A Associação dos Amigos dos Animais de Muriaé (ADAM) promove neste sábado, 21, a 4ª Feira de Adoção de Animais de Rua, que acontecerá na Praça São Paulo, no Centro, das 9 às 12 horas. Para adotar é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência e coleira para transporte. Há ainda uma taxa simbólica de 5 reais. A expectativa é que todos os animais que forem inscritos sejam adotados, como aconteceu nas feiras anteriores. Podem ser inscritos cães e gatos.
Vale lembrar que os animais não pertencem à Associação, pois a entidade não dispõe de um abrigo para acolhê-los. Os animais que serão adotados são de pessoas que os resgataram e querem encontrar um lar para eles. Neste caso, a ADAM apenas organiza a estrutura da feira e disponibiliza o Termo de Adoção e Posse Responsável. O acompanhamento pós adoção, como visitas e telefonemas, deve ser feito pelo doador, que é orientado pela entidade a verificar maus tratos nos animais e como agir nestes casos.
Além das feiras de adoção, a ADAM disponibiliza em seu site espaço para que as pessoas divulguem os animais que necessitam de adoção com telefone para contato. Os interessados, assim, entram em contato diretamente com o doador. (Fonte: Guia Muriaé)
{{banner-interno}}
O Tribunal Superior Eleitoral - TSE, disponibilizou as candidaturas com pedidos de registro nos três municípios que pertencem à Comarca de Além Paraíba. Naquele município foram registradas quatro candidaturas a prefeito e 176 a vereador. O candidato Lamon, do PRB, é apoiado por uma coligação de dois partidos, que lançou vinte candidatos a vereador. Já Fernando Lúcio, do PSB, cuja coligação reúne seis partidos, lançou quarenta e nove candidatos a vereador. Por sua vez, a candidata Jú, do PT, formou uma coligação com dois partidos e lançou vinte e seis candidatos a vereador. Por fim o atual prefeito e candidato Wolninho, do PMDB, que conta com o apoio de seis partidos, tem em sua coligação setenta candidatos a vereador. O PTB lançou onze candidatos a vereador, que não fez coligação com nenhum outro partido e seguirá independente.
Em outro município da Comarca, Chiador, que disponibiliza nove vagas na Câmara Municipal, quarenta candidatos vão disputar a eleição para vereador e dois candidatos disputarão a prefeitura. Em Volta Grande, foram registradas duas candidaturas a prefeito e 49 a vereador. O candidato Ari Campanati é apoiado por uma coligação de dois partidos, com treze candidatos a vereador. A candidata Eliana Quintão tem o apoio de seis partidos, com trinta e seis candidatos a vereador. Em Volta Grande também são nove vagas para vereador. Em Santo Antônio do Aventureiro, concorrem dois candidatos a Prefeito e trinta e um a vereador. O candidato Amaury é apoiado pela coligação de dois partidos (PMDB e PV), com quinze candidatos a vereador. Já o candidato Dr. Max também tem o apoio de dois partidos (PT e DEM) e quinze candidatos a vereador. Além destes, o PP registrou o nome de um candidato a vereador, sem nenhuma coligação. A Câmara dispõe de nove vagas. (Texto de Carlos Roberto “Banjo” e Venilton Ribeiro – Rádio Mix)
{{banner-interno}}
O Prefeito de Leopoldina, Bené Guedes, foi homenageado pelo Governo do Estado de Minas Gerais durante a cerimônia oficial em comemoração ao Dia de Minas. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 16, em Mariana, para onde a capital mineira foi simbolicamente transferida, como acontece todos os anos nesta data.
Ao lado de personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado, Bené Guedes foi agraciado com a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais, por indicação do Governador Antônio Anastasia. O Prefeito de Leopoldina compareceu à solenidade acompanhado de sua esposa, Nilma Junqueira Renó Guedes e pela Secretária de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Rosângela Moreira Lima Costa.
O Dia de Minas coincide com os festejos do aniversário de 316 anos de Mariana, primeira cidade e primeira capital de Minas Gerais. Uma missa solene, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, celebrada pelo arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, marcou o início das comemorações. Em seguida, foi feita a Sineirata, quando os sinos das igrejas de Mariana badalaram por dez minutos.
A solenidade oficial foi o ponto alto das programações cívicas realizadas na Praça Minas Gerais. Recepcionado pelas autoridades locais, o governador do Estado, Antônio Anastasia, passou em revista à guarda dos Dragões da Inconfidência e assinou o decreto que, como determina a lei, transfere simbolicamente a capital do Estado para Mariana.
Ao todo, cinquenta personalidades e instituições com papel de destaque no Estado foram agraciadas com a Medalha do Dia de Minas. Entre elas a Escola Estadual Afonso Pena Junior, a Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, o Deputado Estadual Eros Biondini, entre outros.
História da Medalha
A Constituição Mineira determina que o 16 de julho é o Dia de Minas, quando a capital é simbolicamente transferida para Mariana. A semana em que recai o dia 16 de julho fica denominada Semana de Minas, constituindo período de celebração cívica em todo o Estado.
Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa do 281º aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição, como data cívica estadual, do Dia do Estado de Minas Gerais. O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade marianense.
No mesmo dia, em 1979, no 283º aniversário da cidade, foi pedido apoio ao governador Francelino Pereira para o projeto que declarava o 16 de Julho como o Dia do Estado de Minas Gerais. A Lei Estadual instituiu a data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais. A Constituição do Estado, promulgada em 1989, instituiu a data como Dia de Minas, bem como o 8 de dezembro como Dia dos Gerais. (Texto de Arnaldo Spíndola, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Leopoldina)
{{banner-interno}}
O SESI de Ubá esta selecionando currículos para contratação de professores de Língua Portuguesa e matemática, para atender o PRONATEC de Cataguases. Os interessados deverão enviar currículos para o SENAI de Cataguases até 6ª feira, dia 20/07.
Informações importantes:
Valor da hora aula: R$17,40
Disponibilidade para trabalhar aos sábados, pois as aulas serão durante a semana e aos sábados nos turnos da manhã e da tarde.
Horário a definir.
Outras informações no SENAI de Cataguases pelo telefone 3429-8100.
{{banner-interno}}
Publicado no dia 26 abril, no Diário Oficial do Estado, e assinado no dia 8 de maio, durante a solenidade de abertura do 29º Congresso Mineiro de Municípios, o Convênio 030/2012, que delega competência e altera a responsabilidade do estado e das cidades sobre as multas de trânsito, pode começar a chegar aos cofres dos municípios. O acordo foi firmado entre a Polícia Civil de Minas Gerais, representada pelo Departamento de Trânsito - DETRAN, Governo de Minas e os municípios mineiros.
Essa ação vem sendo defendida pela Associação Mineira de Municípios - AMM, em favor dos municípios mineiros desde junho do ano passado, quando expirou a vigência do último termo de convênio. Depois de um longo período de espera e de envio de oficio pela AMM ao Governador do Estado solicitando agilidade no processo de pagamento dos recursos devidos, o DETRAN/MG em conjunto com a Secretaria de Estado de Fazenda confirmou, no dia 11 de julho, que a liberação dos recursos para as cidades conveniadas terá início nos próximos dias.
A AMM cobrou dos representantes do Governo Estadual que estiveram presentes na reunião agilidade no processo de pagamento dos recursos, por entender que essa medida é fundamental para os municípios mineiros.
Com o acordo, as cidades que assinaram o termo de adesão ao convênio receberão, pelo menos, 50% do saldo do valor das infrações autuadas, que por estimativas da AMM, acumulou aproximadamente R$ 60 milhões no período de junho de 2011 a abril de 2012. Este recurso deveria ser utilizado na recuperação, sinalização e fiscalização das vias de tráfego, além de potencializar ações de educação para o trânsito.
Convênio
Segundo o DETRAN, os convênios ainda não teriam sido liberados devido ao período eleitoral que se iniciou no dia 06 de julho, mas depois de consultas feitas pelo Departamento junto ao Governo Estadual, não terá consequência para a liberação dos recursos.
Publicação dos Convênios
Conforme o DETRAN, apenas 40 convênios foram publicados no Diário Oficial do Estado para receber os recursos provenientes das multas de trânsito. Porém, segundo levantamento da AMM, 158 termos já foram enviados a Polícia Civil, dos quais 124 estão prontos para serem publicados.
Assim, mais 84 municípios já estariam em condições de receber os recursos das multas de trânsito. A AMM acredita que esse repasse representa uma grande melhora para os municípios que aderiram ao convênio. (Fonte: Associação Mineira dos Municípios)
{{banner-interno}}