Cerca de 100 jovens entre 15 e 18 anos foram atendidos pelo projeto "ArtEducação Digital" em Cataguases. O resultado desse trabalho será exposto na cerimônia de lançamento do site-obra 'Objetos Fabulados', que acontece nesta sexta-feira, 29, às 20h no auditório da Policlínica. O programa é realizado pela ONG Humanizarte e Universidade Federal de Viçosa, com os recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. Conta também com o apoio do Instituto Francisca de Souza Peixoto e da Prefeitura Municipal. O objetivo é incentivar a inclusão social dos alunos da rede pública de ensino, através da arte em meio digital.
O Projeto foi lançado em setembro de 2011, na Políclínica Municipal, por meio da união da ONG Humanizarte, de Viçosa (MG) e a Prefeitura de Cataguases. O projeto tem parceria da Universidade Federal de Viçosa, Funarbe e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. A iniciativa conta, ainda, com recursos da FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – por meio do apoio do Deputado Federal Rodrigo de Castro e atende, atualmente, quatro municípios da Zona da Mata: Viçosa, Juiz de Fora, Leopoldina e Cataguases.O ator, bailarino e professor integrante da equipe Marcus Diego (foto), fez uma avaliação sobre o projeto em Cataguases. "Foi ótimo. Durante todo o processo os alunos se mostravam cada vez mais interessados pela linguagem audiovisual. A cidade ganhou muito com a sua realização. Acredito que esta iniciativa deu mais visibilidade e possibilitou também que cada jovem olhasse para o município e para sua realidade de uma forma poética", avaliou. O projeto, que começou em 2009 em Viçosa, se expandiu também para as cidades de Ponte Nova, Leopoldina e Juiz de Fora.
A idealização do projeto é do presidente da Humanizarte, Marcelo Andrade. A estrutura funcional atende atualmente a 500 alunos, articulados em quatro turmas de 25, totalizando 100 estudantes atendidos, por cidade. A equipe em Cataguases conta com o articulador José Otônio Ribeiro Pacífico, e com os professores Fhelipe Bruno do Carmo, Hélcio Fagundes Vieira Filho, Marcus Diego de Almeida e Silva e Taiman Santana da Silva. "O evento desta noite é a entrega dos certificados dos alunos que concluíram o curso e produziram vídeos. Todas as obras audiovisuais criadas foram trabalhadas em cima de objetos biográficos e estão no site-obra", explicou Marcus.
Cada turma participou de duas oficinas semanais, com duas horas de duração cada, por um período de três meses. O curso, em sua organização de desenvolvimento de metodologias didático pedagógicas, foi dividido em módulos que contemplaram a formação de repertório estético, laboratórios de informática para a aprendizagem de softwares específicos e práticas orientadas de vídeo e web. "Com esse olhar, cada aluno tirou um pouco do seu mundo e dividiu com o nosso. A rede ganhou muitos trabalhos audiovisuais preciosos. Cada um deles foi realizado com uma identidade, verdade e vida de cada adolescente. Foi excelente participar desse projeto e ter a honra de ser um dos facilitadores de tantas reflexões sobre a vida", finaliza Diego. (Texto de Diogo Andrade com informações dos sites http://paedcataguases.blogspot.com.br e http://www.objetosfabulados.art.br){{banner-interno}}
Um grave acidente aconteceu na entrada de Cataguases na noite desta sexta-feira 29, envolvendo um Fiat Palio branco, placa GZS-5921, Leopoldina (fotos). O carro, que vinha de Leopoldina, após fazer a conhecida curva do Meca ficou desgovernado e saiu da pista capotando em seguida. Dois homens estavam no veículo e um deles teria sido arremessado no asfalto. Três viaturas da Polícia Militar de Cataguases e duas ambulâncias prestaram os primeiros socorros às vítimas que foram levadas em estado grave para o Hospital de Cataguases e Pronto Socorro Municipal.
Uma testemunha contou à Policia Rodoviária Estadual que o Palio capotou sozinho após fazer a curva na MG-447, altura do Km 100. O acidente, ainda segundo esta testemunha, teria ocorrido por volta de 23:40 horas interrompendo o trânsito naquela rodovia por cerca de uma hora. Segundo apurou a Polícia, que não pôde confirmar a identidade dos ocupantes do veículo, o motorista seria um homem de meia idade de nome Walienstein, que está internado em estado grave na UTI do Hospital de Cataguases, em coma. Quem viajava com ele foi identificado apenas por Maurício, e está internado em observação no Pronto Socorro Municipal, mas deverá ser transferido para o Hospital de Cataguases ainda hoje, para fazer novos exames. (Fotos feita de celular)
{{banner-interno}}
Foi aberta na tarde deste domingo, 1º de julho, em Leopoldina, a 76ª Expoleo, um dos maiores eventos agropecuários da Zona da Mata. Na noite anterior, sábado, no Parque de Exposições, cerca de 3 mil pessoas, de acordo com os organizadores, assistiram ao show Minas ao Luar. No repertório, o melhor da seresta e dos grandes sucessos da música brasileira, que fez boa parte do público dançar e relembrar as canções que marcaram uma geração. O Minas ao Luar é um projeto musical mantido pelo SESC-MG com o apoio da Rede Globo Minas e percorre as cidades mineiras com shows em praça pública e gratuitos.
No início da tarde deste domingo, 1º de julho, foi aberta oficialmente a 76ª Expoleo, que contou com as presenças do prefeito de Leopoldina, Bené Guedes, do presidente da Cooperativa Leste, organizadora do evento, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, o diretor do Ministério da Agricultura, Marcelo Junqueira Ferraz, o presidente do Sindicato Rural de Leopoldina, Salviano Junqueira Ferraz, secretários municipais, representantes do IMA, Epamig, Emater, entre outros. Na abertura, também foi entregue o prêmio "Félix Martins de Responsabilidade Ambiental, que é outorgado àqueles que em sua atividade rural valoriza o capital humano e preserva o meio ambiente. Receberam o prêmio, Joelma Timóteo Meneses Assis, produtora rural de Dona Eusébia e Artur Bernardes Castro Meireles, de Leopoldina que mantém 40 alqueires de Mata Atlântica com duas nascentes de água em sua propriedade, além de fazer a coleta de sementes e encaminhá-las ao IEF.
O presidente do Sindicato Rural, Salviano Ferraz disse que a Exposição deste ano é motivo de "orgulho para todos nós produtores porque reúne uma grande variedade de espécies de animais o que mostra o esforço dos produtores de aprimorarem cada vez mais seu plantel e a capacidade de investimento em melhorias", destacou. Já o prefeito Bené Guedes previu novos e melhores tempos para a Expoleo "que vem crescendo e se organizando melhor a cada ano, especialmente, neste edição em que é visivel um salto em sua estrutura", comentou. Ele finalizou dizendo que a exposição acompanha o ritmo da cidade que "está em franca ascensão, atraindo investidores e o interesse de novas empresas". A Expoleo reúne cinquenta expositores e cerca de seiscentos animais. E o produtor cataguasense Henrique Manhães Alves, da Fazenda Pedra Branca, é o único a participar do evento, com quatro novilhas.
Em seu discurso, o presidente da Cooperativa Leste, organizadora da Expoleo, Pedro Junqueira Ferraz, lembrou ter assumido o cargo a apenas três meses e graças ao espírito de equipe de sua diretoria e dos funcionários, "estamos aqui agora abrindo esta Exposição". Ele lembrou que a formação de parcerias e a adoção de uma gestão participativa "são as responsáveis pelo sucesso deste evento". Ele também fez agradecimentos e lembrou que a Zona da Mata mineira já foi "o celeiro das Gerais, pois aqui se produziu riqueza e alimentos para os grandes centros. Agora, queremos retomar esta posição e é neste sentido que estamos trabalhando", anunciou.
Para o produtor rural de Leopoldina, Gilberto Monteiro de Barros Pinto, esta edição da Expoleo "está resgatando aquela fase áurea que ela teve antigamente, mais voltada para o produtor rural. Inclusive abrimos o armazém com insumos e produtos agropecuários para o produtor a preços bastante competitivos e abaixo do mercado. Com isso muitos produtores vieram e passaram a acreditar no trabalho o que viabilizou esta exposição". Gilberto levou para a exposição com oito bezerras da raça guzolando, que é o curzamento de Holandês com Guzerat e revela otimismo com os negócios que serão gerados naquele evento. "Estamos dando um passo adiante e acredito que esta exposição será um divisor de águas e acredito que ano que vem vamos profissionalizar ainda mais este evento que, sem dúvida, será o mais importante do agronegócio na Zona da Mata", finalizou.
Veja as fotos do show Minas ao Luar e da abertura oficial do evento que são de autoria de Juliana Junqueira.
[gallery link="file" order="DESC"]
{{banner-interno}}
Informe Especial
[caption id="attachment_8942" align="aligncenter" width="400"] Tomaz, Beatriz, Vera Lúcia e Paulo Sérgio estão à frente do Manjericão[/caption]
Cataguases ganhou na última sexta-feira, 29, o Manjericão, restaurante especializado em comida congelada e entrega em domicilio, com diversas opções no cardápio. A variedade, aliás, é um dos destaques do novo local, além da qualidade e preço. A idéia é do casal Beatriz Vieira de Oliveira e Tomaz Esteves Gomes da Silva, que contam também com a participação de Vera Lúcia Vieira de Oliveira e Paulo Sérgio Fellet Cotta, o responsável pelas delícias servidas no Manjericão. Paulo Sérgio é formado em Gastronomia com grande experiência no setor e é dele também as receitas que compõem o cardápio.
Situado na Rua Valentim Pereira da Rocha, 110, loja 26, perto do antigo Posto do Pelé, o novo restaurante vai funcionar de segunda a sábado com entregas das 18 às 22 horas, e aos domingos, de 10 às 14 horas. Mas quem quiser saborear as delicias no próprio Manjericão, será bem-vindo, conta Beatriz. "Oferecemos também esta opção e é uma oportunidade a mais para o cliente conhecer de perto o nosso trabalho e conferir a qualidade dos pratos que disponibilizamos", explicou. Para o cliente que preferir fazer sua refeição no próprio restaurante, o cardápio ganha o acompanhamento de arroz, acrescentou Tomaz.
[caption id="attachment_8943" align="aligncenter" width="400"] Os pratos são acondicionados em embalaqgens específicas que garantem a qualidade do alimento por mais tempo[/caption]
Neste início de atividades o Manjericão já oferece um cardápio de dar água na boca. São doze tipos de comida, entre massas, carnes e salgadinhos. Lasanha, Empadão, Escondidinho de frango, camarão e de carne seca, bolinho de bacalhau, costela de boi ou de porco, são algumas das opções. "A partir de agora vamos ouvir as sugestões da clientela para inserir novidades no cardápio", conta Tomaz. Os pedidos para entrega em domicilio podem ser feitos através do telefone 3421-5341. "O Manjericão chega ao mercado para aliar a boa comida ao conforto de saborear o prato desejado, seja na sua casa ou ao lado dos amigos", completa Tomaz.
[caption id="attachment_8944" align="aligncenter" width="400"] O Manjericão ocupa uma loja no prédio em frente ao antigo posto do Pelé.[/caption]
{{banner-interno}}
Em viagem a Belo Horizonte, na última terça-feira, 26, o prefeito de Além Paraíba Wolney de Freitas assinou vários convênios junto ao Governo do Estado. Na Secretaria Estadual de Saúde, foram assinados convênios para investimentos na área de saúde e a aquisição de dois veículos, um destinado à assistência à saúde e outro para o transporte de pacientes fora do domicílio. Ainda na Secretaria de Estado de Saúde, foi entregue o Plano de Trabalho para liberação de recursos destinados à elaboração dos projetos para a construção do novo Hospital Regional.
Na Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude, Wolninho assinou convênio para reforma e construção do campo de futebol Society do Bairro do Campo Alegre. Neste mesmo dia, o município foi beneficiado com a assinatura de convênio para a aquisição de aparelhos de ginástica para uma academia ao ar livre, que será criada no Distrito de Angustura. E, por fim, foram assinados outros dois convênios sendo que o primeiro repassa R$ 21 mil para a aquisição de material de informática para o setor de Saúde e outro para o calçamento das Ruas Darcy Calixto (Bela Vista) e Silvio Caçador (Cantão).
No dia 25, na sede do Museu de História e Ciências de Além Paraíba, foi realizada mais uma reunião promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com a equipe de estagiários do Professor Edwaldo Sergio dos Anjos, UFJF, o representante da ABPF, José Carlos Faria, representantes do Conselho Municipal de Turismo, Magali Gomide, Jerry Dean de Castro Neto e André Martins Borges e também representante do Museu de História e Ciências para tratar do lançamento da campanha “Abraço à Rotunda de Além Paraíba”.
Esta iniciativa está prevista para acontecer no domingo, 22 de julho, às 10 horas da manhã, quando serão abordados os temas "Valor histórico e sentimental para os ferroviários e a importância de sua preservação". Dentre os palestrantes, está confirmada a presença do Professor Victor Jose Ferreira, representante do Ministério Público Federal e do Professor José Geraldo Esquerdo Furtado.{{banner-interno}}