Admirador e profundo conhecedor de pássaros, Tavinho Moura revela dentre as suas facetas musicais, o talento para a fotografia. Parceiro de ícones da MPB como Fernando Brant, Márcio Borges, Murilo Antunes, Milton Nascimento, Beto Guedes e Ronaldo Bastos, o músico apresentará o resultado deste projeto inédito em sua carreira, por meio do lançamento da sua segunda publicação, “pássaros poemas – aves na pampulha”, no dia 31 de outubro, de 19h às 22h, na galeria de arte do BDMG Cultural. O livro relata 150 espécies de pássaros fotografados pelo autor, na região da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, e traz poemas autorais referentes a essa paisagem mineira, cartão de visita da capital.
A ideia de identificar estas espécies surgiu há cinco anos, quando Tavinho Moura, durante uma caminhada, contabilizou 40 espécies de aves que habitam ou visitam a região. Ao ver a cena de um gavião caçando uma pomba, o autor se inspirou e se sentiu motivado a escrever um poema, o pioneiro de uma série. Em seguida, vieram as primeiras fotos, tiradas com uma máquina emprestada. “Na região da Pampulha cheguei a contabilizar quase 200 espécies. Esperei dois anos para fotografar um único passarinho. A Gaivota Trinta Réis é, provavelmente, o primeiro registro da espécie em Belo Horizonte e região”, afirma o entusiasmado autor.
Ao todo, o livro apresenta 77 poemas autorais sobre pássaros, todos entremeados por belas fotografias. Alguns textos são assinados por letristas e poetas, como Manoel de Barros, Tom Jobim, Fernando Brant, Murilo Antunes, Márcio Borges, Chico Amaral e Renato Teixeira. A obra também é valorizada por ilustrações em aquarela de Sandra Bianchi e pelo arrojado projeto gráfico de Mariana Hardy.
De acordo com Tavinho Moura, a publicação pode servir como um guia de identificação para quem frequenta a lagoa e pretende mudar o conceito que compara a Pampulha a um depósito de lixo. “A Lagoa da Pampulha é o nosso patrimônio, nosso símbolo maior. Belo Horizonte não é só asfalto urbano, prédios e carros. Agregada à sua beleza, existem sua fauna e flora, ricas e diversificadas, que devem ser reconhecidas, preservadas e tratadas com dignidade”, propõe o músico e escritor.
O renomado fotógrafo Miguel Aun aprova a iniciativa do compositor e elogia a sua atuação no manuseio das câmeras fotográficas. “Tavinho Moura possui a paciência do pescador, a perseverança de um tocador de viola, o ouvido treinado e o romantismo dos poetas, todos os elementos necessários para executar a difícil tarefa de observar e fotografar os pássaros na natureza”, elogia o profissional.
O livro “pássaros poemas – aves na pampulha” foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção executiva da Via Social Projetos Culturais e Sociais. Esta é a segunda publicação do músico e escritor que, além de compor e realizar trabalhos como a gravação do CD com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, interpretando 16 obras de sua autoria, com arranjos e regência de Wagner Tiso, também fotografa as belezas mineiras. Os exemplares estarão à venda no dia do lançamento à R$70.
Serviço:
Lançamento do livro “Pássaros Poemas – Aves na Pampulha” – Tavinho Moura
Dia 31 de outubro, de 19h às 22h
Galeria de arte do BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães 1600, Lourdes – Belo Horizonte / MG)
Mais informações pelo telefone (31) 3219-8691 ou no site www.bdmgcultural.mg.gov.br.
O Sul da Itália foi atingido, na madrugada de hoje (26), por um terremoto de 5,3 graus na escala Richter. O epicentro dos tremores de terra foi registrado por volta das 3h15 (em Brasília 23h15) a seis quilômetros de Mormanno, na província de Cosenza.
O terremoto causou estragos em alguns edifícios e, pelo menos, um morto. Há informações que um hospital teve de ser desativado. As autoridades ainda fazem o levantamento sobre os prejuízos e danos na região.
Em maio deste ano, dois terremotos de elevadas magnitudes ocorreram no Norte da Itália provocando mortes e danos. O primeiro tremor foi registrado na região de Emília-Romanha e o segundo em Medolla, ambos tinham mais de 5 graus de magnitude.
Fonte: Agência Brasil
Agência Brasil
Rio de Janeiro – Alavancada principalmente pela expansão da soja, do milho e do algodão herbáceo, a área cultivada no Brasil, em 2011, foi 2,8 milhões de hectares maior do que a de 2010, registrando um crescimento de 4,3% e atingindo um total de 68,1 milhões de hectares.
Os dados fazem parte da Produção Agrícola Municipal (PAM), Culturas Temporárias e Permanentes, de 2011. Divulgada hoje (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa investiga 64 culturas em 5.565 municípios brasileiros.
Segundo o IBGE, entre os produtos pesquisados, 48 apresentaram variação positiva de produção e 36, variação da área positiva plantada – com dez dos produtos analisados registrando melhor produtividade, na comparação com 2010.
Os dados do levantamento indicam, ainda, que o valor da produção agrícola alcançou R$ 195,6 bilhões, um crescimento de 27,1% em relação ao ano anterior. O crescimento, segundo o IBGE, foi impulsionado, de maneira geral, pela elevação dos preços dos produtos agrícolas, que vêm registrando alta desde 2010 – seja em razão do aumento da demanda ou da redução da oferta, tanto nos mercados interno quanto externo.
Entre os produtos que mais se destacaram no aumento do valor da produção estão a soja (34,9%); a cana-de-açúcar (38,6%); e o milho (46,4%). Apesar de registrar uma redução na produção, segundo o IBGE, “devido à alternância de anos de alta e de baixa produtividade”, o café também se destacou ao obter uma valorização absoluta da produção, de 40,1%.
Estimulado pelos bons preços do produto na época do plantio, o algodão herbáceo se destacou com um aumento da produção de 76,2%, em decorrência da elevação do volume plantado.
A pesquisa da Produção Agrícola Municipal de 2011, segundo o IBGE, registrou também que a ocorrência de boas condições climáticas, principalmente do final de 2010 para o primeiro trimestre de 2011, como fator determinante para o bom desempenho de algumas culturas – o que fez com que, entre as 64 culturas pesquisadas, 23 apresentassem recordes de produtividade média nacional, com destaque para a soja, o arroz e o feijão, produtos que compõem a cesta básica da população.
A prefeita eleita Jucélia Baesso e o atual prefeito de Santana de Cataguases, Edgard Xavier de Sousa, concederam entrevista exclusiva ao jornalista Marcelo Lopes, editor deste site, agora de manhã. Desde o início do processo esta éa primeira vez que se pronunciam sobre o caso e comentam a sentença proferida pela Juíza Eleitoral Christina Bini Lasmar.
A matéria completa, que está sendo produzida, estará disponível para leitura daqui a pouco. Aguarde.
Um atentado suicida matou pelo menos 40 pessoas em uma mesquita na região relativamente pacífica do norte do Afeganistão, no momento em que fiéis reuniam-se para as orações que marcam o feriado islâmico Eid al-Adha, informaram autoridades policiais.
O ataque em Maimana, capital da província de Faryab, também feriu 40 pessoas, de acordo com o chefe da polícia regional, general Abdul Khaliq Aqsai, que colocou a culpa no Taliban. Um porta-voz do grupo extremista disse que estavam investigando para descobrir quem era responsável.
"O homem-bomba detonou explosivos quando nossos compatriotas estavam cumprimentando-se pelo feriado de Eid", disse o porta-voz da polícia no norte do Afeganistão, Lal Mohammad Ahmadzai, acrescentando que quase metade das vítimas era de policiais.
Ele disse que Aqsai parecei ser o alvo. "Logo que o chefe de polícia entrou em seu veículo, o homem-bomba detonou seus explosivos", disse Ahmadzai.
Cerca de 20 corpos, alguns em uniformes de polícia, estavam no chão em frente aos portões da mesquita enquanto a fumaça subia.
O ataque, que ocorreu por volta das 9h (horário local) no primeiro dia do feriado islâmico, aconteceu pouco antes de o presidente Hamid Karzai repetir seu pedido para que o Taliban se unisse ao governo.
"Se vocês (Taliban) querem vir para o governo, vocês são bem-vindos. Vocês têm direitos como afegãos e como muçulmanos", afirmou em um discurso para marcar o início do Eid na capital, Cabul.
Os governos afegão e norte-americano estão procurando fazer negociações de paz em separado com o Taliban, uma vez que o prazo de 2014 para a retirada das tropas estrangeiras se aproxima.
Karzai condenou o ataque à mesquita em um comunicado.
A violência está intensificando-se pelo país 11 anos após o início da guerra comandada pela Otan, despertando preocupações de como os 350.000 soldados das forças de segurança afegãs, que frequentemente são alvo do Taliban, irão atuar quando as tropas estrangeiras deixarem o país.
Fonte: Reuters