Um homem foi preso pouco depois das 17 horas desta terça-feira, 09 de abril, no Calçadão da Rua Cel. João Duarte, centro de Cataguases, por ter ejaculado na perna de uma mulher que estava na Praça Chácara Dona Catarina, esperando o ônibus. As informações são da Polícia Militar que foi acionada e poucos minutos depois conseguiu localizá-lo enquanto fugia em direção à Praça Rui Barbosa.
A vítima, de 51 anos de idade, contou aos policiais que estava no ponto do ônibus da Chácara Dona Catarina quando começou a chover e todos que ali estavam se abrigaram na guarita para se protegerem. Instantes depois sentiu uma secreção esbranquiçada cair em sua perna e, ao olhar para um dos lados, viu o autor com o seu pênis nas mãos. Assustada, ela jogou sua bolsa contra o autor que permaneceu parado. A mulher, então, fotografou o autor com seu celular e, na sequência, ele a ameaçou de morte caso chamasse a polícia fugindo em direção a Caixa Econômica Federal.
Ela chamou a PM que fazia patrulhamento na região e entregou aos policiais a foto do autor. Os militares iniciaram uma busca nas imediações e, minutos depois ele foi identificado e preso subindo o Calçadão. Detido e levado ao Posto Avançado da Polícia Militar na Vila Tereza, o homem que foi identificado pelas iniciais W.A.A., de 32 anos, confirmou ter ejaculado na perna da mulher sem dar mais detalhes. Ele foi encaminhado ao Hospital de Cataguases onde passou por exames médicos e nenhuma lesão foi constatada. Ele foi preso por importunação sexual e ameaça e conduzido à Delegacia de Polícia para as providências cabíveis. (Foto: Rede Social)
Cerca de 25,3% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos no Brasil estão desempregados. Entre os adolescentes de 14 a 17 anos esse número sobe para 39%. Os dados são do quarto trimestre de 2017 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018.
Para esse grupo, fazer um curso de Aprendizagem Industrial pode ser a chance de aprender uma profissão, conquistar um emprego e sair das estatísticas. "Um dos fatores para este alto índice de desemprego entre os adolescentes é que a maioria deles não está qualificada para uma ocupação", fala Edmar Alcântara, gerente de Educação do SENAI MG. Segundo ele, um dos motivos que contribui para este quadro é justamente a falta de oportunidades que eles têm para se qualificar. "A Aprendizagem, a meu ver, é o melhor modelo que temos hoje para a inserção desses jovens no mercado de trabalho".
Em 2018, o SENAI MG qualificou cerca de 21 mil alunos. Para o primeiro semestre de 2019 estão disponíveis mais de cinco mil vagas, em 50 cidades do Estado de Minas Gerais, em 200 cursos gratuitos distribuídos em 26 áreas voltadas para a indústria, que pode ser para o setor de alimentos, moda, mineração, eletroeletrônica, entre outras. Em Cataguases e algumas cidades da Zona da Mata são oferecidos diversos cursos. {{banner-interno}}
Para participar do programa, os candidatos devem ter entre 14 e 24 anos, estar cursando a partir do 9° ano do Ensino Fundamental, EJA ou ter concluído o Ensino Médio. Os cursos têm duração entre seis meses e dezoito meses e para entrar em um deles é preciso passar pelo processo seletivo.
Benefícios para quem estuda e para quem contrataAlém de gratuitos, os cursos de Aprendizagem Industrial dão aos jovens possibilidades reais de serem contratados por uma empresa como aprendiz. As chances passam dos 90%. A contratação é via CLT, com os mesmos direitos dos demais trabalhadores, como férias, 13º salário, FGTS e vale-transporte. Outra possibilidade é a contratação definitiva do aluno pela empresa, ao final do curso, tornando-se um empregado efetivo.
As empresas que contratam aprendizes não só estão cumprindo a legislação como também irão formar futuros profissionais alinhados à sua cultura organizacional e competências inerentes ao seu negócio.
Conheça as unidades do SENAI na região que oferecem o curso de Aprendizagem Industrial.
- Aprendizagem em Eletromecânica (750h) – SENAI Cataguases- Aprendizagem em Estofamento de Móveis (714h) – SENAI Ubá- Aprendizagem em Estofamento de Móveis (714h) – SENAI Visconde do Rio Branco
Inscrições abertas no site www.senaimg.com.br.Clique aqui para saber mais.
Um homem de 40 anos foi detido na Rua Doutor Antônio de Oliveira Guimarães, no Centro de Leopoldina, após tentar agredir uma funcionária da Agência da Previdência Social de Leopoldina nesta segunda-feira, 08 de abril. Ele tentou dar um soco no rosto da vítima, momento em que foi contido.
Testemunhas relataram para a polícia que o indivíduo estava dentro da Agência do INSS quando solicitou para a atendente que "retirasse uma inflamação de sua cabeça, que seria por causa de um documento falso". A funcionária não entendeu o que o autor solicitou, motivo pelo qual tentou agredi-la com um soco no rosto sendo contido pelo vigilante e por um policial civil aposentado que se encontrava naquela repartição. A Polícia Militar foi acionada e deu voz de prisão em flagrante ao homem que ainda ameaçou de morte o segurança daquela agência.
O indivíduo foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina para as demais providências. (Foto: O Vigilante Online)
O Conselho de Desenvolvimento de Cataguases - Codec - realizou na noite de segunda-feira, 08 de abril, um encontro com três representantes da Copasa para tratar sobre o andamento dos serviços de esgotamento sanitário no município. Aberto pelo seu presidente, Humberto Morais Lanzieri (foto abaixo), participaram empresários, secretários municipais e vereadores, além do Promotor de Justiça da Habitação e Urbanismo e Curador do Patrimônio Histórico e Cultural, Gustavo Garcia Araújo. Ao final da reunião, a sensação predominante entre os presentes era de frustração quanto a solução para o término das obras e recomposição das ruas, que apresentam buracos e pontos de vazamento por toda a cidade. Também foram abordados o Termo de Ajustamento de Conduta a que a empresa deverá assinar com o Ministério Público e os resultados da Comissão Especial de Inquérito realizada pela Câmara Municipal de Cataguases.Pela empresa estiveram presentes Lúcio Moreira, engenheiro de operação e de produção, responsável pela Copasa em Cataguases; Flávio de Paula (foto abaixo), superintendente regional e Virgílio Guimarães Costa, que detalhou a obra em andamento no município. Segundo ele o serviço começou em 2013 e até agora já foram investidos mais de R$ 46 milhões e hoje mais de 98% do contrato está concluído, informação que foi contestada pelos presentes. Flávio informou que a empresa está com uma Estação de Tratamento de Esgoto pronta para entrar em operação aguardando apenas a liberação pela Supram da Licença de Operação, mas não soube precisar a data para sua entrada em funcionamento, prevendo que até o final do ano estará atendendo grande parte da população do município.
Taxa de EsgotoSobre a cobrança da taxa de esgoto Flávio informou que atualmente ela é de 37,5% do valor da água, "quando deveria ser 50%, porém, a empresa está sendo penalizada pelo atraso na conclusão da obra", disse. Ainda de acordo com ele, a Copasa terceirizou parte dos serviços como os de ligações de redes novas, parte da manutenção e recomposição de pavimento, além de ampliar a estrutura de atendimento. Flávio também fez um diagnóstico da realidade da empresa em Cataguases. Conforme divulgou "90% das ligações são residenciais cuja maior faixa de consumo está situada de zero a dez metros cúbicos/mês, e que paga tarifa de até R$ 52. Já a comercial significa 7,93% do total, a industrial é de 0,66% e pública 1,27%. Cataguases possui hoje 23.328 ligações de água; 17.477 de esgoto. Ou seja: 5.851 imóveis, de acordo com Flávio, ainda fazem o despejo do esgoto direto nos cursos d'água, em fossas ou de outra forma. {{banner-interno}}
Termo de Ajustamento de Conduta e CEIO Promotor Gustavo Araújo informou que no próximo dia 22, estará em reunião com o Procurador Geral da Copasa, em Belo Horizonte para lhe apresentar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi lido em seguida pelo Vereador Hercyl Suhurt apontando os itens do contrato que não foram realizados até o momento e estabelecendo prazos para sua conclusão. Aquele promotor disse ainda que a ideia é evitar a judicialização do assunto. De acordo com Gustavo, todos os prazos serão negociados, mas se aqueles representantes da empresa se comprometerem a atender os termos do TAC ele não levará o assunto ao Procurador Geral da Copasa, e sugeriu que eles assinem o TAC. Neste sentido, agenciaram um encontro para a tarde desta terça-feira na sede da Promotoria. Gustavo finalizou dizendo que a empresa é "muito mal vista pela população pelos maus serviços prestados".
QuestionamentosEm seguida os participantes fizeram perguntas aos representantes da Copasa deixando clara a insatisfação com a situação da obra e a cobrança de uma taxa pelo serviço de esgoto que foi contestada com veemência por um dos presentes que chegou a dizer sentir-se "roubado" por pagar pelo que não recebe. A vereadora Maria Ângela Girardi, uma das responsáveis pela Comissão Especial de Inquérito da Câmara Municipal de Cataguases, questionou os números apresentados pela empresa e pediu providências na resolução dos problemas criados pela Copasa no município. Antes de encerrar o encontro, Humberto Lanzieri revelou que o Codec está tratando o assunto em suas reuniões e que a próxima será com representantes da ARSAE - Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto de Minas Gerais - e ao final o Conselho irá se reunir para avaliar as informações coletadas e adotará uma posição visando a melhor solução possível visando o desenvolvimento de Cataguases e o bem estar de sua população.
Veja entrevista com o Presidente do Codec, Humberto Lanzieri.Clique aqui para saber mais.
A Administração Municipal de Além Paraíba criou mais um canal de comunicação com a população. Trata-se do "Alô, Prefeito!", um número de telefone celular vinculado ao aplicativo de mensagens WhatsApp destinado a receber elogios, reclamações, sugestões e solicitações da comunidade.
O serviço entra em vigor nos próximos dias e a população poderá enviar suas mensagens que chegarão diretamente a um profissional que trabalha no Gabinete do Prefeito e será o responsável pelo andamento das demandas. Além disso, o novo canal vai divulgar informações sobre serviços da atual gestão. {{banner-interno}}
Para participar do "Alô, Prefeito!" os interessados devem cadastrar o número de celular (32) 98899-8663 em seu aparelho e enviar uma mensagem inicial informando seu nome (não precisa ser completo) e o bairro onde reside, além de manifestar o seu desejo de receber as informações pelo aplicativo WhatsApp.
As demandas recebidas pelo "Alô, Prefeito!" serão encaminhadas para as Secretarias responsáveis que responderão diretamente ao Gabinete do Prefeito, ficando a cargo deste último, repassar a resposta ao autor da demanda. "Essa nova ferramenta irá melhorar a comunicação entre população e Prefeito, além de nos auxiliar, por exemplo, em diferentes campanhas, como as da Saúde e divulgação de vagas de empregos. Além de o cidadão ficar por dentro dos serviços oferecidos pela administração municipal", analisou o prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, popularmente conhecido como Miguelzinho.Clique aqui para saber mais.