Agência Brasil
Brasília - Municípios localizados em todos os estados do Nordeste e no Pará tiveram queda de energia sábado (22) à tarde. O problema começou na subestação de Imperatriz, no Maranhão, e, rapidamente, se espalhou. Os desligamentos foram em decorrência do chamado Esquema Regional de Alívio de Carga, mecanismo de segurança adotado para evitar que falhas, como curto-circuito, em algum equipamento acabe tendo alcance maior.
Como a geração de energia tem de ser igual à carga, as distribuidoras tiveram de ajustar (cortar) o fornecimento para equilibrar a geração e o consumo local. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para isso ser feito foi necessário diminuir o fornecimento de energia, já que a geração não dava para atender a todos. A falha afetou interligações no Norte e no Nordeste, que acabaram ficando isoladas. Com o alívio de carga, o corte completo de toda a região foi evitado.
O ONS informou que o fornecimento de energia foi interrompido entre as 15h50 e 16h58 de ontem. A queda atingiu 2.740 megawatts (MW) de potência no Nordeste, e 1.440 MW na Região Norte. Todos estados nordestinos foram afetados de alguma forma. Na Região Norte, o Pará foi o único prejudicado.
A escolha sobre as localidades que sofreram o corte é feita pelas próprias distribuidoras que, em geral, optam por fazê-lo em áreas de menor densidade populacional e de menor influência na economia. A estratégia é adotada para evitar maiores impactos sociais e econômicos.
As causas do corte de energia ainda estão sob investigação. Está prevista para hoje (24) à tarde uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, no Ministério de Minas e Energia, para tratar do assunto.
Agência Brasil
Brasília – As autoridades do Irã determinaram a partir de hoje (24) o acesso restrito ao Gmail, serviço de e-maildo Google. A medida é um dos primeiros atos para a definição de um serviço local próprio de rede de computadores separado do restante da internet mundial. Atualmente, o acesso a internet no Irã é limitado, pois há sites que são bloqueados, impedindo o internauta de usá-lo.
O acesso ao buscador do Google também sofreu restrições. O acesso à página exige o uso de um protocolo de segurança e está bloqueado.
"Em decorrência das repetidas demandas da população, o Google e o Gmail serão filtrados em todo o país. Eles permanecerão filtrados até segunda ordem", disse o secretário do grupo estabelecido pelo governo para detectar conteúdo ilegal na internet, Abdolsamead Khoramabadi.
Às vésperas das eleições parlamentares em março deste ano, o Google e o Gmail foram bloqueados em todo território iraniano. O YouTube, serviço de vídeos do Google, também é censurado no Irã desde 2009, após os protestos populares contra supostas fraudes na eleição presidencial.
*Com informações da BBC Brasil
A cidade de Três Corações, no sul de Minas, acordou em festa no último domingo (23), nas comemorações de seu 128º aniversário. Pelé, o tricordiano mais conhecido do país, inaugurou a réplica da casa onde nasceu, construída por dez detentos da Penitenciária de Três Corações, e visitou o Parque Municipal, acompanhado pela secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola.
A construção da réplica de sua casa foi um projeto da prefeitura municipal, do governo federal e da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Pelo trabalho, os detentos receberam ¾ do salário mínimo e, a cada três dias trabalhados, eles também diminuíram a pena em um dia.
No Parque Municipal, em companhia da secretária, Pelé visitou o monumento em homenagem ao seu pai, Dondinho. Durante o evento, alunos da rede estadual de ensino apresentaram com a Fanfarra para os presentes.
Emocionado com a sequência de homenagens, Pelé agradeceu ao carinho dos conterrâneos. “Estou muito emocionado. Fiz uma canção que diz assim: Em Três Corações eu nasci, foram três corações que a vida deu pra mim: o exemplo do meu pai, o amor da minha mãe e o carinho desse povo que eu nunca esqueci”, disse o ex-jogador.
Homenagem a Dondinho
A secretária Ana Lúcia elogiou o monumento construído no parque que leva o nome de Dondinho, pai do Pelé. “É uma belíssima homenagem; pai e filho merecem esse reconhecimento. Aqui se criou o arraial da Real passagem do Rio Verde. Os primeiros bandeirantes já sabiam que aqui nasceria o rei Pelé. É um orgulho que nós, tricordianos, possamos homenagear a ele e seu pai”, discorreu.
O monumento, em homenagem a João Ramos do Nascimento, o Dondinho, foi inaugurado em 15 de setembro de 2012. A obra, feita pelo artista plástico tricordiano Afonso Barra, possui cerca de cinco metros de altura e traz Dondinho de mãos dadas com o menino Pelé.
A Polícia Militar de Minas Gerais estima que cerca de 15 mil pessoas estiveram presentes no evento de comemoração do aniversário da cidade, no Parque Municipal João Ramos do Nascimento.
Visita da secretária à cidade
Durante a passagem de Ana Lúcia Gazzola a Três Corações, a secretária conheceu também os trabalhos, na área pedagógica, das escolas estaduais Godofredo Rangel, Monsenhor José Guimarães Fonseca e a Olímpia de Brito.
Ela ficou surpreendida com o talento dos alunos e o empenho da equipe na oferta de projetos e ações para os estudantes. No encontro, foram apresentadas as instalações das escolas, os projetos desenvolvidos, além dos anseios dos diretores para a melhora do espaço.
A secretária elogiou o empenho dos diretores, professores e alunos nos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “O Ideb é o melhor indicativo de que o nosso trabalho da resultado. Três Corações foi um orgulho no desempenho, tanto das escolas municipais quanto das estaduais, nos destacamos entres as outras cidades do Estado”, afirmou.
Fonte e foto: Agência Minas
No último sábado, 22, um pequeno grupo de voluntários, atendeu ao chamado feito na rede social Facebook para participar de um mutirão no IDAIC. A iniciativa foi do Alexandre Soares Campos, que vem mobilizando as pessoas naquela rede social para diversas atividades que estimulam a consciência cidadã. Ele e Bruno Cruz foram recebidos pela diretora daquela escola, Paula, e os funcionários Leandro Vieira, Rodney e Júlio, conforme informou.
Mesmo assim, revelou, “fizemos um pouco do que foi possível”, e anunciou que no próximo sábado, 29, a partir das 8 horas, o trabalho voluntário será retomado. “A gente volta a fazer um apelo à todos que puderem participar a juntarem-se a nós nesta empreitada. Precisamos de material de pintura e elétrico, além de profissionais como eletricista, bombeiro hidráulico, carpinteiro, entre outros”, explicou Alexandre.
Procurada pelo Site do Marcelo Lopes, a Secretária Municipal de Educação, Rosimere Helena Sousa Silva, reiterou que o prédio não pertence ao município e elogiou a iniciativa popular. “O trabalho voluntário é sempre muito bem-vindo e deveria ser uma prática mais comum entre nós. Afinal a escola é da comunidade”, acrescentou.
Ela lembrou também que o fato do prédio do IDAIC pertencer ao governo federal “somente ações voluntárias podem fazer intervenções naquele local, como a que aconteceu no último sábado”. Para que o município, através da Prefeitura, possa reformar todo o prédio, explicou Rosimere, “é obrigatório a celebração de um convênio entre os entes federados envolvidos, no caso, o Município e a União”, explicou.
Quem quiser e puder participar do mutirão cidadão em benefício do Idaic, basta entrar em contato com o Alexandre, na página pessoal dele na rede social Facebook (https://www.facebook.com/ascbr). Se não puder ajudar com o trabalho, pode fazer algum tipo de doação e, neste caso, vale consultar antes a escola ou o próprio Alexandre para saber o tipo de material que pode ser doado.
A cidade de Belo Horizonte foi escolhida para sediar o maior evento internacional da cafeicultura em 2013, a 50ª reunião da Organização Internacional do Café (OIC). A eleição da capital mineira, por unanimidade, ocorreu em Londres (Inglaterra), nesta segunda-feira (24).
Os encontros da OIC são anuais. Em Londres, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, apresentou aos membros da organização o potencial do Estado para receber um evento internacional.
Esta será a primeira vez que o Brasil irá sediar uma reunião da OIC, o principal fórum intergovernamental que trata das questões do café. Seus membros representam 38 países exportadores e 32 importadores, que respondem por 97% da produção mundial de café e mais de 80% do consumo global do grão.
“A reunião da OIC em Belo Horizonte dará maior projeção ao café de Minas e do Brasil”, ressaltou o secretário, que participa da delegação brasileira com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, e representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária e Ministério das Relações Exteriores.
Atuação no mercado internacional
A OIC, por meio da atuação de representantes governamentais e do setor privado, promove a melhoria da qualidade do café, fomenta a expansão do consumo mundial do grão e coordena projetos de desenvolvimento cafeeiro destinados a agregar valor e aprimorar a comercialização.
Além disso, a organização assegura a transparência do mercado, disponibilizando informações objetivas e abrangentes sobre o setor global por meio de dados estatísticos e estudos de mercado.
O Brasil é o maior produtor mundial de café e Minas Gerais é o líder da produção nacional. Com mais de um milhão de hectares plantados, o Estado é responsável por aproximadamente 50% da safra brasileira. O café é o principal produto de exportação do agronegócio mineiro e é vendido para mais de 60 países do mundo.
Segundo o secretário, essa liderança foi conquistada com grandes safras de café produzidas de acordo com as exigências dos consumidores internacionais. “A qualidade do nosso café é mantida com a parceria do governo estadual, por intermédio de iniciativas como o Certifica Minas Café (programa de certificação da Secretaria da Agricultura). Nosso objetivo é estimular a busca de cafés de qualidade e de acordo com boas práticas que possam assegurar a sustentabilidade da produção conforme as exigências dos mercados interno e externo”, observa.
Fonte e foto: Agência Minas