaram Mauricinho que carregava no bolso cerca de R$244. Ele foi liberado mas continuou sendo vigiado pelos militares que o viram ser procurado por outras pessoas em busca de droga que ele deixava, segundo revelou a PM, escondida em um monte de areia próximo. Pouco tempo depois os policiais fizeram nova abordagem em Mauricinho e encontraram com ele R$346, e como fora denunciado por um usuário, foi levado preso em flagrante. No monte de areia foram encontrados dez pedras de crack e dezoito papelotes de cocaína.
{{banner-interno}}