A Polícia Civil de Além Paraíba (67 km de Cataguases) prendeu nesta terça-feira, 24 de julho, uma jovem de 19 anos de idade, suspeita de ter envenenado o padrasto. Denúncia anônima levou a equipe de policiais civis até a residência da vítima, de 41 anos, que fica no distrito de Angustura, para apurar os fatos. O homem deu entrada no hospital São Salvador na tarde do mesmo dia e não corre risco de morte. A motivação do crime ainda não está esclarecida.
A mulher foi presa em flagrante pelos policiais após encontrarem na casa onde ela e o padrasto moram, três garrafas pet de bebida alcoólica, um frasco de um medicamento e um saco de formicida para matar formiga. No celular da suspeita os investigadores encontraram conversas pelo aplicativo Whatsapp que revelam a premeditação do crime. Ela teria misturado à bebida alcoólica o remédio e o formicida que também foi ingerida por um amigo de seu padrasto, de 33 anos de idade. Os dois foram internados no hospital sem previsão de alta.{{banner-interno}}
A Prefeitura de Recreio (58 km de Cataguases) descobriu dois locais de descarte irregular de lixo eletrônico naquele município. Um deles está situado em terreno baldio às margens da estrada Recreio-Abaíba, e o outro na travessia da linha férrea entre o asfalto e a estrada da localidade conhecida como Água Limpa. Segundo informações obtidas pela reportagem do Site Pólis, daquela cidade, os materiais foram recolhidos nesta terça-feira, 24 de julho, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Não há informações sobre o autor/es do descarte irregular.
Pela quantidade de objetos encontrados o local vem sendo usado para esta finalidade há algum tempo. O problema é que jogar materiais como estes em local aberto, em contato com a natureza, sem os cuidados específicos determinados pelo fabricante do produto descartado, traz sérios danos ao Meio Ambiente e á saúde da população. Isto porque eles contêm substâncias toxicas em sua composição como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, entre outros que podem contaminar, por exemplo, o lençol freático. Além disso, eles possuem grande quantidade de plástico, vidros e metais, que demoram muitos anos para se decompor na natureza.
O recolhimento do lixo eletrônico descartado irregularmente foi feito por uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Todo o material recolhido lotou um caminhão e a informação era de que seria levado para o o aterro sanitário da União Reciclável, localizado na BR-116, próximo a Laranjal. "Com a futura reativação da Usina de Reciclagem de Conceição da Boa Vista, há a possibilidade de montar um ponto de recolhimento destes materiais em Recreio, dando a eles um destino correto", informou Danilo Silva, advogado da ACRAP, associação que vai gerenciar a Usina.(Fotos: Site Pólis){{banner-interno}}
A Associação Recreativa Suburbana de Cataguases definiu nesta terça-feira, 24 de julho, após reunião na sede da Liga Esportiva de Cataguases (LEC), as finais do Campeonato Suburbano 2018. Durante o encontro foi realizado o sorteio das quartas-de-final entre as equipes classificadas. São elas: Paulistano, Taquarâo, Manga Rosa, Boca Junior, São José, São Cristóvão, Olaria e Ajax.As partidas serão realizadas no Estádio Rodrigo Lanna, mais conhecido como "Campo do Flamenguinho", com início a partir de 8h da manhã, sendo que os quatros jogos serão realizados no mesma data. Como já havia sido decidido em reunião anterior, foram mantidos os preços dos ingressos em R$ 10,00 masculino e R$ 5,00 feminino. O Campeonato Suburbano é um dos mais tradicionais de toda a região.
Após o sorteio os confrontos ficaram assim definidos:
DOMINGO - 29/07
08:30h - São Cristóvão x Taquarão10:30 - Manga Rosa x Ajax13:00 - São José X Olaria15:00 - Boca x Paulistano
As partidas de retorno serão realizadas no dia 05/08, também domingo, com os seguintes horários:
08:00h - Boca x Paulistano10:00 - São José X Olaria13:00 - Manga Rosa x Ajax15:00 - São Cristóvão x Taquarão
(Fotos e informações de Tuca Maia e reportagem de Kadu Fontana){{banner-interno}}
No último final de semana o atleta cataguasense Robson Lobo conquistou quatro medalhas de ouro e uma de prata na 9ª edição do Campeonato e Festival Sudeste Brasileiro de Natação vinculada. O evento aconteceu em Vitória/ES, e contou com a participação de atletas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e do Espírito Santo e foi organizado pela Federal Aquática Capixaba. O atleta cataguasense também atuou como auxiliar técnico da equipe que é de Leopoldina.Robson ajudou a equipe leopoldinense a conquistar pela quinta vez aquela competição que é a mais tradicional e importante para equipes de natação vinculada no Brasil, conforme destacou Hudson Rodrigues de Jesus, professor de natação do atleta cataguasense e que também esteve presente na competição. Robson dedica-se à natação desde os 4 anos de idade e aos 14 anos tornou-se atleta federado pelo SESI. Com dezessete conseguiu ficar entre os melhores nadadores do Brasil na categoria Júnior, revelou o atleta.
Formado em Educação Física e pós-graduado em Treinamento de Força pela FEAP, atualmente faz estágios e trabalha em um projeto desenvolvido pelo professor Mauro Mazine pela Faculdade de Educação Física da Sudamérica. Em meio a esta agenda corrida, ele encontrou tempo para treinar e se preparou durante seis meses para esta competição, revelou, sempre com o apoio dos professores Hudson Rodrigues e Mauro Mazine. Robson disputou o campeonato pela Sociedade Olímpica Leopoldinense e as vitórias conquistadas, disse, "foram muito importantes para o meu desenvolvimento enquanto atleta". Ele agradeceu o apoio dos professores e do Secretário Municipal de Esportes de Cataguases, José Vítor Lima e completou dizendo que sua próxima meta é participar de competições internacionais e trazer medalhas.{{banner-interno}}
Dois detentos do presídio de Cataguases serraram parcialmente grades de duas celas na madrugada desta segunda-feira, 23 de julho. Caso obtivessem êxito, pelo menos 39 detentos teriam fugido, mas foram descobertos por um agente penitenciário que estavam de serviço e percebeu a movimentação. Os dois suspeitos apontados como autores da tentativa assumiram a tentativa de fuga que aconteceu por volta das 2 horas, conforme revela o Boletim de Ocorrência a que o Site teve acesso.
De acordo com o registro, um dos agentes penitenciários desconfiou que algo de anormal estava acontecendo quando viu diversos detentos soltos na galeria próximos à cela 14. Ele chamou os demais colegas de serviço e ordenou que os presos retornassem às suas celas tendo sido atendido, exceto um deles, que foi impedido de voltar pelos próprios colegas. A. L. de O. D., de 23 anos, natural de Astolfo Dutra/MG, assumiu a autoria do fato juntamente com J. M. da S., de 30 anos, nascido no Rio de Janeiro/RJ, ambos ocupantes da cela 14 onde vivem 20 presos.
Ainda conforme o Boletim de Ocorrência, eles teriam utilizado duas pequenas serrinhas de aproximadamente 10 centímetros cada e uma barra de ferro maciço, redonda, de aproximadamente 50 centímetros de comprimento, todas apreendidas pelos militares que atenderam ao chamado. Segundo informou o agente penitenciário que descobriu a tentativa de fuga dos presos, eles já teriam serrado parte das celas 14 e 12 (esta última abriga dezenove presos) e também parte de outra porta no pátio e quando tentavam serrar a grade que dá acesso a laje do presídio foram descobertos.
Os agentes reuniram todos os presos no pátio e fizeram a contagem concluindo que nenhum deles havia fugido. O fato foi comunicado à delegada de plantão em Leopoldina que determinou a realização de perícia técnica no local e em seguida o retorno dos presos causadores dos danos às suas respectivas celas. Como o local é monitorado por câmeras de video, as imagens da tentativa de fuga serão enviadas à Delegacia de Polícia Civil, bem como a relação dos nomes de todos os ocupantes das celas 12 e 14 para que sejam tomadas as providências cabíveis. Os reparos nas grades serradas foram feitos durante esta segunda-feira, conforme apurou o Site.{{banner-interno}}