Marcelo Ferreira
O Horto Irineu Gomes Filho será palco de um grande show com Padre Antônio Maria em julho. O evento está marcado para o dia 8 de julho, as 18h. O show é uma realização das Paróquias: Divino Espírito Santo, Nossa Senhora do Rosário, Santa Bernadete, São Januário e São Sebastião e está aberto o todo público cristão. Os ingressos já podem ser adquiridos nas paróquias de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h. Antes do show, às 17h, haverá uma Missa com a participação de todos os Padres da cidade, incluindo o Pe. Antonio Maria.
De acordo com o Pe. Carlos Mariosa, da paróquia São Sebastião, a vinda do Pe. Antônio Maria em Ubá será uma alegria para os católicos porque em suas apresentações grandes manifestações de fé acontecem a cada música entoada pelo Padre. “Estamos ansiosos pela presença do Pe. Antônio Maria que é devoto da Capela da Mãe Peregrina que conforma nossa Mãe Celestial como Nossa Senhora. Os fies podem esperar que músicas como, A Paz de Cristo, Aleluia, Eu Sou Feliz, Jesus é o Rei, Mãe Peregrina e Nossa Senhora irão tocar também seus corações”, afirmou.
Foi cantando e gravando discos que Pe. Antônio Maria foi liberado pelo Instituto das Congregações para evangelizar através da música. Continua gravando discos, participando de programas de televisão na Associação Senhor Jesus. “O testemunho que dou, sem querer me adiantar ao julgamento da Igreja, é que Deus realmente estará presente lá. Nossa Senhora também se fará presente. Nós vemos essa manifestação de Deus e de Nossa Senhora na devoção, no amor, no carinho e na conversão, nos sinais que Ela dá nas apresentações”, disse Pe. Antônio Maria.
Conhecido como o padre das celebridades, por acompanhar espiritualmente vários artistas nacionais, Antônio Maria nasceu em 17 de agosto em 1945. Após a primeira comunhão, ingressou na Congregação Mariana. Depois da ordenação, trabalhou 4 anos em Portugal, na diocese do Aveiro, paróquia da Gafanha de Nazaré. Nesta época gravou o primeiro disco, “A Esperança tem Voz – Tempo de Paz”, pela editora Paulinas e desde então não parou mais de evangelizar com seu canto gravando ao todo 13 discos.
Na juventude, quando ainda não pensava em ser padre, sentindo-se atraído pela música, costuma frequentar com sua irmã alguns programas de auditório na Rádio Nacional, do Rio de Janeiro. Naquelas visitas, sem que ninguém soubesse, estava sendo formado o espírito de um jovem que, após ordenado padre, passaria a usar o amor pela música como instrumento de seu sacerdócio.
O Pe. Carlos Mariosa disse que a previsão dos párocos é que um grande rebanho de fiéis vá ao show e sinta a música invadi-los como uma renovação para seguir a vida na esperança de que Maria é nossa intercessora em Jesus. “A música tem o poder de abrir setores antes fechados na alma humana”, concluiu.
{{banner-interno}}
[caption id="attachment_9212" align="aligncenter" width="300"] Ronaldo Brito Roque durante sessão de autógrafos na Chácara Dona Catarina.[/caption]
O escritor cataguasense radicado no Rio de Janeiro, Ronaldo Brito Roque, lançou na noite desta sexta-feira, 6, na Casa de Leitura da Chácara Dona Catarina seu segundo livro e o primeiro de contos, "Meias Palavras". Dezenas de pessoas foram prestigiar o trabalho do mais novo escritor da cidade que, inclusive, já tem um romance publicado, "Romance Barato. Filho do conhecido casal de contadores Lucilene e Lourival Roque, Ronaldo escreve contos e poemas desde a adolescência "comecei a produzir alguma coisa nesta área com dezessete, dezoito anos, mas meu primeiro livro saiu somente quando eu tinha vinte e oito anos, que é o Romance Barato".
[caption id="attachment_9213" align="aligncenter" width="400"] Muitos amigos e amantes da literatura prestigiaram o lançamento de Ronaldo[/caption]
Em Romance Barato, que não teve lançamento em Cataguases, e cuja repercussão ele considera "boa, apesar de não ter sido aquele sucesso de vendas, mas quem o leu elogiou bastante e tenho vários pedidos para fazer uma reedição, o que por enquanto não é possível, mas é um projeto para o futuro, acrescentou".
Sobre a nova obra, "Meias Palavras", que foi lançada no final do ano passado, no Rio de Janeiro, e ganha lançamento na cidade por razões afetivas, "porque eu tive amigos aqui que realmente gostavam de Literatura, naturalmente, não era uma coisa impositiva", explica e acrescenta: " Por isso que eu gosto de Cataguases, porque aqui existem pessoas que gostam de verdade de Literatura e não porque a cidade tem tradição cultural, ou algo semelhante".
[caption id="attachment_9214" align="aligncenter" width="400"] Este é o primeiro livro que Ronaldo lança em Cataguases.[/caption]
Ronaldo conta que os contos do novo livro não seguem uma temática. "Meu editor, Guilherme Tolomei, fez a edição dos contos e o livro, inclusive, teria nome de mulher, já que em vários contos tem personagens femininos marcantes. Mas ele queria um nome que lembrasse algo de mulher... Eu, então, argumentei sobre alguns detalhes dos contos e sugeri o nome que acabou sendo aceito", contou.
Apesar de já ter uma longa experiência na literatura, Ronaldo sobrevive fazendo traduções, revisões de textos e sites de internet. "O que eu ganhei em um ano com o livro Romance Barato é menos do que o que recebo por mês com tradução. Ainda é muito pouco", completa, mostrando a realidade da vida dos escritores brasileiros.
{{banner-interno}}
[caption id="attachment_9203" align="aligncenter" width="400"] O Sicoob Coopemata engrossa as estatísticas com os excelentes resultados que apresenta.[/caption]
Os dados oficiais do desempenho do sistema financeiro nacional relativos ao primeiro trimestre de 2012, foram divulgados pelo Banco Central do Brasil (BC), no mês de junho. As cooperativas de crédito apresentaram desempenho acima da média do mercado nacional nos principais indicadores de ativos, patrimônio, depósitos e crédito.
Os números representam o crescimento da confiança da sociedade no trabalho desempenhado por essas instituições, segundo o gerente do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Sílvio Giusti. “Ao longo dos últimos anos, o cooperativismo de crédito brasileiro vem experimentando um crescimento contínuo e representativo dentro do sistema financeiro nacional. O número de ativos das cooperativas – principal indicador do segmento – cresceu mais de 6% em relação a dezembro do ano passado, atingindo a marca significativa de R$ 92 bilhões, contra 4% do mercado. É um reflexo do aumento da credibilidade depositada pela população no trabalho que desenvolvemos”, avalia.
Comparando os indicadores é nítido o avanço do setor. O crescimento do patrimônio líquido no primeiro trimestre do ano foi de 5,45%, mais que o dobro do mercado, que atingiu a marca de 2,27%. Em relação a dezembro de 2011, os empréstimos aumentaram em 5,7% nas cooperativas de crédito contra os 2,39% das demais instituições financeiras. “Mas o destaque especial é para o indicador ‘depósitos’”, destaca Giusti. “Enquanto o mercado teve um crescimento tímido, de apenas 0,5%, as cooperativas de crédito tiveram um aumento de 9,7%”, enfatiza o gestor.
Segundo Giusti, outro fator que contribui para esse resultado é a possibilidade que as cooperativas de crédito têm em oferecer aos clientes e cooperados uma remuneração pelos depósitos a prazo bastante atrativa e segura, na maioria das vezes acima dos valores praticados no mercado. Giusti prevê, ainda, o rompimento da linha dos R$ 100 bilhões, com relação aos ativos, o que, para ele, é um marco a ser comemorado.{{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Apoio à Inclusão - NAI, realizou nesta quinta-feira, 5, no auditório da Policlínica Municipal, o I Forum de Educação Inclusiva com o tema "Terminalidade Escolar Específica: uma proposta inclusiva?". O evento reuniu profissionais da área e trouxe a Cataguases para falar sobre o tema, Cristina Abranches da Mota Batista, que é psicanalista, doutora em Ciência Sociais e diretora superintendente da APAE de Contagem, e Juliana Ribeiro Dias Resende, que é Analista Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina que falou sobre "Terminalidade Escolar Específica na Realidade Local". O Forum foi coordenado por Jaqueline Ferreira Rodrigues, Coordenadora de Educação Especial de Catsaguases e do NAI.
[caption id="attachment_9199" align="aligncenter" width="400"] Da esquerda para a direita, Juliana Resende, Jaqueline Rodrigues, Rosimere Souza, Cristina Batista e José Mantovani Neto[/caption]
A Secretária Municipal de Educação Rosimere Helena Silva Souza disse que o Forum tem como objetivo trazer à discussão o tema inclusão da pessoa deficiente na sociedade a partir da escola. "Todos os alunos concluem seu período escolar em nove anos, mas o portador de algum tipo de deficiência não pode, necessariamente, encerrá-lo neste período, então o que propomos é discutir esse tempo partindo do princípio de que é preciso respeitar este individuo dentro de suas especificidades", contou. Neste sentido, ela propõe que este aluno seja avaliado por uma equipe de profissionais capacitados visando a conclusão do ensino fundamental e o início de sua vida produtiva, ou inserção no mercado de trabalho.
Uma sugestão da Secretária de Educação de Cataguases é que a partir dos 15 anos, este aluno possa participar de um programa de formação continuada semiprofissionalizante "onde entraria também a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social oferecendo cursos em parcerias com o SENAI e outras instituições de ensino que possam preparar este jovem para a vida profissional", disse Rosimere. Jaqueline Rodrigues, Coordenadora do NAI também defende esta ideia e diz que é preciso ampliar a visão sobre a pessoa com deficiência. "Muitas vezes temos o impulso de achar uma determinada deficiência muito maior do que de fato ela é, e isto contribui negativamente a forma com que lidamos com esta realidade", frisou.
Terminalidade específica é uma certificação de conclusão de escolaridade ? fundamentada em avaliação pedagógica ? com histórico escolar que apresente, de forma descritiva, as habilidades e competências atingidas pelos educandos com grave deficiência mental ou múltipla. É o caso dos alunos cujas necessidades educacionais especiais não lhes posssibilitaram alcançar o nível de conhecimento exigido para a conclusão do ensino fundamental, respeitada a legislação existente, e de acordo com o regimento e o projeto pedagógico da escola.{{banner-interno}}
O Tribunal Superior Eleitoral publicou a Resolução nº 23.370/2011, com as regras sobre propaganda eleitoral a serem seguidas nas eleições de 2012. Estão relacionados abaixo os tipos de propaganda mais comuns utilizados por partidos políticos e candidatos em suas campanhas eleitorais, com informações sobre o que pode ou não ser feito. Ressalte-se que estas orientações têm o caráter apenas informativo, não sendo dispensável, portanto, a leitura integral da legislação sobre o tema.
Lembre-se: A propaganda eleitoral será permitida somente a partir do dia 6 de julho e não poderá ser cerceada, desde que realizada em obediência à legislação aplicável.
Comício
Pode
A partir do dia 6 de julho até 48h antes do dia das eleições, das 8h às 24h. Também pode ser utilizada aparelhagem de sonorização fixa e trio elétrico, desde que este permaneça parado durante o evento, servindo como mero suporte para divulgação de jingles e mensagens do candidato.
Não Pode
Com a realização de show ou de evento assemelhado e apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animação. Não é necessária a licença da polícia para a realização deste tipo de propaganda. Entretanto, as autoridades policiais devem ser comunicadas em, no mínimo, 24h antes de sua realização.
Alto-falantes ou amplificadores de som
Pode
A partir do dia 6 de julho, entre 8h e 22h, desde que observadas as limitações descritas ao lado.
Não Pode
A menos de 200 metros das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, das sedes dos Tribunais Judiciais, dos quartéis e de outros estabelecimentos militares, dos hospitais e casas de saúde; das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento.
Caminhada, carreata e passeata
Pode
A partir do dia 6 de julho até as 22h do dia que antecede as eleições. Também são permitidos a distribuição de material gráfico e o uso de carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos. No dia das eleições: é permitida apenas a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por determinado partido ou candidato, revelada pelo uso exclusivamente de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
Não Pode
A utilização dos microfones do evento para transformar o ato em comício. Além disso, as vedações sobre distância mínima de órgãos públicos são as mesmas para alto-falantes e amplificadores de som.
Cavaletes, bonecos, cartazes e bandeiras móveis
Pode
Ao longo das vias públicas, desde que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. Mas devem ser colocados e retirados diariamente, entre 6h e 22h.
Não Pode
Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e nos de uso comum, inclusive postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos, nas árvores e nos jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios, mesmo que não lhes cause dano. Esta vedação também vale para qualquer outro tipo de propaganda. Atenção: Bens de uso comum, para fins eleitorais, são aqueles a que a população em geral tem acesso, tais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádios, ainda que de propriedade privada.
Camisetas, chaveiros, bonés, canetas e brindes
Pode
A comercialização pelos partidos políticos e coligações, desde que não contenham nome ou número de candidato nem especificação de cargo em disputa. Esta restrição também vale para qualquer outro material de divulgação institucional.
Não Pode
A confecção, utilização ou distribuição realizada por comitê de candidato ou com a sua autorização durante a campanha eleitoral. Esta vedação também vale para quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.
Faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições
Pode
Apenas em bens particulares, independentemente de autorização da Justiça Eleitoral, observado o limite máximo de 4m² e desde que não contrariem outras disposições da legislação eleitoral.
Não Pode
Em troca de dinheiro ou de qualquer tipo de pagamento pelo espaço utilizado. A propaganda deve ser feita espontânea e gratuitamente.
Distribuição de folhetos, volantes e outros impressos (santinhos)
Pode
Até as 22h do dia que antecede as eleições e não depende da obtenção de licença municipal e de autorização da Justiça Eleitoral.
Não Pode
Apenas com estampa da propaganda do candidato. Todo material impresso de campanha deverá conter também o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do responsável pela confecção, bem como de quem a contratou, e a respectiva tiragem. No dia das eleições: é vedada a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca-de-urna (distribuição de santinhos) e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.
Outdoor
Não Pode
Independentemente do local, sujeitando-se a empresa responsável, os partidos, as coligações e os candidatos às penalidades cabíveis (retirada imediata e pagamento de multa).
Jornais e revistas
Pode
Até a antevéspera das eleições, para divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita. Atenção: É permitida a divulgação de opinião favorável a candidato, a partido político ou a coligação pela imprensa escrita, desde que não seja matéria paga.
Não Pode
Para publicação de propaganda eleitoral que exceda a 10 anúncios, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, num espaço máximo, por edição, de 1/8 (um oitavo) de página de jornal padrão e 1/4 (um quarto) de página de revista ou tablóide. Também não pode deixar de constar no anúncio, de forma visível, o valor pago pela inserção.
Rádio e Televisão
Pode
Apenas para a propaganda eleitoral gratuita, veiculada nos 45 dias anteriores à antevéspera das eleições (em 2012, este período corresponderá ao intervalo entre os dias 21 de agosto e 04 de outubro, inclusive).
Não Pode
A partir de 1º de julho. Desta data em diante, as emissoras não poderão, em sua programação normal e noticiário, transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados, entre outras vedações.
Internet
Pode
Após o dia 5 de julho, em sites de partidos e candidatos, desde que comunicados à Justiça Eleitoral e hospedados em provedores estabelecidos no Brasil. Após essa data é permitida também a veiculação de propaganda eleitoral por meio de blogs, sites de relacionamento (Orkut, Facebook, Twitter, etc) e sites de mensagens instantâneas. As propagandas eleitorais veiculadas por e-mail são permitidas, mas deverão conter mecanismo que possibilite ao destinatário solicitar seu descadastramento. É permitida ainda a reprodução do jornal impresso na internet, desde que seja feita no sítio do próprio jornal, respeitado integralmente o formato e o conteúdo da versão impressa.
Não Pode
Qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. Nem propaganda em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, e em sites oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública. Serão aplicadas aos provedores de conteúdo ou de serviços multimídia as penalidades previstas em lei, caso não cumpram, no prazo estipulado, a determinação da Justiça Eleitoral para cessar a divulgação de propaganda irregular veiculada sob sua responsabilidade, desde que comprovado seu prévio conhecimento.{{banner-interno}}