Na manhã desta quarta-feira, 1º de agosto, por volta das 8:30 horas, dois ladrões armados com um revólver invadiram uma casa no Bairro Independência onde moram três pessoas e funciona um escritório de contabilidade e roubaram três celulares e um notebook de 15 polegadas. Os moradores informaram à reportagem que não sabem se os ladrões levaram outros objetos.
Segundo as vítimas - que não serão identificadas nesta reportagem por razões de segurança - um dos ladrões entrou pela cozinha de arma em punho e vestindo uma touca ninja na cabeça. O outro, ficou do lado de fora parecendo dar cobertura ao comparsa. Ao entrar, anunciou o assalto e disse que queria que abrissem o cofre. O único homem que estava na residência naquele momento, de 40 anos de idade, foi quem manteve diálogo com os bandidos.
- Eles repetiam para eu abrir o cofre mas não atendi e num momento de distração deles, avancei para cima do rapaz que estava armado, porque não acreditei que a arma fosse verdadeira. Lutamos por alguns momentos, e cheguei a atirar nele com a sua arma, mas o tiro mascou. Depois ele recuperou a arma e enquanto fugia atirou em mim, acertando de raspão na minha perna direita, explicou a única vítima que saiu ferida do incidente.
Os dois ladrões fugiram e a polícia ainda não tem pistas sobre o paradeiro deles. As três vítimas foram levadas ao Pronto Socorro Municipal onde foram medicadas e depois registraram o Boletim de Ocorrência no posto policial que fica no mesmo local.
{{banner-interno}}
A Polícia Militar está, neste momento, atendendo a uma ocorrência no Bairro Independência, em Cataguases, onde um assaltante teria invadido uma residência e a vítima ao reagir foi baleada.
Mais informações a qualquer momento.{{banner-interno}}
Para os pessimistas de plantão aí vai uma boa notícia: O Sicoob Coopemata, Cooperativa de Crédito criada e sediada em Cataguases, acaba de ser autorizada pelo Banco Central do Brasil a abrir mais uma filial - a oitava. Desta vez, o empreendedorismo cataguasense vai fincar raízes em Juiz de Fora, a maior cidade da Zona da Mata.
A Coopemata, como ficou conhecida, começou a funcionar no dia 24 de agosto de 1998 e desde aquele dia não parou de crescer. Atualmente sob a presidência do dinâmico e talentoso César Augusto Mattos (foto), aquela Cooperativa já está presente em Leopoldina, Ubá, Viçosa, São João Nepomuceno, entre outras.
Outra novidade que reforça o crescimento vertiginoso do Sicoob Coopemata é que no próximo dia 21, será inaugurado o Centro Administrativo da Cooperativa, na Rua Rabelo Horta, 46. O lugar vai reunir os departamentos de RH, Superintendência, Contabilidade, Controle Interno, Gerência Administrativa e a Presidência. No atual e já tradicional endereço, na Rua Coronel Vieira, vai continuar funcionando somente a agência.
É O Sicoob Coopemata levando e engrandecendo o nome de Cataguases. {{banner-interno}}
Renata Giraldi e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil
Brasília – Reunidos em Brasília para a incorporação da Venezuela ao Mercosul, os presidentes Dilma Rousseff, Cristina Kirchner (Argentina), Hugo Chávez (Venezuela) e José Pepe Mujica (Uruguai) descartaram hoje (31) a possibilidade de retaliações e sanções ao Paraguai, suspenso do bloco até abril do próximo ano.
Em declaração à imprensa, Dilma reiterou que a suspensão do Paraguai foi uma reação à destituição do então presidente Fernando Lugo do poder, cujo processo não respeitou princípios democráticos.
“Não somos favoráveis às retaliações econômicas que possam causar prejuízos ao Paraguai. Nossa perspectiva é que o Paraguai normalize sua situação interna para que possa reaver sua situação plena no Mercosul”, disse a presidenta Dilma, depois de se reunir com Chávez, Cristina e Mujica, no Palácio do Planalto.
Em seguida, Dilma acrescentou: “O governo brasileiro e os demais apresentamos a nossa visão. O que nos moveu foi o compromisso inequívoco com a democracia, com o sentido de preservar e fortalecer a democracia na nossa região”. Em junho, os presidentes anunciaram a suspensão do Paraguai por suspeitarem do processo de impeachment, que durou menos de 24 horas e tirou Lugo do governo após oferecer prazo de duas horas de defesa ao então presidente.
A presidenta Cristina Kirchner completou ainda que a medida definida pelo Mercosul de suspensão temporária do Paraguai foi resultado da necessidade de os líderes políticos da região conseguirem manter a democracia, conquistada com “grande dificuldade”. Segundo ela, não se pode dar espaço a situações que ameacem as instituições democráticas sul-americanas.
O Paraguai permanece suspenso do Mercosul até as eleições de 21 de abril de 2013, quando os eleitores irão às urnas votar para presidente, vice-presidente, governador e senador. O ex-presidente Lugo é candidato ao Senado.
Fonte: Agência Brasil{{banner-interno}}
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Semana Mundial do Aleitamento Materno começa hoje (1º) e vai até a próxima terça-feira (7) em mais de 170 países. O objetivo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças menores de 5 anos em todo o mundo.
A data comemora a assinatura da Declaração de Innoceti, em agosto de 1990, por diversos países – incluindo o Brasil. Entre os objetivos apresentados pelo documento estão estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação e adotar uma legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.
A OMS defende que o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido os nutrientes necessários. A orientação é que o bebê receba exclusivamente o leite materno até os 6 meses e, depois disso, ele seja associado a outros alimentos até que a criança complete 2 anos ou mais.
No caso do colostro (tipo de leite mais grosso e de cor amarelada produzido ao final da gestação), a recomendação é que ele seja fornecido ao recém-nascido até uma hora após o parto.
Dados da organização indicam que a malnutrição responde, direta ou indiretamente, por praticamente uma em cada três mortes entre crianças menores de 5 anos, sendo que mais de dois terços delas são associadas a práticas inapropriadas de alimentação e ocorrem no primeiro ano de vida da criança.
“Nutrição e carinho nos primeiros anos de vida são cruciais para uma boa saúde e para o bem-estar ao longo da vida. Na infância, nenhum presente é mais precioso do que o aleitamento materno. Ainda assim, menos de um em cada três bebês é exclusivamente amamentado durante os [primeiros] seis meses de vida”, informou a OMS.
Confira os dez passos definidos pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano para o sucesso da amamentação:
- Ter uma política de aleitamento materno escrita, que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde;
- Capacitar toda a equipe de cuidados da saúde nas práticas necessárias para implementar essa política;
- Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do leite materno;
- Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento do bebê;
- Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas dos filhos;
- Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica;
- Praticar o alojamento conjunto, permitindo que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas;
- Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda;
- Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas;
- Promover grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Acessa.Com{{banner-interno}}