Agência Brasil
Brasília – O presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Sepúlveda Pertence, renunciou hoje (24) ao cargo. A saída ocorre após a presidenta Dilma Rousseff não ter renovado o mandato de dois conselheiros e indicado três novos nomes para integrar o colegiado. Pertence estava na comissão desde dezembro de 2007.
“Não tenho nada contra os designados. Lamento, devo ser sincero, lamento a não recondução dos dois membros que eu havia indicado para a comissão e que a honraram e a dignificaram. Lamento a não recondução que, ao que me parece, um fato inédito na história da comissão”, disse ao ser questionado sobre o motivo de sua saída se referindo aos conselheiros Marília Muricy e Roberto Caldas.
A renúncia foi anunciada por Sepúlveda logo após a retomada das reuniões da comissão que tem encontros mensais mas, por falta de quórum, havia se reunido pela última vez em julho. Antes de renunciar, Sepúlveda Pertence deu posse aos três novos integrantes que foram indicados no último dia 3 pela presidenta Dilma Rousseff.
A comissão funciona agora com quatro conselheiros e o mais antigo deles, Américo Lacombe, assumiu temporariamente a presidência, de acordo com informações da assessoria da Comissão de Ética Pública.
Os conselheiros que assumiram hoje o mandato são Marcelo Alencar de Araújo, procurador do Distrito Federal; Antonio Modesto da Silveira, advogado atuante na área de direitos humanos e integrante do grupo Tortura Nunca Mais; e Mauro de Azevedo Menezes, advogado trabalhista. Eles ficam no cargo por três anos e podem ser reconduzidos uma vez, por igual período.
Agência Brasil
Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que está na reta final da sua campanha pela reeleição, usará amanhã (25) seu espaço na 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas para condenar a onda de ataques às representações norte-americanas em vários países e a violência no Oriente Médio. Obama enfrenta as eleições em novembro. Seu principal adversário é o republicano Mitt Romney.
O porta-voz do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), Tommy Vietor, disse que Obama aproveitará a oportunidade para discutir o papel dos Estados Unidos no cenário internacional.
Porém, a preocupação de Obama está centrada na onda de violência contra as representações norte-americanas. O ataque mais grave ocorreu em Benghazi, na Líbia, matando o embaixador Chris Stevens e mais três funcionários do consulado dos Estados Unidos. Os ataques foram causados devido à fúria provocada pela divulgação de um filme no qual o profeta Maomé e o islamismo são satirizados.
"[O presidente] vai deixar claro que rejeitamos as opiniões expressas neste vídeo e sublinhar que a violência nunca é aceitável. [Essa] mensagem tem sido repetida por dirigentes que entraram em contato com o presidente [de diferentes locais], como a Líbia, o Egito e o Iêmen", disse o porta-voz.
Em relação à política externa, Obama pretende dizer que os Estados Unidos não se furtarão em defender a justiça e os valores democráticos. No seu discurso, o presidente norte-americano deve reiterar as críticas ao governo do Irã, suspeito de conduzir um programa nuclear sem fins pacíficos.
"Como líder da nação mais poderosa do mundo, [o presidente Obama] terá a oportunidade de definir a agenda sustentada na 'credibilidade' que dá em favor das alianças [políticas], do fim da guerra no Iraque e da derrota [da rede] da Al Qaeda" , disse o porta-voz.
*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur
A Casa de Cultura Simão promoveu no último sábado, 22, o lançamento do curta “O Espelho de Joaquina”, totalmente produzido em Cataguases e com atores da própria cidade. O filme reuniu um grande público e também os envolvidos no projeto, como a atriz principal da trama, Flávia Massena, que interpretou Joaquina, a autora do conto que inspirou o curta, Carla Werneck e o diretor e roteirista do filme, Rafael Aguiar.
Em meio aos abraços pelo filme, e ainda sob o efeito da emoção de ver a estreia de seu filme, Rafael Aguiar, falou com exclusividade ao Site do Marcelo Lopes. Este é o seu terceiro curta metragem, sendo que o primeiro foi rodado em 2009, “Soluço”, que participou de duas mostrar de cinema, em Juiz de Fora e outra em Niterói, explicou. Sua segunda incursão nesta área foi com “Kit Terror”, ano passado, que participou de diversos festivais, “inclusive estrangeiros como o da Alemanha e que nos deu uma visibilidade bem legal”, disse.
Com relação ao curta “O Espelho de Joaquina”, ele revela que o projeto nasceu em 2007 “junto com a Flávia (Massena) que é uma parceirona. Na verdade, a gente fez o filme naquele ano, mas não editamos o material. Agora, a gente conversou e decidiu fazer um roteiro em cima daquilo que a gente tinha e apresentar o produto final”, explicou o diretor.
Rafael disse ainda que conhece a autora do conto, Carla Werneck, “há muito tempo. Mas ela, apesar de escrever muito, não gosta de mostrar o que faz. Só que eu consegui ler este texto e ela me permitiu fazer o filme”, completou. Carla, que estava presente, disse que a experiência de ver sua obra na tela foi “única e maravilhosa”.
Ainda sob o efeito do impacto da primeira exibição, Rafael, comentou a reação do público: “Eu gostei muito do resultado final e da receptividade do público. Um amigo meu, que está aqui, uma vez me disse que a Cultura só é Cultura quando ela é feita para as pessoas virem ou participarem. E eu concordo plenamente com esta teoria”, completou. Agora, “O Espelho de Joaquina” pretende cumprir uma longa agenda. De acordo com Rafael, ele está inscrito em cinco festivais: “Dois em Lisboa, Brasília, Juiz de Fora, e Manaus e agora em outubro começam a sair os resultados se o filme foi escolhido", finalizou.
Fotos de Juliana Junqueira
Matéria alterada às 19:43 horas de 25/09/2012 para colocação do crédito das fotos.
A Prefeitura Municipal de Ubá, através da Secretaria Municipal de Educação, estabeleceu parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) visando à implantação de hortas comunitárias nas escolas municipais da zona rural. A sede do projeto, onde serão produzidas as mudas, será a E. M. Coronel Adolfo Peixoto de Melo (Aeroporto). De lá, as mudas serão transplantadas para hortas construídas nas demais escolas municipais rurais. A responsável pelo projeto são as professoras Tida e Viviane, da UEMG. Mais informações no anexo.
Outro projeto aprovado para Ubá é Pacto para a Alfabetização na Idade Certa, estabelecido com o Ministério da Educação através do FNDE. Pelo pacto, União e Município se comprometem a desenvolver ações que garantam que todos os alunos da rede municipal serão alfabetizados até os oito anos de idade. Uma das principais ações é uma capacitação que envolverá todos os professores de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental. Os professores serão capacitados por um período de dois anos e farão jus a uma bolsa mensal de R$200,00.
Fonte e Foto: Jornal A Voz
Nesta terça-feira (25), a unidade da Fundação Hemominas em Juiz de Fora completa 25 anos de atendimento à cidade e região, trazendo uma série de ações especiais para os doadores e o público em geral. Entre as atividades está o lançamento de uma exposição de fotos que apresenta o ciclo da doação de sangue. O objetivo é promover conhecimento e mobilizar a população para a causa. O lançamento será as 13h30, na Agência dos Correios, situada na rua Marechal Deodoro, 470, Centro. A exposição poderá ser visitada até o dia 29 de setembro, de 8h as 17h.
A sala de espera do Hemocentro Regional também integra as homenagens às bodas de prata, com destaque para uma galeria de fotos dos doadores que fazem parte da história da instituição e que possuem mais de 50 doações de sangue durante esses 25 anos.
De acordo com a coordenadora do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, Andréa Nicolato, a data é um marco. “Tudo começou numa unidade pequena e simples. Nesses anos todos a responsabilidade só foi aumentando, inclusive no cuidado com os pacientes, doadores e servidores”, ressaltou.
O Hemocentro Regional de Juiz de Fora é responsável por 64 instituições de saúde, distribuídas em 30 cidades da Zona da Mata, Campo das Vertentes e Sul de Minas. A unidade fica na rua Barão de Cataguases, s/n, Centro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, e aos sábados, de 8h às 11h.
Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.
Para os jovens, principalmente, o hotsite www.projetonaveia.com.br promove interatividade e participação também na divulgação da doação. Acesse e conheça o Projeto na Veia.
Fonte: Agência Minas