Agência Brasil
Brasília – O porta-voz da Casa Branca, Jay Carner, confirmou que as informações divulgadas pelo governo dos Estados Unidos sobre circunstâncias que levaram à morte de Osama Bin Laden, em maio de 2007, foram incompletas. No entanto, ele evitou detalhar as contradições que vieram à tona, nos últimos dias, com a revelação de um oficial que participou da operação no Paquistão
“Trabalhamos para conseguir informação o mais rapidamente possível e a informação inicial acabou por ser incompleta”, disse o porta-voz
Líder e fundador da rede Al Qaeda, organização à qual são atribuídos vários atentados contra alvos civis e militares dos Estados Unidos e seus aliados, inclusive os ataques de 11 de setembro de 2001, Bin Laden foi morto durante uma operação militar norte-americana, em Abbottabad, no Paquistão. De acordo com as autoridades dos Estados Unidos, o corpo dele foi lançado ao mar
No livro Easy Day: The Firsthand Account Of The Mission That Killed Osama Bin Laden (cuja tradução livre é um dia nada fácil: o primeiro relato da missão que matou Osama Bin Laden), o autor sob o pseudônimo de Mark Owen diz que Bin Laden foi morto com um tiro na cabeça, no quarto onde estava. O livro será lançado na quarta-feira (4)
Para as autoridades norte-americanas, o autor do livro que é um ex-oficial violou o compromisso de confidencialidade a que estava sujeito e que incluía a revisão de qualquer testemunho pessoal antes da sua publicação. O Pentágono, Departamento de Defesa dos Estados Unidos, ameaçou recorrer “a todos os meios legais disponíveis contra [o ex-militar] e todos os que com ele cooperaram”
Antes da versão do livro, o governo norte-americano informou que Bin Laden foi morto ao tentar reagir. “Não li o livro, não creio que alguém aqui [Casa Branca] tenha lido e não posso fazer uma avaliação”, disse Carney
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.{{banner-interno}}
Itajubá, município localizado no Sul de Minas, vai ganhar Parque Científico e Tecnológico. Nesta quinta-feira (30), o Governo de Minas, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sects), liberou recursos para investimentos na primeira fase do empreendimento previsto para ser concluído até novembro de 2012. Foi investido R$ 1,8 milhão, via Fundação de Amparo à Pesquisas do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que será usado na conclusão de obras do parque
Anteriormente, o Governo de Minas já tinha investido R$10,8 milhões para obras de construção do condomínio de empresas e centro de estudos, investigação e inovação, além de execução de obras de infraestrutura e aquisição de mobiliário. O parque tem o apoio da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e Prefeitura Municipal e reúne empresas que tem como foco de atuação engenharias elétricas e aeronáuticas
Para o secretário Narcio Rodrigues, a iniciativa do governo em estimular a criação de parques tecnológicos tem o objetivo de premiar áreas essenciais da economia mineira, contribuindo para sua a diversificação e crescimento. Ele observou, ainda, que é importante este ambiente ser construído a partir da articulação entre a iniciativa privada, a academia, o setor científico-tecnológico e o governo
“O Parque de Itajubá já nasce maduro, com empresas consolidadas. É importante comemorarmos esse período de grandes avanços no município. Estamos contribuindo para a criação de um ambiente que propicia a geração de renda e emprego, além de desenvolver a inovação no estado”, comentou
BHtec e TecnoPARQ são bons exemplos
Além de Itajubá, o Governo de Minas já criou dois outros parques tecnológicos que já estão em pleno funcionamento. O primeiro é o BHtec , o Parque Tecnológico de Belo Horizonte, que reúne empresas de alta tecnologia notadamente na área de saúde e software. O outro é o Parque Tecnológico de Viçosa (TecnoPARQ), com empreendimentos atuantes em áreas como genética animal e vegetal, com foco no agronegócio. A Secretaria está formalizando ainda a criação de parques em Juiz de Fora onde as obras de infraestrutura se iniciam ainda este ano, além de Lavras e Uberaba
Para o reitor da Unifei, Renato de Aquino Faria Nunes, as iniciativas do Governo de Minas para incentivar e desenvolver a inovação são extremamente significativas para criação, ampliação e continuidade desses ambientes. “Tenho que agradecer o empenho e o compromisso do Governo de Minas, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fapemig em acreditar na criação desses projetos e, em especial, pelo Parque de Itajubá. A cidade se orgulha muito dele”, concluiu
Já o diretor científico da Fapemig, José Policarpo Goncalves de Abreu, destacou também a importância da instalação do polo em Itajubá e ressaltou que foram diversas as ações desenvolvidas por ele e pela instituição que representa, para materialização daquele sonho
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A Câmara Municipal de Além Paraíba se reuniu na manhã do último dia 30 de agosto, em sessão extraordinária, para discutir e votar o veto do prefeito Wolney Freitas ao Projeto de Lei 282, de autoria do vereador Gélson Luiz de Moura, o “Bi”, que instituia a gratuidade no transporte coletivo urbano aos maiores de 60 anos
Com a ausência da vereadora Guará das Voluntárias— bastante criticada por alguns de seus colegas pela ausência no importante momento — o veto foi levado a votação depois que seu autor pediu aos colegas ampliava a gratuidade para as pessoas com 60 anos e, por isso, "tem grande alcance social". Atualmente somente se beneficiam da gratuidade no transporte coletivo urbano aqueles com 65 anos ou mais
Oito vereadores estiveram presentes à reunião da Câmara: Dauro Machado , Gélson Luiz de Moura (Bi), Gilsinho Ribeiro, Wellington Junior, Simone Cabral, Marquinho Camilo Jorge, Neidson Baião e João de Deus Ribeiro. Em votação secreta o resultado empatou em quatro votos, o que causou um certo desconforto entre os vereadores, principalmente porque a vereadora Guará das Voluntárias não compareceu e o presidente daquela Casa já havia votado
Com o impasse, o procurador jurídico da Câmara Municipal de Além Paraíba, Emílio Mattos, foi chamado e sugeriu se fazer nova votação sem obter a aprovação dos vereadores que afirmaram ser desnecessária uma vez que todos já tinham uma posição definida sobre o assunto. Em meio a muitas dúvidas, Emílio Mattos, leu novamente o Regimento Interno da Câmara e concluiu que o veto do Prefeito Wolney de Freitas estava mantido já que o resultado não alcançou a maioria absoluta dos votos, o que, segundo ele, seria necessário para derrubar o veto imposto pelo prefeito. Com isso os usuários do serviço de transporte coletivo urbano de Além Paraíba com 60 anos de idade vão continuar pagando suas passagens
Fonte e Foto: Agora Jornais Associados
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Vivemos uma época fantástica, rica de criatividade e inovações. Tantas novidades, acontecendo tão rapidamente acabam tendo um impacto muito forte nos hábitos das pessoas. De uma maneira indireta, as três últimas décadas estão formando uma nova cultura especial, baseada na tecnologia e nos conceitos digital e virtual
É curioso observarmos como certas idéias se modificam. No que se refere à programação de computadores, até pouco tempo dizia-se abertamente que era 'coisa para maluco'. Esse pensamento ainda circula entre pessoas de mais de 30 anos de idade. Entre os jovens entretanto, as coisas são bem diferentes. Esta geração que nasceu brincando com o computador dos pais, acha natural e divertido interagir com ele de forma mais próxima. Para eles, programar é natural para conseguir o que se quer do computador
Um dos grandes atrativos dos celulares e tablets com iOS ou Android é a mostruosa quantidade de aplicativos, jogos e utilidades que existem para eles. Isso comprova que o interesse em criar esses programas está aumentando.
Criar seu próprio software e vê-lo funcionar nos celulares dos amigos é uma ideia atraente e que chama atenção. Existe grande recompensa na realização pessoal e no orgulho ao conseguir este feito
No fim do ano passado, o famoso jogo Angry Birds, recordista de downloads nos dispositivos móveis foi destronado do Top Free da App Store por Robert Nay, um americano de 14 anos nascido em Utah. Seu jogo, chamado Bubble Ball, fez o que muitos jogos consagrados estão tentando e não conseguiram: tirou o Angry Birds do topo dos aplicativos gratuitos, com mais de 2 milhões de downloads. E enganam-se aqueles que pensaram: "ah mas isso so acontece lá fora, no exterior..."
Ainda no final do ano passado, a equipe brasileira 'Signum Games' composta de estudantes da Universidade Positivo de Curitiba, levou a melhor durante a premiação do concurso Imagine Cup, da Microsoft, que aconteceu em Nova York. Eles bolaram o jogo UCAN (trocadilho de 'you can'), voltado para jovens estudantes com faixa etária entre 8 e 16 anos
De acordo com informações fornecidas pela Microsoft, o personagem principal tem como objetivo recolher lixo e plantar árvores, entre outras ações. Com o tempo, ele ganha mais doações e voluntários. No fim das contas, esse sujeito pode construir escolas, centros de reciclagem e hospitais, além de aparelhar esses espaços. Bacana, não?
O feito dessa turma repete o que aconteceu há alguns anos com outros três jovens brasileiros que ganharam o concurso de desenvovedores XBOX da Microsoft para a escolha do jogo que viria com a nova versão do console. Disputando com concorrentes do mundo todo, eles ganharam um grande prêmio em dinheiro e um contrato que permitiu que eles montassem sua propria empresa desenvolvedora de jogos. E eles escolheram ficar aqui no Brasil ao invés de montá-la nos EUA
Parece que essa febre da programação está crescendo cada vez mais. No último dia 23, uma dupla de recém-formados da faculdade de Jogos do Senac conquistaram a primeira colocação na maratona de desenvolvimento Hack Battle, durante a TNW 2012, recebendo um prêmio equivalente a R$ 15 mil, da Amazon.
Com uma ideia nostálgica e apenas 30 horas para colocá-la em prática, Rafael Fernandes, de 28 anos, e Heitor Sergent, de 22, conseguiram o feito apostando na velha brincadeira de criança "adedanha" (também conhecido como "adedonha" ou "stop")
Programar pode ser muito interessante e divertido, além de ajudar o jovem a organizar e acelerar os processos de raciocínio e memória. Além disso, enquanto faz uma atividade sadia, ele estará acumulando conhecimentos diretamente relacionados a uma profissão bastante valorizada nos nossos dias, principalmente no Brasil, cujo déficit de profissionais qualificados na área é enorme
Alguns anos atrás, a unica forma de estudar programação era por meio de um curso presencial em alguma cidade de maior porte. Atualmente, tudo está mais facil. Existem bons cursos à distância, que além de mais acessíveis financeiramente, permitem que a pessoa estude conforme a possibilidade da sua agenda. Em Cataguases, podemos citar o curso à distânca da VSCP (www.vscp.informaja.com). Podemos citar ainda os cursos da Caellum e e-Learning
Se você se interessa por programação vale a pena investir nessa atividade. Você também pode pensar nisso para seus filhos. Basta que eles tenham mais de 12 anos e gostem de computadores
Por: Equipe Vespersoft{{banner-interno}}
No mês de setembro, tem início a oferta de cursos técnicos em 324 escolas da rede estadual. Mais de 12,6 mil alunos terão a oportunidade de se capacitar em diversas áreas como informática, contabilidade e eletrotécnica. Os cursos profissionalizantes serão ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. Em Minas, o programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE)
Para um trabalho de orientação e acompanhamento das escolas estaduais ofertantes dos cursos, foi realizado, nesta quinta-feira (30), um encontro com os diretores das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). As escolas beneficiadas pelo Pronatec estão localizadas em 126 municípios mineiros
“Nós priorizamos aqueles municípios em que ainda não havia a oferta de educação profissional. O diferencial desta modalidade do Pronatec é que todos os alunos têm que estar matriculados na rede pública. Em um turno, eles fazem o ensino médio e, no outro turno, o profissionalizante”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos
As mais de 12,6 mil vagas ofertadas são, prioritariamente, para alunos das próprias escolas, que já fizeram a seleção do grupo de cursistas. Nos casos em que houve vagas remanescentes, as vagas puderam ser preenchidas por estudantes de outras escolas da rede pública
“Nos locais onde ainda há vagas remanescentes, os interessados ainda podem procurar a escola e se candidatar”, explica Raquel Elizabete. Também podem participar dos cursos os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os alunos matriculados nos cursos são cadastrados em um sistema informatizado do Ministério da Educação para que seja feito um acompanhamento
Para o primeiro módulo dos cursos, a Secretaria de Estado de Educação já recebeu do governo federal R$ 21 milhões para aquisição de material didático para os cursistas, contratação de professores especialistas nas áreas técnicas e transporte escolar dos estudantes, quando necessário
“Não serão professores que já estão designados, efetivos ou aposentados. Serão professores da área técnica. Em alguns casos, por exemplo, podem ter cursos em que a grade prevê a oferta do conteúdo de História. Nessa situação, podemos até designar um professor habilitado, desde que ele não tenha vínculo com o sistema”, exemplifica a subsecretária, reforçando que os educadores que têm vínculo com o sistema não podem lecionar no Programa
Em Minas Gerais, o Pronatec também oferta 35 mil vagas em 41 cursos técnicos, como agropecuária e mecânica, e 147 cursos de formação inicial continuada (FIC), como cuidadores de idosos e cabeleireiros, que possuem carga horária menor que a de um curso técnico. A oferta começou no início de 2012 e as aulas são realizadas nas escolas do Sistema S (Senai e Senac), nos Institutos Federais e nas unidades do Sistema Federal de Educação Profissional
Ensino técnico em Minas
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego teve como base uma experiência bem sucedida em Minas Gerais, o Programa de Educação Profissional (PEP). “A metodologia do nosso PEP foi apresentada pela secretária Ana Lúcia Gazzola ao Ministério da Educação, no início do ano passado. A partir daí foi planejado o Pronatec. Programas nesse sentido são importantes, pois além de estarmos oferecendo o curso profissionalizante para esses alunos, também estamos ampliando as possibilidades para outras pessoas que ainda não se integraram ao mercado. Nesse sentido, também estamos atendendo a uma outra demanda social”, lembra a subsecretária
Desde que foi criado, em 2007, o PEP já beneficiou 144 mil alunos. Apenas na última edição, foram ofertadas 30 mil vagas, em 60 diferentes cursos em todas as regiões do Estado. Os cursos do PEP são oferecidos em escolas credenciadas (sistema S e particulares), em escolas públicas conveniadas e em escolas da rede estadual. Essas instituições formam a Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio
Fonte e Foto: Agência Minas{{banner-interno}}