O Instituto Estadual de Florestas (IEF) promove, nos dias 9 e 10 de outubro em Caetanópolis, a II Oficina para elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade. O objetivo do plano é elaborar um instrumento de gestão pública para a biodiversidade, com a participação de diversos setores da sociedade. O encontro acontece no Maquiné Park Hotel, situado na Rodovia BR 40, KM 447 – Cedrolândia, em Caetanópolis, a partir das 8h.
As oficinas fazem parte da terceira etapa para elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, apontando as particularidades de cada região do Estado, com envolvimento de diversos setores da sociedade. As propostas, diretrizes e programas apresentados nas oficinas serão reunidos no documento final do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2013. Após a conclusão, o plano será submetido à aprovação dos integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).
Etapas
O Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade está sendo construído em três etapas. Na primeira, foi traçado um panorama da biodiversidade do Estado e na segunda foram levantadas as questões transversais, desafios e oportunidades das ações desenvolvidas em cada Secretaria de Estado. Todas as 19 secretarias foram ouvidas e puderam contribuir, diagnosticando em suas atividades os impactos positivos e negativos de suas ações, que têm interface com a biodiversidade. Na terceira e última etapa, estão sendo levantadas, por meio de oficinas, as proposições de diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade em Minas Gerais. As oficinas contam com o envolvimento de diversos setores da sociedade.
A elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade é um dos subprojetos que compõem o Projeto Estratégico Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga sob coordenação do IEF. Os produtos das pesquisas científicas, o conhecimento adquirido pelo monitoramento e a avaliação de cada fase implementada servirão de subsídio para um processo de revisão permanente desse instrumento.
No total, serão realizadas dez oficinas regionais, sendo que quatro delas em 2012. Representantes de organizações não governamentais (Ongs), universidades, sindicatos rurais, setor produtivo, instituições privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais que tiverem interesse em participar da oficina podem se inscrever pelo endereço www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/plano-estadual-de-protecao-a-biodiversidade
O Panorama da Biodiversidade em Minas Gerais, produto da primeira etapa de elaboração do Plano, está disponível no site do IEF, no endereço www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/plano-estadual-de-protecao-a-biodiversidade
Fonte e foto: Agência Minas
Rodeiro foi a única cidade da Zona da Mata a ter apenas um candidato a prefeito. Luiz Medeiros, 46 anos é filiado ao Democratas em uma coligação que uniu PT, PSDB, PP e PTB, tendo como vice, Eduardo Nogueira. Foi eleito com 3.982 votos em um eleitorado de 5.527 eleitores. O comparecimento às urnas também foi expressivo: 4.950 pessoas. Os votos brancos totalizaram 652 e os nulos 316, conforme dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O fato inusitado de apenas um candidato concorrer à eleição foi inédito naquele município e Luiz Medeiros conseguiu mobilizar a população a votar em suas propostas, evitando com isso um grande número de votos brancos e nulos. Este, aliás, é o maior desafio dos candidatos que concorrem sem adversários, já que perder para si mesmo ou para os votos nulos e brancos significaria rejeição e insatisfação.
Minas Gerais foi o Estado com o maior número de candidatos únicos ao Poder Executivo. Ao todo, são 21 cidades. A maioria delas com população média abaixo de 10 mil habitantes. Em oito dessas cidades, o eleitor já conhece muito bem o candidato: é o atual prefeito que tenta a reeleição.
Ao contrário do que se imaginava, porém, tanto em Rodeiro quanto em outros 20 municípios de Minas Gerais em que concorreram apenas um candidato, todos receberam votação expressiva. É o caso de Alto Jequitibá, onde o candidato Daniel obteve 4.415 votos de um total de 5.790. Outro exemplo é Carmésia onde votaram 1.926 pessoas e o candidato único, Mário César, recebeu 1.668 votos. E, ainda, São Gonçalo do Sapucaí, cidade onde votaram 14.894 eleitores, o candidato Dito Cunha recebeu 9.858 votos. Lá, os nulos foram 3.535 votos e os brancos alcançaram 1.501. significando 33,8% dos votos.
Agência Brasil
Brasília - A Caixa Econômica Federal pagou R$ 7,5 bilhões em abonos e rendimentos do Programa de Integração Social (PIS) do exercício 2012/2013 a mais de 20 milhões de trabalhadores até o início de outubro.
O valor pago em abonos salariais corresponde a R$ 7,1 bilhões, o que representa 65% do montante de retirada previsto até o fim do deste exercício. O prazo para saque dos benefícios do PIS termina em 28 de junho de 2013. Até lá, a Caixa estima pagar 96,5% dos abonos identificados para o período, o equivalente a mais de R$ 10,7 bilhões.
Os abonos e rendimentos do PIS são liberados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Quem nasceu em janeiro poderá receber o benefício a partir de amanhã (9). Os nascidos de julho a dezembro já tiveram o benefício liberado. Até 28 de novembro de 2012, o saque do PIS estará liberado para todos os beneficiários (confira o calendário abaixo).
Segundo a Caixa, o trabalhador que não sacar o abono salarial dentro do prazo perderá o benefício, que será devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Os rendimentos do PIS não retirados retornarão para a conta de participação do trabalhador. Mais informações podem ser obtidas no Atendimento Caixa ao Cidadão, pelo telefone 0800 726 0207.
Agência Brasil
Brasília – O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, disse hoje (8) que a “grande guerra” que o mundo deve travar é o combate à “desigualdade e pobreza”. Ao discursar na 10ª Conferência dos Ministros da Defesa das Américas, que está sendo realizada na cidade uruguaia de Punta del Este, Mujica ressaltou que a “nova era se globaliza em extensão e cultura”, por isso os esforços devem ser redobrados em busca da inclusão social.
Para o presidente uruguaio, é fundamental mudar a forma de se observar a vida baseando-se no consumismo. Segundo Mujica, a civilização mundial tem de avaliar que há um crescimento permanente no planeta que depende de ações atuais e futuras relativas ao meio ambiente.
Porém, Mujica destacou que, apesar de as Américas terem “grandes recursos naturais e humanos”, ainda mantêm uma "tremenda dívida social". Devido a isso, afirmou, “nossa grande guerra é contra a desigualdade e a pobreza". O discurso de Mujica pode ser lido em espanhol na página da Presidência da República do Uruguai na internet.
Em julho, quando esteve no Brasil para a cerimônia de adesão da Venezuela ao Mercosul, Mujica defendeu a unidade de esforços em torno de ações que levem à inclusão social. “Estamos em outro momento histórico. É agora ou nunca. O desafio é enorme”, ressaltou ele, na solenidade.
Mujica acrescentou ainda que o objetivo dos líderes políticos latino-americanos deve ser os mais pobres. “A nossa verdadeira causa está nestes anônimos, nesta multidão anônima, com a qual temos uma causa e um dever”, destacou. “Tudo isso compõe a esperança, a angústia e a esperança que temos. Por isso, é necessário somar. Precisamos acrescentar os trabalhadores, aqueles que estão andando de chinelos. Os populares precisam estar incluídos.”
Educadores da Escola Estadual Jenny Faria, em João Monlevade, região Central do Estado, desenvolvem há quatro anos o Projeto Arte em Ação Social. A iniciativa, que conta com a participação dos alunos, fez com que a escola fosse uma das dez finalistas do Prêmio 12ª Escola Voluntária – Uma Aula de Cidadania que Vale para a Vida, da Rádio e Televisão Bandeirantes Ltda e Fundação Social Itaú. Ao todo, foram inscritas cerca de 400 experiências na área do voluntariado. A última fase do concurso vai ocorrer no período de 22 a 28 de novembro, em São Paulo.
Organizados em grupos, os alunos realizam trabalhos junto a creches, asilos e famílias carentes da região de João Monlevade. Cerca de 120 estudantes estão envolvidos na ação. “O trabalho começou em 2008, quando pensamos em fazer um projeto que elevasse a autoestima dos alunos, além da frequência escolar. Na época pedimos a eles que conhecessem as comunidades dos arredores da escola e que, a partir dessa experiência respeitassem mais um aos outros”, lembra a professora de Artes, Mirlane Luz Silva.
Ao se organizarem em grupos para as visitas aos asilos e creches, por exemplo, os estudantes foram estimulados ao trabalho em equipe. A partir das oficinas nas aulas de Arte, em que os aprenderam a fazer dobraduras como origamis, os alunos realizaram oficinas nos locais em que frequentavam, proporcionando um momento de distração e das pessoas.
Gabriela Martins, de 15 anos, está entre os alunos que participam do projeto. Ela realiza, juntamente com o seu grupo de cinco integrantes, visitas à creche Casulo e à Fundação Municipal Crescer. “Na creche procuramos levar carinho e alegria para as crianças, além de realizar cantigas de roda. Já na fundação onde temos crianças maiores, procuramos conversar e jogar futebol. Com esse projeto, nós não crescemos pouco não. Crescemos muito. É participando da vida do outro que percebemos que a nossa é boa”.
Nas aulas de Língua Portuguesa, o projeto ganhava o reforço com o trabalho de textos que abordavam a temática do voluntariado. “Em 2010, o tio de um aluno nosso tinha sumido e, quando fomos realizar uma visita em um asilo esse tio foi encontrado lá”, comenta Mirlane Luz Silva.
A indicação para a última etapa do Prêmio 12ª Escola Voluntária – Uma Aula de Cidadania que Vale para a Vida não é a única conquista da escola na área do voluntariado. No ano de 2009, a escola foi agraciada com o selo Escola Solidária, do Instituto Faça Parte.
Prêmio Escola Voluntária
A iniciativa busca divulgar, incentivar e premiar escolas que coordenam projetos sociais que estimulam práticas como foco no voluntariado com os alunos. A prática deve ser voltada para uma comunidade e ser realizada pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e/ou qualquer ano do ensino médio.
Fonte e foto: Agência Minas