O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou na internet a consulta aos locais de prova para os estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para acessar o cartão, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição.A senha pode ser recuperada no próprio site do Inep. Este ano, cerca de 5,7 milhões de estudantes devem fazer a prova, marcada para os dias 3 e 4 de novembro.
Na última quarta-feira (10), os alunos inscritos no processo de seleção começaram a receber, pelos Correios, os cartões de confirmação de inscrição, que também trazem os locais de prova. O candidato que não receber o cartão e não conseguir imprimir o documento pelo site pode obter a informação por meio do telefone 0800 616161. A ligação só pode ser feita de telefone fixo ou público.
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio e é utilizado como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.
Fonte e foto: Jornal A Voz
Agência Brasil
Brasília - De calça vermelha, tênis preto de cadarços também vermelhos e camisa xadrez, o professor Wagner Júnior chama a atenção pelo visual despojado. Ele dava aulas de história geral em escolas públicas do Distrito Federal (DF) e ajudou a mudar a história de seus alunos. Com muitas ideias, conseguiu uma câmera e passou a desenvolver projetos de educação usando ferramentas da comunicação.
Um deles é o Programa Parabólica, que funciona no Centro de Ensino Médio 1 (CEM 1) de Sobradinho, cidade do DF. As produções, que abordam temas ligados à juventude, como educação, drogas, saúde e sistema de cotas em universidades, são exibidas na internet ou transmitidas pela TV Cidade Livre, de Brasília, parceira do projeto. As pautas são discutidas semanalmente por um grupo de alunos e ex-alunos da escola, que se reúne no local onde antes funcionava um depósito da unidade. Hoje, o pequeno cômodo, chamado de QG, sigla de quartel-general, tem porta grafitada, pufes coloridos e o entra e sai de quem está sempre em atividade.
São histórias assim, de educadores que vencem as dificuldades do dia a dia e transformam o processo de ensino em uma experiência democrática, criativa e bem-sucedida que a Agência Brasil conta hoje (15), no Dia do Professor.
Com o entusiasmo típico dos jovens, Wagner Júnior diz que decidiu trocar as salas de aula tradicionais, com mesas, cadeiras e quadro-negro, por ambientes menos formais e mais coloridos após perceber que o conteúdo de suas lições não despertava o interesse dos alunos. A inquietação diante do que via levou o professor a projetar nova prática pedagógica.
“Me angustiava muito ver que os alunos não se interessavam tanto pelo conteúdo das minhas aulas. Por outro lado, percebia que eles queriam estar conectados, estavam muito ligados às redes e mídias digitais. Decidi, então, fazer delas minhas aliadas”.
Ele acredita que o educador precisa renovar o fôlego para superar a falta de estrutura e os salários que “não estão à altura da importância da atividade”. Com mais de 20 anos de profissão, Wagner Júnior diz que a maior recompensa é ver os jovens tomando consciência de quem são e posicionando-se de forma intelectualmente autônoma diante de sua realidade.
“O educador é pouco valorizado pela lógica capitalista, do ponto de vista do rendimento financeiro, mas é muito valorizado pela lógica humana. A escola é lugar de se fazer amigos e é isso que mais ganho aqui”, acrescenta.
Ângelo Palhano, 19 anos, fugia das aulas de história do professor Wagner Júnior. Hoje, mesmo depois de ter concluído o ensino médio, volta ao CEM 1 de Sobradinho, pelo menos uma vez por semana para participar das reuniões de pauta do Parabólica.
“Com ele, aprendemos a nos conscientizar historicamente, a perceber quem somos. Nas aulas tradicionais, muitas vezes, o aluno fica angustiado poque o saber dele é ignorado. Aqui não, a gente pensa, a gente produz”, diz o jovem, aluno de filosofia na Universidade de Brasília e que, em poucos anos, deve seguir a mesma profissão de Júnior.
A paixão pelo ensino e a vontade de mudar a vida dos alunos também são as características mais evidentes na equipe pedagógica da Escola Classe Córrego das Corujas, na zona rural de Ceilândia, outra cidade do DF. Rosemar Barbosa, 48 anos, é uma das três professoras que trabalham na unidade. Para chegar à escola, ela leva, diariamente, 40 minutos e enfrenta 6 quilômetros de estrada de terra, mas diz que não “quer sair dali por nada”.
“Já trabalhei em escolas que ficavam a dez minutos da minha casa, mas sou apaixonada pelo trabalho que a gente faz aqui, com impacto direto não apenas no processo de aprendizagem do aluno, mas também na vida das famílias da comunidade”, diz. Para ela, a estrutura simples e os recursos limitados não desestimulam o trabalho de quem quer fazer a diferença.
“Não temos muitos recursos aqui, mas aproveitamos o que está disponível e provamos que é possível mudar. Ver o crescimento dessas crianças e o sorriso no rosto delas renova o nosso ânimo”, acrescenta.
De acordo com a diretora da escola, Suélia Gomes, foi essa dedicação à arte de ensinar, somada à integração entre as profissionais que levaram a escola a ser reconhecida como exemplo de sustentabilidade. Este ano, o projeto Saber Viver: Uma Escola Sustentável foi premiado durante o Circuito de Ciências de Taguatinga, promovido pela Secretaria de Educação do DF.
“Por meio do projeto, incentivamos os alunos a trazer material reciclável que virava lixo e acabava sujando a própria comunidade. Com isso, construímos vários objetos de lazer aqui na escola e conscientizamos as famílias sobre a importância do descarte responsável e do reaproveitamento de materiais”, explica.
Como resultado do projeto, os alunos construíram, com a ajuda dos professores, uma casinha de bonecas usando caixas de leite, além de mesas e cadeiras feitas com madeira de caixotes reaproveitada. As brincadeiras também foram incrementadas com castelos de princesas construídas com latas de leite em pó, flores de rolo de papel higiênico e super-heróis de garrafas PET .
Rakeu Santos, 9 anos, é aluna do terceiro ano do ensino médio e percebe a paixão das professoras pelo que fazem. Com sorriso no rosto, diz que tem orgulho de estudar em uma escola “tão legal”.
“Eu gosto muito de estudar aqui, sempre digo em casa que nunca quero sair desta escola. Aqui a gente aprende muitas coisas, como cuidar da natureza e reciclar”, diz a menina.
O chefe da Guarda Revolucionária do Irã criou um plano para causar um desastre ambiental no Estreito de Ormuz que bloquearia as exportações de petróleo pelo local, com o objetivo de forçar as potências ocidentais a removerem sanções econômicas impostas a Teerã, afirmou a revista semanal alemã Der Spiegel, sem citar fontes.
Não houve nenhuma confirmação independente da informação.
A revista relatou que o plano de Mohammad Ali Jafari previa que os iranianos iriam lançar um navio petroleiro contra rochas no estreito, a via marítima mais importante do mundo para transporte de petróleo.
"O objetivo é bloquear o transporte temporariamente por meio da contaminação, para "punir" Estados árabes adjacentes que são hostis ao Irã e para forçar o Ocidente a participar da limpeza em grande escala -- e possivelmente, deste modo, suspender as sanções contra Teerã", disse a Spiegel.
"A descontaminação só seria possível com ajuda técnica das autoridades iranianas e para isso o embargo teria de ser suspenso pelo menos temporariamente", afirmou.
"Empresas iranianas, algumas delas pertencentes a autoridades da Guarda Revolucionária, poderiam até lucrar com as operações de resgate."
A revista não forneceu fontes para a notícia, mas disse que serviços de inteligência do Ocidente estavam estudando o plano, que, segundo a Spiegel, agora precisaria apenas da aprovação do supremo líder do Irã, aiatolá Ali Khamenei, para ser colocado em prática.
A economia do Irã está afundando em consequência das sanções ocidentais voltadas a forçar o país a suspender seu programa nuclear e acabar com as preocupações do Ocidente de que estaria tentando desenvolver bombas atômicas, uma acusação que o Irã nega.
Cerca de 40 por cento do transporte mundial de exportações de petróleo saem do Golfo via Estreito de Ormuz.
Fonte: Reuters
O governador Antonio Anastasia, acompanhado do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, e do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Narcio Rodrigues, preside, nesta segunda-feira (15/10), no Palácio Tirandentes, Cidade Administrativa, a abertura oficial em Minas Gerais da 9ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema é “Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza”. Criada em 2004 pelo Ministério, a SNCT tem como principal objetivo a difusão e a popularização da ciência.
A realização da Semana conta com a participação de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à Ciência e Tecnologia (C&T) de cada região. De 15 a 19 deste mês, estão previstas, em todas as regiões do país, oficinas, palestras, feiras de ciência, exposições, apresentações culturais e expedições científicas, entre outras atividades.
Em Belo Horizonte, o evento oficial de abertura inclui a entrega do Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” ao pesquisador mineiro Sérgio Danilo Junho Pena, pela relevância de sua contribuição para a ciência em nível nacional e internacional.
Evento: Abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Local: Palácio Tiradentes / Cidade Administrativa
Horário: 15h
Data: 15/10
Fonte: Agência Minas
Uma denúncia anônima, feita através do telefone 190, levou a Polícia Militar de Cataguases prender W.N.S., conhecido pelo apelido “Malabim”, na noite da última sexta-feira, 12 de outubro, na Avenida Guido Marlière, pela prática de tráfico de drogas.
Após a denúncia, policiais começaram a monitorar a área até comprovarem o tráfico de drogas que acontecia no interior de um veículo Fiat Tempra, azul, com numeração final de placa 17. Em seguida os policiais fizeram a abordagem e dentro do carro estava “Malabim”, de 26 anos, natural do Rio de Janeiro e que morador do Bairro Haidée.
Com ela a PM encontrou R$260 em dinheiro e dentro do carro, 3 papelotes de cocaína, além de embalagens vazias usadas para armazenar a droga, que foram apreendidos juntamente com o veículo e Malabim preso em flagrante delito por tráfico de drogas e levado à Delegacia, onde foi ratificado o flagrante pelo delegado de plantão. Em seguida ele foi levado ao presídio municipal onde permanece à disposição da justiça.