Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Justiça Eleitoral, por meio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o Ministério da Defesa, que comanda as Forças Armadas, fecharam acordo hoje (25) para garantir a logística e a segurança das eleições municipais de 2012.
Diferentemente dos outros anos, o acordo detalha como os profissionais das duas áreas devem atuar para que a votação ocorra com normalidade.
“O importante no documento de hoje, que não é uma novidade porque isso já ocorreu em 2008 e 2010, é que ele fixa também os procedimentos básicos acordados, porque sempre pode haver uma dúvida. Será que soldados podem fazer isso? Devem aparecer fardados em tal lugar ou não devem?”, explicou o ministro Celso Amorim, da Defesa, que assinou o documento com a presidenta do TSE, Cármen Lúcia Rocha.
A Justiça Eleitoral costuma solicitar duas modalidades de serviço às Forças Armadas. O primeiro é o apoio logístico para o transporte de materiais, urnas e pessoas a locais de difícil acesso. Neste ano, o apoio logístico já foi requerido pelos tribunais eleitorais de quatro estados - Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul e Roraima – para atender a 77 localidades.
A segunda forma de apoio das Forças Armadas é o emprego de tropas para a manutenção da lei e da ordem. Nesse quesito, tribunais do Amazonas, Maranhão, Rio de Janeiro e Tocantins já pediram reforço, com base em informações prestadas pelo governador de cada estado sobre a segurança local.
Segundo o acordo firmado hoje, a solicitação de reforços pelos tribunais eleitorais estaduais tem que passar pelo aval do TSE, que encaminha os pedidos para a Presidência da República e para o Ministério da Defesa. O TSE analisará os pedidos já encaminhados pelos tribunais locais a partir de 1º de agosto, quando volta do recesso.
O acordo também determina que as tropas só podem desempenhar funções para garantir a votação e a apuração de votos, obedecendo a legislação e as instruções da autoridade judiciária eleitoral.
Edição: Lana Cristina
Fonte:Agência Brasil{{banner-interno}}
Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A maioria dos professores das universidades federais, reunidos hoje (26) em assembleias para avaliar a proposta apresentada pelo governo na terça-feira (24), decidiu manter a greve da categoria. Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), os docentes aceitaram a proposta do governo, mas o fim da paralisação ainda depende da aprovação em um plebiscito.
Nas universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), de Santa Maria (UFSM), de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Espírito Santo (Ufes), de Uberlândia (UFU), de Brasília (UnB), da Paraíba (UFPB), da Bahia (UFBA), de Pelotas (UFPel) e Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a proposta foi rejeitada e a greve continua.
Na nova proposta, o governo ofereceu reajustes que variam entre 25% e 40% para todos os docentes – no plano apresentado anteriormente alguns níveis da carreira receberiam apenas 12%, sem a inflação do período. Além disso, a data para o aumento entrar em vigor foi antecipada do segundo semestre de 2013 para março daquele ano. Pela proposta, o reajuste será dado de forma parcelada até 2015.
Os sindicatos que representam a categoria estão divididos. A Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), que representa a maior parte das insituições em greve, rejeitou a proposta. Já a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) considerou que as reivindicações foram atendidas e recomendou que os professores encerrem a paralisação.
As assembleias em cada uma das 57 universidades federais em greve continuam até segunda-feira (30). Os docentes estão parados há 71 dias.
Edição: Nádia Franco
Fonte: Agência Brasil{{banner-interno}}
O Sicoob Coopemata realizou no último sábado, 21, em um sítio nas imediações de Cataguases, o 1º Meeting de Integração, que reuniu todos os colaboradores das sete cidades em que a Coopemata atua (Cataguases, Leopoldina, Viçosa, Muriaé, Ubá, Visconde do Rio Branco, São João Nepomuceno) numa série de atividades de interação e conhecimento mútuo.
Segundo revelou o presidente daquela Cooperativa de Crédito, César Mattos, o objetivo do evento “foi promover uma maior Integração e estreitar o relacionamento entre todos colaboradores do Sicoob Coopemata”, disse.
Durante toda a manhã de sábado, os pouco mais de oitenta funcionários daquela Cooperativa participaram de dinâmicas de grupo, jogos, brincadeiras, entre outras atividades que surgiram por sugestão de Ana Carolina e imediatamente aceita pela direção da empresa. A organização do Meeting contou também com a participação de Cláudia Teixeira e do consultor de RH Geraldo Majella Mazine que elaboraram toda a programação do evento.
O resultado da manhã de atividades foi considerado por César Mattos “produtivo, divertido e atingiu o nosso objetivo inicial que era promover a integração entre nós da equipe Sicoob Coopemata. Este foi o primeiro de muitos que virão”, completou. Já o consultor de RH, Geraldo Majella Mazine disse ter sido “gratificante ver como os colaboradores do Sicoob Coopemata são comprometidos com a empresa e, além disso, deu pra perceber que todos terminaram as atividades com um sorriso no rosto o que comprova que a integração pretendida foi alcançada”, analisou.
Recebidos com um belo café da manhã, o 1º Meeting de Integração terminou também com um delicioso almoço. Antes do encerramento César aproveitou para agradecer a participação de todos e disse sentir-se “orgulhoso por liderar uma equipe tão comprometida e também estou feliz por ver todos juntos e felizes em pleno sábado de manhã”, completou.
Para a gerente da Sicoob Coopemata em Leopoldina, Márcia Pereira o Meeting foiexcelente porque “além da programação ter sido muito divertida, a possibilidade de reunir os colegas de trabalho de outras cidades foi um momento de muita satisfação. A correria do dia-a-dia causa um certo distanciamento que nem percebemos e são em encontros como este que temos a oportunidade de integração e nos damos conta o quanto a família Sicoob Coopemata está crescendo”, finalizou.
(Com informações e fotos da Assessoria de Marketing do Sicoob Coopemata)
{{banner-interno}}
A Polícia Civil em Cataguases em parceria com a de Miraí, após realizar investigação sobre crimes de furtos na região daquela cidade, conseguiram prender, na tarde da última quarta-feira, 25, Alcebíades Cardoso Filho, cuja prisão preventiva fora decretada em 2008. Ele foi encontrado em um sítio próximo a Itamarati de Minas e recolhido ao presidio de Cataguases. A ação contou com a participação dos investigadores Edson Martinho e Fabrício Teodoro, de Miraí e de Juliano Farias, de Cataguases.
No dia anterior, por volta das 17:30 horas, investigadores da Polícia Civil lotados na Delegacia de Polícia de Cataguases, localizaram um caminhão que fora assaltado e transportava cigarros da Companhia Souza Cruz. Os policiais receberam a denúncia de que o fato teria acontecido na rodovia MG-120, próximo à Astolfo Dutra.
Os investigadores iniciaram diligências nas imediações visando encontrar o caminhão e prender os assaltantes e, por volta das 20 horas, localizaram o veiculo roubado abandonado em uma estrada vicinal que dá acesso à rodovia MG-120, entre Sobral Pinto e Piraúba. Toda a carga do caminhão foi levada pelos assaltantes e até o fechamento desta matéria nenhum dos autores do roubo havia sido encontrado.
Em seguida os investigadores trouxeram o caminhão para a Delegacia de Polícia em Cataguases para ser periciado e o delegado responsável pelo caso, Lucas Coutinho Ferreira de Souza, revelou que o valor da carga roubada está estimado em R$333 mil e o caminhão, um Volkswagen Constelation, foi avaliado em R$160 mil. Ele também solicitou que o fato fosse comunicado à Souza Cruz a fim de que pudesse tomar as providências de rotina.
A Polícia Civil descobriu também que o motorista do caminhão foi rendido e abandonado posteriormente em uma estrada próximo a Sabará. Seis pessoas armadas com revólver e pistolas utilizando dois veículos foram os autores do roubo. A operação contou com a participação dos investigadores Lezoni Santos, Juliano Farias, Leonel Miranda, Felipe Morais, Rafael Marcelino, Diego Marcão e João Victor.
{{banner-interno}}
O Restaurante Espaço Gourmet, que funciona nas dependências do Hotel Cataguases, está promovendo, sempre às sextas-feiras, a partir das nove da noite, "Sextas Instrumentais", música ao vivo no melhor estilo. A iniciativa do casal Patrícia e Rômulo, proprietários do Espaço Gourmet, conta com a participação do pianista bam-bam-bam Rodrigo Mendes, que faz um super show intimista com músicas da MPB clássica e jazz. E para acompanhar a boa música, o excelente cardápio do Espaço Gourmet, com delícias de dar água na boca. Nada melhor para começar o fim de semana. {{banner-interno}}