O Governo de Minas dá início, esta semana, às comemorações da Semana Florestal de 2012. Os eventos que fazem referência ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, terão como tema, este ano, os 50 anos do Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Algumas ações, como a instalação de câmeras no Parque do Rola Moça e a inauguração do Museu Peter Lund, estão previstas na programação.
Nesta quarta-feira (19), às 9h30, será realizada a solenidade de abertura da Semana Florestal no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte. Na ocasião, serão apresentados o Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade e o Plano Estratégico da Cadeia do Carvão, ferramentas adotadas pelo Governo de Minas na gestão dos recursos naturais do Estado. Também serão entregues os certificados de proprietário de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
No período da tarde, será realizado um Seminário em comemoração aos 50 anos do IEF. Durante a atividade, serão homenageados os funcionários do instituto que contribuíram para a construção da autarquia, que foi criada em 05 de janeiro de 1962.
Vídeovigilância permite visualizar incêndios
A Semana Florestal prossegue no dia 20 de setembro, quando será inaugurado o sistema de videovigilância no Parque Estadual Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por meio da tecnologia, serão captadas imagens de quase toda a extensão da Unidade de Conservação (UC), permitindo uma visualização rápida de um incêndio, ainda na fase inicial, e a identificação de incendiários.
Por meio de uma parceria com o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), com investimentos de R$ 300 mil, serão instaladas quatro câmeras a 15 metros de altura, em pontos estratégicos do parque, além de uma central de monitoramento.
As câmeras, que têm rotação de 360 graus e zoom ótico capaz de aumentar a imagem em até 36 vezes, serão controladas pela central. As imagens serão transmitidas por uma rede de rádio de alta capacidade. Com o novo sistema, haverá melhora na abrangência das câmeras, que têm raio de alcance de quase 10 quilômetros e vão cobrir quase toda extensão do Parque. Devido à alta resolução dos equipamentos, será possível também a identificação de incendiários.
Inauguração do Museu Peter Lund
No dia 21 de setembro, será inaugurado o Museu Peter Lund, museu de território inspirado na trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1808-1880) na região de Lagoa Santa. O Museu Peter Lund compreende todo o Parque do Sumidouro, onde foi construída uma sede, ao lado da Gruta da Lapinha, que reunirá fósseis, cedidos pelo Governo da Dinamarca, descobertos por Lund na região cárstica de Lagoa Santa.
O acervo cedido pelo Museu de História Natural da Dinamarca é composto por fósseis encontrados por Peter Lund no século 19, durante suas pesquisas na região, cujas características geológicas favorecem o aparecimento de grutas e cavernas. O prédio que abrigará a sede do Museu Peter Lund possui 1.850 metros quadrados e será um espaço destinado à conscientização da importância histórica e cultural do carste de Lagoa Santa.
O Museu Peter Lund integra a “Rota das Grutas Peter Lund”, um projeto estratégico intersetorial do Governo de Minas, realizado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Cultura e de Turismo, entre outras, além de parceiros externos.
O objetivo é promover o desenvolvimento regional por meio do turismo, com a estruturação de um roteiro turístico nacional e internacional, único e singular, pautado em elementos naturais e culturais da região cárstica nos municípios que englobam a Rota das Grutas de Lund (Belo Horizonte, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e Cordisburgo).
Minas Livre de Gaiolas
No sábado (15) foi lançado, no Parque Municipal Mangabeiras, em Belo Horizonte, o projeto Minas Livre de Gaiolas, que também integra a série de atividades da Semana Florestal. A iniciativa teve o objetivo de educar e conscientizar os cidadãos, mostrando os riscos de manter uma ave em cativeiro e os prejuízos causados ao meio ambiente por essa atitude, bem como a possibilidade de conviver com as aves em liberdade. Cerca de 300 aves, a maior parte delas papagaios, foram entregues pela população.
O projeto é uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, com o apoio do Sisema, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, da Polícia Militar de Minas Gerais, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Educação e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação de Belo Horizonte.
Fonte e foto: Agência Minas
Agência Brasil
Brasília – Um atentado à bomba, em Cabul, capital do Afeganistão, matou 12 pessoas, entre elas oito trabalhadores sul-africanos. O atentado suicida foi assumido pelo grupo Hezb e Islami que diz ter promovido a ação hoje (18) para “vingar” a divulgação do filme, produzido nos Estados Unidos, que satiriza o profeta Maomé e o islamismo. O porta-voz do Hezb e Islami, Zubair Sidiqi, disse que o atentado foi provocado por Fátima, uma das integrantes do grupo.
Os oito sul-africanos trabalhavam em uma companhia de aviação privada. O ataque ocorreu em uma avenida de Cabul que liga o centro da cidade ao aeroporto da capital. Em comunicado, a polícia afegã informou que o atentado ocorreu pela manhã, quando um carro explodiu.
O grupo Hezb e Islami é considerado o segundo mais importante entre os radicais afegãos, depois dos talibãs. É liderado por Gulbuddin Hekmatyar, ex-chefe da resistência à invasão soviética (1979-1989) no país. O grupo se concentra no Leste do Afeganistão e nos arredores de Cabul.
As manifestações contra o filme entram hoje no sétimo dia. Na Tailândia, cerca de 500 muçulmanos protestaram hoje em frente à Embaixada dos Estados Unidos em Bangcoc.
Ontem (17) a representação diplomática dos Estados Unidos na Tailândia informou o encerramento das atividades devido às manifestações. Houve protestos ainda em mais 20 países, incluindo Afeganistão, Paquistão, Indonésia, Índia e Líbano.
Na Índia, em Srinagar, a maior cidade da Caxemira, centenas de manifestantes muçulmanos entraram hoje em confronto com forças de segurança, queimando um veículo. Um protesto contra o filme obrigou os comerciantes e empresários a fecharem lojas e empresas, no centro de Srinagar. A Índia tem aproximadamente 150 milhões de muçulmanos.
Durante o protesto em Srinagar os manifestantes atiraram pedras e queimaram um carro da polícia, enquanto as forças de segurança dispararam gás lacrimogêneo contra os manifestantes. Os manifestantes, a maioria jovens, gritavam palavras de ordem contra os Estados Unidos e queimaram bandeiras norte-americanas e israelenses.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Agência Brasil
Brasília - Apesar de ter vetado o Artigo 34, que permitiria o uso dos recursos do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) para investimentos estratégicos definidos pelo Ministério das Comunicações, a Lei 12.715 – sancionada hoje (18) pela presidenta Dilma Rousseff e já publicada no Diário Oficial da União – manteve diversos benefícios em prol do setor de telecomunicações e de tecnologia da informação.
Entre eles, está a desoneração de impostos federais e do próprio Fistel para estações terrenas de satélites usados na implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e para o mercado de comunicação entre máquinas. Desonera também equipamentos que venham a servir para a banda larga rural (450 MHz) e para serviços dedicados a novas redes de telecomunicações.
A nova lei suspende o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no caso de vendas ou aluguel de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos novos e de materiais de construção para utilização ou incorporação nas obras civis, desde que ligados ao Regime Especial de Tributação do PNBL, visando à implantação de redes de telecomunicações.
A Lei 12.715 faz parte do programa de política industrial Brasil Maior, que pretende fortalecer e ampliar a indústria de tecnologia da informação por meio de diversos tipos de benefícios concedidos direta e indiretamente ao setor. Uma das ações trata da redução do valor que as empresas de softwares e de tecnologia da informação pagam à Previdência Social.
A greve dos bancários, prevista para começar nesta terça-feira, 18, conseguiu paralisar, na manhã de hoje, quase todas as agências bancárias da cidade, exceto a da Caixa Econômica Federal, segundo informou o presidente do Sindicato dos Bancários de Cataguases e Regiao, José Antônio da Silva. Ele revelou também que às 15:30 horas irá se reunir com os funcionários da Caixa visando a adesão deles ao movimento.
Nas demais cidades da base territorial do Sindicato a situação é semelhante. Em Ubá, segundo José Antônio, "somente a agência do HSBC funcionou agora de manhã. E em Leopoldina a agência da Caixa também atendeu precariamente seus clientes na manhã de hoje", informou. José Antônio revelou otimismo com relação ao movimento. "Hoje é apenas o primeiro dia e a partir de amanhã a adesão será maior", prevê. Nas demais cidades da Base do sindicato, como Além Paraíba, a greve é paralisa quase todas as agências bancárias.
O presidente do Sindicato justifica a greve revelando que o setor lucrou mais de R$ 26 bilhões somente nos primeiros seis meses deste ano e, mesmo assim, “quer pagar menos aos seus funcionários”. Sem avanços nas negociações, os bancários cruzaram os braços a partir de hoje à espera de uma proposta consideradas por eles “decente”.
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) abriu concurso público para 212 vagas de Auxiliar de Serviços de Saneamento em todo o Estado. As subsidiárias Águas Minerais de Minas oferece também quatro vagas para Técnico em Química e Técnico em Produção, e a Copanor abre 44 vagas para Operador de Sistema, Oficial de Eletromecânica, Motorista e Técnico em Química.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.gestaoconcurso.com.br, a partir do dia 17 de setembro de 2012 até o dia 8 de outubro de 2012.
Para os candidatos que não tiverem acesso à Internet, a Fundação Renato Azeredo disponibilizará, em sua sede, um posto de inscrição com computador e impressora. A fundação fica na rua Bedraan Saad Bedran 457, bairro Nova Suíssa, Belo Horizonte, MG, e o atendimento será feito nos dias úteis, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
A taxa de inscrição para participar do Concurso da Copasa é de R$35,00; da Águas Minerais de Minas, R$30,00 e da Copanor, R$20,00.
O concurso será organizado e executado pela Fundação Renato Azeredo e terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez.
Das vagas criadas para este concurso, 10% serão reservadas a candidatos com deficiência.
Fonte: Agência Minas