A Prefeitura de Viçosa, por meio da secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, abriu processo licitatório para a contratação de empresa para realizar apreensão, transporte e guarda temporária de animais de médio e grande porte, como bovinos, equinos, caprinos e outros. O processo nº 89/2018 será presencial e ocorrerá no dia 18 de julho.
De acordo com lei municipal nº 1468/2001 todo animal encontrado em via pública, desacompanhado de seu dono ou responsável é considerado vadio e passível de captura por parte da administração municipal. Esta mesma lei define que após o animal ser recolhido, ele poderá ser resgatado após pagamento de multa. Atualmente, a PMV não possui uma estrutura ideal para realização desse serviço e por isso a administração optou pela terceirização.
A empresa contratada durante um ano, será responsável por recolher, durante todos os dias do mês os animais errantes de médio e grande porte, em vias públicas do perímetro urbano, rural e nas rodovias nos trechos de intervenção urbana de Viçosa. Esses animais são todos aqueles potencialmente causadores de danos ao meio ambiente, risco de zoonoses e animais em situação de sofrimento e risco de atropelamento, atropelados, entre outros. A empresa deverá possuir profissionais especializados no tratamento desses animais, possuir veículos próprios adequados para o recolhimento, local próprio ou contrato de locação que possua piquete com área de pastagem e baias dentro dos limites do município; além de fornecer todos os cuidados veterinários necessários.
De acordo com o secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Marcos Roberto Fialho, esses animais constituem um perigo constante, tanto em relação a acidentes de trânsito, quanto à saúde pública: "Este serviço contribuirá para a segurança dos motoristas e pedestres, podendo evitar acidentes entre animais e veículos e entre animais e pedestres, além de diminuir o risco de doenças que podem ser transmitidas por animais infectados", afirmou o secretário. O pregão acontecerá no dia 18 de julho, às 8h30min, no Centro Administrativo da PMV.{{banner-interno}}
O governo de Minas deve aproximadamente R$ 1 bilhão em repasses atrasados aos hospitais filantrópicos do estado, como ao Hospital Cataguases. A afirmação é da Federação das Santas Casas de Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas), que publicou nesta semana em seu site, carta aberta à população denunciando o cenário de colapso financeiro vivido por muitas instituições devido ao bloqueio dos repasses por parte do governo estadual.
Veja a carta no final ao texto
Representando as mais de 320 instituições hospitalares filantrópicas de Minas, a entidade afirma na carta que os valores são referentes a "programas essenciais ao atendimento da população mineira", como o "Rede Cegonha", de atenção à saúde materna e infantil que, segundo a federação, soma 17 meses de atraso, e o "Pro-Hosp", que possibilita, entre outras coisas, a aquisição de equipamentos e realização de cirurgias de alta demanda, que já tem dois pagamentos quadrimestrais atrasados, totalizando oito meses sem cobertura.
O documento divulgado pela Federassantas também cita 90 dias de atraso nos repasses do "Rede Resposta", programa voltado à manutenção de especialistas no atendimento de urgência e emergência (Pronto-Socorro), que é pago mensalmente, e mais de dois anos sem pagamentos de recursos referentes ao programa "Casa de Apoio à Gestante e à Puérpera" (Cagep), para que os hospitais mantenham casas para permanência de mães do interior que não tem condições de se manter na cidade onde o filho está internado.
A entidade ainda argumenta que os filantrópicos respondem por mais de 70% das internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas, mas que os valores pagos pelo SUS não são suficientes para cobrir as despesas de tais serviços.
Como consequência, a federação afirma que muitas instituições de saúde vivem uma inevitável realidade de endividamento e alerta que caso a situação não seja sanada, muitos hospitais poderão suspender os atendimentos gratuitos.{{banner-interno}}
Doze veículos zero quilômetro foram recebidos nesta manhã de quinta-feira, 12 de julho, pelo prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida. São dois Toyota Etios, um Fiat Uno, 2 ambulâncias marca Peugeot e 7 Chevrolet Onix. Todos - à exceção de um destinado a Secretaria Municipal de Assistência Social - serão utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde para renovação de sua frota, conforme informou o prefeito Willian Lobo de Almeida a reportagem do Site. Todos os veículos foram perfilados em frente ao Paço Municipal logo no começo da manhã e às 11 horas, ocorreu naquele local uma solenidade em que o prefeito deu detalhes sobre a chegada dos automóveis e sua utilização.
De acordo com o prefeito Willian falou ao Site do Marcelo Lopes em entrevista exclusiva pela manhã, os veículos são "doações de vários deputados com o trabalho de todo o legislativo municipal". Ele contou ainda que a maioria destes automóveis será usada na atenção primária à saúde. "Vamos trocar grande parte dos veículos que temos por estes novos que vão levar médicos, demais profissionais e pacientes. Claro que seria muito bom se a gente pudesse mandar todos estes carros para os postos, porque a gente seria irresponsável porque de onde sairia o dinheiro para pagar a gasolina, manutenção e motorista?", questionou o prefeito. E completou: "Nós vivemos um momento crítico de recursos e temos uma visão de austeridade com o dinheiro público e vamos melhorar a qualidade do serviço sem afetar ainda mais o nosso orçamento."
Alguns vereadores atuaram de forma decisiva para que Cataguases recebesse os veículos. É o caso do vereador Paulo Milani que divulgou um vídeo na rede social Whatsapp. Ao lado do assessor da Deputada Federal Margarida Salomão, Alex, informou que cinco veículos Onix são fruto de um trabalho que começou no início de seu mandato e resultado de uma emenda parlamentar daquela deputada no valor de R$ 250 mil para esta aquisição. O vereador Betão do Remo também informou ter conseguido com o deputado federal Júlio Delgado, outros dois Onix. Já os vereadores Marquinhos do Açougue e Sargento Jorge Roberto, conseguiram junto ao deputado estadual Isauro Calais, uma ambulância Peugeot, cada. E, ainda, os vereadores Mauro Ruela e Betão do Areão intermediaram com o deputado estadual Braulio Braz, um Fiat Uno e um Etios. O que foi doado à Casa de Maria contou com a intermediação do vereador Vinícius Machado através do deputado Doutor Wilson Batista.
OUTRAS OBRAS: O prefeito aproveitou para informar o início de outras obras aguardadas pela população. "Estamos começando nesta quinta-feira o trabalho no Bairro Jardim, onde vamos trocar toda infraestrutura com a substituição de calçamento com a retirada do pé-de-moleque e colocação de bloquete, troca de meio-fio e das redes de água pluvial e de esgoto. Também estamos começando a reforma no Mercado do Produtor, que será ampliado, e a obra que vai refazer uma grande extensão daquela via principal da Vila Minalda. Num primeiro momento - explicou o prefeito - faremos apenas a sinalização da obra para que possamos receber os recursos do governo federal e, em seguida, daremos sequência", completou otimista com a série de boas notícias que começou divulgar recentemente como a retomada do prédio da Cadeia e aquisição do Cine Edgard.{{banner-interno}}
Um Termo de Cooperação Técnica foi assinado nesta manhã de quinta-feira, 12 de julho, pelo prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida e o Delegado da Receita Federal em Juiz de Fora, Leonardo Couto Sobral, visando a instalação um posto daquele órgão no município. Desde o dia 04 último, a cidade perdeu a agência da Receita Federal e, então, autoridades e lideranças locais se uniram em torno de um projeto visando, senão manter a agência, ao menos um posto de atendimento da Receita. Prefeito, vereadores, sindicatos, contabilistas, estudantes, foram alguns dos segmentos que decidiram lutar pela permanência do órgão no município assim que souberam da notícia de seu fechamento, divulgada com exclusividade pelo Site do Marcelo Lopes.
Nesta manhã de quinta-feira, Leonardo Sobral, acompanhado de Pablo Biazollo, último diretor daquela agência na cidade, revelou que a abertura do Posto de Atendimento vai oferecer os mesmos serviços prestados pela Agência. "Do total de serviços prestados, noventa e três por cento deles, continuarão sendo oferecidos", garantiu o Delegado da Receita Federal. O novo posto de atendimento deverá funcionar com dois servidores em uma sala do Centro Administrativo da Prefeitura, o antigo Pronto Cordis, na Vila Domingos Lopes, mas há possibilidade de ser transferido para a Praça Rui Barbosa, onde é mantida a Sala Mineira do Empreendedor, conforme revelou o prefeito. Além de Cataguases, as cidades de Viçosa, Ponte Nova e Leopoldina também estão recebendo postos de Atendimento da Receita Federal, acrescentou Willian.
Em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, Leonardo Sobral, disse que a diferença entre uma agência e posto da Receita Federal "é minima para a população em geral. Nós vamos ter dois profissionais atendendo e resolvendo conclusivamente as demandas do contribuinte. Algumas delas serão recebidas no Posto, protocoladas ali e enviadas para a Delegacia da Receita Federal onde serão resolvidas e retornadas para o Posto de origem que a devolverá ao contribuinte", explicou. De acordo com aquele Delegado da Receita Federal, "esta realidade se aplica também aos contadores", disse. Sobre a parceria com a Prefeitura, Leonardo revelou ter recebido "todo apoio necessário para a abertura do Posto. A prefeitura disponibilizou o espaço e nos deu total atenção o que nos permitiu fechar um acordo tranquilo, e vamos correr agora para disponibilizar o serviço o mais depressa possível para a população". O novo posto deverá começar a funcionar em até quinze dias, previu o prefeito Willian Lobo, que não escondeu sua alegria com a permanência da Receita Federal em Cataguases.{{banner-interno}}
"Ó Bendito o que semeia livros, livros à mão cheia, e manda o povo pensar! O livro caindo n’alma é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar". Os versos do poeta Castro Alves foram uma das inspirações para a Semana do Carmo 2018, que começou nesta quarta-feira, 11 de julho, e vai até sábado, 14 de julho, com o tema "Nas redes da Literatura". Participam os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Carmo de Cataguases.
Atividades científicas, culturais, lúdicas, esportivas e ações solidárias, de arrecadação de donativos para instituições locais, integram a programação do evento. Em cada edição, a Semana do Carmo oferece aos participantes novas experiências acadêmicas, seguindo o modelo que vem sendo apreciado por pedagogos do mundo inteiro, da educação por projetos. A temática escolhida recebe uma abordagem interdisciplinar, em que todos os professores são envolvidos na orientação dos trabalhos. As turmas têm, especialmente nesta semana, autonomia para pesquisar, criar e expressar suas ideias. A competição estimula os participantes a se unirem, pois uma equipe colabora com a outra em cada turma e o prêmio vai para a turma toda. O tema deste ano foi apresentado pela Diretora Pedagógica, Cecília Poyares. "Como todos sabem, são inúmeros os benefícios que podemos adquirir através do hábito da leitura, que deve ser cultivado desde a infância. Entre esses benefícios estão o aumento de conhecimento, o desenvolvimento do senso crítico, a melhoria da comunicação e da concentração, o desenvolvimento da criatividade e da imaginação. Nesta Semana do Carmo, iremos nos envolver nas redes da Literatura, aprofundando nossos conhecimentos, desenvolvendo habilidades e apurando nossa sensibilidade", explicou.
Na manhã de quarta-feira, um desfile de personagens clássicos da literatura brasileira e mundial, com estudantes caracterizados, abriu o evento. Neste primeiro dia, eles trouxeram também ilustrações de capas de livros, cartazes e painéis sobre a importância da leitura. Como em um sarau, houve declamação de poesias, encenação de fábulas, cordel com criações poéticas e performances musicais. Utilizando a linguagem dos youtubers, tão populares entre os jovens de hoje, alguns grupos gravaram pequenos vídeos recomendando obras literárias.
Aproveitando o clima de Copa do Mundo, os grupos fizeram um álbum de figurinhas com "a seleção dos craques da literatura". Cada página do álbum apresenta uma seleção de escritores de cada continente, os prêmios Nobel de Literatura, os maiores poetas e romancistas brasileiros. Os professores de Educação Física e a comissão organizadora estão preparando também brincadeiras e circuitos esportivos relacionados ao tema.
A cobertura do evento estará nas mídias sociais do Carmo e no site www.colegiocarmo.com.br.{{banner-interno}}