Uma enorme carreata está em andamento pelas ruas de Cataguases. A iniciativa é da coligação Juntos Por Cataguases e reúne um grande número de carros e motocicletas. O evento conta com a presença do Vice-Governador Alberto Pinto Coelho e do Secretário de Governo, Danilo de Castro, além dos candidatos a prefeito e vice, Willianb e Zé Neto, respectivamente.
A concentração e saída da carreata aconteceu por volta das 14 horas, no bairro Pampulha, e está percorrendo todas as regiões da cidade. A Polícia Militar está fazendo o apoio logístico e a segurança dos participantes. Mais fotos da carreata daqui a pouco.
Agência Brasil
Brasília - A chegada da primavera, hoje (22), marca o início de um novo período climático para o brasiliense. Com índices mais elevados de umidade relativa do ar e temperaturas mais amenas, a nova estação deve representar um alívio para a população que sofreu com 96 dias de estiagem. Na capital federal, a chuva chegou no começo da noite de ontem (21) e, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve continuar em pontos isolados da região pelo menos até a próxima quarta-feira (26).
“Para alegria do brasiliense, a chuva veio para encerrar o período de seca na região e até quarta-feira ela vai continuar em pontos isolados do Distrito Federal e Entorno, podendo chegar a ser forte em alguns locais. As temperaturas também ficam mais agradáveis. A máxima deve chegar aos 28 graus Celsius (ºC) e a mínima pode atingir 14ºC”, disse o meteorologista do instituto, Mamedes Luiz Melo.
Ele acrescentou que a primavera deve seguir os padrões normais esperados para esta época do ano. A umidade relativa do ar pode atingir patamares entre 90% e 95%, principalmente ao amanhecer, e oscilar entre 50% e 60% no período da tarde.
Melo lembrou que durante a seca dos últimos meses, o cenário mais crítico foi observado nos dias 2 e 9 de setembro, quando foi registrada a umidade relativa do ar mais baixa na capital federal, 16%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível recomendável para evitar prejuízos à saúde é aproximadamente 60%.
A professora Verônica Oliveira, moradora de Brasília há dez anos, comemorou a chegada da chuva. Segundo ela, o tempo seco castiga ainda mais quem tem filhos pequenos, que precisam de cuidados redobrados.
“Nós adultos sentimos as consequências, mas as crianças sofrem ainda mais. Além da pele ressecada, elas ficam com dificuldades respiratórias, mais cansadas e muito incomodadas”, declarou, acrescentando que as queimadas agravam ainda mais a situação.
“Quando ocorrem queimadas então a gente fica refém da fumaça, principalmente quem mora em casa. Por isso, ontem foi dia de festa. Comemoramos cada pingo que caía”, brincou.
O meteorologista do Inmet ressaltou que outros estados também sofreram com a estiagem, como o de Goiás, que chegou a registrar umidade relativa do ar abaixo dos 10%; de Minas Gerais; da Bahia; do Piauí; Maranhão; Pará; Amazonas, de Mato Grosso; Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Ele enfatizou que no caso de São Paulo, a chegada da chuva traz ainda mais alívio à população, já que dispersa os poluentes provocados pelas indústrias e pelo grande volume de automóveis, “limpando o ar e amenizando os prejuízos à saúde”.
Agência Brasil
Brasília – Os embaixadores Luiz Alberto Figueiredo Machado, de 57 anos, e André Aranha Corrêa do Lago, de 52 anos, transformaram-se em uma espécie de referência da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada em junho, no Rio de Janeiro. Nos dez dias de evento, com intensa agenda de trabalho, eles conseguiam multiplicar as horas do dia participando das principais mesas de discussões, concedendo entrevistas coletivas e ainda apaziguando as divergências.
Em comum, Figueiredo e Corrêa do Lago têm uma longa trajetória com as negociações multilaterais e bilaterais referentes não só às questões ambientais, como também de energia. Na Rio+20, sempre bem-humorados, eles respondiam às perguntas embaraçosas, sem provocar mal-estar, nem incômodo.
Na Organização das Nações Unidas (ONU), ambos terão vários desafios a enfrentar. Principal órgão internacional de negociações multilaterais, a entidade também exige que os representantes das delegações travem acordos bilaterais e específicos. Assuntos como paz, segurança e meio ambiente são apenas alguns dos vários colocados em debates constantes no órgão.
A sede das Nações Unidas em Nova York engloba a presidência, a Secretaria-Geral e o Conselho de Segurança. Também há unidades em Viena (Áustria), Genebra (Suíça), Nairóbi (Quênia) e Haia (Países Baixos).
A diplomacia brasileira costuma ser elogiada por se caracterizar pela construção de consensos, o fim das polarizações e a manutenção constante de diálogos e acordos. Nos últimos anos, as questões relativas à defesa de direitos humanos ganharam mais força devido à ação da delegação brasileira, que tem ressaltado a importância de preservação, manutenção e defesa desses princípios.
Na segunda reportagem da série “Minas do Futuro”, da Agência Minas, que revela como o Estado tem investido na produção de conhecimento, o tema é o Polo de Excelência do Leite, em Juiz de Fora. O órgão, ligado à secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi criado pelo Governo de Minas Gerais há cinco anos e vem sendo responsável por melhorar a qualidade do leite produzido na região.
O objetivo da iniciativa é transformar o Estado, que é líder na produção leiteira, em referência também em qualidade e inovação. O Polo de Excelência do Leite funciona dentro da Embrapa Gado de Leite e atua junto aos produtores, laticínios e instituições de ensino.
Com a assistência de uma empresa neozelandesa, o órgão implantou o Sistema Mineiro de Qualidade do Leite, que já é referência para outros estados, graças à melhoria alcançada na produção.
Série “Minas do Futuro”
A sequência de reportagens publicada na Agência Minas começou com uma matéria especial sobre o Polo de Excelência em Florestas. Os polos de excelência de Minas Gerais contemplam setores estratégicos para a economia do estado. O objetivo é tornar cada um desses centros uma referência nacional e internacional em ciência, tecnologia e inovação.
O Governo de Minas investiu mais de R$ 60 milhões na criação dos Parques Tecnológicos no Estado. Além de Viçosa, já existem no estado o BHTec, em Belo Horizonte, e outros quatro parques em implantação em Uberaba, Lavras, Itajubá e Juiz de Fora.
A terceira e última reportagem da série, no dia 24 de setembro, vai mostrar como funciona um Parque Tecnológico. A série, em áudio e vídeo com qualidade HD, pode ser reproduzida por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. Não deixe de conferir!
Fonte: Agência Minas
A Polícia Civil de Muriaé deflagrou no início da manhã de sexta-feira (21) a operação batizada de “Moscou” e teve êxito ao prender três homens, 25 Kg de cocaína pura, uma pistola calibre 40, de uso restrito, espingardas, munições, balanças de precisão, máquina de contar dinheiro, equipamentos de refino e prensa de cocaína.
A operação contou com a participação de 15 policiais, dentre eles três delegados, e começou no Bairro Donelas, onde os policiais prenderam um homem que seria o “patrão” do tráfico, e teve continuidade na comunidade rural de São Lourenço de Baixo, a cerca de 7,5 Km de Eugenópolis, onde em um sítio afastado da estrada principal foi encontrada a cocaína pura e o restante do material. No local, que servia de laboratório improvisado para o tráfico, outros dois homens foram presos.
De acordo com os policiais um dos homens presos, trata-se de um dos principais nomes do tráfico na região. “Estamos levantando a ficha do acusado para saber o nome correto dele, até agora os nomes são falsos, e ele pode ter sido um dos gerentes do Morro dos Prazeres no Rio de Janeiro”. Ainda segundo os policiais, existe a possibilidade dessa apreensão ter ligação com a grande quantidade de droga apreendida recentemente no Bairro Dornelas. Ainda foram apreendidos alguns veículos, e as investigações vão continuar nos próximos dias.
Toda a operação teve o apoio dos delegados de Muriaé e do chefe do 4º Departamento de Polícia Civil para que os investigadores de Muriaé e cidades da região pudessem organizar e ter êxito na realização da operação.
Fonte: Guia Muriaé, com informações de Lucio Vargas
Foto: Lucio Vargas