O comandante da Sexta Companhia Independente de Polícia Militar de Minas Gerais, com sede em Leopoldina, Major Cláudio Nazário da Silva Machado, foi homenageado em solenidade promovida pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro. O evento aconteceu na manhã da última terça-feira (25), no Teatro João Caetano, Centro do Rio de Janeiro, e premiou os policiais que atingiram os objetivos traçados pelo Sistema Integrado de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM) daquela Secretaria.
Participaram da solenidade, além do Governador fluminense, Sérgio Cabral, e do Vice, Luiz Fernando Pezão, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Erir Ribeiro Costa Filho, a Chefe da Polícia Civil daquele Estado, Martha Mesquita da Rocha, além de autoridades militares comandantes de diversas regiões.
A 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Minas Gerais, com sede em Leopoldina, é uma das responsáveis pela segurança na região que faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro, e recebeu o “Prêmio Integração” em reconhecimento às iniciativas na redução dos índices no Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados. Os indicadores estratégicos são: Letalidade Violenta (que compreende Homicídio Doloso, Latrocínio, Lesão Corporal Seguida de Morte e Auto de Resistência); Roubo de Veículo e Roubo de Rua (que compreende Roubo a Transeunte, Roubo de Aparelho Celular e Roubo em Coletivo).
O trabalho de integração realizado por aquela Companhia de Polícia foi ressaltado como sendo “exemplo para as demais corporações mineiras e de todo o país”. Major Nazário, após receber a homenagem, destacou o sucesso do trabalho ao “somatório de esforços das Forças Públicas que sempre serão revertidos em melhoria para a convivência harmoniosa e pacífica da comunidade”. O comandante da Corporação completou dizendo que prêmio é “um incentivo para nosso trabalho continuar sendo aprimorado a cada dia”.
A sensação térmica em Cataguases nesta noite de quarta-feira, 26, é de 8 graus centígrados, conforme informa o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET. Desde o início da tarde o cataguasense convive com ventos moderados que induzem a sensação de frio maior do que a temperatura ambiente, que ficou em torno do 23 graus e agora a noite é de 14 graus celsius, ainda de acordo com aquele instituto. A previsão também é de chuva para esta noite, e a umidade relativa do ar é de 79%.
A mudança brusca na temperatura em Cataguases nesta quarta-feira, pegou a população desprevenida. Em Juiz de Fora a sensação térmica chegou a -2 graus nesta quarta-feira (26), segundo o 5° Distrito de Meteorologia. A velocidade dos ventos chegou a 62 quilômetros por hora, o que contribuiu para o frio na cidade. A temperatura registrada durante a tarde foi de 11 graus.
As baixas temperaturas vão continuar, segundo o 5º Distrito de Meteorologia, até o fim de semana.
*Com informações do Site Megaminas
Agência Brasil
Brasília - O percentual de pessoas que consideram o governo da presidenta Dilma Rousseff bom ou ótimo subiu de 59% para 62% em setembro, na comparação com junho deste ano. A informação é da pesquisa CNI/Ibope, divulgada hoje (26) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento revelou ainda que o percentual de brasileiros que confiam na presidenta chega a 73%.
As áreas de atuação do governo que receberam maior aprovação foram o combate à fome e à pobreza (60%), combate ao desemprego (57%) e meio ambiente (54%). A saúde, impostos e segurança pública foram as áreas mais criticadas, com 65% de desaprovação para a saúde e 57% para os tributos e para a segurança pública.
Entre as notícias mais lembradas no mês foram o julgamento do chamado mensalão, citado por 16% dos entrevistados, e o anúncio da redução de até 28% nas tarifas de energia elétrica, lembrado por 11% dos participantes. Um total de 57% dos entrevistados consideram o governo Dilma igual ao governo Lula, e 62% têm expectativa de que o restante da gestão da presidenta (ou seja, os próximos anos do mandato) será ótimo ou bom.
A aprovação da política para educação do governo subiu 3 pontos percentuais em relação a junho, de 44% para 47%. Outra área na qual a aprovação cresceu foi o combate à inflação, com elevação de 46% para 50% no período. A aprovação com relação às políticas de juros manteve-se inalterada, no patamar de 49%.
Cerca de 300 pessoas, entre pesquisadores, estudantes, técnicos, gestores públicos, empresários e catadores de material reciclável participaram nesta terça-feira (25) de mais um encontro da Série Diálogos – Minas Recicla, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), cujo tema foi a cadeia produtiva da reciclagem.
A importância do catador, um dos principais agentes na cadeia de reciclagem, foi o destaque durante o seminário. “Para cada 10kg de materiais recicláveis comprados pela indústria, 9kg são vendidos por organizações de catadores. Esses profissionais são a peça mais importante no cenário de coleta seletiva no Brasil”, afirmou o consultor em gestão, Júlio Máximo, durante palestra.
Aparecido Gonçalves, diretor do CMRR, ressaltou a necessidade de reconhecimento para a atividade, tendo em vista seu importante papel na sociedade. “A sustentabilidade não pode estar voltada apenas para o aspecto econômico, deve contemplar o lado social. Iniciativas do Governo de Minas como a Bolsa Reciclagem representam melhorias nas condições de trabalho de cada família envolvida com a catação”, observou.
Outra iniciativa pública em pauta no seminário foi a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tema da palestra de Margaret Matos, representante da Procuradoria Regional do Trabalho do Paraná, que apresentou aspectos importantes do PNRS, afirmando que o catador de material reciclável é o grande protagonista dessa política.
O pesquisador Gustavo Luedemann destacou os benefícios econômicos resultantes da coleta seletiva e sua relação com o pagamento por serviços ambientais.
A Série Diálogos é uma realização da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio do CMRR, em parceria com a Fundação Israel Pinheiro (FIP).
Fonte: Agência Minas
Fonte e foto: Rádio Muriaé