O Coordenador da Defesa Civil de Cataguases, Carlos Pires Júnior, informou agora a pouco os nomes das vítimas que desapareceram nas águas do rio Pomba na tarde desta quinta-feira, 2.
O primeiro a cair na água foi Jean Pierra Velena Alves, 23 anos, e, em seguida, Jésus Vicente Herculano Filho, 43 anos de idade. Ambos residiam em Miraí e trabalhavam numa fábrica de bloquetes próximo ao Hotel Paixão, no início do Bairro Bonsucesso, em Cataguases.
O incidente teria ocorrido por volta das 13 horas e o Corpo de Bombeiros fez buscas no local e imediações até às 17:30 horas quando interrompeu o trabalho que será retomado na manhã desta sexta-feira, 3, quando, espera-se, sejam encontrados os corpos das vítimas.
Segundo a reportagem apurou no início da noite junto a moradores do local, a causa do afogamento pode ser excesso de consumo de bebida alcoólica. Algumas pessoas afirmaram terem visto Jean Pierre bebendo durante boa parte da manhã e que ele estaria "fora de si" quando decidiu mergulhar no rio para "se refrescar".
Jésus Vicente também teria ingerido álcool, mas, ainda segundo a vizinhança, estaria mais sóbrio que o colega quando decidiu mergulhar para ajudar Jean Pierre sem, no entanto, conseguir resgatá-lo. Ainda conforme os moradores, um terceiro colega quase se jogou no rio para ajudar a salvar Jean Pierre, mas teria sido impedido pelos companheiros. {{banner-interno}}
Atualizada às 18:33 h de 2 de agosto de 2012.
A Polícia Militar de Cataguases acaba de informar que dois homens afogaram-se a cerca de uma hora no rio Pomba. Segundo os policiais, eles eram trabalhadores de uma obra nas imediações do Posto Primavera e um deles teria caído no rio e o seu colega também mergulhou na tentativa de resgatá-lo, sem êxito, desaparecendo também na água. Não há, ainda, informações concretas a respeito e a PM está apurando o caso.
Os rapazes seriam de Miraí e trabalhavam numa empresa onde funcionou a Gilfat Automolas. Segundo vizinhos, o que pulou no rio primeiro queira apenas tomar um banho, mas por algum motivo começou a se afogar. Uma equipe do Corpo de Bombeiros estava no local fazendo buscas no rio, mas encerrou a operação no início da noite, mas retomará o trabalho na manhã desta sexta-feira, 3.
Outras informações a qualquer momento.
{{banner-interno}}
Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Índia quer lançar ainda este ano uma sonda orbital a Marte para estudar o clima e a geologia do planeta, segundo a Organização de Pesquisa Espacial Indiana (cuja sigla em inglês é Isro). A estimativa é que o valor do projeto varie de US$ 70 milhões a US$ 90 milhões. Em 1963, a Índia decidiu avançar as pesquisas especiais para reduzir a dependência em relação a outros países.
Além disso, um voo tripulado é planejado para 2016. O diretor da organização, Deviprasad Karnik, disse que uma série de estudos está em curso sobre essas missões. Há ainda um outro projeto de foguete que será lançado pela organização na região de Sriharikota, em Andhra Pradesh, no Sul da Índia.
Em 2007, a Índia ingressou no mercado internacional e conseguiu pôr um satélite em órbita. Em 2010, o programa espacial indiano sofreu, pois um lançador de foguetes explodiu depois de ter sido desviado do seu plano de voo inicial e caiu no Golfo de Bengala.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
{{banner-interno}}
Inicia na próxima semana o período para a realização do Cadastramento Escolar 2013. O cadastramento, que deverá ser realizado entre os dias 6 e 10 de agosto, é o levantamento utilizado pelo Estado, em parceria com os municípios, para planejar e garantir vaga ao estudante na rede pública de ensino na escola mais próxima à sua residência no próximo ano. Devem se cadastrar crianças com seis anos completos ou a completar até o dia 31 de março de 2013, alunos que estão se transferindo de outras localidades ou vindo de escolas particulares e ainda os interessados em retornar aos estudos em qualquer ano do ensino fundamental (1º ao 9º ano).
Para a inscrição no cadastro escolar, o pai, mãe ou responsável pelo aluno deverá apresentar original ou cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento do candidato e comprovante de residência, comprovante de escolaridade da escola de origem, nos casos de transferência para as redes públicas ou de retomada de estudos.
Em Belo Horizonte, o cadastramento é feito nas agências dos Correios e o comprovante de residência solicitado é a conta de luz atualizada, referente aos meses de maio ou junho de 2012. Na Região Metropolitana e no interior do Estado, o cadastro deve ser feito em postos de cadastramento definidos pelas comissões municipais de cadastros e matrículas. Para informações sobre a localização dos postos de cadastramento, os pais e responsáveis devem procurar as secretarias municipais de educação.
O cadastro é uma garantia de vaga na escola pública mais próxima de casa. Aquele candidato que não fizer o cadastramento não ficará sem uma vaga, mas será encaminhado, após a matrícula dos cadastrados, a uma escola que apresente vaga disponível. Os alunos já matriculados no ensino fundamental na rede pública têm vaga garantida e, por isso, não precisam se inscrever.
Os pais de estudantes com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento devem estar atentos, pois também devem realizar o cadastro no mesmo período, 06 a 10 de agosto. No momento da inscrição, deve ser informado no formulário do cadastro escolar o tipo de deficiência e/ou transtorno global do desenvolvimento do estudante.
Matrícula
O cadastrado em Belo Horizonte receberá no final de novembro ou início de dezembro, uma carta pelo Correio, com a indicação da escola para a qual foi encaminhado. Já na Região Metropolitana e interior, o comunicado será feito pela Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula.
Fonte: Agência Minas{{banner-interno}}
A Receita Federal do Brasil (RFB) implementou hoje, 2 de agosto, o serviço gratuito de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet, que será disponibilizado no endereço receita.fazenda.gov.br, link "Inscrição CPF Internet", 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive nos feriados.
O pedido de inscrição CPF pela internet consiste no preenchimento de formulário eletrônico especifico, com os seguintes dados do solicitante: nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, nome de mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular.
Ao final da solicitação de inscrição efetivada com sucesso, será gerado, automaticamente, o número de inscrição no CPF e o "Comprovante de Inscrição no CPF". O solicitante deverá anotar esse numero ou imprimir o comprovante. Este documento poderá ser impresso de imediato ou, posteriormente, quantas vezes forem necessárias, sem qualquer ônus para o solicitante.
Apenas nos casos em que haja inconsistência nos dados informados pelo solicitante que impossibilite a efetivação de sua inscrição, ele será devidamente orientado a dirigir-se a unidade de atendimento das conveniadas (ECT, BB e CEF) para fins de proceder a solicitação de inscrição no CPF.
A Inscrição CPF Internet não acaba com os canais tradicionais de atendimento CPF, realizados pela ECT, BB e CEF. Desse modo, a pessoa física que possuir título de eleitor poderá solicitar sua inscrição no CPF tanto pela internet quanto por intermédio dessas entidades conveniadas.
Fonte: Receita Federal{{banner-interno}}