Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Petrobras poderá importar 30 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia da Bolívia. A empresa recebeu autorização do Ministério de Minas e Energia para a operação, que tem o objetivo de atender à demanda de gás natural no Brasil, exceto na Região Norte e no estado de Mato Grosso
O transporte do gás natural será feito pelo Gasoduto Bolívia-Brasil, que liga Corumbá (MS) a Porto Alegre (RS). Segundo a portaria, a entrega no Brasil será feita na fronteira entre os dois países, no estado de Mato Grosso do Sul, próximo à cidade de Corumbá
A Petrobras terá que apresentar todos os meses, à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), relatório detalhado sobre as operações de importação realizadas no mês anterior. A autorização tem validade até julho de 2019
Fonte: Agência Brasil{{banner-interno}}
A Polícia Civil de Cataguases realizou na noite desta sexta-feira, 3, uma operação de combate ao tráfico de drogas no Bairro Ibrahim comandada pelo Delegado Seccional Gutemberg Souza Filho, e que contou com a participação dos investigadores Lezoni Santos e Leonel Miranda.
Durante o trabalho os policiais foram até um local conhecido como ponto de venda de drogas naquele bairro onde estava Lucileno da Silva, mais conhecido por “Leno” (foto). Depois de ser abordado e identidicado os investigadores confirmaram a existência de um mandado de prisão expedido contra ele por furto. Ele foi preso e encaminhado para o presídio local.
A operação ainda fez apreensões de motocicletas que estavam com documentação irregular e condutores sem habilitação foram multados, conforme informou o Delegado responsável pela ação, Gutemberg de Souza Filho.
{{banner-interno}}
A partir desta quarta-feira (8), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), realizará ações nas escolas estaduais ressaltando os cuidados que devem ser adotados por alunos, professores e pais na volta às aulas para evitar a influenza. A ação, que deve se estender até setembro de 2012, foi estabelecida a partir da realidade do ambiente escolar, especialmente da sala de aula, que normalmente se caracteriza por ser um ambiente fechado, que facilita um contato mais próximo, favorecendo e potencializando a contaminação.
Para isso, foi elaborado um folder contendo explicações acerca do que é a gripe, seus sintomas, formas de prevenção e, ainda, o que fazer em caso de aparecimento de febre repentina, coriza, dores pelo corpo, entre outros. Além do folder explicativo, os alunos receberão um sabonete a fim de serem estimulados a lavar as mãos com frequência, uma das medidas mais eficientes para que doenças respiratórias e diarreicas sejam evitadas.
Ação
Utilizando critérios epidemiológicos, as regiões prioritárias em relação aos casos de gripe são: Centro, Sul e Triângulo. Os 133 municípios com incidência acima de 500 casos/100.000 mil habitantes receberão folhetos sobre a gripe; todos os alunos da rede estadual receberão um sabonete; haverá afixação de adesivos nos banheiros das escolas, com orientações sobre a importância da lavagem das mãos e a afixação de dois cartazes por escola sobre os cuidados com a gripe. Já os municípios que possuem mais de 1.000 casos/100.000 mil habitantes, e os municípios polo das regiões prioritárias (Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Poços de Caldas, Passos, Varginha e Alfenas) contarão, ainda, com a visita dos promotores da SES.
A Secretaria de Saúde também desenvolveu um site e uma página no facebook que irão reunir informações de utilidade para cidadãos e gestores, contendo informes, peças publicitárias, dicas de prevenção, informações sobre a doença, entre outros.
Influenza
Popularmente conhecida como gripe, a influenza é uma doença historicamente antiga, que provoca epidemias todos os anos e pandemias com intervalos regulares.
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES, Márcia Cortez, medidas simples, como proteger as vias aéreas quando for espirar ou tossir, utilizar lenços descartáveis para a higienização nasal, manter a higiene corporal, principalmente das mãos, que é onde se concentram um grande número de germes, ajudam a prevenir a doença.
Fonte: Agência Minas{{banner-interno}}
Da BBC Brasil
Brasília - Reunidos em Nova York, os países que compõem a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovaram uma resolução nesta sexta-feira (3) condenando o Conselho de Segurança por sua inércia quanto à guerra civil na Síria.
Por 133 votos a favor, 12 contra e 33 abstenções a Assembleia entendeu que o mais alto órgão da entidade falhou ao não tomar ações contra o regime do presidente Bashar Al Assad.
As manifestações iniciadas há quase um ano e meio tomaram as ruas do país e após evoluírem para graves confrontos com as forças do governo, se espalharam pelas mais importantes cidades e ganharam a forma de uma guerra civil.
A comunidade internacional acompanhou a escalada da violência e o crescente número de vítimas nos últimos 17 meses. Segundo a ONU, que chegou a enviar missão de monitores ao país, mais de 20 mil pessoas já morreram no país.
Todas as tentativas de aprovar resoluções mais concretas contra o regime sírio foram barradas no Conselho de Segurança por China e Rússia, que detêm poder de veto no órgão.
O texto da resolução foi apresentado pela Arábia Saudita, e em reação, o embaixador sírio na ONU disse que os sauditas não podem se orgulhar de ser um “oásis” de direitos humanos.
{{banner-interno}}
Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O governo da presidenta Dilma Rousseff teve aprovação de 56,6% da população, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Sensus e divulgada hoje (3) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O número é superior aos 49,2% registrados do último levantamento, feito há um ano. Além disso, 75,7% avaliam como positivo o desempenho pessoal da presidenta.
A pesquisa traz dados sobre a expectativa da população em relação ao governo e a temas conjunturais. Foram ouvidas 2 mil pessoas nas cinco regiões do país e em 20 unidades da Federação, entre os dias 18 e 26 de julho.
Percentualmente, a quantidade de pessoas que consideram o governo negativo registou queda ao passar de 9,3% (em agosto de 2011) para 7%.
A pesquisa divulgada hoje também perguntou aos entrevistados sua opinião quanto à economia. Para 48,8% das pessoas, a economia brasileira está crescendo; 43,2% acreditam que ela está estagnada e 4,6% acham que ela está diminuindo. Sobre a expectativa da economia até o fim do ano, a maior parte disse estar otimista; 53,7% acham que a economia vai crescer; 35,5% acreditam que ocorrerá uma estagnação e apenas 6,4% acham que vai diminuir.
Também foi feita uma simulação das intenções de voto para as eleições de 2014. Se as eleições fossem realizadas hoje, a presidenta Dilma Rousseff (PT) teria 59% das intenções de voto; o senador Aécio Neves (PSDB-MG), 14,8%, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), 6,5%.
Em uma simulação em que o nome da presidenta Dilma sai e entra no lugar o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele obteve 69,8% dos votos, Aécio Neves 11,9% e Eduardo Campos, 3,2%.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Francisco Stuckert{{banner-interno}}