Começa nesta terça-feira, 03 de julho, no Bairro São Francisco, em Muriaé (61 km de Cataguases), a operação "Cidade Limpa". O local será a primeira comunidade a receber o mutirão de trabalho que reúne equipes de diferentes secretarias para melhorar a limpeza e a conservação urbana da cidade.
O projeto foi anunciado em coletiva pelo prefeito Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos (DEM), conhecido como "Grego". Estão previstas capina, roçagem e caiação, poda de árvores, tapa-buracos e melhoria da sinalização de trânsito nas vias das mais de 70 comunidades que formam o município, inclusive os distritos, conforme a programação de serviços do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur).
A estimativa é investir R$ 1,4 milhão nas atividades e alcançcar 2,7 milhões de metros quadrados. Em 2017, foram pagos aproximadamente R$ 340 mil pelas ações realizadas em 890 mil metros quadrados alcançados.
O Bairro São Francisco será o primeiro por causa de uma intervenção prevista no trânsito nesta semana, com a readaptação de uma rotatória. A assessoria explicou que na semana passada a equipe de saúde fez visitas aos moradores comunicando a ação e orientando como evitar a proliferação de roedores e de insetos como o mosquito Aedes aegypti.
A partir desta terça, sob a coordenação da Secretaria de Governo, funcionários das Secretarias de Obras e Urbanismo, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, do Demsur, do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (Demutran) estarão no bairro. A meta é triplicar as equipes nas ruas durante a ação.
Os moradores poderão dispensar materiais que não são recolhidos na coleta de lixo tradicional, exceto entulho de obras, que serão levados pelo "cata-treco", durante a semana.
A ideia é que o descarte destes objetos, que poderiam acumular água e se tornar focos do mosquito Aedes aegypti, contribua para reduzir índices de doenças como dengue, zika e chikungunya no próximo período de chuvas. (Foto: Prefeitura de Muriaé/divulgação){{banner-interno}}
Em solenidade realizada na noite deste domingo, 01 de julho, no Salão Social do Clube do Remo, foram empossados a nova Diretoria e os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. O evento começou às 19 horas e deu posse à primeira mulher a assumir a presidência daquele que é o maior clube de Cataguases. O Remo será administrado, a partir de agora, por Adriane Leal Lopes Amorim, tendo como seu vice, José Cléber Proença, para um mandato de dois anos. Para presidir o Conselho Deliberativo foram eleitos, por aclamação, em chapa única apresentada durante a cerimônia, Waldenir Machado Taveira como presidente tendo como vice, José Henrique de Souza.A noite também contou com diversas homenagens, como a prestada à Eustáquia Barbosa Carrara, viúva do saudoso "Mimi Carrara", um dos grandes colaborares da história do Remo. Emocionada e ao lado do filho, Francisco Carlos Barbosa Carrara, ouviu da nova presidente, Adriane o reconhecimento que o Remo tem para com a dedicação dela e a de seu marido "durante muitos anos em nosso clube". Em seguida recebeu um buquê de rosas e foi muito aplaudida pelo público.
Outro homenageado de destaque foi o presidente que deixava o cargo, Carlos Alberto Silva Barbosa, o Betão do Remo, como é conhecido, e agora um dos novos conselheiros do Clube. Ele recebeu uma placa de prata em agradecimento aos serviços prestados e agradeceu. Após quatro mandatos como presidente do Clube, Betão, fez um breve pronunciamento cuja mensagem nas entrelinhas foi a magnitude do Remo e a responsabilidade que é ser seu presidente onde é preciso agir sempre em benefício da maioria dos associados e não apenas a favor de alguns deles.
Waldenir Taveira, o novo presidente do Conselho Deliberativo, agradeceu a unanimidade dos votos dos demais membros conselheiros e disse que a eleição de sua chapa foi o resultado de uma campanha limpa onde passou a mensagem de trabalhar para o Clube. Seu vice, José Henrique também agradeceu a confiança acrescentando a disposição em trabalhar pelo Remo. Pelo Conselho Fiscal, Paulo Roberto Regato também fez um rápido pronunciamento de agradecimento e de seriedade com os assuntos do Clube.
Logo após ser empossada, Adriane Leal, revelou o desafio vivido nos últimos seis meses após aceitar concorrer à presidência do Clube do Remo até alcançar a vitória e ser empossada. "Vi neste desafio a oportunidade de trazer novas maneiras de ver executar e desempenhar minha função com a responsabilidade e honestidade que ela exige", salientou. E completou: "Muitos duvidavam e ainda criticam meu posicionamento diante da condução de minha equipe. (...) não tem noção de que ser mulher não é sinônimo de submissão, mas de força, determinação e posicionamento independente, sem ter a sombra e nem obediência a ninguém para administrar com dignidade, respeito e sucesso os rumos de nosso querido clube nesses próximos dois anos", enfatizou.
Ela ainda lembrou de seu vice e parceiro de luta, Clebinho, chamado por ela de "companheiro, um homem de bem, humilde de coração e simples no agir, que será meu braço direito nessa travessia. Juntos, eu e este pequeno grande homem estaremos amparados por este grupo de pessoas que compõem o nosso grupo diretor. Com eles tenho certeza, que juntos, somos mais fortes." E concluiu com um pedido: "Peço a todos que trabalhem com dedicação, que não poupem esforços para engrandecer ainda mais o nosso Clube", afirmou. Antes de encerrar, agradeceu o apoio ao projeto apresentado para administrar o Clube do Remo nestes próximos dois anos.
Conheça abaixo os membrosda Diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, efetivos e suplentes empossados neste domingo.
Diretoria
Diretores Secretários: Jamil Carneiro de Melo e Claúdia Maria de Paiva Bastos Valério
Diretores Tesoureiros: Sebastião do Carmo Furtado de Mendonça e Carlos Alberto Silva Barbosa
Diretores de Esportes: José Wellington de Oliveira e Francisco Carlos Barbosa Carrara
Diretores Sociais: Guilherme Luiz Pinheiro Campos e Cristiano de Melo
Diretores de Patrimônio: Arquimedes Goulart de Faria Filho e Luzimar Fialho
Membros do Conselho Deliberativo EfetivosCarlos Alberto Silva Barbosa - Arquimedes Goulart de Faria Filho - André Luciano Cardoso de Oliveira - Carlos Pereira Rodrigues - Waldenir Machado Taveira - Cristiano Melo - Fernando Moreira Filho - Francisco Carlos Barbosa Carrara - Gelson Fernandes - Guilherme Luiz Pinheiro Campos - Ivamar Rodrigues Coelho - Jamil Carneiro de Melo - João Paulo Vargas Vairo - Josapha José Pimenta Junior - José Eduardo Pires - José Henrique de Souza - Jovani Barbosa Carrara - Luis Costa de Oliveira - Luizimar Fialho - Marilda Matias Areal - Marcelo Guimarães Pereira - Marco Antônio de Oliveira Lopes - Paulo Henrique Silva Barbosa - Sandro Garcia Reis - Sebastião do C. F. de Mendonça - Valério Robson - José Vitor Lima - Luciana Mazala - Carla Eliodora Fernandes Campos - Marcia Helena Gonçalves da Cruz - Georgina de Barros Abritta - Lucas Leitão - Jovelino Rodrigues - Humberto Gomes Henriques - Giselle Amorim da Silva - Alusimar Lacerda Miranda - Allan Matos da Silva - Wladimir Isaac Acacio Reis - José de Mendonça e Joecy de Almeida Campos.
SuplentesSandra Simões Carlos Oliveira - Janete Mouzinho - Francisco de Sousa e Silva Filho - Cláudio Jacinto - Roberto Proença - Wagner de Paula Vieira - Mateus Alves M. Valverde - Murilo Possani de Sousa - Rubens Silva da Paixão - Idinesio José Ribeiro - Edyl Teixeira Junior - Leandro Rique Cordeiro - João Batista F. de Sousa - Osvaldino T. Pereira Filho - Simone Constancio Severo - Fabricio Zulato dos Santos - Guilherme dos S.e Santos - Vagner Luis Linhares - Paulo Henrique de Almeida Barbosa - Rafael Vilela Andrade.
Membros do Conselho FiscalEfetivosLuiz Antônio Ferreira da Cruz - Paulo Roberto Regato - Francisco Carlos Machado
SuplentesMilton Enéias Braga - José Antônio Silva - Louriesse Fernando Silva{{banner-interno}}
Um adolescente de 15 anos de idade, morreu em Além Paraíba (67 km de Cataguases) neste domingo, 01 de julho, após envolver-se em uma briga com outro jovem, também menor de idade. De acordo com a Polícia Militar, que compareceu à Rua Manoel Pereira, no bairro Planeta Dois, naquela cidade, quando os militares chegaram encontraram oapaz sem vida e já sob os cuidados de uma equipe do SAMU - Serviço de Atendimento Médico de Urgência. Durante as buscas feitas pela PM o adolescente que brigou com o jovem foi localizado e apreendido em um templo religioso no mesmo bairro onde a vítima foi encontrada.A reportagem do Blog do Adenilson Mendes informou que o irmão da vítima - identificada como Jhesse Viriato de Souza (foto ao lado) - teria dito em depoimento à polícia que o rapaz morto fazia uso de drogas e que na noite anterior teria abusado no consumo de "loló" e cocaína. O Boletim de Ocorrência da Polícia Militar revela que Jhesse que foi agredido por um soco no rosto enquanto brigava com outro menor de idade. Logo em seguida ele teria começado a sentir-se mal e caído ao chão, sendo socorrido pelo próprio agressor e por outro rapaz que apartou a briga. Ainda de acordo com esta testemunha, eles teriam tentado reanimá-lo por meio de massagem em seu tórax, mas sem êxito. Depois, a vítima foi levada para sua cama onde permaneceu até a chegada do SAMU, que constatou o óbito.
Após os trabalhos da perícia técnica de Leopoldina, o corpo do adolescente foi removido ao necrotério municipal de Além Paraíba e deverá seguir para o IML de Leopoldina, a fim de descobrir a causa da morte. O Blog do Adenilson Mendes revelou que o corpo de Jhesse não apresenta sinais de perfurações a bala, nem por objeto pontiagudo e tampouco de pauladas. Ainda segundo aquele informativo, "o jovem apreendido teria confessado que esteve com a vítima horas antes e teria dado alguns conselhos à ele, mas como Jhesse estava drogado, avançou sobre ele e os dois entraram em luta corporal". O rapaz que teria apartado a briga ainda não foi localizado pela PM. (Fotos: Adenilson Mendes){{banner-interno}}
O trabalho sério e honesto realizado pelo atual prefeito Claudiomir Vieira e de seu vice Didi Almeida, com o apoio de uma incansável equipe, acaba de ser muito bem avaliado pela população vargem-alegrense. É o que afirma a pesquisa feita pelo conceituado EMPEC - Instituto de Pesquisas de Mercado e Opinião, Projetos e Consultoria realizada no dia 16 de junho último em 220 domicílios daquele município.Os técnicos do EMPEC perguntaram aos moradores "Como você avalia a atual administração de São Sebastião da Vargem Alegre?" Do total de entrevistados, 48,4% a classificaram como "boa"; 26,2% "ótima"; 11,6% regular, totalizando 86,2% os conceitos positivos, ou seja: aprovando a atual gestão. As avaliações negativas somaram apenas 11,6% e os que não souberam responder 2,2%.
Esta aprovação maciça é fruto de uma gestão séria, pautada na honestidade e transparência que leva a pequena São Sebastião da Vargem Alegre a se destacar em toda região, conforme avaliam os técnicos daquele Instituto. A rotina diária confirma o resultado da sondagem. Exemplo é a saúde do município, considerada de primeiro mundo, pois a população, além da atenção básica - que cobre 100% da cidade - tem direito a consultas com especialistas, exames gratuitos, transporte para tratamento fora do domicílio e outros benefícios.
Na Educação, a prefeitura cresceu 2 pontos percentuais no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é o principal indicador da qualidade da Educação no país, confirmando desta maneira, que os estudantes do município vêm recebendo ensino de extrema qualidade, segundo dados da própria administração. Na limpeza e gestão do Meio Ambiente a cidade é referência, com ações pontuais, conta o prefeito Claudiomir Vieira. Vale ressaltar, ainda, as inúmeras obras as quais enchem os vargem-alegrenses de orgulho, como: reforma da Praça José Honorato de Almeida, asfaltamento e pavimentação de várias ruas, recuperação das estradas rurais, construção de creche e ginásio poliesportivo; reforma de escolas e muito mais.
Além disso, o município vem realizando grandes eventos artísticos e valorizando suas datas comemorativas num claro investimento no turismo local, auxiliado pelo excelente clima de São Sebastião da Vargem Alegre, conta o prefeito. Agora mesmo, a cidade se prepara para realizar mais uma Festa do Café, uma das maiores e mais concorridas da região e neste ano contará com shows de Fred & Gustavo e Daniel. "Vale lembrar também de outros artistas renomados como Eduardo Costa, Teodoro & Sampaio, Biquíni Cavadão, Lex Luthor e outros que estiveram em nossa cidade e trouxeram mais emoção e alegria para a nossa população e região", completou o prefeito Claudiomir.
Veja o vídeo com o cantor Daniel confirmando sua presença na Festa do Café.{{banner-interno}}
Uma campanha nas redes sociais está chamando a atenção de moradores de Viçosa, na Zona da Mata. Um documento assinado por um grupo de vizinhos de uma praça no Bairro Ramos pede a reformulação de um projeto de revitalização do local, alegando que a proposta da Prefeitura poderia trazer transtornos.
Dentre as insatisfações relatadas no documento, que tem como destinatário a Secretária de Obras do Executivo, está o fato de que o local poderia se tornar um "abrigo para moradores de rua". No texto, os moradores da Rua Alberto Pacheco afirmam que não aceitam o projeto na Praça Alice Loureiro e solicitam "com urgência" a retirada de uma mesa e de bancos que foram instalados no local.
O G1 informou ter entrado em contato com a Prefeitura de Viçosa para saber se o documento foi recebido e qual o posicionamento do Executivo sobre as solicitações e aguarda retorno.
O abaixo-assinado aponta outros possíveis problemas que o projeto traria, como a realização de festas com consumo de bebidas alcoólicas e drogas, que trariam "perigo para o bairro" e também a colocação de carrinhos de lanche ou outro tipo de comércio ambulante "descaracterizando o que seja uma praça", ainda onforme o texto dos moradores.{{banner-interno}}