A implantação do teclado em braile faz parte de um projeto inovador desenvolvido pela Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, em parceria com a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab).
O novo modelo, que está em fase experimental, pretende estabelecer diretrizes pedagógicas, terapêuticas e profissionais, levando aos deficientes visuais da cidade desenvolvimento educacional e tecnológico.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, observando a carência de ensino tecnológico para os deficientes visuais em Muriaé, adquiriu dois teclados para o projeto. Os equipamentos já estão sendo utilizados em um curso piloto que pretende estender suas vagas para proporcionar acesso às pessoas cegas de forma gratuita. {{banner-interno}}
"O uso do computador é uma ferramenta para ampliação dos horizontes de todas as pessoas. A informática, por exemplo, traz uma série de recursos que são capazes de promover a interação dos deficientes visuais com o mundo", ressaltou a secretária da pasta, Solange Montezano.
O projeto inovador está em experimentação nas dependências da Uaitec Lab, localizado próximo ao Centro Educacional Dom Delfim, na Barra. "Nós ficamos imensamente felizes pela conquista, tendo em vista que se abriram os caminhos para as pessoas que possuem limitação visual. Nós gostaríamos de aprender a informática com acessibilidade, e agora poderemos fazer isto", disse o novo aluno, Pablo Norberto, colaborador do projeto.Clique aqui para saber mais.
Os eleitores que não votaram e nem justificaram suas ausências nas urnas nas últimas três eleições têm menos de um mês para regularizarem suas situações junto à Justiça Eleitoral. A atualização do cadastro é necessária para que os votantes em questão não tenham o título de eleitor cancelado. O prazo final para a regularização se encerra no dia 6 de maio. Cabe lembrar que, conforme define o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada turno de um pleito é considerado uma eleição.
Segundo dados do TSE, em todo o país, mais de 2,6 milhões de pessoas estão nessa situação. Conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgados em março, em Minas Gerais 239.710 eleitores – 1,5% do eleitorado mineiro – estão ameaçados de perder seus títulos.
Os eleitores que quiserem confirmar se seus títulos estão ameaçados, podem fazer a consulta no site do TSE de forma simples e gratuita. Basta procurar a opção "situação eleitoral", no canto superior esquerdo da página principal do site e preencher o nome completo e a data de nascimento. {{banner-interno}}
Para aqueles que estiverem com suas situações irregulares, será necessário pagar uma multa no valor aproximado de R$ 3,50 e, em seguida, comparecer ao cartório eleitoral mais próximo, apresentando documento oficial com foto, comprovante de residência e título de eleitor, se ainda o possuir. Em Cataguases, a Justiça Eleitoral funciona na Rua Doutor Lobo Filho, 155, no Centro. A Justiça Eleitoral permite que o início do processo de regularização ocorra pela internet, também por meio da página do TSE.
ImpedimentosAqueles que não estiverem em dia com a Justiça Eleitoral ou tiveram seus títulos cancelados não podem tirar passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal; participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo Governo. Os nomes dos eleitores e os números dos respectivos documentos cancelados serão disponibilizados pela Justiça Eleitoral a partir do dia 24 de maio. Clique aqui para saber mais.
Uma das vítimas dos disparos de arma de fogo ocorrida na noite deste domingo, 07 de abril, em Piraúba, morreu nesta madrugada, no Hospital Santa Isabel, em Ubá. Michael Ferreira de Almeida, 23 anos, residente naquela cidade, foi alvejado com um disparo no abdômen e foi levado em estado grave para o hospital, mas não resistiu. As demais vítimas não correm risco de morte.
O suspeito de ser o autor do crime é um rapaz de 18 anos de idade que entrou em uma festa funk que acontecia na região central de Piraúba e efetuou disparos de arma de fogo que atingiram cinco pessoas, conforme o registro da Polícia Militar. O fato aconteceu por volta das 21 horas deste domingo, 07 de abril. Ele foi identificado, mas conseguiu fugir, segundo testemunhas, em uma motocicleta, tomando rumo ignorado.
Entre as cinco vítimas duas são adolescentes (13 e 14 anos) e outra, de 23 anos, foi atingida no abdômem e não resistiu aos ferimentos. As demais foram alvejadas na perna direita (duas pessoas), pé direito e cotovelo direito (de raspão). Todas foram encaminhadas inicialmente para o Hospital de Piraúba e, posteriormente, transferidas para o Hospital de Ubá. {{banner-interno}}
Testemunhas disseram aos policiais que o autor dos disparos estava acompanhado de outras duas pessoas, mas que somente ele teria efetuado os disparos sem, no entanto, saberem dizer o motivo nem tampouco a quem era o alvo. Em seguida, uma das testemunhas disse que ele fugiu em uma motocicleta Tornado amarela. Outra testemunha disse ter visto outra pessoa entrando na festa com um revólver calibre 38, mas por temer por sua segurança preferiu não acionar os militares.
A Polícia Militar realiza buscas à procura do autor que tem 18 anos de idade e seria morador de Piraúba. Até a última atualização desta matéria ele não havia sido localizado, mas as buscas continuam. A Perícia Técnica da Polícia Civil esteve no local e recolheu duas cápsulas deflagradas e uma munição intacta calibre 38. O registro policial também informa que o evento não tinha alvará de funcionamento. Clique aqui para saber mais.
Dois homens dispararam contra algumas pessoas na noite deste domingo, 07 de abril, durante um baile funk que acontecia no Parque de Exposições, em Piraúba/MG. As informações ainda são preliminares, mas o Site do Marcelo Lopes conseguiu confirmar que cinco vítimas ficaram feridas, sendo uma em estado mais grave e foram levados para o Hospital em Ubá. Os feridos seriam de Tocantins, Guarani e Piraúba.
A Polícia Militar foi acionada e chegou ao local pouco depois e iniciou uma operação de cerco/bloqueio a fim de prender os autores que também seriam de Tocantins, o que ainda não havia ocorrido até o fechamento desta matéria. O motivo do crime seria um acerto por envolvimento com o tráfico de drogas. A PM segue realizando o rastreamento em busca dos suspeitos e não há informações atualizadas sobre o estado de saúde das vítimas. Clique aqui para saber mais.
Um homem de 32 anos foi detido após atear fogo no carro do próprio pai na madrugada deste domingo, 7 de abril, na Avenida Funchal Garcia, Bairro São Cristóvão, em Leopoldina. Segundo a Polícia Militar, que registrou a ocorrência, a vítima disse que se negou a levá-lo em um local, motivo pelo qual o filho incendiou o veículo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas. Ninguém se feriu.
O dono do Fiat Palio Weekend Adventure contou à polícia que o filho reside no Rio de Janeiro e ao retornar para Leopoldina neste sábado, 06, quebrou os vidros com uma pedra e jogou gasolina no interior do automóvel, pelo fato de seu pai negar levá-lo a um bordel. Militares do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros foram acionados e combateram as chamas.
O homem foi detido pela Polícia Militar e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para as demais providências. (Foto: O Vigilante Online)Clique aqui para saber mais.