A Fundação Cristiano Varella – Hospital do Câncer de Muriaé, recebeu, entre os dias 12 e 13 últimos, a “Visita de Manutenção do Nível II do Certificado de Acreditado Pleno”, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Agência Brasil
Rio de Janeiro – O gasto dos brasileiros com saúde aumentou de 7% do orçamento familiar, no período de 2002 e 2003, para 7,2%, em 2008 e 2009. Os dados fazem parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 – Perfil das Despesas do Brasil, divulgada hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O aumento nesse tipo de despesa foi puxado pelas regiões Sudeste, cujos gastos passaram de 7,5% para 7,9% no período, e Sul, que passou de 6,6% para 7%. Já nas outras regiões, os gastos com saúde passaram a representar uma parte menor de seus orçamentos: Nordeste (que passaram de 5,4% para 4,9%), Nordeste (de 6,6% para 6,5%) e Centro-Oeste (de 6,8% para 6,4%).
Em termos absolutos, o brasileiro gastava, em média, R$ 153,81 por mês com saúde no período de 2008 e 2009. Na Região Sudeste, o gasto é maior: R$ 198,89. Já a Região Norte é o local onde os brasileiros gastam menos: R$ 82,22. Há diferença também entre áreas urbanas e rurais: os moradores das cidades gastam R$ 167,58 por mês, mais que o dobro gasto pelos moradores do campo (R$ 79,19).
A maior parte dos orçamentos de saúde dos brasileiros é gasta com remédios (48,6%) e planos de saúde (29,8%). Outras despesas representam menos de 5%, cada um, como consulta e tratamento dentário, consultas médicas e hospitalização.
Tanto os gastos com remédios quanto com planos de saúde aumentaram em relação ao período de 2002 e 2003, quando os itens representavam, respectivamente, 44,9% e 25,9% dos orçamentos destinados à saúde.
Na pesquisa de 2008 e 2009, o IBGE observou que há diferenças nos gastos com saúde por faixas de renda. As famílias de menor rendimento gastaram 74,2% de seus orçamentos de saúde com remédios, enquanto para aqueles de maior renda, os remédios representaram apenas 33,6% dos gastos com saúde.
“A gente vê que os remédios tiveram maior peso para as famílias com os menores rendimentos. Por outro lado, as despesas com planos de saúde são muito maiores para as famílias de maior rendimento”, afirma o pesquisador do IBGE José Mauro Freitas.
A Pesquisa de Orçamentos Familiares é realizada de cinco em cinco anos pelo IBGE e analisa a composição orçamentária das famílias brasileiras, investigando hábitos de consumo, alocação de gastos e distribuição dos rendimentos.
Agência Brasil
Brasília – O governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vai dar prioridade no Mercosul para as negociações relacionadas aos setores de agronegócio, plástico, metal, alumínio e ferro. A decisão foi anunciada hoje (14) pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Indústria, Ricardo Menéndez, da Comissão Presidencial do Mercosul e que representa a área econômica e produtiva do Executivo.
A Venezuela foi integrada ao Mercosul em 31 de julho, em uma cerimônia, em Brasília. Menendez disse que o governo pretende estabelecer algumas medidas de proteção aos produtos agrícolas para evitar prejuízos para aos nacionais. Segundo ele, no entanto, a expectativa é firmar parcerias com o Brasil e a Argentina para o desenvolvimento do setor agrícola.
Segundo ele, a previsão é incrementar em mais de US$ 3 bilhões as importações apenas para os parceiros do Mercosul – Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai (que está temporariamente suspenso do bloco). Para ele, essas medidas vão aumentar a produção em larga escala, reduzir custos e aumentar o lucro e a eficiência.
Menendez enfatizou ainda que o empreendedorismo deve ser associado aos esforços do governo para aumentar a competitividade e o desenvolvimento do país. "É uma oportunidade única, sem precedentes, para o desenvolvimento industrial”, disse.
Segundo o ministro, o governo deve fornecer suporte tecnológico e financeiro para que os empresários invistam nas áreas que serão priorizadas na relação da Venezuela com o Mercosul. De acordo com ele, as ações de exploração de petróleo e petroquímica vão colaborar com o desenvolvimento econômico do bloco.
Desde ontem (13), uma delegação de empresas e de integrantes do governo da Argentina está na Venezuela para a primeira reunião binacional relativa à indústria de petróleo. A ideia é aumentar a produção para 4 milhões de barris por dia. Na próxima semana, será a vez de uma comissão do Brasil desembarcar em Caracas, capital venezuelana, para discutir metas e estratégias.
*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN
O Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Turismo e Extraordinária para a Copa do Mundo, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, participa, nesta segunda-feira (17), da quarta edição do Goal to Brasil, em Paris, na França. A ação visa promover os 12 estados onde acontecerão jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. São esperados mais de 300 convidados, entre eles jornalistas, operadores de turismo europeus, além de formadores de opinião.
O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, lembra que mais de 600 mil turistas estrangeiros estarão no Brasil durante a realização da Copa do Mundo e mais de 197 mil turistas visitarão Belo Horizonte. “Nosso objetivo é fazer com que o turista que estiver na capital mineira para assistir os jogos possa aproveitar também os atrativos turísticos das cidades do entorno. Para isso, estamos trabalhando a promoção de Minas Gerais no exterior com vistas a aumentar o tempo de permanência desse turista no Estado, no período que antecede os jogos e posterior à competição”.
Em Minas Gerais, de acordo com a Matriz de Responsabilidade da Copa 2014, estão sendo trabalhados para promoção - além de Belo Horizonte, que será sede dos jogos - os roteiros turísticos que estão a um raio de 150 km da capital mineira como a Serra do Cipó, o Parque Estadual do Itacolomi, as cidades Históricas Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Diamantina, Tiradentes, São João del-Rei, além da Rota das Grutas de Lund e Brumadinho.
Perfil do turista francês
A França é o quarto principal país emissor de turistas para Minas Gerais. Em 2010, 3.754 turistas daquele país estiveram em nosso Estado. De acordo com o Estudo de Demanda Turística Internacional em 2010, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, por encomenda do Ministério de turismo e Embratur, 35% dos franceses viajam ao Brasil por motivo de lazer e 25% por motivo de negócios, eventos e convenções. Quando a motivação é negócios, as cidades que mais se destacam são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Campinas. Ainda segundo a pesquisa, a permanência média de um turista francês no Brasil é de 17 dias.
Goal to Brasil
O Goal to Brasil é um evento de promoção internacional do Brasil e será realizado em 14 países na América do Sul, América do Norte e Europa, tendo as cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 como foco. O Goal to Brasil é organizado pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e conta com a presença de profissionais do mercado turístico, formadores de opinião e autoridades que vão representar as 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014.
As próximas edições do evento serão realizadas em Portugal (Lisboa), Canadá (Toronto), Itália (Milão), Espanha (Madri), México (Cidade do México), Alemanha (Frankfurt), Inglaterra (Londres), Peru (Lima), Uruguai (Montevidéu) e EUA (Nova York).
Fonte: Agência Minas
O município de Blumenau está localizado no nordeste de Santa Catarina, no chamado Médio Vale do Itajaí, região pertencente ao Vale do Itajaí. Possui uma área de 519,8 km², sendo 206,8 km² de área urbana e 313,0 km² de área rural. Está a 130 km da capital Florianópolis. Um dos pontos mais conhecidos da cidade é o Morro Spitzkopf, com aproximadamente 940 metros de altura, porém o ponto mais alto da cidade é o Morro Loewski com cerca de 980 metros, seguido do Morro Santo Antônio com 970 metros, todos os três situados na Zona Sul de Blumenau e Serra do Itajaí. A temperatura média anual é de cerca de 21 °C, fevereiro é o mês mais chuvoso, com 194,6 mm, e junho o mais seco, com 104,0 mm.
A cidade possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas no cotidiano e hábitos dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã. A Oktoberfest com 18 dias de festa regada a música, dança, bebidas e comidas típicas durante os dias e noites é a segunda maior festa sobre cerveja do mundo e que acontece no mês de outubro. O Stammtisch é uma tradicional reunião de associações na rua XV de Novembro. O núcleo italiano da população realiza a Festitália, além de ainda ocorrerem diversas outras manifestações das culturas europeia e brasileira. Apesar de ser minoritário, o turismo comercial tem a Texfair, feira têxtil reconhecida mundialmente.
A Secretaria de Turismo de Blumenau mantêm 4 roteiros turísticos englobando os diversos aspectos da cidade.
Roteiro Turístico Centro Histórico
Roteiro Turístico de Natureza Fritz Müller
Roteiro Turismo Industrial
Roteiro Cervejarias Artesanais
Para os turistas que chegam, a cidade oferece CATs (Centrais de Atendimento ao Turista) que disponibilizam informações e dicas sobre seus atrativos.
No Museu da Família Colonial o visitante conta com monitores que apresentam a memória dos primeiros habitantes por meio de objetos, escrivaninhas, cristaleiras, fotografias, pinturas, exposições temporárias e uma casa erguida em 1858. Ali as vigas de madeira do estilo enxaimel não são apenas decoração nas paredes, como em fachadas estilizadas da Vila Germânica e da Rua XV de Novembro, mas parte de uma estrutura complexa.
O turismo ecológico em Blumenau tem o nome de Roteiro de Natureza Fritz Müller, em homenagem ao cientista e naturalista de mesmo nome que morou e estudou a fauna e a flora da cidade. O roteiro inclui nove atrações e treze trilhas, com destaque para museus como o Museu de Ecologia Fritz Müller, que funciona na antiga casa do cientista e possui um caráter educativo quanto às questões ambientais, e o Museu da Água, onde pode-se ver todo o processo de purificação da água recolhida do Rio Itajaí-Açu, e todos os métodos utilizados na cidade durante a história; e parques ecológicos como o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, o Parque das Nascentes, a Nova Rússia e o Parque Ecológico Spitzkopf, apresentando trilhas que passam por entre áreas remanescentes de Mata Atlântica - além do último possuir um dos pontos culminantes de Blumenau, o morro Spitzkopf.
Para acompanhar todas essas festas e os mais diversos sabores das cervejas artesanais, Blumenau oferece uma culinária que tem aqueles nomes de pronúncia difícil nos cardápios, como knackwurstchen mit sauerkrat und salat (salsichão com chucrute e salada), eisbein (joelho de porco) e pfeffersteak (filé grelhado com molho de pimentas). Felizmente dá para pedir o prato mais típico em língua portuguesa mesmo: marreco com repolho roxo e purê de maçã, uma iguaria substanciosa, azeda e doce ao mesmo tempo.
Se não quiser perder nenhum cartão-postal, vale a pena fazer um roteirinho que começa na ponte da Estrada de Ferro e termina no Museu da Família Colonial. Ao longo do percurso, chamam a atenção prédio da prefeitura, o Teatro Carlos Gomes, a Catedral de São Paulo Apóstolo - com uma imensa torre de pedra e bonitos vitrais -, o Castelinho do Turismo, a Fundação Cultural Blumenau e o Museu da Cerveja.
E para fechar esse passeio maravilhoso e cheio de cultura européia, o distrito chamado Vila Itoupava, situado a 25 quilômetros do Centro ainda preserva os aspectos autênticos da colonização alemã. A maioria dos moradores domina o idioma de origem e as casas mantêm o estilo enxaimel, com floreiras, jardins e gramados bem cuidados. Localizada em uma região de economia agrícola, o agroturismo vem sendo explorado com sucesso e, na programação, não faltam degustações de delícias típicas e fresquinhas como bolos, cucas, tortas, melados, geléias e bebidas artesanais.
Principais distâncias:
Cataguases MG - 1.228km
Leopoldina MG - 1.208km
Muriae MG - 1.269km
Além Paraíba MG - 1.157km
Juiz de fora MG - 1.096km
Rio de janeiro RJ - 1.078km
Belo horizonte MG - 1.221km
Fonte e Fotos: Prefeitura Municipal de Blumenau-SC