O professor cataguasense, Benedito Deveza, do Curso Técnico de Joalheria do IFMG – Campus Ouro Preto, conquistou o primeiro lugar na categoria Escolas Técnicas do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2012. O projeto “Headcam auxilia o ensino de técnicas de joalheria” impressionou o seleto time de jurados por sua originalidade e inovação.
O Prêmio, que está em sua sétima edição, reconhece os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas, particulares e escolas técnicas públicas. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que proporcionem um melhor desempenho da comunidade escolar.
Uma webcam acoplada à lupa de ourives foi a solução encontrada pelo professor Benedito Matozinho Deveza, o Bené, para que alunos do curso técnico de Joalheria, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), pudessem aperfeiçoar seu aprendizado. O dispositivo, denominado headcam, capta todas as imagens das ações do professor e as transmite na tela de um monitor de 32 polegadas. As imagens também podem ser projetadas na tela retrátil do laboratório para acompanhamento de todos, simultaneamente. “O aprendizado é facilitado se o aluno visualizar todos os procedimentos previamente como o uso adequado e angulação das ferramentas, a velocidade de execução, o posicionamento das mãos etc.”, explica o professor.
Fonte: www.falaouropreto.com.br
Agência Brasil
Rio de Janeiro – A responsabilidade dos países em políticas de segurança global em temas como crime e tráfico de drogas, conflitos armados locais ou situações de guerra, como a situação na Síria, são tema de debate na 9ª Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana, que aconteceu nesta quarta-feira, 19, no Rio de Janeiro.
Unindo autoridades sulamericanas e europeias em busca de ideias e consensos para a colaboração frente aos desafios da segurança internacional, o evento buscou afinar respostas aos desafios recentes, distribuídos por diversos países e continentes, principalmente na África, e ao aumento do peso dos países asiáticos, e da China em especial, no cenário internacional.
Para o subsecretário-geral do Departamento de Operações de Paz, da Organização das Nações Unidas (ONU), Edmond Mullet, a complexidade do desafio só pode ser encarada por meio de um esforço internacional orquestrado. “Esta parceria global [países pertencentes à ONU que têm atuado em operações de paz] é o coração da manutenção de paz”, disse. Ele explicou que a instituição tem equipes em atuação em 16 regiões, nas quais atuam 80 mil militares, 30 mil policiais e 22 mil funcionários civis de diversas nacionalidades.
Para Mullet, a complexidade da manutenção da paz mostra-se em outros casos. Além da dificuldade de organizar acordos para estabelecer os esforços de manutenção de paz, não é possível chegar à paz em todas as circunstâncias. “Em alguns casos não existe paz para se manter, não há um cessar-fogo”, explicou.
Além de múltiplos, os desafios são dinâmicos, segundo o diretor do Departamento de Planejamento e Gestão de Crises da União Européia, Walter Stevens, que elogiou a cooperação brasileira nas missões internacionais, garantindo resultados positivos, como os de Timor Leste, que terá retirada a missão em seu território no decorrer de 2013, após dez anos de presença militar estrangeira. Stevens destacou ainda a importância central das missões civis para o sucesso das intervenções de segurança, independente de qual o seu foco.
O representante do Ministério da Defesa peruano, o contra-almirante Mário Sánchez Debernardi, pediu a consolidação da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), alertando que o crescimento econômico da região não significa estabilidade no continente, que tem de se preocupar, principalmente, com os desafios de segurança decorrentes da atuação do crime organizado e com o peso global de nossos recursos energéticos e minerais.
Agência Brasil
Brasília - A votação do projeto de lei que institui o marco civil da internet, prevista para hoje (19), foi adiada para depois das eleições municipais. O relator do projeto na comissão especial, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), propôs o adiamento da votação após ser informado de que seriam apresentados votos em separado ao seu parecer, que foi entregue aos deputados da comissão em julho.
O projeto do marco civil da internet é um conjunto de regras que estabelece os princípios que devem nortear o uso da internet no Brasil, direitos dos usuários, obrigações dos provedores do serviço e responsabilidades do Poder Público.
De acordo com o relator, é mais prudente deixar a votação para depois das eleições, uma vez que a presença de deputados será maior, o que possibilitará a aprovação do seu parecer. Segundo Alessandro Molon, a maior resistência para a aprovação do seu relatório diz respeito à chamada neutralidade de rede, um dos pilares do seu parecer.
Na avaliação do relator, outros pontos considerados essenciais são a proteção aos dados pessoais do usuário e a garantia da liberdade de expressão.
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), recebeu nesta quarta-feira (19) a visita dos professores da Universidade Federal do Estado do Pará, Haroldo Costa Bezerra e José Almir Rodrigues Pereira, que fazem parte da equipe que vai elaborar a política de Saneamento Básico paraense.
Eles vieram conhecer a política de saneamento básico desenvolvida em Minas Gerais e o funcionamento do Sistema Estadual de Informação sobre Saneamento (SEIS). O objetivo do encontro foi apresentar as ações estruturantes realizadas no Estado visando a melhoria da qualidade de vida dos mineiros através do saneamento e as ferramentas de planejamento utilizadas pelo Estado nesta área.
Além dos técnicos do Pará, participaram da reunião, pelo Governo de Minas, a especialista em Saneamento Básico da Sedru, Edicleusa Veloso, o diretor de Assistência Técnica para Apoio a Gestão de Saneamento, Ronan Andrade e a coordenadora do SEIS e membro do centro de Estatística e Informação da Fundação João Pinheiro, Luiza de Marilac Souza.
Durante a reunião, os gestores mineiros fizeram uma exposição sobre o Projeto Estratégico Saneamento e as iniciativas pioneiras realizadas pelo governo na área, como a capacitação dos municípios para a elaboração da política e planos municipais de saneamento básico e a construção de um Sistema de informação destinada para os serviços de saneamento.
“Colocamos a disposição do governo do Pará os projetos desenvolvidos pelo Governo de Minas na área de saneamento, uma vez que temos ações pioneiras e que são reconhecidas nacionalmente pelo seu sucesso. A nossa intenção é contribuir para que o povo paraense possa ser beneficiado com algumas práticas exitosas realizadas aqui em Minas” destacou a especialista em Saneamento Básico da Sedru, Edicleusa Veloso.
Para o professor e técnico da Universidade Federal do Pará, Haroldo Bezerra, Minas é o exemplo que deve ser seguido pelos outros Estados que vão começar a desenvolver sua política na área de saneamento. “O governo do Pará está em fase inicial para construir seu plano estadual de saneamento e também queremos construir um sistema semelhante ao que existe aqui. Para que tenhamos êxito com esses projetos decidimos visitar Minas para conhecer de perto suas ações que são exemplo em todo o país” disse.
O Pará é o terceiro Estado do país que procura o Governo de Minas com intuito de conhecer a política mineira de saneamento básico. Em julho deste ano, a Sedru recebeu uma comitiva de Goiás e no inicio de setembro recebemos a visita do coordenador de resíduos sólidos do Paraná.
Fonte e foto: Agência Minas
O site CataguasesViva, a Agência Mezzo e o Grupo Pera, em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, lançam a campanha “Vá de bike, mas não pela calçada”.
Num mundo dominado pelos automóveis, a utilização das bicicletas como meio de locomoção é uma alternativa que, além de diminuir o congestionamento, que começa a atrapalhar o trânsito de Cataguases, em determinados horários, faz bem à saúde do ciclista.
Diante disso, a campanha incentiva a utilização das bicicletas mas que o ciclista faça o uso delas no local adequado, nas ruas. Para divulgar essa ideia, serão distribuídos adesivos para serem colados nas ‘magrelas’ e, na manhã do próximo domingo, 23, acontecerá um passeio ciclístico que terá cerca de 5 km de percurso (Saindo da Praça Rui Barbosa, às 8:30 h, até o bairro Popular, próximo à Faculdade Sudamérica, retornando em seguida à Praça.
Quem se interessar em adquirir a camisa alusiva ao passeio - o que não é obrigatório - vai desembolsar apenas R$10 por camisa. O pedido pode ser feito diretamente à Mezzo ou no Colégio Equipe, que patrocina o evento.
Os benefícios à saúde para quem anda de bicicleta ao menos três vezes por semana são inestimáveis, afirmam os médicos. Esta prática é comparada a caminhadas aliada ao fato de ter pouco impacto nos joelhos, o que a torna ainda mais aconselhável para algums pessoas e permite passar por lugares diferentes, caminhos novos e conhecer melhor a natureza. Andar de bicicleta não tem contra-indicações, asseguram os profissionais de saúde, além de ser - em certos casos - até mais rápida do que o carro que hoje, fica parado por longos períodos devido aos congestionamentos do trânsito.
Fonte: CataguasesViva