Dois marginais de Muriaé vieram a Cataguases na tarde desta terça-feira, 18, para aplicar golpes na cidade. Ao passarem por Sereno, decidiram assaltar a Agropecuária de mesmo nome. Em frente à loja, desceram da moto, uma Yamaha XTZ, branca, placa KRI-0156, Nova Friburgo – RJ (foto) e sem tirar os capacetes, entraram armados com um revólver antigo calibre 44, outro de calibre 28, renderam as três pessoas que lá estavam, roubaram R$2.400,00 em dinheiro e fugiram em direção a Cataguases.
Durante a perseguição, um dos ocupantes da moto, identificado apenas pelo nome de Regiano, conseguiu fugir embrenhando pelo mato às margens do rio Pomba. Seu comparsa, porém, foi preso e identificado como sendo Nicson José Peixoto, 26 anos, e com ele a Polícia recuperou todo o dinheiro roubado na Agropecuária Sereno, as duas armas usadas no assalto e a motocicleta utilizada por eles que, conforme informou a PM, não está registrada em nome de nenhum dos assaltantes. A Polícia suspeita que os ladrões não fugiram da cidade após praticarem o crime porque iriam se encontrar com outros marginais para, possivelmente, atuarem em conjunto na cidade.
A Igreja Católica, em parceria com outras entidades e a Comunidade Evangélica convidou os três candidatos a Prefeito de Muriaé a participarem de um debate político no dia 25 de setembro, terça-feira, às 21h, no Centro de Formação e Assistência à Saúde (CEFAS). O evento será transmitido ao vivo pela TV Atividade, Rádios Aitvidade AM e FM e Rádios Muriaé AM e FM. Cada empresa de Muriaé terá o direito a enviar dois representantes ao debate. Populares que quiserem participar podem se inscrever pelo endereço de e-mail [email protected].
Em Muriaé disputam a eleição três candidatos a prefeito. São eles: Aloysio Aquino - 45, PSDB; Coligação: O progresso vai vencer de novo; Carlos Wilson - 15; PMDB; Coligação: Crescimento com Igualdade e Grego - 25; DEM; Coligação: Muriaé Merece Respeito.
Aloysio é o atual vice-prefeito e médico por profissão. Se eleito, pretende investir na saúde da família e do trabalhador, criar a Guarda Municipal, instalar semáforos e ampliar a oferta de cursos gratuitos no Instituto Federal, entre outras propostas. Carlos Wilson, atual vereador, pretende implantar o Orçamento Participativo, Guarda Municipal,atendimento pediátrico e ginecológico em todos os postos de saúde,solucionar os problemas no trânsito, criar restaurante popular e ações de combate à enchente. Já Grego, propõe o diálogo e participação, respeitando os interesses populares e à soberania do povo e a valorização do funcionalismo público municipal.
Fonte: Site Guia Muriaé
Agência Brasil
São Paulo - As devoluções de cheques por falta de fundos diminuíram, em agosto, pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 1,97% do total de documentos compensados, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. A taxa é menor do que a registrada em julho (2%) e maior do que a de agosto de 2011 (1,88%).
No acumulado de janeiro a agosto, o percentual ficou em 2,05%, também acima da variação constatada em igual período do ano passado (1,93%). Nos oito primeiros meses do ano, o estado de Roraima foi o que teve maior taxa de devolução (12,93%) e a menor ocorreu em São Paulo (1,51%). Por região, a Norte apresentou o maior percentual (4,41%) e o resultado mais baixo foi verificado no Sudeste (1,63%).
Na análise dos economistas da Serasa, a melhora do quadro em relação aos dois últimos meses é consequência de uma situação mais favorável no mercado para renegociar débitos e obter crédito com juros mais reduzidos. Eles destacam que, para ter acesso a esses serviços, o consumidor tem evitado dar cheques sem fundo.
Agência Brasil
Brasília - O presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, e o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pretendem definir hoje (18) uma estratégia comum para atuação dos dois países no combate ao crime organizado. Os mexicanos sofrem com a ampliação dos cartéis, que se envolvem no tráfico de drogas, armas e pessoas, provocando a violência generalizada. Na Colômbia, os esforços são para controlar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
A ministra das Relações Exteriores da Colômbia, Angela Maria Holguín, disse que a agenda dos dois presidentes abrange a cooperação em ações de segurança. "Vamos rever o cronograma para ver onde podemos continuar intensificando", disse Holguín.
Peña Nieto e Santos também devem conversar sobre a possibilidade de criação de Comércio Livre Trans (TPP), que pretende ser a maior área de livre comércio no mundo.
Peña Nieto, que assume a Presidência do México em 1º de dezembro, começou ontem (17), na Guatemala, uma viagem a seis países latino-americanos, os quais pretende visitar até segunda-feira (24). A ideia é, além da Guatemala e Colômbia, ir ao Brasil, ao Chile, à Argentina e ao Peru. A presidenta Dilma Rousseff recebe Peña Nieto na quinta-feira (20), no Palácio do Planalto. Segundo o presidente eleito, sua meta é “fortalecer os laços de fraternidade e rever” as questões relativas à região.
*Com informações da agência estatal de informações de Cuba, Prensa Latina
Oito detentos que fizeram o curso Corte e Costura Industrial na Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior, em Unaí, região Noroeste de Minas Gerais, foram contratados para trabalhar em uma empresa de confecção de uniformes. As contratações são resultado de parceria firmada entre a unidade prisional e a empresa Aragem Confecções, que ofereceu as aulas.
Os presos trabalham de segunda a sexta-feira, oito horas por dia, dentro da unidade prisional. Para isso, além de receberem três quartos do salário mínimo vigente por mês, o que corresponde a R$ 466,50, há a remição de um dia de pena a cada três de trabalho.
Eli Carlos da Silva, 31 anos, um dos detentos contratados, pretende aproveitar a oportunidade que recebeu. “Agora posso escrever para meus familiares e lhes contar que estou trabalhando com dignidade, pois pretendo continuar esta nova vida, de forma honesta, quando estiver em liberdade", conta. Atualmente, segunda a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), cerca de 12 mil presos trabalham e, aproximadamente, seis mil estudam enquanto cumprem suas penas no sistema prisional mineiro.
Segundo o diretor de atendimento da penitenciária, Allan Campos, esses bons resultados vêm de um esforço de anos. “A unidade tem trabalhado para desenvolver métodos realmente eficazes para a ressocialização dos presos, entre eles estão as oportunidades de cursos profissionalizantes, oportunidades de trabalho e de educação”, destaca.
O proprietário da Aragem Confecções, Eduardo Martins, afirma que os detentos prestam um serviço de qualidade. “Nós ficamos muito felizes em poder contar com essa mão de obra, que é tão qualificada, pois eles têm desenvolvido o trabalho com perfeição”, relata. A empresa já estuda a possibilidade de ampliar suas instalações dentro do próprio presídio, com a criação de uma sala destinada ao corte de tecidos e aplicação de silkscreen, processo pelo qual a tinta é fixada no pano.
A unidade, que já tem divulgado junto aos empresários de Unaí os trabalhos desenvolvidos pelos detentos, busca novos parceiros. “Nós dispomos de mão de obra e espaço para a implantação de outras oficinas”, afirma Allan.
O curso oferecido pela Aragem Confecções teve duração de dois meses, com uma carga horária total, entre aulas teóricas e práticas, de 240 horas.
Fonte e foto: Agência Minas