Da BBC Brasil
Brasília - A blogueira opositora cubana Yoaní Sanchez foi presa na cidade de Bayamo, Leste de Cuba, juntamente com outros dissidentes, de acordo com um blog pró-governo.
Eles estavam a caminho do julgamento do espanhol Angel Carromero, acusado de homicídio doloso (sem intenção de matar) pela morte do oposicionista Oswaldo Paya.
O blog pró-governo – Yohandry.com – disse que Yoaní foi presa juntamente com seu marido porque eles planejavam fazer “provocações” e “um show midiático”, que colocariam em risco a credibilidade do julgamento.
Em fevereiro, Yoaní – que escreve o popular Blog Generación Y – teve seu pedido para sair do país negado pelo governo cubano, pela décima nona vez.
Oficinas gratuitas de moda, bijuterias e semi joias tem capacitado os moradores que residem no entorno do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), na região Leste de Belo Horizonte, para reaproveitar os materiais recicláveis e complementar a renda familiar. Sob a orientação de profissionais da arte e do design, itens recicláveis são transformados em acessórios de moda.
As peças criadas na oficina de moda, ministrada pelo designer Régis Puppim, serão destaque no desfile de abertura do 11º Festival Lixo e Cidadania, e as bijuterias e semi joias serão expostas durante o evento, programado para 22 a 26 de outubro.
“Além do aspecto ecológico dessas peças, a prática auxilia na inclusão socioprodutiva das comunidades”, explica o artista plástico Maurício Melo, que ministra a oficina de semi joias. “É um processo interessante, pois materiais baratos e de fácil acesso deixam de ser descartados, ganham nova utilidade e complementam a renda”, observa.
A aposentada Inês Fernanda, que participa das duas oficinas e realiza trabalhos sociais nos bairros Esplanada e Pompéia, pretende levar o conhecimento adquirido para frente. “A intenção é transmitir o que aprendi para outras pessoas. Esse é um bem para nosso planeta, pois os resíduos que fariam mal ao meio ambiente são transformados em belos acessórios”, afirma.
A capacitação é realizada pelo CMRR e Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), com apoio da comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. O projeto teve início no mês de agosto, com término previsto para a segunda quinzena de outubro.
Fonte e foto: Agência Minas
Morreu nesta manhã de quinta-feira, 5, vítima de acidente, Edevaldo José Mariano, de 27 anos, morador de Laranjal, mais conhecido como “Tatú”. O fato foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal de Muriaé e aconteceu na BR-116, por volta das 7h, já na área urbana de Laranjal. Segundo informações passadas às autoridades, Edevaldo que conduzia um veículo Meriva preto, voltava de um sítio próximo a cidade e quando se aproximava do Trevo de Laranjal teria perdido o controle da direção chegando a ir para a contra-mão e em seguida retornou à mão de direção, batendo na canaleta provocando um capotamento. No carro estava também outro morador de Laranjal, Francisco J.C.N, conhecido como “Me”, 47 anos, que sofreu ferimentos e foi levado ao Hospital São Paulo, em Muriaé, com suspeita de fratura no fêmur da perna esquerda. Edevaldo sofreu ferimentos graves e morreu no local do acidente. O Corpo foi liberado por volta das 8h20 pelo perito criminal da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Cristiano Madureira, sendo encaminhado para o IML de Muriaé. Seu sepultamento estava previsto para acontecer às 17 horas, em Bom Jesus da Cachoeira.
Com informações de: Silvan Alves e Laranjal Online
Agência Brasil
Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garantiu hoje (5) que não haverá atraso na votação ou na transmissão de dados pelos tribunais regionais eleitorais no próximo domingo (7), caso haja interrupção no fornecimento de energia.
Durante todo o domingo, funcionará na sede do TSE, em Brasília, uma central de apoio com técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Eles vão trabalhar em esquema de plantão para resolver possíveis problemas ligados a falta de energia.
A instalação da central de apoio foi acertada durante reunião entre a presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia, e representantes das duas agências.
Ontem (4), após ter sido registrada falta de energia em partes de todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de partes do Acre e de Rondônia, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, se reuniu com os diretores de todas as distribuidoras de energia.
O ministro disse ter chamado atenção para os cuidados que devem ser tomados para evitar problemas de fornecimento de energia durante as eleições. “Temos preocupação, porque temos responsabilidade. E elaboramos um plano de contingência para atender a estas possibilidades”, explicou.
A assessoria do TSE informou que a urna eletrônica tem autonomia de 12 horas e pode funcionar mesmo desligada da rede elétrica. O período de votação, no próximo domingo, vai das 8h às 17h e a expectativa do TSE é que por volta das 20h mais de 90% dos municípios brasileiros conheçam seus próximos prefeitos.
Agência Brasil
Brasília – O rei Abdullah II da Jordânia dissolveu o Parlamento e convocou eleições antecipadas na véspera de um protesto convocado pela oposição. O governo divulgou comunicado, mas não fixou a data para as eleições. A convocação para o protesto, marcado para hoje (5), dia dedicado às orações na religião muçulmana, foi feita pelo partido Frente de Ação Islâmica.
A Frente de Ação Islâmica é considerada a maior ameaça a Abdullah desde a Primavera Árabe – quando passaram a ocorrer manifestações contra os governos em vários países de maioria muçulmana. A Jordânia faz fronteira com a Síria, que há 19 meses vive em guerra civil provocada por uma crise política, e o Iraque, que também vive um período de instabilidade.
Para analistas, a economia enfraquecida na Jordânia, associada ao fim de subsídios aos combustíveis, às restrições no uso da internet e ao conflito na Síria, contribuíram para criar um cenário de ânsia por reformas.
Na Jordânia, o Parlamento é bicameral, formado pela Assembleia de Senadores e a Câmara dos Deputados.
*Com informações da BBC Brasil.