Começa nesta quarta-feira, 1º de agosto se estendendo até o próximo dia 07 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação que adotou a "Declaração de Innocenti", da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef para incentivar e promover a amamentação. A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada neste período.
No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs. Este ano o tema da campanha é "Amamentação: a base da vida".
De acordo com o site Aleitamento, "a amamentação previne a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar dos lactentes, mesmo em tempos de crise. Sem um ônus adicional sobre o rendimento familiar, a amamentação é uma maneira barata de alimentar crianças e contribui para a redução da pobreza." O Ministério da Saúde indica a amamentação exclusiva aos bebês com até os seis meses de vida - mesmo água ou chá devem ser evitados se possível, dizem entidades. Isso porque a introdução de outros líquidos, bem como da mamadeira ou da chupeta, estão associados ao desmame precoce, explica o Ministério da Saúde.
Confira alguns dos benefícios da amamentação: {{banner-interno}}
Para o bebê- O leite materno contém todos os nutrientes e anticorpos essenciais até o 6º mês de vida;- Bebês que foram amamentados têm menos chance de se tornarem obesos ou com sobrepeso no futuro;- A amamentação previne alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma;- Bebês amamentados têm risco menor de desenvolver diabetes tipo II;- Crianças que tiveram amamentação exclusiva até os seis meses tiveram 3 pontos em média a mais em testes de QI.
Para mães- A amamentação reduz a depressão pós-parto;- O leite materno é acessível;- A amamentação ajuda no controle da natalidade (tem uma taxa de proteção de 98% nos primeiros seis meses);- Tem um efeito protetor contra o câncer de mama e de ovário;- A amamentação reduz o risco da mulher desenvolver diabetes tipo 2 após a gravidez.
Assista abaixo vídeo produzido em 2016 pelo Hospital Albert Einstein, de São Paulo, para a Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2016 quetraz informações bastante atuais sobre o tema.
Um adolescente, de 17 anos, foi assassinado no Bairro São Domingos, em Ubá, na noite de segunda-feira, 30 de julho. Segundo a Polícia Militar (PM), testemunhas relataram que o adolescente foi atingido por disparos feitos por um homem em uma motocicleta.
Os policiais encontraram o adolescente caído no chão, na Rua Oito de Março, com duas perfurações. A moto dele estava próxima. O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou o óbito. A perícia também foi chamada e realizou os procedimentos de rotina.
O suspeito do crime ainda não foi localizado. O caso segue para investigação da Polícia Civil.
Quem tiver informações que ajudem na investigação pode repassar, de forma anônima, pelo telefone da PM, 190, ou pelo Disque-Denúncia Unificado (DDU), 181. (Foto: Reprodução da Internet)
Entre os dias 3 e 6 de setembro estará em Cataguases uma unidade veterinária móvel denominada "Castramóvel" com o objetivo de castrar cães e gatos (machos e fêmeas) abandonados ou que pertencem a famílias sem renda suficiente para custear a castração de seus animais. A informação foi revelada pelo advogado Sílvio Romero, que atua como voluntário em defesa dos animais de rua em Cataguases e região e é também autor de um projeto semelhante em Cataguases, chamado "Castramor" em que pessoas se reúnem para custear a castração de animais de rua.(Leia matéria completa sobre o projeto clicando aqui). A vinda desta unidade a Cataguases é fruto da iniciativa da médica veterinária Mônica Portela, com apoio dos vereadores Maria Ângela Girardi, Hercyl Neto, Rogério Ladeira, Sargento Jorge Roberto e Rafael Moreira. Além disso, um grupo de voluntários como o próprio Silvio Romero (foto ao lado), Geni Soares, Laís Miranda, Paula Antonucci, Autanéia Moreira, Vânia Neves e Márcia Spíndola, está percorrendo os bairros mais carentes de Cataguases em busca de informações para que estes animais possam ser castrados. O grupo também está recebendo, através das redes sociais, informações sobre animais que preencham o perfil desejado para a castração, acrescentou Silvio. {{banner-interno}}
A equipe de profissionais do Castramóvel virá de Juiz de Fora, através da ONG AJUDA (Associação Juizforana de Defesa dos Animais), e apoio do deputado estadual Noraldino Júnior. A meta é castrar entre 150 a 200 animais neste período, gratuitamente, revelou Silvio Romero. Ele diz também que não será possível atender a todos os animais por alguns motivos, dentre eles a criteriosa análise feita pela equipe de profissionais do Castramóvel, a condição clínica dos animais e às famílias que se declararem de baixa renda.
Sílvio Romero completa dizendo que este atendimento em Cataguases é "apenas um paliativo para minimizar a situação da proliferação de cães e gatos na cidade. "Na prática - salienta - é preciso a sociedade se conscientizar e utilizar critérios rígidos ao adotar animais de estimação, principalmente com relação à necessidade de castração". Aquele advogado também está buscando voluntários que possam abrigar cães e gatos de rua por alguns dias após a castração, durante o pós-operatório. "Serão apenas dez dias e o lar temporário pode ter no máximo quatro metros quadrados. Será uma enorme ajuda", completa. Os interessados podem entrar em contato com o próprio Silvio via Messenger ou WhatsApp (9 9923 9732). (Fotos: ONG AJUDA e Acervo pessoal de Sílvio Romero)
A partir desta quarta-feira, 1º de agosto, os veículos registrados em Minas Gerais com placas de finais 6, 7, 8, 9 e 0 deverão estar devidamente licenciados para circular. A cobrança já está valendo para veículos com placas terminadas entre 1 e 5, desde 1º de julho.
O Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece como infração gravíssima (multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH), conduzir veículo automotor "que não esteja registrado e devidamente licenciado". Como penalidade, além da multa, o texto cita a apreensão do veículo. {{banner-interno}}
Já o Artigo 133 do CTB define o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) como documento de porte obrigatório. Porém, conforme lei que entrou em vigor em novembro de 2016, o porte pode ser dispensado caso no momento da abordagem o agente de trânsito tenha condição de comprovar, mediante acesso a sistema informatizado, que o veículo está licenciado.
Entretanto, se o condutor não apresentar o CRLV 2018 e não foi possível ao agente acessar o sistema, caberá multa leve (R$ 88,38 e 3 pontos na CNH) pela infração de "conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório", como prevê o Artigo 232 do Código. (Foto: Marlon Diego/Esp. DP)
Um jovem de 26 anos de idade morreu nesta manhã de segunda-feira, 30 de julho, após ser atropelado por uma carreta bitrem, na altura do km 727 da BR-116, na localidade de São João da Sapucaia, município de Laranjal (52 km de Cataguases). Ele foi identificado como sendo Leonildo José da Silva e era natural de Rosário de Minas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), testemunhas informaram que o rapaz estava caminhando pelo acostamento e de repente entrou na pista na frente dos veículos.
De acordo com o inspetor rodoviário Júlio Simas, em entrevista à Rádio Muriaé, os depoimentos colhidos junto a testemunhas e condutores - incluindo o motorista da carreta que atropelou o jovem - dão conta de que o rapaz entrou na pista e o condutor de um caminhão "trucado", que trafegava sentido a Leopoldina, freou e conseguiu desviar para a direita, porém, o motorista do bitrem que vinha atrás, não teve tempo de fazer qualquer manobra e acabou atingindo a vítima cujo corpo foi lançado no acostamento. {{banner-interno}}
O condutor de outra carreta, que seguia atrás do bitrem, freou e conseguiu desviar para não passar sobre o jovem, tendo o veículo saído da pista, parando fora da estrada sem maiores consequências. A PRF sinalizou o trecho e a perícia da Polícia Civil foi acionada para análises técnicas que deverão apurar a dinâmica e circunstâncias do ocorrido. (Fotos: Rádio Muriaé)