Um acidente aconteceu no começo da tarde de hoje, 27, no Bairro Beira Rio, em frente à concessionária Yamaha, envolvendo uma caminhonete Saveiro e um ônibus urbano da Viação Dorico.
O motorista da Saveiro, identificado apenas por Ronaldo, segundo informou a Polícia Militar que compareceu no local para registrar o fato, teria sido vítima de mal súbito e, por isso, perdeu o controle do veículo, invadiu a pista contrária à sua mão de direção e chocou-se de frente com o ônibus da Viação Dorico que voltava do Bairro Santa Clara.
Ronaldo sofreu fratura exposta no braço esquerdo e foi levado pela ambulância do SUS ao Pronto Socorro Municipal e, de lá, encaminhado imediatamente para o Hospital de Cataguases onde, agora, está sendo submetido a uma cirurgia. Ele não corre risco de morte, conforme informações obtidas junto àquele Hospital.
O motorista do ônibus, bem como os passageiros nada sofreram e foram liberados em seguida. A Polícia Militar coordenou o trânsito no local, tradicionalmente intenso, visto que uma das vias estava interditada, até a retiradas dos veículos pelo guincho.
*Matéria atualizada às 16:25 h para corrigir o itinerário do ônibus, que vinha do Bairro Santa Clara e não da Taquara Preta como fora publicado.
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), participou nesta sexta-feira (26/10/12) da entrega da Medalha Santos Dumont, em solenidade realizada na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont (Zona da Mata). A medalha é considerada a segunda comenda mais importante concedida pelo Governo do Estado e a entrega foi presidida pelo governador Antonio Anastasia.
Foram agraciadas este ano 123 personalidades, entre políticos, empresários, secretários, militares, pesquisadores e artistas que contribuíram em suas áreas de atuação para o desenvolvimento de Minas e do País. O vice-governador, Alberto Pinto Coelho, e o presidente da ALMG agraciaram os homenageados da comenda no Grau Prata, entre eles três parlamentares estaduais. Foram condecorados a deputada Luzia Ferreira (PPS), o deputado Doutor Wilson Batista (PSD) e o deputado Fred Costa (PEN), que não participou da solenidade.
A comenda é dividida ainda nos Graus Ouro e Bronze e foi criada em 1956 pela Lei 1.493, em comemoração ao primeiro voo do 14-Bis, em 23 de outubro de 1906, em Paris. O presidente da Assembleia é o presidente do Conselho Permanente da Medalha.
Governador diz que a tecnologia deve servir aos homens, e não dizimá-los
O governador Antonio Anastasia destacou em seu discurso que o feito de Santos Dumont, de realizar o sonho de voar, alimentado pelo homem, mostrou como a tecnologia é capaz de promover milagres espantosos. A invenção do avião e seu desenvolvimento, disse, incitaram o estudo continuado da aerodinâmica, permitindo ainda a criação de equipamentos como as asa-deltas e os pára-quedas horizontais.
“Estamos hoje conduzidos pela tecnologia, mas ela deve servir aos homens, e não ser usada para dizimá-los”, advertiu o governador, em referência aos artefatos bélicos e armamentos que vêm sendo aperfeiçoados desde então. “São armas apocalípticas, que impelem ao egoísmo individual e de clãs”, acrescentou Anastasia, defendendo que a tecnologia se valha “dos mandamentos da ética para servir apenas à alegria da vida solidária”.
Orador destaca importância de Minas
Orador oficial da solenidade, o procurador-geral de Justiça, Alfeu José Torres Marques, referiu-se a Santos Dumont como o gênio do século XX, cuja inventividade transcendeu o tempo. Ele lembrou, entre outros, que a globalização e a integração nacional não teriam sido possíveis sem o desenvolvimento do transporte aeronáutico. Por outro lado, o procurador também ressaltou que Minas Gerais tem papel importante em campos que vão além das invenções, estando à altura de "ser o representante, no concerto nacional, do equilíbrio moral e principal do equilíbrio político".
Lembrando que o Brasil vive seu maior momento democrático da história, além de intensa produção e aquisição de receitas, Alceu Marques disse que não é à toa que Minas ostenta indicadores entre os melhores do País. "Nossa economia se desenvolve pela genialidade de um sem-número de mineiros, Santos Dumonts anônimos da prudência, do trabalho duro e da criatividade".
Ele também mencionou o papel exercido pelo Ministério Público e a importância de que sociedade e poder público estejam alinhados nas grandes causas do País, num momento que é de estabilidade democrática. "Nossa sociedade e nossos poderes constituídos, uníssonos, se insurgem em face dos desmandos e desvios que, ao longo dos anos, esvaziaram os cofres públicos", exemplificou.
Também falou o prefeito de Santos Dumont, Evandro Neri, para quem o avião foi a materialização da perseverança de seu inventor. “O mundo assistiu atônito ao voo de Santos Dumont, um gênio brasileiro”.
Fonte: ALMG
Agência Brasil
Brasília - A votação do segundo turno das eleições municipais terminará entre uma e duas horas após as 17h do horário de Brasília, nos municípios que não aderiram ao horário de verão. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário de verão ocorrerá em 37 das 50 cidades onde haverá eleição neste domingo (28). Segundo o órgão, a urna eletrônica é programada para iniciar e encerrar a votação conforme a hora de cada localidade, independentemente da adesão ao horário diferenciado.
Nos municípios de Salvador (BA), Vitória da Conquista (BA), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Natal (RN), Macapá (AP) e Belém (PA), as seções eleitorais encerram seu funcionamento uma hora após as 17 horas de Brasília. Em Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), apesar da vigência do horário de verão, a votação também se encerrará uma hora após o horário de Brasília, informou o TSE. Em Rio Branco (AC), Manaus (AM) e Porto Velho (RO), em razão da não participação no horário de verão e ainda da diferença de fuso horário em relação à hora oficial, a votação será encerrada duas horas após o horário de Brasília.
Ao todo, 31.725.967 eleitores estão aptos a votar no segundo turno das eleições municipais de 2012, que ocorre em 17 estados. No primeiro turno, a quantidade de pessoas aptas ao voto era 140.646.446. A contagem de votos nas urnas eletrônicas será feita pelos tribunais regionais eleitorais responsáveis pelas áreas. O TSE, por sua vez, centralizará a divulgação dos resultados. No Distrito Federal, onde não há eleição municipal, e nos estados onde não há o segundo turno, os tribunais regionais terão postos de justificativa de ausência de voto à disposição dos eleitores.
O leitor biométrico, tecnologia que permite a identificação do eleitor por meio das impressões digitais, estará disponível em três municípios no segundo turno: Curitiba (PR), Porto Velho (RO), e Jundiaí (SP). Ao todo, 1,7 milhão de eleitores serão identificados por meio da biometria, que garante mais segurança e impede fraudes.
Como no segundo turno o voto é somente para prefeito e não mais para vereador, o TSE informou que o tempo médio do eleitor na cabine deve ser menor do que no primeiro turno, quando ficou 40 segundos em média. No entanto, ainda não há estimativa a respeito desse número.
As regras para a votação são as mesmas do primeiro turno. A fim de identificar-se em sua seção, o eleitor deve levar o título e um documento com foto. Qualquer manifestação quanto à preferência política deve ser individual e silenciosa. É vedada a aglomeração de pessoas com bandeiras, broches, adesivos ou qualquer coisa que caracterize manifestação coletiva. Também é proibido fazer propaganda boca de urna.
Números do segundo turno das eleições municipais 2012:
Aptos a votar: 31.725.967
Candidatos a prefeito: 100
Municípios: 50
Estados: 17
Urnas eletrônicas: 96.140
Número de postos de justificativa: 1.185 (sem considerar o Distrito Federal, onde há um posto disponibilizado pelo TRE-DF)
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Agência Brasil
Rio de Janeiro – Na reta final da campanha eleitoral, os dois principais candidatos à Presidência dos Estados Unidos tentam conseguir o apoio dos eleitores indecisos para garantir a maioria dos votos no colégio eleitoral. Segundo o pesquisador Chris Galdieri, do Saint Anselm College, tradicional instituição de estudos políticos de New Hampshire, nesta fase, o democrata Barack Obama vai se apoiar principalmente na mobilização dos eleitores.
O republicano Mitt Romney, por sua vez, aposta em uma presença massiva na televisão e no bom desempenho obtido após o debate em Denver. “Em ambos os lados, SuperPACs [comitês de ação política, que fazem propaganda em nome dos candidatos] estão gastando milhões em propagandas de ataque [ao adversário]”, disse Galdieri.
De acordo com o pesquisador, a disputa deve continuar apertada até o dia das eleições, 6 de novembro, e qualquer descolamento de um candidato nas pesquisas de intenção de voto nos próximos dias, provavelmente, significará sua vitória nas urnas.
Para Galdieri, “emprego e economia” são os assuntos que mais preocupam o eleitor americano. Por isso, grande parte do debate eleitoral nos Estados Unidos girou em torno da geração de empregos e da recuperação econômica do país.
“O presidente Obama argumenta que estamos vendo uma lenta, mas estável recuperação, graças a suas políticas, como o projeto de lei de recuperação e estímulo econômico aprovado em 2009, e que outro mandato permitirá a ele assegurar que a recuperação continue. O governador Romney argumenta que a recuperação está sendo muito lenta e prejudicada pelas políticas de Obama e pelos gastos e regulações do governo”, acrescenta.
Galdieri acredita que, se vencer a eleição, Romney focará em uma política externa “mais agressiva”, no corte dos gastos governamentais, em mudanças dramáticas em programas sociais como Medicare e Medicaid (programas de assistência à saúde governamentais) e na anulação do projeto de Obama de universalizar o acesso a planos de saúde, apelidado de “Obamacare”.
Já Obama, caso seja reeleito, cumprirá um mandato menos calcado em mudanças e mais na manutenção do curso de seus primeiros quatro anos de governo. Galdieri aposta que o candidato democrata tentará mudar a estrutura de impostos e os padrões de gastos do governo.
A Prefeitura de Ubá está promovendo o Projeto Educar, realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O projeto tem como objetivo a educação patrimonial e a valorização da história da cidade, levando a crianças e adolescentes o conhecimento necessário para a apreciação e proteção da riqueza cultural ubaense.
A coordenadora Cláudia Renata Vilela, arquiteta designada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais- IPHEA, é a responsável pelas visitas guiadas, que é a essência do Projeto Educar. “Alunos do 4º ano da E.E. Cel. Camilo Soares e do 8º ano do E.E. Dep. Carlos Peixoto Filho estão visitando o Centro Histórico de Ubá, um passeio que inicia na Praça São Januário e termina na Estação de Trem”, explicou a arquiteta.
Em visita ao Paço Municipal, o presidente do Conselho do Patrimônio Histórico Francisco Marino de Azevedo falou aos estudantes sobre o prédio centenário, mostrando as fotos de todos os prefeitos da cidade expostas no Salão Alva Juracy de Almeida Rosa (popularmente chamado de “Salão Vermelho”).
“Estas visitas guiadas contam pontos no benefício do ICMS Cultural, que traz recursos para a cidade. Os municípios que promovem atividades culturais credenciadas no IPHEA recebem mensalmente valores, de acordo com a pontuação, e isto contribui para o investimento na Cultura”, relatou o presidente do Conselho.
Entenda o ICMS Cultural
A deliberação do IEPHA para o ICMS Patrimônio Cultural (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), em vigor atualmente, indica diversas atividades que auxiliam os municípios a se estruturarem administrativamente para ter seu patrimônio cultural preservado. O repasse de parte do imposto recolhido às cidades é importante ferramenta para as políticas municipais de proteção. O valor de cada ponto é variável, pois depende da arrecadação do Estado no ano de repasse dos recursos e do Índice de Patrimônio Cultural – PPC – do município. Em 2011, o valor do ponto foi de R$ 9.190,36. Os valores do repasse são depositados mensalmente na conta da prefeitura, aumentando sua arrecadação e permitindo a realização de projetos de interesse local. O uso do valor recebido é de livre escolha do município.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação da PMU.