O leitor do Site Mário Jorge Ferreira Costa possui uma fazenda no Distrito de Vista Alegre onde mantém uma plantação de seringueira. Ele enviou ao site a notícia em que parte de seu seringal foi queimado segundo ele, devido a uma ação criminosa.
De acordo com Mário Jorge, "semana passada aconteceram vários crimes ambientais em Vista Alegre com a queima e corte de árvores", escreveu ele em e-mail enviado ao Site. Na última sexta-feira, 27, Mário Jorge informou ter feito um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Militar que recebeu o número M3125-2012-0004249, para que as autoridades ficassem cientes do que está acontecendo naquela região.
Ainda segundo ele, outras propriedades rurais também foram vítimas de queimada. Ele anexou ao e-mail algumas fotos que ilustram esta matéria e disse ter informado à Polícia sobre eventuais suspeitos. As seringueiras atingidas pelo fogo e as que foram cortadas a facão haviam sido plantadas há pouco tempo, acrescentou Mário Jorge, que espera ver punido os responsáveis por este crime ambiental.
{{banner-interno}}
Uma operação conjunta das polícias civil e militar desencadeada esta manhã, em Cataguases, culminou na prisão de quatro assaltantes suspeitos de serem os responsáveis por furtos ocorridos recentemente na região central da cidade, como na Igreja Metodista e, nesta manhã de terça-feira, 31, na loja Parati. Segundo o comando da PM em Cataguases, a operação foi planejada com o delegado seccional de polícia em atendimento ao programa do governo de Minas de reduzir os índices de criminalidade no Estado. Participaram da operação policiais militares e investigadores da Polícia Civil.
As investigações policiais apontavam para os suspeitos presos no final desta manhã e foram confirmadas após o arrombamento e furto na loja Parati, quando a câmera de segurança instalada no local flagrou os ladrões invadindo a loja. Depois de assistir ao vídeo os policiais civis e militares fizeram o cerco na casa que usavam como esconderijo após cada ação criminosa e prenderam os quatro suspeitos que foram levados para o posto policial anexo ao Pronto Socorro Municipal onde passaram por exame de corpo delito.
Os quatro assaltantes são: Wesley da Silva Diogo, conhecido como “Nem” ou “Cabralzinho”, que está em prisão domiciliar; Oscar Lomeu Júnior, o “Dentinho”; Rafael Lamoia Santana, o “Leopoldina”, que confessou à época em que foi preso, ter invadido e praticado o furto na Igreja Metodista e Alexandre Nascimento dos Santos, vulgo “Sandrinho”, que é o filho da dona da casa onde estavam quando foram surpreendidos pela Polícia. Os dois primeiros arrombaram e furtaram a Loja Parati, por volta das 2 horas da madrugada desta terça-feira, 31.
Segundo os policiais “Sandrinho” é usuário de crack e usa a casa da mãe, no Bairro Miguel, para dar refúgio aos seus comparsas após praticarem os furtos e roubos em Cataguases, conforme apurou os policiais da Operação. Na Parati eles furtaram três bonés e uma balança de precisão, além de terem quebrado o vidro da vitrine para entrarem no recinto. Durante vistoria na casa em que estavam os policiais também encontraram uma bucha de maconha, celular e cachimbos usados para fumar crack (foto abaixo). Todos os detidos nesta operação, segundo o investigador Lezoni possuem passagens pela polícia em crimes diferentes e já tramitam na Justiça, inclusive, inquéritos em que são réus. Pelo crime desta manhã vão responder por arrombamento e furto.
Atualizada às 19h04min de 31 de julho de 2012.{{banner-interno}}
Cataguases ganhou na noite desta segunda-feira, 30, o Manjericão Restaurante e Choperia, uma nova opção em comer bem, inclusive, com um cardápio especial para os amantes da comida japonesa. Um diferencial e tanto para uma cidade do porte de Cataguases, carente de opções como esta. O novo restaurante funciona no anexo do Bevile Hotel, bem no centro da cidade, um espaço nobre, confortável e apropriado para um bom bate papo enquanto se saboreia as delícias ali servidas.
O Manjericão é capitaneado pelo dinâmico casal Beatriz Vieira e Thomaz Esteves, que estão repletos de ideias e projetos para a nova casa. “Queremos inovar com qualidade. Nossa clientela pode ter certeza que vamos primar pelo melhor, porque entendemos que culinária e gastronomia precisam ser feitas com amor e carinho, de forma artesanal para realçar os sabores”, comentou Beatriz. Tomaz completou dizendo que a diversidade de pratos apresentada no cardápio “procura atender aos mais variados paladares, através de um serviço personalizado”.
A inauguração contou com um excelente público que tomou conta das dependências do restaurante. E, para completar, Thaylis Carneiro levou seu samba de raiz, dando um gostinho diferente à noite do Manjericão. Combinação perfeita que proporcionou uma noite super agradável aos presentes. Com a chegada do Manjericão Restaurante e Choperia, comer bem ganha um endereço certo, e a clientela o lugar que há muito esperava.
Veja as fotos que Juliana Junqueira fez da inauguração do mais novo restaurante da cidade.
{{banner-interno}}
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Controladoria-Geral do Estado publicaram, nesta terça-feira (31), resolução conjunta que disciplina a divulgação no Portal da Transparência (www.transparencia.mg.gov.br) da remuneração e subsídio dos servidores, militares e empregados do Governo de Minas. A forma de divulgação atende a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) e segue os parâmetros adotados pelo Governo Federal.
Pela resolução, os dados dos servidores e militares da Administração Direta ficam disponíveis em planilhas para consulta a partir desta terça-feira (31). O sistema permite o download das planilhas. As informações sobre a remuneração dos servidores de fundações e autarquias estarão disponíveis a partir de 31 de agosto próximo.
No dia 30 de setembro passam a ser divulgadas as verbas remuneratórias dos empregados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab), Rádio Inconfidência, Trem Metropolitano de Belo Horizonte e Companhia Mineira de Promoções (Prominas) em seus sítios institucionais.
A remuneração dos empregados da Minas Gerais Administração e Serviços S.A (MGS) e da Companhia de Tecnologia de Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) será divulgada em seus sítios institucionais a partir de 31 de outubro deste ano. Nesse primeiro momento, serão divulgadas as remunerações dos servidores que estão na ativa.
A resolução atende ao Decreto nº 45.969, de 25 de maio de 2012, que determina o acesso à informação da remuneração e subsídio percebidos por ocupante de cargo público (art.4º, parágrafo VIII). Pelo decreto, que prevê a adequação dos mecanismos internos às normas autoaplicáveis da Lei de Acesso à Informação, todos os cidadãos terão direito de acesso à informação dos órgãos e as entidades do Poder Executivo estadual de maneira objetiva, ágil, de forma transparente.
Atualização mensal
A CGE atualizará os dados no Portal até o último dia útil de cada mês. De acordo com a resolução, caberá à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) encaminhar para a Controladoria os dados extraídos do Sistema Integrado de Administração de Pessoal e os valores de jetons – remuneração percebida por servidor público estadual como representante do Estado em Conselhos de Administração e Fiscal de empresas controladas direta ou indiretamente pelo Executivo.
Os órgãos e entidades que não utilizam o Sisap, como a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), enviarão os dados diretamente para a CGE.
Campos
A planilha de divulgação da remuneração é composta pelos dados básicos do servidor (nome; Masp; situação; se possui cargo efetivo, apostila ou em comissão; instituição e carga horária), remuneração bruta, remuneração eventual, deduções obrigatórias e remuneração após deduções obrigatórias e jetons.
Em remuneração bruta, consta a remuneração básica bruta, abate teto e decisão judicial, quando houver. Fazem parte da remuneração eventual, valores como férias, 13º salário, Prêmio de Produtividade, jetons e outros. As deduções obrigatórias incluem Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e contribuição previdenciária.
Fonte:Agência Minas{{banner-interno}}
Renata Giraldi e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - Os presidentes Dilma Rousseff e José Pepe Mujica (Uruguai) acertaram hoje (31), durante uma reunião bilateral no Palácio do Planalto, que vão intensificar as parcerias em várias áreas. A decisão foi efetivada no documento denominado Comunicado Conjunto Presidencial: Novo Paradigma para a Relação Brasil-Uruguai.
As articulações serão conduzidas por um grupo de representantes dos dois países.
Dilma e Mujica conversaram por menos de meia hora antes da cerimônia que oficializará o ingresso da Venezuela no Mercosul. “[Os presidentes Dilma e Mujica] concordaram que os desafios no campo das relações econômicas e políticas internacionais requerem novo ímpeto ao processo de integração, de modo a aumentar a capacidade dos países da região na promoção do desenvolvimento econômico e social, com redução da pobreza e melhoria da qualidade de vida para toda a população”, diz o texto.
A ideia é concentrar os esforços em energia, integração produtiva, ciência, tecnologia e inovação, comunicação e informação, integração da infraestrutura de transportes, livre circulação de bens e serviços e livre circulação de pessoas. “Os presidentes [Dilma e Mujica] reconheceram que a integração entre Brasil e Uruguai constitui importante instrumento para enfrentar com êxito esses desafios.”
O acordo define ainda a integração produtiva nas áreas de petróleo e gás, na construção naval, em energia eólica e em biotecnologia; cooperação entre órgãos responsáveis pelos padrões de qualidade e certificação de conformidade com vistas a harmonizar regras e procedimentos, facilitando a integração produtiva e as trocas comerciais.
Também há a disposição de pôr em prática uma plataforma digital para formação de recursos humanos em tecnologias de informação e da comunicação, além do Centro Binacional de Tecnologias da Informação e da Comunicação no Uruguai, entre outros.
Há ainda a determinação de aprofundar a cooperação nos diversos aspectos relacionados à implementação da TV digital, estabelecendo mecanismos para o desenvolvimento da radiodifusão pública na região e arranjos produtivos locais visando à produção de conteúdos digitais criativos.
Os presidentes decidiram também intensificar os esforços para a concretização de projetos de transportes, como a nova ponte sobre o Rio Jaguarão (Rio Grande do Sul), a reforma da Ponte Internacional Barão de Mauá, a retomada da interconexão ferroviária por Uruguai-Rio Grande do Sul e a implantação da Hidrovia Uruguai-Brasil.
O grupo formado por técnicos dos dois países deverá fortalecer os mecanismos de consulta e facilitação do comércio bilateral; além de pôr em prática medidas relativas aos sistemas nacionais de controle, inspeção e certificação, assim como a equivalência de medidas sanitárias e fitossanitárias.
Em relação à integração energética, Dilma e Mujica disseram reconhecer a importância da construção da linha de transmissão de 500 Kilovolts entre San Carlos (Uruguai) e Candiota (Brasil), a ser concluída em 2013. A partir dessas obras, segundo as autoridades dos dois países, serão abertas possibilidades para o intercâmbio em benefício da segurança energética dos dois países.
Pelo texto assinado hoje, o grupo de trabalho Brasil-Uruguai poderá criar subgrupos para a consolidação do plano de ação em sua respectiva área de atuação. Os subgrupos serão copresididos por um funcionário brasileiro e um uruguaio. Cada subgrupo deverá adotar calendário de reuniões de acordo com as necessidades observadas pelo grupo de alto nível.
Foto: Agência Brasil{{banner-interno}}